Logo Passei Direto
Buscar

Unidade 3 - INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE ENIAC

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

De acordo com as Leis n.º 11.638/07 e n.º 11.941/09, que incorporam no arcabouço jurídico brasileiro as Normas Internacionais de Contabilidade, no conteúdo do Balanço há, do lado esquerdo, o ativo circulante e o ativo não circulante, e, do lado direito, o passivo circulante e o passivo não circulante.
Sendo assim, assinale a alternativa que traz uma explicação adequada sobre a diferença entre ativo circulante e passivo circulante e ativo não circulante e passivo não circulante.
a. O ativo circulante e o passivo circulante possuem um giro lento e contêm contas contábeis com baixa movimentação. Já o ativo não circulante e o passivo não circulante possuem um giro mais rápido e contas contábeis dinâmicas, de movimentação rápida.
b. Não há diferenças significativas entre ativo circulante e passivo circulante e ativo não circulante e passivo não circulante. São apenas diferenças de opinião entre contadores, sem maiores consequências.
c. Não há diferenças significativas entre ativo circulante e passivo circulante, mas há diferenças significativas entre ativo não circulante e passivo não circulante, pois ambos demonstram apenas contratos sem valor definido.
d. Há diferenças significativas entre ativo circulante e passivo circulante, sendo estes mais dinâmicos e com operações mais rápidas. Entretanto, não há nenhuma diferença entre ativo não circulante e passivo não circulante.
e. O ativo circulante e o passivo circulante possuem um giro rápido e contêm contas contábeis com alta movimentação e dinamismo. Já o ativo não circulante e o passivo não circulante possuem um giro mais lento e contas contábeis que não têm movimentação rápida, sendo elas estáticas.

Em uma determinada indústria têxtil, houve uma concorrência acirrada com empresas do exterior, em particular, com indústrias têxteis chinesas. Para não desaparecer do mercado, a empresa tomou a decisão drástica de abrir uma subsidiária na China, que passaria a trabalhar em conjunto com as operações no Brasil. Para a compra de uma indústria têxtil chinesa já em operação, a empresa obteve financiamento do Banco Exempel, cujo pagamento se dará em 20 anos. O aumento da dívida fez com que a companhia saltasse de uma situação onde 40% do passivo e do patrimônio líquido era formado por capitais próprios e 60% de terceiros para 10% de capitais próprios e 90% de capitais de terceiros.
O que isso significa?
a. Essa é uma situação considerada excelente, principalmente para usuários externos, que veem os capitais de terceiros como sendo muito positivos. Para muitos usuários externos da contabilidade, quanto menores os capitais próprios, melhor.
b. Essa é uma situação considerada inquietante, principalmente para usuários externos, que veem os capitais de terceiros com extremo receio. Para muitos usuários externos da contabilidade, quanto maiores os capitais próprios, melhor.
c. Essa situação demonstra que não há liquidez na empresa.
d. Essa situação demonstra que a empresa deixou de realizar investimentos em seus ativos.
e. Essa é uma situação indiferente.

Adriana, controller da Cabos Piratini S.A., recebeu a seguine mensagem de um de seus vendedores técnicos, o engenheiro Amaro Dias: "Acabo de fazer uma venda para a Cia Elétrica Vale do Lençois Maranhenses, que distribuiu energia elétrica no Nordeste brasileiro. 500 toneladas de cabos serão entregues nos primeiros dias do mês que vem. Sei que não é um problema seu, mas já há mais de seis meses eu não conseguia fazer uma venda em razão da crise no setor e estou realmente precisando muito de dinheiro, preciso comprar equipamentos médicos para meu filho porque ele está em tratamento. Há como você considerar para que eu possa receber a minha comissão agora no começo do mês? Desde já, muito obrigado".
Considerando o apelo desesperado do engenheiro Amaro e os procedimentos contábeis, Adriana emitiu uma mensagem respondendo ao engenheiro. Dentre as seguintes alternativas, qual é a resposta adequada?
a. Engenheiro Amaro Dias: você teve sorte, será possível, sim, antecipar o reconhecimento da receita em um mês. Porém, isso não será possível a partir já do próximo mês, o presidente da empresa não libera mais antecipações de receita. Atenciosamente, Adriana, controller da Cabos Piratini S.A.
b. Engenheiro Amaro Dias: infelizmente não terei como antecipar essas receitas porque isso afeta o pagamento a ser efetuado pelo nosso cliente, que teria que, obrigatoriamente, antecipar o pagamento também para este mês. Atenciosamente, Adriana, controller da Cabos Piratini S.A.
c. Engenheiro Amaro Dias: infelizmente, não poderei antecipar essa receita. Se fosse um período de vendas expressas eu até poderia, mas como a empresa está tendo poucas vendas, se torna impossível. Atenciosamente, Adriana, controller da Cabos Piratini S.A.
d. Engenheiro Amaro Dias: não tenho como registrar a sua venda agora neste mês por conta do regime da competência, somente poderei fazer isso no mês que vem, quando a mercadoria for efetivamente entregue. Recomendo que você entre em contato com o Mario do Departamento de Recursos Humanos, que irá certamente te conceder um empréstimo da empresa para você poder comprar os equipamentos médicos de seu filho. Atenciosamente, Adriana, controller da Cabos Piratini S.A.
e. Engenheiro Amaro Dias: infelizmente não poderei antecipar essa receita. Se fosse um período de vendas expressas eu até poderia, mas como a empresa está tendo poucas vendas, se torna impossível. Atenciosamente, Adriana, controller da Cabos Piratini S.A.

