Buscar

ARLINDO MANGANGUI-ESTUDO DE CASO-HISTORIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ARLINDO SILVA CARLOS MANGANGUI
ESTUDO DE CASO 1 – Multiculturalismo 
PROTOCOLO: 2021040213373582C4C01A1FB5
1.
Os 2 projetos, desenvolvidos em outros países, que utilizam estratégias para contemplar a diversidade cultural no ambiente educacional que pesquisei são:
 Concurso Histórico-literário Caminhos do Mercosul - Na Argentina, o programa buscou como objetivo o fortalecimento da identidade de jovens e a promoção da diversidade cultural no Mercosul.
Encontros Nacionais Culturais - Na Costa Rica, o projeto tem como objetivos principais garantir bolsas de incentivo para financiamento de projetos culturais em comunidades das regiões e trabalhos feitos em comunidades pela cultura. As abordagens desenvolvidas para os destinados são de formas a selecionar os melhores projetos apresentados pelos estudantes nestes encontros onde garantem estes incentivos de financiamentos que visam um grande intercâmbio e melhora de vida dos populares que vivem nestas regiões através de constatações de aspetos o cotidiano vivenciado. 
No primeiro projeto as abordagens desenvolvidas para os destinados é estarem todos matriculados no ensino médio de escolas públicas ou privadas, os estudantes também devem ter nascido, exclusivamente, entre os anos de 2001 e 2002. É necessário ter boa atuação escolar, avaliada pela frequência, conduta e rendimento, e capacidade para conviver com jovens de diferentes culturas e crenças religiosas. Além disso é necessário que os alunos para concorrer, devem escolher um dos subtemas apresentados e elaborar um trabalho original em algum dos seguintes formatos: investigação histórica, monografia, ensaio ou texto literário estilo narração ou contos curtos.
2. Em são Paulo, estado em que vivo existe o projeto Projeto Interdisciplinar “Diversidade Cultural na Escola” – Consciência Negra.
A título de exemplo, temos o referido projeto realizado pela escola E.E Regente Feijó na Região de Itu interior do estado de são Paulo, no dia 21 de novembro dentro das celebrações do dia referente a consciência negra realçando a importância da cultura africana e sua influência na formação da identidade.Tem como objetivo refletir através de debates, temas como preconceito e igualdade de direitos no âmbito do desenvolvimento juvenil dos estudantes. O multiculturalismo foi difundido também através das exposições de imagens nos entornos da escola, apresentação de danças típicas africanas, assim como a capoeira, o teatro e exclamação de poesias.
 A Metodologia da imersão nos aspetos da cultura estudada são caraterísticas semelhantes em relação aos 2 projetos que são trabalhados na Costa Rica através do projeto Encontros Nacionais Culturais e os da Argentina onde existem os concursos que promovem a diversidade cultural do Mercosul com o projeto histórico-literário caminhos do Mercosul sempre trabalhando também os 3 projetos com faixa etária Jovem.
3. OS 3 ASPECTOS a se levar em conta no desenvolvimento de projetos sobre a diversidade cultural ou multiculturalismo dentro de uma instituição escolar na minha região seriam primeiramente;
- Fazer um levantamento de quantos alunos estrangeiro tem, após isso fazer um senso na escola entre direção, funcionários e alunos para ter uma noção das origens étnicas com relação a descendentes de Europeus, africanos, asiáticos e indígenas e com esses dados atender um programa que abordaria cada aspecto cultural durante o ano letivo.
- Promoveria debates temáticos para refletir o quanto cada cultura contribuiu para a diversidade cultural do Brasil, usando diferentes matérias como livros, documentários e até mesmo se possível visitas a museus
- Promoveria resumos de obras literária Africana e suas relações e diferenças com as literaturas ocidentais.
Palestras com nativos Brasileiros(indios) e com nativos africanos ajudariam também a se ter uma noção menos romantizada dos livros e quebraria muitos mitos enraizadas na cultura pós escravocrata.
Promover receitas de prátos típicos de cada região, a dança, os sotaques, as gírias,a musicalidade e os provérbios regionais trariam maior identificação, reconhecimento, respeito, valorização da própria cultura e as vivencias do outro ganhava mais humanidade.
Portanto, tudo isso seria feita de forma paulatina, desde a fase do diagnósticos onde se levanta os dados deste senso, a fase de implementação começando nos alunos, depois funcionários e direção, pais e alunos ate chegar na vizihançã da escola e depois passar para a fase de acompanhamento e por último a fase final de avaliação que será medida pela participação, criatividade e a resposta ao questionário final sobre o que os participantes acharam mais relevantes, mudanças verificadas e usar essa informação para próximos projetos.
Referencias 
https://deitu.educacao.sp.gov.br/11-12-2017-projeto-interdisciplinar-diversidade-cultural-na-escola-consciencia-negra-2017/
acesso em 02-04-2021
http://cultura.gov.br/paises-ibero-americanos-promovem-e-apoiam-a-diversidade-cultural/#:~:text=Na%20Costa%20Rica%2C%20entre%20as,Culturais%20(2014%2D2023).Acesso em 02-04-2022

Continue navegando