Logo Passei Direto
Buscar

Psicologia do Esporte: Aspectos Relevantes

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Atente para a seguinte citação: "[...] toda psicologia aplicada ao esporte é psicologia do esporte. Já há algum tempo pode-se considerar que a Psicologia do Esporte tenha como meio e fim o estudo do ser humano envolvido com a prática do exercício, da atividade física e esportiva competitiva e não competitiva, muito embora nem sempre tenha prevalecido essa perspectiva entre estudiosos e práticos da área [...]". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Rubio, K. Da Psicologia do Esporte que temos à Psicologia do Esporte que queremos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2007.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade, sobre a compreensão do corpo na Psicologia do Esporte no século XX, é correto afirmar que:
A O corpo passou a ser compreendido pela Psicologia do Esporte considerando os aspectos cognitivos, sem considerar os aspectos físicos.
B A Psicologia do Esporte buscou compreender o corpo como uma força de trabalho útil e trouxe para a Educação Física o controle do corpo.
C A Psicologia do Esporte se deu a partir da necessidade de modificar o pensamento dos sujeitos na relação corpo-estética.
D A indústria do consumo estético contribuiu para o surgimento do controle do corpo na Psicologia do Esporte.
E As transformações do corpo no século XIX surgiram pela necessidade da Educação Física em inovar-se, gerando lucro à indústria estética.

Leia o extrato de texto a seguir: “O psicólogo Rodrigo Scialfa Falcão, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em Esportes para Resolução de Conflitos pela Universitat Oberta da Catalunya/Unesco e especialista em Psicologia do Esporte pelo Instituto Sedes Sapientiae atualmente é supervisor de Psicologia no Instituto Rugby para Todos, projeto social que atende mais de 200 crianças e jovens da comunidade Paraisópolis, em São Paulo, e atua, também, na ADC Bradesco Educação e Esporte como psicólogo do esporte das categorias sub 17 e 19 de basquete feminino.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BATE Bola Nacional traz entrevista sobre psicologia do esporte. EBC, Brasília, p. 1-2, 20 nov. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base Da psicologia do esporte que temos à psicologia do esporte que queremos, podemos concluir que os campos de atuação do profissional mencionado na citação acima são, respectivamente:
A Social e Iniciação Esportiva.
B Inclusão e reabilitação.
C Reabilitação e readaptação.
D Rendimento e iniciação esportiva.
E Reabilitação e social.

Leia o fragmento de texto a seguir: “A Psicologia no Esporte é tida [...] como a transposição da teoria e da técnica das várias especialidades e correntes da Psicologia para o contexto esportivo, seja no que se refere à aplicação de avaliações para a construção de perfis, seja no uso de técnicas de intervenção para a maximização do rendimento esportivo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Rubio, K. Da Psicologia do Esporte que temos à Psicologia do Esporte que queremos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2007.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade sobre o que é a modernidade, é correto afirmar que:
A A modernidade se configura como uma progressão da sociedade que está relacionada à teoria da evolução.
B Podemos compreender a Modernidade a partir da neutralidade na qual ela exerce os processos de evolução de uma sociedade.
C A modernidade se caracteriza pela quebra da tradição, na busca do novo e do progresso.
D A modernidade está em contraposição com as evoluções sociais entendidas como importantes para o desenvolvimento de uma nação.
E É possível compreender que a modernidade se contrapõe à evolução da sociedade e, por isso, não possibilita progresso.

Leia o seguinte extrato de texto: “A Psicologia do Esporte no Brasil teve seu marco inicial na atuação e estudos de João Carvalhaes, um profissional com grande experiência em psicometria, chamado a atuar junto ao São Paulo Futebol Clube, equipe sediada na capital paulista, onde permaneceu por cerca de 20 anos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Rubio, K. Da Psicologia do Esporte que temos à Psicologia do Esporte que queremos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2007.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade sobre o surgimento da Psicologia do Esporte na prática esportiva, é correto afirmar que:
A A Psicologia do esporte nasceu da necessidade de compreender os indivíduos e desenvolver as suas habilidades motoras e físicas.
B Ao longo do desenvolvimento das práticas esportivas, houve a necessidade de se criar um mecanismo de compreensão dos fenômenos corporais, por isso nasceu a Psicologia esportiva.
C A Psicologia Esportiva surgiu a partir da necessidade de compreender os fenômenos naturais que aconteciam com os atletas e as pessoas que praticavam alguma atividade esportiva.
D O surgimento da Psicologia do esporte foi favorecido pela necessidade de se compreender as habilidades individuais e os aspectos psíquicos durante as atividades físicas.
E A fenomenologia dos esportes foi desenvolvida com objetivo de auxiliar os treinadores a compreenderem as necessidades mais primitivas dos atletas.