No lado direito do Balanço Patrimonial, temos o passivo e o patrimônio líquido. Entende-se que tanto o passivo como o patrimônio líquido são as origens de recursos, sendo o passivo os capitais de terceiros, e o patrimônio líquido os capitais próprios. Sabendo que o capital social compõem o patrimônio líquido e que este tem origem dos recursos dos sócios.
Assinale a alternativa que responde corretamente por que o patrimônio líquido é considerado como capitais próprios?
a. O patrimônio líquido pode ser considerados como capital próprio porque os sócios entregam os valores a empresa, através da transferência da posse dos recursos em troca de participarem da composição societária da mesma e receberem remuneração com base no capital investido.
b. O patrimônio líquido pode ser considerados como capital de próprio porque os sócios recebem os valores da própria empresa, como adiantamento a futuros sócios, para em no máximo cinco anos devolver estes valores e então fazer parte do quadro societário da empresa.
c. O patrimônio liquido é considerado como capital próprio por seus recursos são oriundos dos sócios, que disponibilizam estes de forma provisória visto que depois serão devolvidos integralmente em até cinco anos aos sócios.
d. O patrimônio liquido é considerado como capital próprio por se tratar de recursos emprestados à empresa pelos sócios caracterizando assim uma obrigação exigível, visto que não há transferência de posse dos recursos.
e. O patrimônio líquido pode ser considerado como capital de próprio porque os sócios recebem os valores de terceiros para aplicarem na empresa e deverão ser devolvidos integralmente em no máximo cinco anos aos sócios.

Uma determinada entidade, localizada na cidade de Campinas, em São Paulo, mantém um "acelerador de partículas", equipamento utilizado por cientistas e pesquisadores da área de física e outras áreas relacionadas para pesquisas científicas. Mensalmente, a entidade emite notas fiscais para universidades e empresas, de acordo com as horas de utilização desse equipamento. Junto com a nota fiscal, ou brazilian invoice, a entidade manda cobrança com uma ordem para pagamento bancário no prazo de 30 a 90 dias, dependendo do contrato de cada cliente.
Como o contador deve registrar essa receita no livro diário?
a. D - Caixa e Equivalentes de Caixa; C - Venda de Serviços Prestados.
b. C - Clientes; D - Venda de Serviços Prestados.
c. D - Clientes; C - Venda de Mercadorias.
d. D - Venda de Serviços Prestados; C - Clientes.
e. D - Clientes; C - Venda de Serviços Prestados.

Giovana é empresária e mantém uma sofisticada e lucrativa loja de sapatos femininos e masculinos em um shopping center de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. Recentemente ela se casou e preparou uma grande festa, que lhe rendeu ótimos presentes. Seu sonho era fazer uma viagem de núpcias pela Turquia e assim o fez, gastando bastante dinheiro nessa viagem. No momento da compra do pacote de viagens na agência de turismo, o vendedor deu a sugestão para Giovana realizasse o faturamento e o pagamento desse pacote de turismo por sua empresa, uma vez que, em razão de políticas internas da agência de viagem, haviam vantagens para viagens "corporativas" maiores do que as viagens a pessoas físicas, naquele momento.
No caso, de acordo com a definição de "despesas" para a Contabilidade, é possível considerar esse gasto como uma "despesa" na Contabilidade da empresa da Giovana?
a. Sim, pode ser considerado uma despesa, caso de fato, em documentos, notas fiscais, cheques, transferências bancárias e outros, seja realizado pela empresa. Não pode haver, por exemplo, uma nota fiscal emitida para a empresa com um pagamento realizado via transferência bancária da conta-corrente pessoal da Giovana.
b. Não, de acordo com o relato do enunciado, esse gasto não é uma despesa para a loja de sapatos da Giovana.
c. Não, esse gasto não pode ser considerado despesa para a loja de sapatos da Giovana, a menos que a própria faça uma devolução do dinheiro para a empresa.
d. Sim, perfeitamente. Esse gasto é relacionado com a proprietária da empresa, que detém 100% do capital social, portanto, pode ser considerado uma despesa.
e. Não, esse gasto não pode ser considerado despesa, mas pode ser considerado um custo para a loja de sapatos da Giovana.

O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil classificada como estática, ou seja, demonstra a situação econômico e patrimonial da empresa em um dado momento. Há pessoas que comparam o Balanço Patrimonial como uma espécie de fotografia da situação em que a entidade se encontra naquele período. Sabe-se, também, que, em sua estrutura conceitual básica, o Balanço Patrimonial, no passivo, apresenta as contas contábeis em ordem de exigibilidade.
O que é Exigibilidade?
a. É a necessidade da entidade de evitar capitais de terceiros, tidos como nocivos.
b. Representa o grau de risco da dívida.
c. É a intenção de que a obrigação traga bons resultados para a empresa.
d. É o grau de urgência no pagamento das dívidas e obrigações assumidas pela entidade.
e. É a capacidade da empresa de obter capitais de terceiros com facilidade.

