Buscar

EXERCICIOS DE AUDITORIA CONTABIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCICIOS DE AUDITORIA CONTABIL 
Apresente o conceito de riscos em auditoria, e de que forma eles atrapalham o trabalho do auditor. Na sequência apresente e conceitue os tipos de riscos de auditoria estudados ao longo do módulo.
RESPOSTA 
O objetivo da auditoria consiste em analisar dados e processos, a fim de emitir um parecer quanto à análise prestada.
Risco em auditoria significa ponderar, medir e priorizar as possibilidades mais significativas das áreas auditáveis.
Riscos humanos Risco de Controle - podem acontecer erros na interpretação dos dados, do auditor ou do auditado.
Risco de processo Risco de Detecção - pode ter falta de conhecimento da gestão.
Risco tecnológico Risco Inerente - pode ter falta de confiabilidade, auditor pode lançar dados incorretos.
Estes riscos de auditoria são agravados também pelo fato da auditoria trabalhar com um processo de amostragem, onde o auditor escolhe qual a amostra a ser analisada, o auditor pode expressar uma opinião equivocada.
Conforme estudamos, o documento que inclui a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem realizados pelos membros da equipe de trabalho é denominado Plano de Auditoria. Considerando a NBC TA 300(R1), o que deve ser descrito nesse plano?
RESPOSTA
O auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.
O auditor deve desenvolver o plano de auditoria, que deve incluir a descrição de:(a) a natureza, a época e a extensão dos procedimentos planejados de avaliação de risco, conforme estabelecido na NBC TA 315 – Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante por meio do Entendimento da Entidade e de seu Ambiente; O plano de auditoria é mais detalhado que a estratégia global de auditoria visto que inclui a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem realizados pelos membros da equipe de trabalho. O planejamento desses procedimentos de auditoria ocorre no decurso da auditoria, à medida que o plano de auditoria para o trabalho é desenvolvido. Por exemplo, o planejamento dos procedimentos de avaliação de riscos ocorre na fase inicial de auditoria. Entretanto, o planejamento da natureza, da época e da extensão de procedimentos específicos adicionais de auditoria depende do resultado dessa avaliação de riscos. Além disso, o auditor pode iniciar a execução de procedimentos adicionais de auditoria para alguns tipos de operação, saldos de conta e divulgação antes de planejar todos os procedimentos adicionais de auditoria.
Uma vez definida a estratégia global de auditoria, pode ser desenvolvido plano de auditoria para tratar dos diversos temas identificados na estratégia global de auditoria, levando-se em conta a necessidade de atingir os objetivos da auditoria por meio do uso eficiente dos recursos do auditor. A definição da estratégia global de auditoria e o plano de auditoria detalhado não são necessariamente processos isolados ou sequenciais, estando intimamente relacionados, uma vez que as mudanças em um podem resultar em mudanças no outro.
O auditor deve atualizar e alterar a estratégia global de auditoria e o plano de auditoria sempre que necessário no curso da auditoria
Em relação à toda a documentação que deve ser preparada pelos auditores deve-se atentar minuciosamente para a sua forma, seu conteúdo e sua extensão. De acordo com a NBC TA 230, de quais fatores dependem essa característica?
RESPOSTA
Evidência da base do auditor para uma conclusão quanto ao cumprimento do objetivo global do auditor; e
evidência de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis.
Além disso, a documentação de auditoria serve para várias finalidades adicionais, que incluem:
assistir a equipe de trabalho no planejamento e execução da auditoria;
assistir aos membros da equipe de trabalho responsáveis pela direção e supervisão do trabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades de revisão;
permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho;
manter um registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras;
permitir a condução de inspeções externas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis. Contudo, não é necessário nem praticável para o auditor documentar todos os assuntos considerados ou todos os julgamentos profissionais exercidos na auditoria. Ademais, a documentação de auditoria pode ser registrada em papel, em formatos eletrônicos ou outros. A documentação de auditoria, porém, não substitui os registros contábeis da entidade.
Assim, o objetivo do auditor é preparar documentação que forneça: registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório do auditor; e evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares aplicáveis. Por oportuno, documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor usualmente também é utilizada a expressão papéis de trabalho. O auditor deve preparar tempestivamente a documentação de auditoria, uma vez que a elaboração tempestiva aprimora a qualidade da auditoria e facilita a revisão e a avaliação eficaz da evidência de auditoria e das conclusões antes da finalização do relatório do auditor.
Além disso, o auditor deve preparar documentação de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda:
a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria executados para cumprir com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis;
os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida; e
assuntos significativos identificados durante a auditoria, as conclusões obtidas a respeito deles e os julgamentos profissionais significativos exercidos para chegar a essas conclusões.
Neste ínterim, ao documentar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados, o auditor deve registrar: as características que identificam os itens ou assuntos específicos testados;
quem executou o trabalho de auditoria e a data em que foi concluído; e
quem revisou o trabalho de auditoria executado e a data e extensão de tal revisão.
Outrossim, o auditor deve documentar discussões de assuntos significativos com a administração, os responsáveis pela governança e outros, incluindo a natureza dos assuntos significativos discutidos e quando e com quem as discussões ocorreram.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando