Buscar

Apres Estudos Aprof da Psicomotricidade

Prévia do material em texto

Estudos Aprofundados da Psicomotricidade e Jogos Psicomotores 
UEG/PEDAGOGIA/4º SEMESTRE
DISCENTES: MAYCON DOUGLAS SOARES DE ARAÚJO e YURI DE OLIVEIRA LOBO
SUMÁRIO
1. Associação Brasileira de Psicomotricidade;
2. Histórico;
3. A Psicomotricidade;
4. O Psicomotricista;
5. Código de Ética;
6. Psicomotricidade no Mundo;
7. Psicomotricidade na Educação Infantil;
8. Referências;
1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOMOTRICIDADE
É uma entidade de caráter científico-cultural, sem fins lucrativos, e foi fundada com o objetivo de agregar os profissionais que vinham se formando e trabalhando na área.
Um de seus principais objetivos é difundir as questões de ensino e pesquisa que engloba os assuntos da psicomotricidade.
2. BREVE HISTÓRICO
Historicamente o termo psicomotricidade aparece a partir do discurso na área neurológica, quando foi necessário no início do século XIX, nomear zonas do córtex cerebral situadas mais além das regiões motoras.
É justamente a partir da necessidade médica de encontrar uma área que explique certos fenômenos clínicos que se nomeia, pela primeira vez, a palavra psicomotricidade no ano de 1870.
3. A PSICOMOTRICIDADE - DEFINIÇÃO
Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.
Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
3. A PSICOMOTRICIDADE
Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização, por meio das expressões corpóreas” (Associação Brasileira de Psicomotricidade).
3. A PSICOMOTRICIDADE
Em razão de seu próprio objeto de estudo, isto é, o indivíduo humano e suas relações com o corpo, a Psicomotricidade é uma ciência encruzilhada... que utiliza as aquisições de numerosas ciências constituídas (biologia, psicologia, psicanálise, sociologia, linguística...) Em sua prática empenha-se em deslocar a problemática cartesiana e reformular as relações entre alma e corpo: O homem é seu corpo e NÃO - O homem e seu corpo”. (Jean-Claude Coste, 1981)
3. A PSICOMOTRICIDADE
4. O PSICOMOTRICISTA
É o profissional que age na interface da saúde, educação e cultura, avaliando, prevenindo, cuidando e pesquisando o indivíduo na relação com o ambiente e os processos de desenvolvimento.
Áreas de atuação: Educacional, institucional e clínica
EDUCACIONAL: Educação básica, ensino superior e educação especial.
5. CÓDIGO DE ÉTICA
Os princípios éticos que orientam nossa atuação, também, fundamentam nossa imagem. O presente Código de Ética reúne as diretrizes que devem ser observadas em nossa ação profissional, para atingirmos padrões éticos cada vez mais elevados no exercício de nossas atividades. Reflete nossa identidade cultural e os compromissos que assumimos no mercado em que atuamos.
 https://psicomotricidade.com.br
6. RESPONSABILIDADES DA PSICOMOTRICIDADE
São deveres Gerais do Psicomotricista
	 Esforçar-se por obter eficiência máxima em seus serviços, mantendo-se atualizado quanto aos conhecimentos científicos e técnicos, necessários ao pleno desempenho da atividade;
	Assumir, por responsabilidade, somente as tarefas para as quais esteja habilitado;
	Recorrer a outros especialistas, sempre que for necessário;
	Colaborar para o progresso da Psicomotricidade como ciência e como futura profissão;
	Colaborar sempre que possível, e desinteressadamente, em campanhas de Educação e Saúde, que visem difundir princípios da Psicomotricidade, úteis ao bem estar da coletividade;
	Resguardar a privacidade do cliente.
7. A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A Psicomotricidade pode ser desenvolvida através de atividades e brincadeiras que envolvem a motricidade, onde tem um conhecimento maior através de seu corpo, fazendo com que possua um grande domínio e que favoreça na sua aprendizagem.
“As pessoas separam partes de sua personalidade para conseguir lidar com conflitos de outra forma incontroláveis”.
						Melanie Klein
8. REFERÊNCIAS
ALVES, F. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro: Walk, 2003
BASTOS, Maria Clotilde Pires. Metodologia Científica/Maria Clotilde Pires Bastos,
Daniela Vitor Ferreira – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016. 224 p. ISBN 978-85-8482-437-3
BIAGE, A. de J.; et al., A influência da psicomotricidade no desempenho escolar. Disponível em http://www.unilajes.edu.br; acesso em MAIO/19
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 24 dez. 1996
CARON, J. Psicomotricidade: um recurso envolvente na psicopedagogia para a aprendizagem. Revista de Educação do IDEAU. Vol. 5. Num. 10. 2010
FERNANDES, E.D. Psicomotricidade: um passo para vencer as dificuldades de aprendizagem. Revista do UNIPÊ. ANO XIII. Num. 2. p. 102-115. 2009
FONSECA, Vitor. Psicomotricidade: perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004

Continue navegando