O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil classificada como estática, ou seja, demonstra a situação econômico e patrimonial da empresa em um dado momento. Há pessoas que comparam o Balanço Patrimonial como uma espécie de fotografia da situação em que a entidade se encontra naquele período. Sabe-se, também, que, em sua estrutura conceitual básica, o Balanço Patrimonial, no ativo, apresenta as contas contábeis em ordem de liquidez.
O que é liquidez?
a. A liquidez é o valor do bem ou direito para negociação, no caso da decisão da venda da entidade. É também conhecida como valor de liquidação.
b. É a capacidade dos bens e direitos de se transformarem em dinheiro, ou seja, em recursos financeiros que podem ser usados imediatamente.
c. É a capacidade do bem de alavancar vendas e novos negócios.
d. A liquidez demonstra a qualidade do capital para fins de negociação imediata com terceiros.
e. A liquidez é o volume de capital aplicado na empresa.

Uma determinada empresa jornalística pagou à vista, por meio de transferência bancária, a um posto de gasolina, um valor referente ao abastecimento de 2.000 litros de diesel de seus caminhões de reportagem, que carregam centrais de edição e transmissão de TV via satélite, durante o mês de junho de 20XX.
Como esse gasto será registrado no livro diário?
a. C - Despesas com Combustíveis; D - Caixa e Equivalentes de Caixa.
b. D - Despesas com Combustíveis; C - Capital Social.
c. D - Caixa e Equivalentes de Caixa; C - Despesas com Combustíveis.
d. D - Despesas com Combustíveis; C - Fornecedores.
e. D - Despesas com Combustíveis; C - Caixa e Equivalentes de Caixa.

O que é necessário para que um gasto seja classificado como "despesa" em uma entidade, de acordo com as normas e os princípios contábeis?
a. É necessário que o gasto tenha o objetivo de gerar receitas para a entidade.
b. É necessário que o gasto tenha aprovação da autoridade tributária da jurisdição da entidade.
c. É necessário que o gasto tenha aprovação dos responsáveis pela empresa.
d. É necessário que o gasto, em seu montante total, seja menor do que R$ 50.000,00.
e. É necessário que a documentação inerente a esse gasto seja emitida com os dados corretos da entidade.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

De acordo com as Leis n.º 11.638/07 e n.º 11.941/09, que incorporam no arcabouço jurídico brasileiro as Normas Internacionais de Contabilidade, no conteúdo do Balanço há, do lado esquerdo, o ativo circulante e o ativo não circulante, e, do lado direito, o passivo circulante e o passivo não circulante.
Sendo assim, assinale a alternativa que traz uma explicação adequada sobre a diferença entre ativo circulante e passivo circulante e ativo não circulante e passivo não circulante.
a. O ativo circulante e o passivo circulante possuem um giro lento e contêm contas contábeis com baixa movimentação. Já o ativo não circulante e o passivo não circulante possuem um giro mais rápido e contas contábeis dinâmicas, de movimentação rápida.
b. Não há diferenças significativas entre ativo circulante e passivo circulante e ativo não circulante e passivo não circulante. São apenas diferenças de opinião entre contadores, sem maiores consequências.
c. Não há diferenças significativas entre ativo circulante e passivo circulante, mas há diferenças significativas entre ativo não circulante e passivo não circulante, pois ambos demonstram apenas contratos sem valor definido.
d. Há diferenças significativas entre ativo circulante e passivo circulante, sendo estes mais dinâmicos e com operações mais rápidas. Entretanto, não há nenhuma diferença entre ativo não circulante e passivo não circulante.
e. O ativo circulante e o passivo circulante possuem um giro rápido e contêm contas contábeis com alta movimentação e dinamismo. Já o ativo não circulante e o passivo não circulante possuem um giro mais lento e contas contábeis que não têm movimentação rápida, sendo elas estáticas.

Em uma determinada indústria têxtil, houve uma concorrência acirrada com empresas do exterior, em particular, com indústrias têxteis chinesas. Para não desaparecer do mercado, a empresa tomou a decisão drástica de abrir uma subsidiária na China, que passaria a trabalhar em conjunto com as operações no Brasil. Para a compra de uma indústria têxtil chinesa já em operação, a empresa obteve financiamento do Banco Exempel, cujo pagamento se dará em 20 anos. O aumento da dívida fez com que a companhia saltasse de uma situação onde 40% do passivo e do patrimônio líquido era formado por capitais próprios e 60% de terceiros para 10% de capitais próprios e 90% de capitais de terceiros.
O que isso significa?
a. Essa é uma situação considerada excelente, principalmente para usuários externos, que veem os capitais de terceiros como sendo muito positivos. Para muitos usuários externos da contabilidade, quanto menores os capitais próprios, melhor.
b. Essa é uma situação considerada inquietante, principalmente para usuários externos, que veem os capitais de terceiros com extremo receio. Para muitos usuários externos da contabilidade, quanto maiores os capitais próprios, melhor.
c. Essa situação demonstra que não há liquidez na empresa.
d. Essa situação demonstra que a empresa deixou de realizar investimentos em seus ativos.
e. Essa é uma situação indiferente.