Leia o extrato de texto a seguir: “Por proporcionar reabilitação, desenvoltura, autoestima e inclusão social, o esporte é uma ferramenta extremamente útil para a superação dos desafios existenciais que podem advir de uma deficiência, uma vez que auxilia o deficiente a compreender que suas limitações não o impedem de encontrar um autêntico sentido para sua existência. A superação de si mesmo e a doação ao outro, isto é, a realização dos valores fundamentais para a felicidade do ser humano, estão ao alcance de qualquer pessoa, como bem mostrou o psiquiatra austríaco Viktor Frankl [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Flávio Rogério. O esporte entra em ação para melhorar a vida das pessoas com deficiência. O São Paulo, [S. l.], p. 1-2, 20 nov. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base A influência psicológica do esporte na vida de atletas com deficiência, promover ao atleta o acolhimento relacionado aos aspectos psicológicos tem como exemplo prático:
A Valorizar o cuidado com a saúde mental.
B Cobrar resultados de rendimento.
C Priorizar o cuidado com os aspectos físicos.
D Desconsiderar as emoções do indivíduo.
E Priorizar o cuidado com os aspectos nutricionais.

Leia o texto a seguir: “[...] Na maioria das vezes, após uma competição, ouvimos comentários que enfatizam o papel do aspecto psicológico na qualidade do desempenho do atleta, como por exemplo: ‘não aguentou a pressão, estava ansioso, competiu com medo, se desestruturou com um fator externo, treinou muito melhor do que competiu, ganhou por que teve uma cabeça melhor [...]’”. Após esta avaliação, caso queira ler a matéria integralmente, ela está disponível em: GONCHE, Matheus. A importância da preparação mental e o papel do psicólogo esportivo. A voz da cidade, [S. l.], p. 1-2, 7 out. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base sobre a união da Psicologia com a Educação Física, é correto afirmar que:
A A união da Psicologia e a Educação Física resultou na edificação do corpo, considerando a necessidade de possibilitar o desenvolvimento físico dos atletas.
B O resultado da união entre Psicologia e Educação Física trouxe muitos benefícios aos atletas, uma vez que a prática esportiva é um fenômeno sociocultural que cresce significativamente no mundo.
C A união entre Psicologia e a Educação Física resultou na chamada Psicologia do esporte, relacionada com questões emocionais e com a personalidade dos indivíduos.
D A Educação Física atrelada à Psicologia trouxe resultados insignificantes para a busca de respostas referentes ao comportamento dos atletas, seja na derrota ou na vitória.
E A Psicologia e a Educação Física trouxeram um novo entendimento à Psicologia do Esporte, resultado das pesquisas da década de 1970 e 1980, que possibilitaram novos conceitos nas práticas esportivas.

porte na atualidade, não é difícil imaginar o esporte de alto rendimento e competitivo, amplamente divulgado pelos meios de comunicação. A Psicologia por sua vez, quando é lembrada nesse contexto é facilmente relacionada às questões emocionais e de personalidade. A união entre esses dois campos de saber – Psicologia e Educação Física – resultou, por parte da Psicologia, em uma prática chamada Psicologia do Esporte” (Texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade, p. 151 ).
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base A influência psicológica do esporte na vida de atletas com deficiência, os objetivos do trabalho da psicologia esportiva em atletas do paradesporto são:
A Superação de seus limites, melhoria da autoestima, ajuda na reabilitação e reinserção na sociedade.
B Diagnóstico de potencialidades técnicas, melhora da autoestima e senso de liderança.
C Formação de técnicos esportivos, dirigentes ou qualquer outra função fora da quadra, pista ou tatame.
D Aplicação de testes de limites e potencialidades técnicas e táticas, bem como prevenção de enfermidades secundárias.
E Auxílio no desenvolvimento de um projeto social que envolva temas interdisciplinares.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Atente para a seguinte citação: "[...] toda psicologia aplicada ao esporte é psicologia do esporte. Já há algum tempo pode-se considerar que a Psicologia do Esporte tenha como meio e fim o estudo do ser humano envolvido com a prática do exercício, da atividade física e esportiva competitiva e não competitiva, muito embora nem sempre tenha prevalecido essa perspectiva entre estudiosos e práticos da área [...]". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Rubio, K. Da Psicologia do Esporte que temos à Psicologia do Esporte que queremos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2007.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade, sobre a compreensão do corpo na Psicologia do Esporte no século XX, é correto afirmar que:
A O corpo passou a ser compreendido pela Psicologia do Esporte considerando os aspectos cognitivos, sem considerar os aspectos físicos.
B A Psicologia do Esporte buscou compreender o corpo como uma força de trabalho útil e trouxe para a Educação Física o controle do corpo.
C A Psicologia do Esporte se deu a partir da necessidade de modificar o pensamento dos sujeitos na relação corpo-estética.
D A indústria do consumo estético contribuiu para o surgimento do controle do corpo na Psicologia do Esporte.
E As transformações do corpo no século XIX surgiram pela necessidade da Educação Física em inovar-se, gerando lucro à indústria estética.

