Buscar

APX2 - POLÍTICAS PÚBLICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
 
 
Disciplina: Políticas Públicas em Educação
Coordenadora: Marcia Taborda
Aluno(a): 
NOTA 8,5
APX2 – 2020.2
 
Esta é a segunda parte da APX2 e você deverá responder às questões abaixo de forma autoral, com base nos estudos da nossa disciplina.
 
Questão 1 - Os jornais noticiaram: 
 
O retorno as aulas presenciais na rede particular, autorizado pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivela, foi criticado por especialistas, pais de alunos, algumas escolas. A partir de 3 de agosto, poderão ser retomadas, de forma voluntária, turmas do 4º, 5º, 8º e 9º do ensino Fundamental. (EXTRA, 22.07.2020) 
 
Neste período de Afastamento Social causado pela Pandemia do Covid 19, assistimos à polêmica de competência na deliberação de retorno às aulas na rede privada e pública pelas prefeituras e Estado do Rio de Janeiro. Com base na LDB 9394/96 quais seriam as incumbências dos entes federados na área educacional? (2,5 pontos)
A LDB 9394/96 reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
 
Questão 2 - As últimas notícias sobre financiamento da educação pública nos deixam muito preocupados:
As discussões internas do governo para o Orçamento de 2021 mostram que as áreas de Educação e Saúde, já afetadas pela pandemia, correm o risco de ter perdas significativas de recursos no próximo ano. Em relação ao que foi proposto pelo governo no ano passado, a redução da projeção de verbas do Ministério da Educação seria de 13%, enquanto a pasta da Saúde perderia 5%. (O GLOBO, 18.08.20) 
 
Elabore uma análise crítica considerando os seguintes questionamentos: como os recursos financeiros poderão ser reduzidos, se existe legislação que garante verbas públicas para a educação? Quais seriam os recursos financeiros para a educação? (2,5 pontos)
Diante da situação no qual todo a população está vivendo nessa época de pandemia, observamos que a saúde e a educação tem atravessado momentos muito preocupantes, sendo que não mudou muito do que já era, tendo em vista que ambos sempre sofreram com o descaso dos nossos governantes. Deveriam invertir mais na saúde e na área educacional em especial com uma infra estrutura melhor, cursos profissonalizantes, educação pedagógica para todos as raças, povos e classe social. Visando uma melhor qualidade de estudo para todos e abrangendo toda a população.
Referências Bibliográficas:
https://www.infoescola.com/educacao/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao/
 Boa Prova!

Continue navegando