Buscar

Lista de fixação 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – Açailândia CCHSTL
	Disciplina: Direito e Segurança do Trabalho
	Docente: Rachel Avelar
	Curso: Engenharia Civil Bacharelado
	Período: 7º
	Discente: Vitor de Sousa Machado
	Matricula: 2017082749
	Data: 12/04/2021
	Exercícios de Fixação 3
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO: Exercício 4
1. O que é segurança do trabalho?
Conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
2. Quais são os acidentes que mais causam mortes na construção civil?
Quedas de diferença de nível, espaços confinados, contato com eletricidade.
3. Como a NR-35 define trabalho em altura?
Toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda. Dessa forma, todos os serviços que envolvem o uso de escadas, plataformas ou andaimes podem receber tal denominação.
4. Segundo a NR- 35 quais as principais responsabilidades do empregador em relação a medidas de segurança para execução de trabalho em altura?
Garantir a implementação das medidas de proteção estabelecidas na norma, adotar as providências necessárias para acompanhar o cumprimento das medidas de proteção estabelecidas nesta norma pelas empresas contratadas, garantir que qualquer trabalho em altura só se inicie depois de adotadas as medidas de proteção definidas nesta Norma, assegurar que todo trabalho em altura seja realizado sob supervisão, cuja forma será definida pela análise de riscos de acordo com as peculiaridades da atividade.
5. Quais são as responsabilidades dos empregados, segundo a NR-35?
Cumprir todas as disposições legais, ajudar o empregador no cumprimento de todas asdiretrizes de segurança, interromper atividades arriscadas e cuidar para que sua segurança e saúde (bem como a de seus colegas de trabalho) sejam preservadas.
6. Quais conteúdos mínimos devem conter os treinamentos para trabalho em altura?
Normas e regulamentos que são aplicados ao trabalho em altura, análise de Risco e condições que impedem a atividade, riscos em potencial relacionados ao trabalho em altura, além de medidas de prevenção e controle e EPIs e EPCs (equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva, respectivamente), acidentes mais comuns que acontecem no trabalho em altura e comportamento a ser adotado em casos de emergência (deve incluir noções de primeiros socorros e de técnicas de resgate).
7. O que devo avaliar em uma análise de Risco?
Exemplos, são: local em que os serviços serão executados e o seu entorno, isolamento ea sinalização no entorno da área de trabalho, estabelecimento dos sistemas e pontos de ancoragem, condições meteorológicas adversas e seleção, inspeção, forma de utilização e limitação de uso dos sistemas de proteção coletiva e individual.
8. Quais os principais EPIs utilizados em trabalho em altura? Quais cuidados devo ter em relação ao uso dos EPIs?
Cinto de segurança, talabarte, trava-quedas, capacete com jugular, botinas de segurançae óculos de segurança. Os equipamentos de proteção individual (EPI), bem como acessórios e sistemas de ancoragem, devem ser especificados e selecionados considerando a sua eficiência, conforto, carga aplicada aos mesmos e fator de segurança, em caso de eventual queda, devem ser efetuadas inspeções em EPI, acessórios e sistemas de ancoragem, destinados à proteção de queda de altura, na aquisição, periodicamente e antes de iniciar o trabalho em altura.
9. O que é espaço confinado? Quais são seus principais riscos?
Espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para a ocupação humana contínua. Tem como riscos: falta ou excesso de oxigênio, incêndio ou explosão, intoxicações por substâncias químicas, soterramentos, quedas e etc.
10. O que significa PET? Para que ele serve?
A Permissão de Entrada e Trabalho (PET), serve para fortalecer a segurança como verificar através de um vigia se todas as medidas de segurança foram implantadas.
11. Qual a responsabilidade do vigia?
Estar ciente dos riscos de exposição dos trabalhadores autorizados, conhecer os riscos e as medidas de prevenção que possam ser enfrentadas durante a entrada, manter continuamente a contagem precisa do número de trabalhadores autorizados no espaço confinado e assegurar que todos saiam ao término da atividade e entre outros.
12. Quais as principais medidas de Segurança devem-se tomar em trabalhos em espaço confinado?
Colaborar com a empresa no cumprimento desta NR, utilizar adequadamente os meios e equipamentos fornecidos pela empresa, comunicar ao vigia e ao supervisor de entrada as situações de risco para sua segurança e saúde ou de terceiros e cumprir os procedimentos e orientações recebidos nos treinamentos com relação aos espaços confinados.
13. Na sua opinião, qual a importância de estudar Segurança em trabalho em altura e espaços confinados?
Tendo esse conhecimento empresas poderão evitar o número alto de acidentes no país e no mundo. Medidas técnicas de prevenção, administrativas e pessoais devem ser levadas a sério, assim como o treinamento para espaço confinado em sua totalidade. É fato, que a utilização desses requisitos, irá beneficiar a obra, pois sem acidentes, principalmente os fatais que são originados principalmente por quedas em altura e espaço confinado, a obra prosseguirá conforme o planejamento.

Continue navegando

Outros materiais