Leia o extrato de texto a seguir: “O psicólogo Rodrigo Scialfa Falcão, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em Esportes para Resolução de Conflitos pela Universitat Oberta da Catalunya/Unesco e especialista em Psicologia do Esporte pelo Instituto Sedes Sapientiae atualmente é supervisor de Psicologia no Instituto Rugby para Todos, projeto social que atende mais de 200 crianças e jovens da comunidade Paraisópolis, em São Paulo, e atua, também, na ADC Bradesco Educação e Esporte como psicólogo do esporte das categorias sub 17 e 19 de basquete feminino.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BATE Bola Nacional traz entrevista sobre psicologia do esporte. EBC, Brasília, p. 1-2, 20 nov. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base Da psicologia do esporte que temos à psicologia do esporte que queremos, podemos concluir que os campos de atuação do profissional mencionado na citação acima são, respectivamente:
A Social e Iniciação Esportiva.
B Inclusão e reabilitação.
C Reabilitação e readaptação.
D Rendimento e iniciação esportiva.
E Reabilitação e social.

Leia o fragmento de texto a seguir: “A Psicologia no Esporte é tida [...] como a transposição da teoria e da técnica das várias especialidades e correntes da Psicologia para o contexto esportivo, seja no que se refere à aplicação de avaliações para a construção de perfis, seja no uso de técnicas de intervenção para a maximização do rendimento esportivo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Rubio, K. Da Psicologia do Esporte que temos à Psicologia do Esporte que queremos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2007.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade sobre o que é a modernidade, é correto afirmar que:
A A modernidade se configura como uma progressão da sociedade que está relacionada à teoria da evolução.
B Podemos compreender a Modernidade a partir da neutralidade na qual ela exerce os processos de evolução de uma sociedade.
C A modernidade se caracteriza pela quebra da tradição, na busca do novo e do progresso.
D A modernidade está em contraposição com as evoluções sociais entendidas como importantes para o desenvolvimento de uma nação.
E É possível compreender que a modernidade se contrapõe à evolução da sociedade e, por isso, não possibilita progresso.

Leia o seguinte extrato de texto: “A Psicologia do Esporte no Brasil teve seu marco inicial na atuação e estudos de João Carvalhaes, um profissional com grande experiência em psicometria, chamado a atuar junto ao São Paulo Futebol Clube, equipe sediada na capital paulista, onde permaneceu por cerca de 20 anos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Rubio, K. Da Psicologia do Esporte que temos à Psicologia do Esporte que queremos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2007.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade sobre o surgimento da Psicologia do Esporte na prática esportiva, é correto afirmar que:
A A Psicologia do esporte nasceu da necessidade de compreender os indivíduos e desenvolver as suas habilidades motoras e físicas.
B Ao longo do desenvolvimento das práticas esportivas, houve a necessidade de se criar um mecanismo de compreensão dos fenômenos corporais, por isso nasceu a Psicologia esportiva.
C A Psicologia Esportiva surgiu a partir da necessidade de compreender os fenômenos naturais que aconteciam com os atletas e as pessoas que praticavam alguma atividade esportiva.
D O surgimento da Psicologia do esporte foi favorecido pela necessidade de se compreender as habilidades individuais e os aspectos psíquicos durante as atividades físicas.
E A fenomenologia dos esportes foi desenvolvida com objetivo de auxiliar os treinadores a compreenderem as necessidades mais primitivas dos atletas.