Adriana, controller da Cabos Piratini S.A., recebeu a seguine mensagem de um de seus vendedores técnicos, o engenheiro Amaro Dias: "Acabo de fazer uma venda para a Cia Elétrica Vale do Lençois Maranhenses, que distribuiu energia elétrica no Nordeste brasileiro. 500 toneladas de cabos serão entregues nos primeiros dias do mês que vem. Sei que não é um problema seu, mas já há mais de seis meses eu não conseguia fazer uma venda em razão da crise no setor e estou realmente precisando muito de dinheiro, preciso comprar equipamentos médicos para meu filho porque ele está em tratamento. Há como você considerar para que eu possa receber a minha comissão agora no começo do mês? Desde já, muito obrigado".
Considerando o apelo desesperado do engenheiro Amaro e os procedimentos contábeis, Adriana emitiu uma mensagem respondendo ao engenheiro. Dentre as seguintes alternativas, qual é a resposta adequada?
a. Engenheiro Amaro Dias: você teve sorte, será possível, sim, antecipar o reconhecimento da receita em um mês. Porém, isso não será possível a partir já do próximo mês, o presidente da empresa não libera mais antecipações de receita. Atenciosamente, Adriana, controller da Cabos Piratini S.A.
b. Engenheiro Amaro Dias: infelizmente não terei como antecipar essas receitas porque isso afeta o pagamento a ser efetuado pelo nosso cliente, que teria que, obrigatoriamente, antecipar o pagamento também para este mês. Atenciosamente, Adriana, controller da Cabos Piratini S.A.
c. Engenheiro Amaro Dias: infelizmente, não poderei antecipar essa receita. Se fosse um período de vendas expressas eu até poderia, mas como a empresa está tendo poucas vendas, se torna impossível. Atenciosamente, Adriana, controller da Cabos Piratini S.A.
d. Engenheiro Amaro Dias: não tenho como registrar a sua venda agora neste mês por conta do regime da competência, somente poderei fazer isso no mês que vem, quando a mercadoria for efetivamente entregue. Recomendo que você entre em contato com o Mario do Departamento de Recursos Humanos, que irá certamente te conceder um empréstimo da empresa para você poder comprar os equipamentos médicos de seu filho. Atenciosamente, Adriana, controller da Cabos Piratini S.A.
e. Engenheiro Amaro Dias: infelizmente não poderei antecipar essa receita. Se fosse um período de vendas expressas eu até poderia, mas como a empresa está tendo poucas vendas, se torna impossível. Atenciosamente, Adriana, controller da Cabos Piratini S.A.

No lado direito do Balanço Patrimonial, temos o passivo e o patrimônio líquido. Entende-se que tanto o passivo como o patrimônio líquido são as origens de recursos, sendo o passivo os capitais de terceiros, e o patrimônio líquido os capitais próprios. Sabendo que o capital social compõem o patrimônio líquido e que este tem origem dos recursos dos sócios.
Assinale a alternativa que responde corretamente por que o patrimônio líquido é considerado como capitais próprios?
a. O patrimônio líquido pode ser considerados como capital próprio porque os sócios entregam os valores a empresa, através da transferência da posse dos recursos em troca de participarem da composição societária da mesma e receberem remuneração com base no capital investido.
b. O patrimônio líquido pode ser considerados como capital de próprio porque os sócios recebem os valores da própria empresa, como adiantamento a futuros sócios, para em no máximo cinco anos devolver estes valores e então fazer parte do quadro societário da empresa.
c. O patrimônio liquido é considerado como capital próprio por seus recursos são oriundos dos sócios, que disponibilizam estes de forma provisória visto que depois serão devolvidos integralmente em até cinco anos aos sócios.
d. O patrimônio liquido é considerado como capital próprio por se tratar de recursos emprestados à empresa pelos sócios caracterizando assim uma obrigação exigível, visto que não há transferência de posse dos recursos.
e. O patrimônio líquido pode ser considerado como capital de próprio porque os sócios recebem os valores de terceiros para aplicarem na empresa e deverão ser devolvidos integralmente em no máximo cinco anos aos sócios.

Uma determinada entidade, localizada na cidade de Campinas, em São Paulo, mantém um "acelerador de partículas", equipamento utilizado por cientistas e pesquisadores da área de física e outras áreas relacionadas para pesquisas científicas. Mensalmente, a entidade emite notas fiscais para universidades e empresas, de acordo com as horas de utilização desse equipamento. Junto com a nota fiscal, ou brazilian invoice, a entidade manda cobrança com uma ordem para pagamento bancário no prazo de 30 a 90 dias, dependendo do contrato de cada cliente.
Como o contador deve registrar essa receita no livro diário?
a. D - Caixa e Equivalentes de Caixa; C - Venda de Serviços Prestados.
b. C - Clientes; D - Venda de Serviços Prestados.
c. D - Clientes; C - Venda de Mercadorias.
d. D - Venda de Serviços Prestados; C - Clientes.
e. D - Clientes; C - Venda de Serviços Prestados.

