Buscar

filosofia 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, C. E
COLEGIO ACREANO
TURNO: MATUTINO 
3º ANO ENSINO MÉDIO 
DISCIPLINA: FILOSOFIA
Profª. Isaac Melo
	
Aluno (a): Riquiel Alves de Souza Nº33 Turma 304
ATIVIDADE
01. Quais são as características do conceito de liberdade na Grécia antiga? 
R= A concepção de liberdade remonta a Sócrates, que imprime uma orientação racionalista à ética.
· Para Sócrates, só é livre o ser humano que: 
· Busca conhecimento e, mediante o aprimoramento da razão;
· Procura tomar decisões virtuosas baseadas na justiça, temperança e prudência.
· Ser livre é pensar, refletir e, após raciocinar, escolher, entre todas as decisões possíveis, aquelas que correspondem ao bem.
Aristóteles define o ato voluntário como "princípio de si mesmo'', de modo que tanto a virtude como o vício dependem da vontade do indivíduo.
· Para Aristóteles, virtude não é algo a ser alcançado somente pela razão, mas sim uma disposição de caráter.
· Ser livre não é somente escolher o bem, mas também optar pelo mal.
· Aristóteles é o primeiro filósofo a demonstrar que a liberdade no ser humano pode fazê-lo tomar decisões erradas (viosas) e não somente corretas (virtuosas) como denfendia Sócrates
02. "Ao contrário de outros seres, animados ou inanimados, nós homens podemos inventar e escolher, em parte, nossa forma de vida. Podemos optar pelo que nos parece bom, ou seja, conveniente para nós, em oposição ao que nos parece mau e inconveniente. Como podemos inventar e escolher, podemos nos enganar, o que não acontece com os castores, as abelhas e as térmitas [cupins]. De modo que parece prudente atentarmos bem para o que fazemos, procurando adquirir um certo saber-viver que nos permita acertar. Esse saber-viver, ou arte de viver, se você preferir, é o que se chama de ética." (Fernando Savater. Ética para meu filho. São Paulo: Martins Fontes, 1993. p. 31.) 
A partir da citação do autor, atenda às questões. 
a) Explique por que a ética é a dimensão que separa a ação humana da animal.
R= Assim como René Descartes afirmou, o ser humano é capaz de pensar, falar e movimentar-se livremente e de acordo com sua vontade, ao passo que os animais apenas desempenham tarefas mecânicas. A ética está ligada à ação das pessoas e é aquilo que define quais ações podem ser consideradas corretas ou incorretas, definindo o que é o certo e o errado. Segundo o filósofo moderno Descartes, os animais não apresentavam uma alma, sendo apenas autômatos da natureza, ou seja, espécies de seres mecânicos que desenvolvem movimentos mecanicamente. 
03. A noção de liberdade 'interior', relacionada ao próprio eu e não mais vinculada apenas ao espaço público, só apareceu como discussão teórica com os primeiros teólogos cristãos. Agostinho de Tagaste (354-430) – ou Santo Agostinho, bispo de Hipona (África) – foi o primeiro a usar o conceito de livre-arbítrio, como faculdade da razão e da vontade, em seu obra ´De libero arbitrio voluntatis' (Sobre a livre escolha da vontade)". (ARANHA , Maria Lúcia Arruda. Filosofando: Introdução à Filosofia. 6ª Edição – São Paulo: Moderna, 2016, p. 213). Sobre o conceito de liberdade na filosofia antiga assinale a alternativa correta. 
a) ( ) O conceito de livre-arbítrio de Santo Agostinho está estritamente relacionado ao conhecimento e a razão, tal como em Sócrates. 
b) ( ) Como o livre-arbítrio é indeterminado ele corresponde a ignorância do homem, para Deus não existe livre-arbítrio, tudo está determinado. 
c) ( ) Razão e vontade se separam. A razão conhece, mas é a vontade que decide e escolhe, podendo escolher o mal, mesmo conhecendo o bem. 
d) ( ) O principal conceito do pensamento ético socrático era o conceito livre-arbítrio. Este conceito, posteriormente, foi reutilizado por Santo Agostinho 
04. Analise as afirmativas abaixo:
I) O determinismo pode ser entendido como senso comum, pois parte da crença de que todos os indivíduos possuem um destino a ser cumprido. 
II) Em linhas gerais, a doutrina determinista nega a noção de liberdade humana. 
III) O determinismo nega a liberdade humana, porém, admite a força da vontade. 
IV) O livre arbítrio e o determinismo são concepções que percebem a liberdade humana de modos distintos. 
a) ( ) Apenas as alternativa I e II estão corretas. 
b) ( ) Apenas as alternativa I e III estão corretas 
c) ( ) Apenas as alternativa II e III estão corretas 
d) ( ) Apenas as alternativa III e VI estão corretas
05. Leia o texto a seguir referente à liberdade: 
Afinal, „o homem é livre ou é determinado?‟ A questão assim colocada gera um falso problema. Na verdade, o homem é determinado e é livre. É preciso considerar os dois polos contraditórios, superando o materialismo mecanicista, bem como a tese da liberdade incondicional. (ARANHA, Maria Lúcia. Filosofando, 1996, p. 299. Adaptado.) 
Com relação a esse assunto, é CORRETO afirmar que: 
a) ( ) ser livre é agir da forma que se quer, desconsiderando qualquer determinação causal. O homem é detentor do livre‐arbítrio. 
b) ( ) o conceito de liberdade é simples: podemos fazer tudo o que queremos, somos artífices de nossa vontade. 
c) ( ) a liberdade é condicionada, é infinita ou absolutamente determinada por uma série de valores pré‐estabelecidos. 
d) ( ) o fator preponderante que restringe a liberdade é ser o indivíduo criado no seu isolamento. 
e) ( ) a liberdade não é gratuita. A liberdade resulta de uma árdua tarefa que o homem deve conquistar. 
06. A noção de liberdade “interior”, relacionada ai próprio eu e não mais vinculada apenas ao espaço público, só apareceu como discussão teórica com os primeiros teólogos cristãos. Que filósofo foi o primeiro a usar o conceito de livre-arbítrio?
R= Agostinho, bispo de Hipona (África) – foi o primeiro a usar o conceito de livre-arbítrio, como faculdade da razão e da vontade, em sua obra De libero arbítrio voluntatis (Sobre a livre escolha da vontade).
DEPOIS DA ATIVIDADE 
No seu computador ou celular, ouça a música “A maçã” (link abaixo), do músico e compositor brasileiro Raul Seixas, e relacione-a com o tema da liberdade que acabamos de estudar.
R= Na música ele se refere a liberdade em um relacionamento, ou seja, deixar o parceiro livre para amar apenas de forma genuína, sem que o prenda a você o rodeando de “ciúmes”. Aparentemente, ele quis dizer que ele deveria ser livre para amar. Sendo assim, para haver felicidade no amor, sem que ele torne-se sufocante, é necessário haver livre-arbítrio “sujeito deve agir pela força de sua vontade”. Portanto, seja um relacionamento aberto ou monogâmico, a liberdade deve prevalecer.

Continue navegando