Buscar

Objetiva teoria da História e estudo do caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova Objetiva Teoria da História
1-O texto-base História dos Homens refere-se ao conceito de representação. A partir da leitura do conceito de representação descrito no livro base, Teoria da História, assinale a alternativa correta sobre tal conceito.
(E) As representações coletivas estão ligadas a construção de identidade e, neste sentido, elementos fundamentais para compreender a ação histórica.
2-A partir do fragmento de texto dado e da leitura do livro base Teoria da História, assinale a alternativa correta sobre as especificidades dos materiais didáticos em História.
(A) Os materiais didáticos têm a função de auxiliar na discussão de temas relevantes, definidos pelos currículos nacionais, estaduais e municipais. 
3- ¨O dia 15 de novembro de 1889 amanheceu repleto de promessas cujo significado na época as massas pobres, analfabetas e recém-saídas da escravidão….(texto de Laurentino Gomes)
.O trecho dado é de um famoso sucesso literário de vendas com temas histórico. Todavia, segundo o livro base Teoria da história, este sucesso não poderia ser considerado um estudo acadêmico. Assinale a alternativa que demonstra corretamente os motivos desta consideração.
(B) Trabalhos como estes não refletem sobre hipóteses, não lidam com teoria e dão pouca atenção às fontes primarias.
4-O trecho dado expressa uma perspectiva historiografia característico do seculo XIX. Sobre a relação desta perspectiva com as fontes históricas, assinale a alternativa correta.
(D) A historiografia do século XIX valorizava especialmente os documentos escritos e oficiais, elaborados pelas instituições de governo.
5-Em relação aos estágios do conhecimento definidos por Augusto Comte, relacione corretamente os elementos as suas perspectivas características.
1-Estágio teológico
2-Estágio Metafisico
3-Estágio Positivo 
(3) Conhecimento derivado do método de observação e experimentação.
(1) Conhecimento criado a partir das vontades pessoais de seres sobrenaturais.
(2) Conhecimento baseado em conceitos abstratos e filosóficos.
(D) 3 – 2-1 
6 O texto-base História dos Homens, menciona as narrativas históricas como forma preferencial de análise dos documentos para caracterizar a historiografia tradicional do século XIX. Assinale a alternativa correta sobre o uso da narrativa por estes historiadores.
(B) O uso da narrativa, durante o século XIX, estava ligado a busca pela objetividade e tentativa de construir uma neutralidade na narração dos fatos.
7-Assinale a alternativa que define corretamente o conceito de Anacrônismo.
(B) Uma perspectiva anacrônica é aquela que não compreende as especificidades de cada realidade histórica.
8-..e a leitura do livro base Teoria da História, assinale a alternativa correta a cerca das narrativas em História.
(C) As narrativas historiográficas são enredos construídos por personagens e encadeados de formas lógicas para levar a determinada conclusão.
9-Do mesmo modo, até nos testemunhos mais resolutamente voluntários, o que os textos….O trecho citado discute a questão das fontes trabalhadas pelos historiadores a cerca das fontes. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.
(E) Cada fonte contém em si elementos diversos, servindo a inúmeras pesquisas diferentes a depender das perguntas a ela feitas. 
10- O texto-base Apologia da História, foi um marco da chamada ¨Escola dos Annales, movimento que representou uma mudança na perspectiva historiográfica em relação a muitos aspectos. Sobre as mudanças na relação da História com suas fontes, a partir do século XX, assinale a alternativa correta.
( C) A maior interdisciplinariedade acabou auxiliando na ampliação dos vestígios do passado analisados pelos historiadores, que passaram a utilizar imagens, objetos, rituais, etc.
Nota 100
Estudo do Caso
Como desenvolver consciência histórica em crianças de 8 e 10 anos de idade por meio da história oral?
O professor pode desenvolver a consciência nas crianças por meio da história oral, através dessa memória, que sabemos quem somos, de onde viemos e onde estamos. A partir dela temos a noção de nós mesmos e de nossa trajetória, desta forma, o professor pode mostrar as crianças seu lugar na história, construindo desde cedo que a criança é dona de sua própria história.
Para desenvolver essa memória o professor pode realizar entrevistas com pessoas que trabalhem a muito tempo na escola, que são testemunhas sobre acontecimentos ocorridos na escola ao longo do tempo. Também, o professor pode solicitar que as crianças levem fotos de casa fotografias de suas famílias, e através desse elementos lúdicos, os alunos vivenciarão experiências ativando conhecimentos através da memória, a fim de compreender suas próprias identidades.
Nota 100.

Outros materiais