Giovana é empresária e mantém uma sofisticada e lucrativa loja de sapatos femininos e masculinos em um shopping center de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. Recentemente ela se casou e preparou uma grande festa, que lhe rendeu ótimos presentes. Seu sonho era fazer uma viagem de núpcias pela Turquia e assim o fez, gastando bastante dinheiro nessa viagem. No momento da compra do pacote de viagens na agência de turismo, o vendedor deu a sugestão para Giovana realizasse o faturamento e o pagamento desse pacote de turismo por sua empresa, uma vez que, em razão de políticas internas da agência de viagem, haviam vantagens para viagens "corporativas" maiores do que as viagens a pessoas físicas, naquele momento.
No caso, de acordo com a definição de "despesas" para a Contabilidade, é possível considerar esse gasto como uma "despesa" na Contabilidade da empresa da Giovana?
a. Sim, pode ser considerado uma despesa, caso de fato, em documentos, notas fiscais, cheques, transferências bancárias e outros, seja realizado pela empresa. Não pode haver, por exemplo, uma nota fiscal emitida para a empresa com um pagamento realizado via transferência bancária da conta-corrente pessoal da Giovana.
b. Não, de acordo com o relato do enunciado, esse gasto não é uma despesa para a loja de sapatos da Giovana.
c. Não, esse gasto não pode ser considerado despesa para a loja de sapatos da Giovana, a menos que a própria faça uma devolução do dinheiro para a empresa.
d. Sim, perfeitamente. Esse gasto é relacionado com a proprietária da empresa, que detém 100% do capital social, portanto, pode ser considerado uma despesa.
e. Não, esse gasto não pode ser considerado despesa, mas pode ser considerado um custo para a loja de sapatos da Giovana.

O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil classificada como estática, ou seja, demonstra a situação econômico e patrimonial da empresa em um dado momento. Há pessoas que comparam o Balanço Patrimonial como uma espécie de fotografia da situação em que a entidade se encontra naquele período. Sabe-se, também, que, em sua estrutura conceitual básica, o Balanço Patrimonial, no passivo, apresenta as contas contábeis em ordem de exigibilidade.
O que é Exigibilidade?
a. É a necessidade da entidade de evitar capitais de terceiros, tidos como nocivos.
b. Representa o grau de risco da dívida.
c. É a intenção de que a obrigação traga bons resultados para a empresa.
d. É o grau de urgência no pagamento das dívidas e obrigações assumidas pela entidade.
e. É a capacidade da empresa de obter capitais de terceiros com facilidade.

O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil classificada como estática, ou seja, demonstra a situação econômico e patrimonial da empresa em um dado momento. Há pessoas que comparam o Balanço Patrimonial como uma espécie de fotografia da situação em que a entidade se encontra naquele período. Sabe-se, também, que, em sua estrutura conceitual básica, o Balanço Patrimonial, no ativo, apresenta as contas contábeis em ordem de liquidez.
O que é liquidez?
a. A liquidez é o valor do bem ou direito para negociação, no caso da decisão da venda da entidade. É também conhecida como valor de liquidação.
b. É a capacidade dos bens e direitos de se transformarem em dinheiro, ou seja, em recursos financeiros que podem ser usados imediatamente.
c. É a capacidade do bem de alavancar vendas e novos negócios.
d. A liquidez demonstra a qualidade do capital para fins de negociação imediata com terceiros.
e. A liquidez é o volume de capital aplicado na empresa.

Uma determinada empresa jornalística pagou à vista, por meio de transferência bancária, a um posto de gasolina, um valor referente ao abastecimento de 2.000 litros de diesel de seus caminhões de reportagem, que carregam centrais de edição e transmissão de TV via satélite, durante o mês de junho de 20XX.
Como esse gasto será registrado no livro diário?
a. C - Despesas com Combustíveis; D - Caixa e Equivalentes de Caixa.
b. D - Despesas com Combustíveis; C - Capital Social.
c. D - Caixa e Equivalentes de Caixa; C - Despesas com Combustíveis.
d. D - Despesas com Combustíveis; C - Fornecedores.
e. D - Despesas com Combustíveis; C - Caixa e Equivalentes de Caixa.

O que é necessário para que um gasto seja classificado como "despesa" em uma entidade, de acordo com as normas e os princípios contábeis?
a. É necessário que o gasto tenha o objetivo de gerar receitas para a entidade.
b. É necessário que o gasto tenha aprovação da autoridade tributária da jurisdição da entidade.
c. É necessário que o gasto tenha aprovação dos responsáveis pela empresa.
d. É necessário que o gasto, em seu montante total, seja menor do que R$ 50.000,00.
e. É necessário que a documentação inerente a esse gasto seja emitida com os dados corretos da entidade.