Leia o extrato de texto a seguir: “Por proporcionar reabilitação, desenvoltura, autoestima e inclusão social, o esporte é uma ferramenta extremamente útil para a superação dos desafios existenciais que podem advir de uma deficiência, uma vez que auxilia o deficiente a compreender que suas limitações não o impedem de encontrar um autêntico sentido para sua existência. A superação de si mesmo e a doação ao outro, isto é, a realização dos valores fundamentais para a felicidade do ser humano, estão ao alcance de qualquer pessoa, como bem mostrou o psiquiatra austríaco Viktor Frankl [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Flávio Rogério. O esporte entra em ação para melhorar a vida das pessoas com deficiência. O São Paulo, [S. l.], p. 1-2, 20 nov. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base A influência psicológica do esporte na vida de atletas com deficiência, promover ao atleta o acolhimento relacionado aos aspectos psicológicos tem como exemplo prático:
A Valorizar o cuidado com a saúde mental.
B Cobrar resultados de rendimento.
C Priorizar o cuidado com os aspectos físicos.
D Desconsiderar as emoções do indivíduo.
E Priorizar o cuidado com os aspectos nutricionais.

Leia o texto a seguir: “[...] Na maioria das vezes, após uma competição, ouvimos comentários que enfatizam o papel do aspecto psicológico na qualidade do desempenho do atleta, como por exemplo: ‘não aguentou a pressão, estava ansioso, competiu com medo, se desestruturou com um fator externo, treinou muito melhor do que competiu, ganhou por que teve uma cabeça melhor [...]’”. Após esta avaliação, caso queira ler a matéria integralmente, ela está disponível em: GONCHE, Matheus. A importância da preparação mental e o papel do psicólogo esportivo. A voz da cidade, [S. l.], p. 1-2, 7 out. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base sobre a união da Psicologia com a Educação Física, é correto afirmar que:
A A união da Psicologia e a Educação Física resultou na edificação do corpo, considerando a necessidade de possibilitar o desenvolvimento físico dos atletas.
B O resultado da união entre Psicologia e Educação Física trouxe muitos benefícios aos atletas, uma vez que a prática esportiva é um fenômeno sociocultural que cresce significativamente no mundo.
C A união entre Psicologia e a Educação Física resultou na chamada Psicologia do esporte, relacionada com questões emocionais e com a personalidade dos indivíduos.
D A Educação Física atrelada à Psicologia trouxe resultados insignificantes para a busca de respostas referentes ao comportamento dos atletas, seja na derrota ou na vitória.
E A Psicologia e a Educação Física trouxeram um novo entendimento à Psicologia do Esporte, resultado das pesquisas da década de 1970 e 1980, que possibilitaram novos conceitos nas práticas esportivas.

porte na atualidade, não é difícil imaginar o esporte de alto rendimento e competitivo, amplamente divulgado pelos meios de comunicação. A Psicologia por sua vez, quando é lembrada nesse contexto é facilmente relacionada às questões emocionais e de personalidade. A união entre esses dois campos de saber – Psicologia e Educação Física – resultou, por parte da Psicologia, em uma prática chamada Psicologia do Esporte” (Texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade, p. 151 ).
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base A influência psicológica do esporte na vida de atletas com deficiência, os objetivos do trabalho da psicologia esportiva em atletas do paradesporto são:
A Superação de seus limites, melhoria da autoestima, ajuda na reabilitação e reinserção na sociedade.
B Diagnóstico de potencialidades técnicas, melhora da autoestima e senso de liderança.
C Formação de técnicos esportivos, dirigentes ou qualquer outra função fora da quadra, pista ou tatame.
D Aplicação de testes de limites e potencialidades técnicas e táticas, bem como prevenção de enfermidades secundárias.
E Auxílio no desenvolvimento de um projeto social que envolva temas interdisciplinares.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Psicologia do Esporte
Atente para a seguinte citação:
“[...] toda psicologia aplicada ao esporte é psicologia do esporte. Já há algum tempo pode-se considerar que a Psicologia do Esporte tenha como meio e fim o estudo do ser humano envolvido com a prática do exercício, da atividade física e esportiva competitiva e não competitiva, muito embora nem sempre tenha prevalecido essa perspectiva entre estudiosos e práticos da área [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Rubio, K. Da Psicologia do Esporte que temos à Psicologia do Esporte que queremos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2007.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade, sobre a compreensão do corpo na Psicologia do Esporte no século XX, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O corpo passou a ser compreendido pela Psicologia do Esporte considerando os aspectos cognitivos, sem considerar os aspectos físicos.
	
