Buscar

Gabarito da avaliação II de Anatomorfofisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabarito da avaliação II de Anatomorfofisiologia
7. O ciclo menstrual nada mais é do que um processo cíclico decorrente da secreção alternada de quatro principais hormônios: estrógeno e progesterona, Hormônio Luteinizante (LH) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH). A compreensão do ciclo menstrual possui extrema importância, pois é o principal responsável por modificações da fisiologia feminina, que podem afetar algumas respostas morfofuncionais. Observe o gráfico anexo, em que estão representadas as variações das taxas hormonais durante o ciclo menstrual, as curvas 1 e 2 correspondem, respectivamente:
O ciclo se inicia com a menstruação e consequente liberação de pequenas quantidades de FSH e LH. Esses dois hormônios em sinergia irão promover o amadurecimento dos folículos ovarianos que, por sua vez, irão induzir ao aumento da produção de estrogênio, e no decorrer do ciclo há o crescente aumento deste hormônio chegando ao pico na metade do ciclo.
Quando há aumento do estrogênio consequentemente há a diminuição da liberação de FSH e LH seguido de um aumento na secreção dos mesmos, o que dá início a fase ovulação, isto em torno do 14° dia. Na ovulação há a ruptura dos folículos e liberação do óvulo. Enquanto isso a progesterona encontra-se sempre em um nível muito baixo, até a chegada da fase lútea, onde há o desenvolvimento do corpo lúteo que secreta grande quantidade de progesterona, mas também de estrogênio.  
(V) Os testículos ficam alojados fora da cavidade abdominal, mais especificamente na bolsa escrotal, para que os espermatozoides consigam se desenvolver.
(V) A testosterona é produzida pelos testículos e é responsável pelo aparecimento de pelos pelo corpo, barba, modificações na voz.
(F) Os principais hormônios femininos são FSH, progesterona, estrogênio, testosterona. Este último é produzido pelo testículo nos homens e glândulas de Cowper nas mulheres.
(V) Caso haja o ato sexual sem preservativo, o espermatozoide irá percorrer o seguinte trajeto: vagina, útero e tubas uterinas, onde fecundará o óvulo
Explicação:
VVFV
8. Os homens diferem das mulheres pelos cromossomos sexuais e pelo sistema reprodutor. Esse último é 
formado por um conjunto de órgãos responsáveis pela produção, armazenamento, nutrição dos gametas, 
bem como pela produção de hormônios sexua is que promoverão as características secundárias do ser 
humano, como barba nos homens e seios na mulher. Com relação à anatomia e fisiologia do sistema 
reprodutor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

Outros materiais