Prévia do material em texto

06/10/2020 Unidade 3 - Exercícios de fixação: avaliação da tentativa
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=578594&cmid=175400 1/6
Página inicial / Meus Cursos / ENIAC_20202F_330 / Materiais de Estudo / Unidade 3 - Exercícios de �xação
Iniciado em terça, 6 out 2020, 20:42
Estado Finalizada
Concluída em terça, 6 out 2020, 20:53
Tempo
empregado
10 minutos 43 segundos
Avaliar 10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Correto Atingiu 1,00 de 1,00
De acordo com as Leis n.º 11.638/07 e n.º 11.941/09, que incorporam no arcabouço jurídico brasileiro as
Normas Internacionais de Contabilidade, no conteúdo do Balanço há, do lado esquerdo, o ativo circulante e o
ativo não circulante, e, do lado direito, o passivo circulante e o passivo não circulante.
Sendo assim, assinale a alternativa que traz uma explicação adequada sobre a diferença entre ativo
circulante e passivo circulante e ativo não circulante e passivo não circulante.
Escolha uma:
 
a. O ativo circulante e o passivo circulante possuem um giro lento e contêm contas contábeis com baixa movimentação. Já o ativo não
circulante e o passivo não circulante possuem um giro mais rápido e contas contábeis dinâmicas, de movimentação rápida.
b. Não há diferenças signi�cativas entre ativo circulante e passivo circulante e ativo não circulante e passivo não circulante. São apenas
diferenças de opinião entre contadores, sem maiores consequências.
c. Não há diferenças signi�cativas entre ativo circulante e passivo circulante, mas há diferenças signi�cativas entre ativo não circulante
e passivo não circulante, pois ambos demonstram apenas contratos sem valor de�nido.
d. Há diferenças signi�cativas entre ativo circulante e passivo circulante, sendo estes mais dinâmicos e com operações mais rápidas.
Entretanto, não há nenhuma diferença entre ativo não circulante e passivo não circulante.
e. O ativo circulante e o passivo circulante possuem um giro rápido e contêm contas contábeis com alta movimentação e dinamismo. Já o
ativo não circulante e o passivo não circulante possuem um giro mais lento e contas contábeis que não têm movimentação rápida, sendo
elas estáticas.
https://portalacademico.eniac.edu.br/
https://portalacademico.eniac.edu.br/course/view.php?id=7154
https://portalacademico.eniac.edu.br/course/view.php?id=7154#section-1
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/quiz/view.php?id=175400
https://atendimento.eniac.edu.br/
06/10/2020 Unidade 3 - Exercícios de fixação: avaliação da tentativa
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=578594&cmid=175400 2/6
Questão 2
Correto Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 3
Correto Atingiu 1,00 de 1,00
Em uma determinada indústria têxtil, houve uma concorrência acirrada com empresas do exterior, em
particular, com indústrias têxteis chinesas. Para não desaparecer do mercado, a empresa tomou a decisão
drástica de abrir uma subsidiária na China, que passaria a trabalhar em conjunto com as operações no Brasil.
Para a compra de uma indústria têxtil chinesa já em operação, a empresa obteve �nanciamento do Banco
Exempel, cujo pagamento se dará em 20 anos. O aumento da dívida fez com que a companhia saltasse de
uma situação onde 40% do passivo e do patrimônio líquido era formado por capitais próprios e 60% de
terceiros para 10% de capitais próprios e 90% de capitais de terceiros. O que isso signi�ca?
Escolha uma:
 
a. Essa situação demonstra que a empresa deixou de realizar investimentos em seus ativos.
b. Essa situação demonstra que não há liquidez na empresa.
c. Essa é uma situação indiferente.
d. Essa é uma situação considerada excelente, principalmente para usuários externos, que veem os capitais de terceiros como sendo
muito positivos. Para muitos usuários externos da contabilidade, quanto menores os capitais próprios, melhor.
e. Essa é uma situação considerada inquietante, principalmente para usuários externos, que veem os capitais de terceiros com extremo
receio. Para muitos usuários externos da contabilidade, quanto maiores os capitais próprios, melhor.
Adriana, controller da Cabos Piratini S.A., recebeu a seguine mensagem de um de seus vendedores técnicos,
o engenheiro Amaro Dias: "Acabo de fazer uma venda para a Cia Elétrica Vale do Lençois Maranhenses, que
distribuiu energia elétrica no Nordeste brasileiro. 500 toneladas de cabos serão entregues nos primeiros dias
do mês que vem. Sei que não é um prolbema seu, mas já há mais de seis meses eu não coseguia fazer uma
venda em razão da crise no setor e estou realmente precisando muito de dinheiro, preciso comprar
equipamentos médicos para meu �lho porque ele está em tratamento. Há como você considerar para que eu
possa receber a minha comissão agora no começo do mês? Desde já, muito obrigado".
Considerando o apelo desesperado do engenheiro Amaro e os procedimentos contábeis, Adriana emitiu uma
mensagem respondendo ao engenheiro. Dentre as seguintes alternativas, qual é a resposta adequada?
Escolha uma:
 
