Buscar

Bomba de sódio e potássio

Prévia do material em texto

Bomba de sódio e potássio
Funções
· Manutenção do equilíbrio osmótico celular;
· Manutenção das altas concentrações de potássio dentro da célula, uma vez que ele é importante na respiração celular e síntese proteica;
· Estabelecimento de um potencial elétrico na membrana, do qual depende a transmissão do impulso nervo e, consequentemente, grande parte das funções animais.
Mecanismo: Como a concentração de potássio é maior dentro das células a tendência é que ele saia por difusão, assim como o sódio, uma vez que a concentração dele é maior fora das células, logo, fazendo com que entre por difusão. Partindo desse pressuposto, existe o mecanismo de bomba de sódio e potássio para que esse equilíbrio osmótico seja mantido, visto que o potássio é de grande importância para a síntese proteica e para a respiração celular.
Funcionamento: Como existe mais sódio do que potássio no organismo animal a quantidade de sódio dentro das células é bem maior, fazendo com que a bomba tenha que trabalhar de maneira assimétrica para compensar essa situação. Dessa maneira, para cada molécula de ATP utilizada dois íons potássio entram, bem como três íons de sódio saem. Posto isso, fica evidente que essa bomba retira três íons positivos e coloca apenas dois, assim, o meio externo fica positivo em relação ao meio interno, caracterizando o fenômeno conhecido como polaridade de membrana – o qual se constitui na base para a transmissão do impulso nervoso.
 Esquema representando a bomba de sódio e potássio

Continue navegando