	B
	A Psicologia do Esporte buscou compreender o corpo como uma força de trabalho útil e trouxe para a Educação Física o controle do corpo.
Você acertou!
“Psicologia do Esporte surgiu no século XX, a partir de condições presentes no século anterior quando, entre outras coisas, o corpo passou a ser entendido como útil para a força-de-trabalho e esse entendimento criou um ambiente importante para o surgimento da Educação Física como mediadora no controle do corpo, conforme será abordado posteriormente” (Texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade, p. 149).
	
	C
	A Psicologia do Esporte se deu a partir da necessidade de modificar o pensamento dos sujeitos na relação corpo-estética.
	
	D
	A indústria do consumo estético contribuiu para o surgimento do controle do corpo na Psicologia do Esporte.
	
	E
	As transformações do corpo no século XIX surgiram pela necessidade da Educação Física em inovar-se, gerando lucro à indústria estética.
Questão 2/10 - Psicologia do Esporte
Leia o extrato de texto a seguir: 
“O psicólogo Rodrigo Scialfa Falcão, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em Esportes para Resolução de Conflitos pela Universitat Oberta da Catalunya/Unesco e especialista em Psicologia do Esporte pelo Instituto Sedes Sapientiae atualmente é supervisor de Psicologia no Instituto Rugby para Todos, projeto social que atende mais de 200 crianças e jovens da comunidade Paraisópolis, em São Paulo, e atua, também, na ADC Bradesco Educação e Esporte como psicólogo do esporte das categorias sub 17 e 19 de basquete feminino.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BATE Bola Nacional traz entrevista sobre psicologia do esporte. EBC, Brasília, p. 1-2, 20 nov. 2019. Disponível em: http://radios.ebc.com.br/bate-bola-nacional/2019/11/bate-bola-nacional-traz-entrevista-sobre-psicologia-do-esporte. Acesso em: 22 nov. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base Da psicologia do esporte que temos à psicologia do esporte que queremos, podemos concluir que os campos de atuação do profissional mencionado na citação acima são, respectivamente:
Nota: 10.0
	
	A
	Social e Iniciação Esportiva.
Você acertou!
“A iniciação esportiva configura-se ainda como um campo privilegiado da intervenção do psicólogo. É crescente o número de crianças envolvidas em atividades esportivas pedagógicas e competitivas. A prática esportiva tem sido apontada como um importante elemento na educação e socialização de crianças e jovens”(Texto-base Da psicologia do esporte que temos à psicologia do esporte que queremos pág 5). “Uma outra área que tem se apresentado ao psicólogo do esporte como muito promissora são os chamados projetos sociais (DiPierro & Silva, 2003; Marques, 2002; Sanches, 2004; Silva, 2006). Em sua grande maioria, a proposta desses projetos é de uso do esporte como meio de socialização de crianças e jovens”. ”(Texto-base Da psicologia do esporte que temos à psicologia do esporte que queremos pág 6).
	
	B
	Inclusão e reabilitação.
	
	C
	Reabilitação e readaptação.
	
	D
	Rendimento e iniciação esportiva.
	
	E
	Reabilitação e social.
Questão 3/10 - Psicologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A Psicologia no Esporte é tida [...] como a transposição da teoria e da técnica das várias especialidades e correntes da Psicologia para o contexto esportivo, seja no que se refere à aplicação de avaliações para a construção de perfis, seja no uso de técnicas de intervenção para a maximização do rendimento esportivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Rubio, K. Da Psicologia do Esporte que temos à Psicologia do Esporte que queremos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2007.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade sobre o que é a modernidade, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A modernidade se configura como uma progressão da sociedade que está relacionada à teoria da evolução.
	
	B
	Podemos compreender a Modernidade a partir da neutralidade na qual ela exerce os processos de evolução de uma sociedade.
	
	C
	A modernidade se caracteriza pela quebra da tradição, na busca do novo e do progresso.
Você acertou!
“Modernidade é um tema complexo por possuir diversas concepções teóricas a seu respeito. Eclodida a partir do século XVIII, a Modernidade se caracteriza pela ruptura com a tradição, na busca do novo e do progresso, onde isso passa a ser entendido ‘como fruto da capacidade, da potencialidade humana’ [...]. (Texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade, p. 149).
	