a. Engenheiro Amaro Dias: você teve sorte, será possível, sim, antecipar o reconhecimento da receita em um mês. Porém, isso não será
possível a partir já do próximo mês, o presidente da empresa não libera mais antecipações de receita. Atenciosamente, Adriana,
controller da Cabos Piratini S.A.
b. Engenheiro Amaro Dias: infelizmente não terei como antecipar essas receitas porque isso afeta o pagamento a ser efetuado pelo
nosso cliente, que teria que, obrigatoriamente, antecipar o pagamento também para este mês. Atenciosamente, Adriana, controller da
Cabos Piratini S.A.
c. Engenheiro Amaro Dias: infelizmente, não poderei antecipar essa receita. Se fosse um período de vendas expressas eu até poderia,
mas como a empresa está tendo poucas vendas, se torna impossível. Atenciosamente, Adriana, controller da Cabos Piratini S.A.
d. Engenheiro Amaro Dias: não tenho como registrar a sua venda agora neste mês por conta do regime da competência, somente poderei
fazer isso no mês que vem, quando a mercadoria for efetivamente entregue. Recomendo que você entre em contato com o Mario do
Departamento de Recursos Humanos, que irá certamente te conceder um empréstimo da empresa para você poder comprar os
equipamentos médicos de seu �lho. Atenciosamente, Adriana, controller da Cabos Piratini S.A.
e. Engenheiro Amaro Dias: infelizmente não poderei antecipar essa receita. Se fosse um período de vendas expressas eu até poderia,
mas como a empresa está tendo poucas vendas, se torna impossível. Atenciosamente, Adriana, controller da Cabos Piratini S.A.
06/10/2020 Unidade 3 - Exercícios de fixação: avaliação da tentativa
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=578594&cmid=175400 3/6
Questão 4
Correto Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 5
Correto Atingiu 1,00 de 1,00
No lado direito do Balanço Patrimonial, temos o passivo e o patrimônio líquido. Entende-se que tanto o
passivo como o patrimônio líquido são as origens de recursos, sendo o passivo os capitais de terceiros, e o
patrimônio líquido os capitais próprios. Sabendo que o capital social compõem o patrimônio líquido e que
este tem origem dos recursos dos sócios, assinale a alternativa que responde corretamente por que o
patrimônio líquido é considerado como capitais próprios?
Escolha uma:
 
a. PO patrimônio líquido pode ser considerados como capital próprio porque os sócios entregam os valores a empresa, através da
transferência da pose dos recursos em troca de participarem da composição societária da mesma e receberem remuneração com base no
capital investido. 
b. O patrimônio líquido pode ser considerados como capital de próprio porque os sócios recebem os valores da própria empresa, como
adiantamento a futuros sócios , para em no máximo cinco anos devolver estes valores e então fazer parte do quadro societário da
empresa.
c. O patrimônio liquido é considerado como capital próprio por seus recursos são oriundos dos sócios, que disponibilizam estes de
forma provisória visto que depois serão devolvidos integralmente em até cincoanos aos sócios.
d. O patrimônio liquido é considerado como capital próprio por se tratar de recursos emprestado à empresa pelos sócios caracterizando
assim uma obrigação exigível, visto que não há transferência de pose dos recursos.
e. O patrimônio líquido pode ser considerado como capital de próprio porque os sócios recebem os valores de terceiros para aplicarem
na empresa e deverão ser devolvidos integralmente em no máximo cinco anos aos sócios.
Uma determinada entidade, localizada na cidade de Campinas, em São Paulo, mantém um "acelerador de
partículas", equipamento utilizado por cientistas e pesquisadores da área de física e outras áreas
relacionadas para pesquisas cientí�cas. Mensalmente, a entidade emite notas �scais para universidades e
empresas, de acordo com as horas de utilização desse equipamento. Junto com a nota �scal, ou brazilian
invoice, a entidade manda cobrança com uma ordem para pagamento bancário no prazo de 30 a 90 dias,
dependendo do contrato de cada cliente. Como o contador deve registrar essa receita no livro aiário?
Escolha uma:
 
a. C - Clientes;
D - Venda de Serviços Prestados.
b. D - Clientes;
C - Venda de Serviços Prestados.
c. D - Caixa e Equivalentes de Caixa;
C - Venda de Serviços Prestados.
d. D - Venda de Serviços Prestados;
C - Clientes.
e. D - Clientes;
C - Venda de Mercadorias.
06/10/2020 Unidade 3 - Exercícios de fixação: avaliação da tentativa
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=578594&cmid=175400 4/6
Questão 6
Correto Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 7
Correto Atingiu 1,00 de 1,00
Giovana é empresária e mantém uma so�sticada e lucrativa loja de sapatos femininos e masculinos em um
shopping center de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. Recentemente ela se casou e preparou uma
grande festa, que lhe rendeu ótimos presentes. Seu sonho era fazer uma viagem de núpcias pela Turquia e
assim o fez, gastando bastante dinheiro nessa viagem.
No momento da compra do pacote de viagens na agência de turismo, o vendedor deu a sugestão para
Giovana realizasse o faturamento e o pagamento desse pacote de turismo por sua empresa, uma vez que, em
razão de políticas internas da agência de viagem, haviam vantagens para viagens "corporativas" maiores do
que as viagens a pessoas físicas, naquele momento. Giovana aceitou a sugestão e, com isso, pagou cerca de
20% menos no pacote de viagem para a Turquia.
No caso, de acordo com a de�nição de "despesas" para a Contabilidade, é possível considerar esse gasto
como uma "despesa" na Contabilidade da empresa da Giovana?
Escolha uma:
 
