Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

O livro conta a história do amor proibido de Iracema e Martim. Logo no primeiro capítulo temos uma cena antecipada do final da história (característica de muitos clássicos nacionais), onde podemos, de certa forma, pressupor o fim trágico do romance.
Após esse pequeno spoiler dado pelo autor, somos apresentados aos personagens principais e ao encantador cenário no qual nossa história será desenrolada.
No centro do romance está Iracema, a bela e jovem índia, “virgem dos lábios de mel” e “mais rápida que a ema selvagem” (descrições presentes no livro), filha do pajé da tribo dos Tabajaras. A índia é também a guardiã do Segredo da Jurema. Jurema nada mais é que uma planta com a qual era preparada uma bebida com efeitos alucinógenos, a qual era dada ao pajé e aos guerreiros da tribo, que só poderia ser preparada por Iracema, a virgem consagrada a Tupã.
Num certo dia, a jovem índia ao escutar um barulho, vira-se assustada com a flecha em prontidão e dispara em direção ao causador do tal barulho que a assusta; essa tal pessoa é ninguém mais que Martim, um rapaz europeu que se encanta com a beleza da índia virgem.
O problema desse encontro de duas almas enamoradas é que, além de Martim ter uma noiva portuguesa e ser associado a uma tribo rival dos Tabajaras, existe uma “maldição” que envolve o Segredo da Jurema, onde aquele que tirar a virgindade da índia (a consagrada de Tupã), morrerá.
A partir desse encontro acontecerá uma série de acontecimentos que podem, ou não, resultar não somente na destruição de Martim e Iracema, como também de toda a tribo dos Tabajaras.
O livro é narrado em terceira pessoa e como todo bom e velho clássico, não é uma leitura nada fácil. José de Alencar nos leva ao típico cenário patriota do romantismo, ressaltando as riquezas e as belezas das terras brasileiras, indo ainda mais além, ao nos apresentar um pouco mais da cultura indígena através da descrição de rituais e costumes dos índios e do uso frequente de diferentes palavras utilizadas nas tribos da época. Ou seja, recomendo que ao se dar a oportunidade de conhecer a história de Iracema, o faço com um dicionário em mãos. Encontrei vários momentos em que uma dose exacerbada de drama domina a cena, característica típica do romantismo. 
Enfim, Iracema é um dos livros mais cobrados em provas e vestibulares em todo Brasil e isso não acontece por acaso, é um romance riquíssimo não somente para a história da literatura nacional, como também para todos aqueles que estejam dispostos a darem uma oportunidade de conhecer o romance escrito por José de Alencar.

Mais conteúdos dessa disciplina