	D
	A modernidade está em contraposição com as evoluções sociais entendidas como importantes para o desenvolvimento de uma nação.
	
	E
	É possível compreender que a modernidade se contrapõe à evolução da sociedade e, por isso, não possibilita progresso.
Questão 4/10 - Psicologia do Esporte
Leia o extrato de texto a seguir:
“[...] No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, cujo objetivo é conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Uma das formas de incluir e também mostrar a força das pessoas com deficiência, proporcionando uma melhoria de vida, é o esporte, chamado de paradesporto, no qual Campo Largo tem um grande destaque [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAULART, Caroline. Esporte é ferramenta para inclusão e melhoria de vida para pessoas com deficiência. Folha de Campo Largo, [S. l.], p. 1-2, 20 nov. 2019. http://www.folhadecampolargo.com.br/noticias/geral/esporte-e-ferramenta-para-inclusao-e-melhoria-de-vida-para-pessoas-com-deficiencia-41689. Acesso em: 20 nov. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base A influência psicológica do esporte na vida de atletas com deficiência, um dos maiores benefícios psicológicos da prática do paradesporto é:
Nota: 10.0
	
	A
	Melhoria da autoestima e recuperação da identidade.
Você acertou!
“Pesquisas apontam que o esporte tem uma grande importância na recuperação da identidade do deficiente, pois muitos têm sua identidade e autoestima danificadas pelo preconceito da sociedade, desta forma o esporte ajuda a pessoa com deficiência a recuperar sua autoimagem trazendo bom humor e qualidade de vida”. (Texto-base A influência psicológica do esporte na vida de atletas com deficiência, p. 57).
	
	B
	Melhoria do nível técnico.
	
	C
	Desenvolvimento de habilidades táticas de diferentes modalidades paradesportivas.
	
	D
	Aumento da aquisição de recursos financeiros e de bens materiais.
	
	E
	Aumento da expectativa de vida.
Questão 5/10 - Psicologia do Esporte
Leia o fragmento detexto a seguir:
 “[...] A Psicologia do Esporte no Brasil teve seu marco inicial na atuação e estudos de João Carvalhaes, um profissional com grande experiência em psicometria, chamado a atuar junto ao São Paulo Futebol Clube, equipe sediada na capital paulista, onde permaneceu por cerca de 20 anos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Rubio, K. Da Psicologia do Esporte que temos à Psicologia do Esporte que queremos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2007.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Da psicologia do esporte que temos à psicologia do esporte que queremos, o movimento de regulamentação da Psicologia impactou em quais frentes? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Profissional e acadêmica.
Você acertou!
A resposta correta é a apresentada na alternativa A, pois o texto-base aponta que “[...] Na profissional porque foi um período de concessão do registro de atuação profissional àqueles que já vinham exercendo atividades que passaram a ser caracterizadas como do âmbito do psicólogo. Na esfera acadêmica o movimento foi de outra ordem, uma vez que apesar de já possuir um corpo teórico considerável na prática clínica, em outras áreas, principalmente na educação e em recursos humanos, a psicologia procurava se afirmar como ciência.” (Texto-base Da psicologia do esporte que temos à psicologia do esporte que queremos,  p. 2).
	
	B
	Esportiva e recreativa.
	
	C
	Lúdica e de saúde.
	
	D
	Profissional e recreativa.
	
	E
	Acadêmica e recreativa.
Questão 6/10 - Psicologia do Esporte
Leia o seguinte extrato de texto:
 “A Psicologia do Esporte no Brasil teve seu marco inicial na atuação e estudos de João Carvalhaes, um profissional com grande experiência em psicometria, chamado a atuar junto ao São Paulo Futebol Clube, equipe sediada na capital paulista, onde permaneceu por cerca de 20 anos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Rubio, K. Da Psicologia do Esporte que temos à Psicologia do Esporte que queremos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2007.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade sobre o surgimento da Psicologia do Esporte na prática esportiva, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A Psicologia do esporte nasceu da necessidade de compreender os indivíduos e desenvolver as suas habilidades motoras e físicas.
	
	B
	Ao longo do desenvolvimento das práticas esportivas, houve a necessidade de se criar um mecanismo de compreensão dos fenômenos corporais, por isso nasceu a Psicologia esportiva.
	
	C
	A Psicologia Esportiva surgiu a partir da necessidade de compreender os fenômenos naturais que aconteciam com os atletas e as pessoas que praticavam alguma atividade esportiva.
	
	D
	O surgimento da Psicologia do esporte foi favorecido pela necessidade de se compreender as habilidades individuais e os aspectos psíquicos durante as atividades físicas.
Você acertou!
“Aborda-se a relação do indivíduo com a prática esportiva de modo geral e como essa aproximação favoreceu ao surgimento da Psicologia do Esporte, uma especialidade voltada para compreender o indivíduo e auxiliá-lo a desenvolver e/ou aprimorar suas habilidades pessoais e psíquicas durante a prática de atividades físicas”. (Texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade, p. 149).
	
	E
	A fenomenologia dos esportes foi desenvolvida com objetivo de auxiliar os treinadores a compreenderem as necessidades mais primitivas dos atletas.
Questão 7/10 - Psicologia do Esporte
Leia o extrato de texto a seguir:
“Por proporcionar reabilitação, desenvoltura, autoestima e inclusão social, o esporte é uma ferramenta extremamente útil para a superação dos desafios existenciais que podem advir de uma deficiência, uma vez que auxilia o deficiente a compreender que suas limitações não o impedem de encontrar um autêntico sentido para sua existência. A superação de si mesmo e a doação ao outro, isto é, a realização dos valores fundamentais para a felicidade do ser humano, estão ao alcance de qualquer pessoa, como bem mostrou o psiquiatra austríaco Viktor Frankl [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Flávio Rogério. O esporte entra em ação para melhorar a vida das pessoas com deficiência. O São Paulo, [S. l.], p. 1-2, 20 nov. 2019. Disponível em: http://www.osaopaulo.org.br/noticias/o-esporte-entra-em-acao-para-melhorar-a-vida-das-pessoas-com-deficiencia. Acesso em: 20 nov. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base A influência psicológica do esporte na vida de atletas com deficiência, promover ao atleta o acolhimento relacionado aos aspectos psicológicos tem como exemplo prático:
Nota: 10.0
	
	A
	Valorizar o cuidado com a saúde mental.
Você acertou!
“[...] cuidar dos aspectos psicológicos e da parte física do atleta, significa percebê-lo como um todo, assim é importante que o psicólogo desenvolva seu papel a partir de uma abordagem das emoções vivenciadas pelo atleta em sua rotina de trabalho explica Franco (2000 apud Cozac, 2017), promove-se ao atleta o acolhimento relacionado aos aspectos psicológicos.” (Texto-base A influência psicológica do esporte na vida de atletas com deficiência, p. 55).
	
	B
	Cobrar resultados de rendimento.
	
	C
	Priorizar o cuidado com os aspectos físicos.
	
	D
	Desconsiderar as emoções do indivíduo.
	
	E
	Priorizar o cuidado com os aspectos nutricionais.
Questão 8/10 - Psicologia do Esporte
Leia o texto a seguir:
“[...] Na maioria das vezes, após uma competição, ouvimos comentários que enfatizam o papel do aspecto psicológico na qualidade do desempenho do atleta, como por exemplo: ‘não aguentou a pressão, estava ansioso, competiu com medo, se desestruturou com um fator externo, treinou muito melhor do que competiu, ganhou por que teve uma cabeça melhor [...]’”.
Após esta avaliação, caso queira ler a matéria integralmente, ela está disponível em: GONCHE, Matheus. A importância da preparação mental e o papel do psicólogo esportivo. A voz da cidade, [S. l.], p. 1-2, 7 out. 2019. https://avozdacidade.com/wp/a-importancia-da-preparacao-mental-e-o-papel-do-psicologo-esportivo/. Acesso em: 19 nov. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base Da psicologia do esporte que temos à psicologia do esporte que queremos, qual é o foco da psicologia do esporte para as modalidades individuais? Assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	Relações grupais, formação de vínculo e organização de liderança.
	
	B
	 Concentração, controle da ansiedade e manejo das variáveis ambientais.
“[...] No caso das modalidades individuais, em que o foco da intervenção é o próprio atleta e sua atuação, atividades voltadas para a concentração, o controle da ansiedade e o manejo das variáveis ambientais costumam ser os principais objetivos da intervenção psicológica. No caso das modalidades coletivas o foco da intervenção recai sobre as relações grupais, a formação de vínculo e organização de liderança, e aqui também a diversidade de procedimentos é grande” (Texto-base Da psicologia do esporte que temos à psicologia do esporte que queremos,  p. 5-6).
	
	C
	Divertimento,  aperfeiçoamento de habilidades e a convivência com amigos.
	
	D
	Relações grupais, meditação e organização de liderança.
	
	E
	Desenvolvimento de habilidades sociais, de cidadania e de formação de uma outra identidade.
Questão 9/10 - Psicologia do Esporte
Leia o excerto de texto a seguir:
“No caso das modalidades individuais, em que o foco da intervenção é o próprio atleta e sua atuação, atividades voltadas para a concentração, o controle da ansiedade e o manejo das variáveis ambientais costumam ser os principais objetivos da intervenção psicológica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponívelem: Rubio, K. Da Psicologia do Esporte que temos à Psicologia do Esporte que queremos. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2007.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade sobre a união da Psicologia com a Educação Física, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A união da Psicologia e a Educação Física resultou na edificação do corpo, considerando a necessidade de possibilitar o desenvolvimento físico dos atletas.
	
	B
	O resultado da união entre Psicologia e Educação Física trouxe muitos benefícios aos atletas, uma vez que a prática esportiva é um fenômeno sociocultural que cresce significativamente no mundo.
	
	C
	A união entre Psicologia e a Educação Física resultou na chamada Psicologia do esporte, relacionada com questões emocionais e com  a personalidade dos indivíduos.
Você acertou!
“Quando se pensa em esporte na atualidade, não é difícil imaginar o esporte de alto rendimento e competitivo, amplamente divulgado pelos meios de comunicação. A Psicologia por sua vez, quando é lembrada nesse contexto é facilmente relacionada às questões emocionais e de personalidade. A união entre esses dois campos de saber – Psicologia e Educação Física – resultou, por parte da Psicologia, em uma prática chamada Psicologia do Esporte” (Texto-base Psicologia e esporte: um olhar fenomenológico para um encontro marcado pela modernidade, p. 151 ).
	
	D
	A Educação Física atrelada à Psicologia trouxe resultados insignificantes para a busca de respostas referentes ao comportamento dos atletas, seja na derrota ou na vitória.
	
	E
	A Psicologia e a Educação Física trouxeram um novo entendimento à Psicologia do Esporte, resultado das pesquisas da década de 1970 e 1980, que possibilitaram novos conceitos nas práticas esportivas.
Questão 10/10 - Psicologia do Esporte
Leia a reportagem a seguir: 
“Após morar por seis meses em Brasília na fase de reabilitação depois do acidente de carro que o deixou paraplégico, o atleta paralímpico Fernando Fernandes retorna à capital para o lançamento de sua biografia ‘Inquebrável’ nesta terça-feira (17/10). O ex-participante do Big Brother Brasil conta no livro sua trajetória desde a participação no programa, o acidente e a carreira no esporte, que rendeu títulos importantes, como o de tetracampeão mundial de paracanoagem.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARDIM, Maria Eduarda. Atleta paralímpico e ex-BBB Fernando Fernandes lança biografia em Brasília. Correio Brasiliense, Brasília, 17 out. 2017. Mais esportes, p. 1-2. https://www.df.superesportes.com.br/app/noticias/mais-esportes/2017/10/17/noticia_maisesportes,62182/fernando-fernandes-ex-bbb-biografia-inquebravel.shtml. Acesso em: 20 nov. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto base A influência psicológica do esporte na vida de atletas com deficiência, os objetivos do trabalho da psicologia esportiva em atletas do paradesporto são:
Nota: 10.0
	
	A
	Superação de seus limites, melhoria da autoestima, ajuda na reabilitação e reinserção na sociedade.
Você acertou!
“O esporte tem papel fundamental na interação social e para melhor qualidade de vida dos indivíduos. Portanto o esporte é procurado por pessoas com deficiência com o objetivo de superar seus limites, melhorar a autoestima, ajudar na reabilitação e na reinserção dentro da sociedade já que seu corpo sofreu severas mudanças”. (Texto-base A influência psicológica do esporte na vida de atletas com deficiência, p. 53).
	
	B
	Diagnóstico de potencialidades técnicas, melhora da autoestima e senso de liderança.
	
	C
	Formação de técnicos esportivos, dirigentes ou qualquer outra função fora da quadra, pista ou tatame.
	
	D
	Aplicação de testes de limites e potencialidades técnicas e táticas, bem como prevenção de enfermidades secundárias.
	
	E
	Auxílio no desenvolvimento de um projeto social que envolva temas interdisciplinares.

Mais conteúdos dessa disciplina