Buscar

prova 1 Fundamentos Histórico-Teóricos-Metodológicos do Serviço Social II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundamentos Histórico-Teóricos-Metodológicos do Serviço Social II
O capitalismo consiste num modo de produção que está baseado na divisão de duas grandes classes envolvendo a categoria: capital e trabalho. A partir do exposto, assinale a alternativa que corresponde a cada uma dessas categorias.
 1 - Classe burguesa: proprietária da matéria-prima e meios de produção; 2 - classe proletária: proprietária da força de trabalho.
O Funcionalismo surgiu por meio do Positivismo, colocando os sistemas em evidência. No Serviço Social, a compreensão desse aporte teórico parte da composição e da função de que cada um se realiza no todo.
 Considerando esse contexto apresentado e os seus estudos realizados, assinale a alternativa correta.
 A orientação funcionalista foi agregada pelo Serviço Social com uma proposta de trabalho ajustadora e com um perfil manipulatório.
Considere a apresentação a seguir.
 Sabe-se que o Positivismo representou uma corrente do pensamento que alcançou de maneira singular na lógica formal e na metodologia da ciência, avanços muito meritórios para o desenvolvimento do conhecimento. Fonte: TRIVIÑOS, Augusto N. Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1987, p. 41, adaptado.
 Diante do exposto e de seus estudos acerca da influência do positivismo na profissão de Serviço Social, analise as afirmações a seguir.
I) O positivismo e o Serviço Social possuem raízes modernizadoras, expressas por meio da naturalização da existência da pobreza.
II)  O positivismo apresentou-se como uma das teorias sociais que embasaram os primeiros passos da construção de um referencial teórico para o Serviço Social brasileiro.
III) O positivismo oferecia ao assistente social um suporte técnico-científico, ao mesmo tempo em que preservava o caráter de uma profissão voltada para os elevados ideais de serviço ao homem.
 A partir da análise das afirmativas, é correto o que se afirma em:
I, II, III.
August Comte (1798-1857) e Saint Simon (1760-1825) são os primeiros pensadores que defenderam que as ciências sociais deveriam ser entendidas enquanto ciência. Para tanto, deveriam se valer da observação, comparação e experimentação (métodos das ciências sociais) e, a partir disso, proporcionar a promoção, progresso e desenvolvimento social. Considerando a exposição e os seus estudos acerca dos aportes teórico-metodológicos do Serviço Social no Brasil, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta qual corrente filosófica era defendida pelos referidos pensadores.
Positivismo
A teoria marxista apresentou maior teor de informação e sustentação teórica para explicar as complexas transformações sociais ocasionadas pelo modelo de produção capitalista, influenciando o serviço social. A partir de seus estudos e conhecimento sobre a influência marxista na profissão, analise as sentenças a seguir
I- As influências da corrente filosófica trazem para o Serviço Social, de imediato, o entendimento de que a sociedade não é estática nem a-histórica.
II- A influência marxista no Serviço Social contribui para que seja desenvolvida sua dimensão crítica e política, não mais considerando a sociedade como um todo harmônico.
III- O marxismo apresenta uma leitura inédita da realidade, influenciando positivamente a profissão no que diz respeito à doutrina social da Igreja, segundo seu mestre Santo Tomás de Aquino.
A partir da análise das afirmativas, é correto o que se afirma em:
 I e II, apenas
O Positivismo é apresentado como um dos primeiros aportes teóricos adotados pelo Serviço Social em sua formação profissional. Sobre o Positivismo, analise as alternativas e assinale a correta.
August Comte e Saint Simon defendiam a ideia de que os fenômenos sociais, assim como os físicos, estavam sujeitos a leis rigorosas.
Sob a influência neotomista, com forte influência dos postulados cristãos, a formação de profissionais (Serviço Social) possuía alguns requisitos, tanto dos professores quanto dos alunos que desejavam se tornar assistentes sociais. Sobre o exposto, e baseando-se nos seus estudos sobre o neotomismo, analise as alternativas e assinale aquela que apresenta corretamente uma caraterística de seus princípios.
Humanista conservadora, destacando-se a moral, religião e humanismo.
 Os pensadores/fundadores do positivismo, além de seus estudos acerca da natureza, também se dedicaram a compreender os desdobramentos, os impactos e as consequências advindas da Revolução Industrial. O positivismo vem propor uma nova ordem social de maneira racionalizada e, dessa forma, “restabelecer a paz”, preconizando que a paz e a ordem deveriam ter leis rigorosas.
A partir do exposto e dos seus estudos, foi possível compreender que tais pesquisadores do positivismo buscaram organizar, bem como sistematizar, os diferentes princípios pertinentes às relações humanas na sociedade, na intenção de explicá-la.
Logo, analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta os autores fundadores da teoria positivista.
August Comte (1798-1857) e Saint Simon (1760-1825).
 O Neotomismo é derivado de outra corrente filosófica denominada Tomismo, que tinha como referência maior Santo Tomás de Aquino, teólogo dominicano, que escreveu uma obra filosófica caracterizada por uma perspectiva humanista e metafísica do ser, que vai marcar o pensamento da Igreja Católica a partir do século XIII. Analisando as alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta corretamente a obra citada na apresentação.
Suma Teológica
 O recurso à fenomenologia aparece como um insumo para a elaboração teórica e prática da profissão. Segundo alguns autores, o recurso da fenomenologia foi inicialmente utilizado no Serviço Social, pela perspectiva:
da reatualização do conservadorismo.

Continue navegando