Buscar

QUESTÕES PSICOLOGIA NA MEDICINA

Prévia do material em texto

QUESTÕES PSICOLOGIA NA MEDICINA
1. Ao iniciar a entrevista concedida pelo Dr. Maurício Tostes – Médico e Professor do Hospital das Clínica da UFRJ, durante o programa “Em Questão” foi apresentada a seguinte contextualização: “O segredo do diagnóstico adequado e de um tratamento com chances de sucesso está na conversa na relação médico paciente. ” Em seguida o mesmo foi indagado sobre: O que é necessário para uma boa comunicação entre o médico e o paciente? Qual foi a resposta proferida:
A – “ Se eu tivesse que dizer uma única coisa, é uma boa escuta”
B – “O médico deve ouvir o paciente após ter explicado com clareza todo o processo de tratamento.’
C – “Médicos precisam adquirir habilidades técnicas de clínica medica para fazer uma boa anamnese.” 
2. Cada vez mais se fala sobre a figura de um médico mais humano e humanizador. Segundo Mandeta para efetivar essa práxis é necessária uma metodologia compatível e sugere o método fenomenológico pois inclui a subjetividade do observador a sua intuição e o seu sentimento. De quais métodos fenomenológico se refere o autor:
A – Analisar, Explicar, Compreender, Interpretar 
B – Explicar, Tratar, Compreender, Estudar do caso
C – Analisar, Tratar, Recomendar, Curar
D – Analisar, Tratar, Recomendar, Solicitar exames
3. Na Antiguidade a teoria humoral de Hipócrates, posteriormente aperfeiçoada por Galeno, foi responsável pela interface que levou em conta os tipos clássicos da personalidade e o substrato orgânico do indivíduo. De acordo com esta teoria, os indivíduos eram categorizados como:
A – Sanguíneos, Fleumáticos, Melancólicos ou Coléricos
4. A entrada em grupos sociais se dá desde o nascimento do sujeito. A medida que vai crescendo, passa a frequentar outros grupos transformando-se cada vez mais em um ser social. Cada grupo social apresenta suas características especificas. Considere o exposto e responda: Qual característica está relacionada ao grupo primário?
A – Com sensação de pertencimento, geralmente de pequenas dimensões e com membros insubstituíveis 
5. As desordens da personalidade podem ser consideradas entre os transtornos mentais mais complicados de diagnosticar e tratar. O diagnóstico é dificultado em parte pela própria natureza dos sintomas, pouco diferenciados e com fronteiras menos nítidas com a normalidade, e pela necessidade de uma avaliação longitudinal e em vários contextos. As descrições e critérios de diagnósticos para cada um dos tipos de Transtornos de Personalidade, encontram-se classificadas no Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais DSM-5, e são divididos em dois grupos (A e B). Analise as assertivas abaixo e responda: Qual desses sintomas está relacionado ao Transtorno de Personalidade Borderline?
A – Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.
6. Dr. Maurício Tostes em sua entrevista falou sobre a existência de um protocolo e que, é seguido como referência para transmitir más notícias, Qual é esse protocolo e em qual área da medicina ele foi criado?
A – Protocolo SPIKES – oncologia 
7. Quais os pontos de tensão destacados pelo Dr. Tostes na relação médico paciente?
A – “A comunicação difícil como um dos pontos de tensão.”
8. De todos os pioneiros, Sigmund Freud é o mais conhecido popularmente. Freud se formou em medicina na Alemanha e passou anos desenvolvendo estudos de pesquisas sobre o comportamento humano. Sua teoria baseava-se em quais das ideias descritas abaixo: 
A – As doenças nervosas tem origens psicológicas e não fisiológicas e que não somos conscientes dos nossos verdadeiros motivos de nossos comportamentos.

Continue navegando