a. Sim, pode ser considerado uma despesa, caso de fato, em documentos, notas �scais, cheques, transferências bancárias e outros, seja
realizado pela empresa. Não pode haver, por exemplo, uma nota �scal emitida para a empresa com um pagamento realizado via
transferência bancária da conta-corrente pessoal da Giovana.
b. Não, de acordo com o relato do enunciado, esse gasto não é uma despesa para a loja de sapatos da Giovana.
c. Não, esse gasto não pode ser considerado despesa para a loja de sapatos da Giovana, a menos que a própria faça uma devolução do
dinheiro para a empresa.
d. Sim, perfeitamente. Esse gasto é relacionado com a proprietária da empresa, que detém 100% do capital social, portanto, pode ser
considerado uma despesa.
e. Não, esse gasto não pode ser considerado despesa, mas pode ser considerado um custo para a loja de sapatos da Giovana.
O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil classi�cada como estática, ou seja, demonstra a
situação econômico e patrimonial da empresa em um dado momento. Há pessoas que comparam o Balanço
Patrimonial como uma espécie de fotogra�a da situação em que a entidade se encontra naquele período.
Sabe-se, também, que, em sua estrutura conceitual básica, o Balanço Patrimonial, no passico, apresenta as
contas contábeis em ordem de exigibilidade. O que é Exigibilidade?
Escolha uma:
 
a. É a necessidade da entidade de evitar capitais de terceiros, tidos como nocivos.
b. Representa o grau de risco da dívida.
c. É a intenção de que a obrigação traga bons resultados para a empresa.
d. É o grau de urgência no pagamento das dívidas e obrigações assumidas pela entidade.
e. É a capacidade da empresa de obter capitais de terceiros com facilidade.
06/10/2020 Unidade 3 - Exercícios de fixação: avaliação da tentativa
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=578594&cmid=175400 5/6
Questão 8
Correto Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 9
Correto Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 10
Correto Atingiu 1,00 de 1,00
O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil classi�cada como estática, ou seja, demonstra a
situação econômico e patrimonial da empresa em um dado momento. Há pessoas que comparam o Balanço
Patrimonial como uma espécie de fotogra�a da situação em que a entidade se encontra naquele período.
Sabe-se, também, que, em sua estrutura conceitual básica, o Balanço Patrimonial, no ativo, apresenta as
contas contábeis em ordem de liquidez. O que é liquidez?
Escolha uma:
 
a. A liquidez é o volume de capital aplicado na empresa.
b. A liquidez é o valor do bem ou direito para negociação, no caso da decisão da venda da entidade. É também conhecida como valor de
liquidação.
c. É a capacidade do bem de alavancar vendas e novos negócios.
d. A liquidez demonstra a qualidade do capital para �ns de negociação imediata com terceiros.
e. É a capacidade dos bens e direitos de se transformarem em dinheiro, ou seja, em recursos �nanceiros que podem ser usados
imediatamente.
Uma determinada empresa jornalística pagou à vista, por meio de transferência bancária, a um posto de
gasolina, um valor referente ao abastecimento de 2.000 litros de diesel de seus caminhões de reportagem,
que carregam centrais de edição e transmissão de TV via satélite, durante o mês de junho de 20XX. Como
esse gasto será registrado no livro diário?
Escolha uma:
 
a. C - Despesas com Combustíveis;
D - Caixa e Equivalentes de Caixa.
b. D - Despesas com Combustíveis;
C - Capital Social.
c. D - Caixa e Equivalentes de Caixa;
C - Despesas com Combustíveis.
d. D - Despesas com Combustíveis;
C - Fornecedores.
e. D - Despesas com Combustíveis;
C - Caixa e Equivalentes de Caixa.
O que é necessário para que um gasto seja classi�cado como "despesa" em uma entidade, de acordo com as
normas e os princípios contábeis?
Escolha uma:
 
a. É necessário que o gasto, em seu montante total, seja menor do que R$ 50.000,00.
b. É necessário que o gasto tenha aprovação dos responsáveis pela empresa.
c. É necessário que o gasto tenha o objetivo de gerar receitas para a entidade.
d. É necessário que o gasto tenha aprovação da autoridade tributária da jurisdição da entidade.
e. É necessário que a documentação inerente a esse gasto seja emitida com os dados corretos da entidade.
06/10/2020 Unidade 3 - Exercícios de fixação: avaliação da tentativa
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=578594&cmid=175400 6/6
◄ Assunto 06 - Variações do Patrimônio Líquido
Seguir para...
Assunto 07 - Princípios Contábeis e Regime de Competência ►
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/lti/view.php?id=175399&forceview=1
https://portalacademico.eniac.edu.br/mod/lti/view.php?id=175402&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina