Buscar

Aumentando a produtividade com ferramentas digitais

Prévia do material em texto

No dia 01 de agosto de 2020 participei da palestra com o tema: "Aumentando a produtividade com ferramentas digitais", ministrada pelo professor Daniel Brito do Nascimento, onde o professor fala que estamos vivendo em tempos diferenciados e que temos em meio à situações adversas, devido à situações de pandemia e restrições de mobilidade a nossa capacidade de interação com as outras pessoas está bastante limitada, por isso temos que nos reinventar para gerar resultados no nosso ciclo social e profissional ao qual estamos inseridos, pois, independente de pandemia ou de qualquer problema que surja devemos continuar gerando resultados para que alcancemos êxito nos nossos planos e objetivos pois o mundo não pode parar, então em meio às adversidades o mundo soube se reinventar e trazer novidades que farão parte da nossa vida sempre. 
o professor ressalta a importância da internet nesse tempo de pandemia, pois nesse momento de isolamento temos que aprender a sermos produtivos independente de qualquer situação adversa, e para isso, temos uma série de tecnologias disponíveis e a maioria delas sem custo algum, o professor ressalta que todas as ferramentas utilizadas e indicadas na palestra são gratuitas, para facilitar nosso uso no dia a dia e quebrar paradigmas pois seu uso é mais do que necessário.
O professor faz alguns questionamentos para nossa reflexão como por exemplo: O que é ser produtivo? Eu sou uma pessoa produtiva? Eu sou uma pessoa que traz resultados relevantes? todas as ações de uma pessoa trazem resultados positivos ou negativos, o que importa nesse momento é o resultado é relevante e expressivo, se contribuímos com o indivíduo para o todo, para o coletivo no qual estamos inseridos, seja em família, na escola, na universidade, no trabalho, em uma ONG, em uma igreja, etc...
O professor faz uma diferenciação entre produção o que é uma atividade que gera um produto ou serviço e a produtividade que é a capacidade de gerar cada vez mais utilizando cada vez menos recursos e menos tempo, ou seja, dizer que uma pessoa é realmente produtiva, não basta produzir é necessário ser produtivo.
O professor exemplifica a criatividade do brasileiro onde observamos que normalmente a correção do salário mínimo nem sempre está vinculada com a inflação de um ano para o outro, nos últimos anos houve uma melhora porém mesmo assim não é suficiente, ou seja, cada vez o dinheiro vale menos e a capacidade do seu salário compra menos coisas, isso é o efeito da inflação, forçando o cidadão a ser mais produtivo, continuar comprando as mesmas coisas, satisfazer as necessidades da família gastando cada vez menos e essa produtividade que é necessária em todas as demais atividades da nossa vida, sejam elas acadêmicas, profissionais ou pessoais e essa é uma ótima comparação entre produção e produtividade. a produtividade é a razão entre a quantidade de produtos e a quantidade de insumos que é um processo com três partes: o input que a entrada de materiais, o processamento interno que é o processo de manufatura e o processo de saída onde obtemos o produto ou serviço que será vendido ou comercializado no mercado, então a divisão desses processos é o conceito quantitativo do que é a produtividade. Os insumos são a matéria-prima e o tempo investidos, o critério de cálculo da produtividade é verificar justamente quem produz mais gastando menos tempo.
A produtividade está associada com o tempo e os métodos utilizados geram resultados satisfatórios mas como aumentar a produtividade?
aumentando a produção, diminuindo o tempo e o consumo dos insumos de produção, do dinheiro para realizar o projeto, do tempo consumido para realizar as atividades. às vezes produzir mais nem sempre é uma boa alternativa só pela força de vontade, é necessário uma melhoria nas técnicas que é um método mais fácil. se descobrirmos técnicas onde possamos realizar as mesmas atividades com menos tempo consequentemente seremos mais produtivos.
A importância das ferramentas digitais: Temos uma variedade de programas e tecnologias e a diferença de ser mais produtivo ou não no contexto de isolamento social e de um mundo cercado por tantas tecnologias é justamente termos o domínio dessas ferramentas, pois temos a nossa disponibilidade uma série de ferramentas onde podemos utilizá-las para sermos bem sucedidos no trabalho e na escola e o professor recomenda o uso do computador pois tem mais recursos. e nós como profissionais do futuro não podemos correr de forma alguma das tecnologias, nas incorrer em direção à tecnologia é necessário utilizar a tecnologia a nosso favor e sempre nos atualizar e como aumentar a produtividade com ferramentas digitais?
- controlando o nosso tempo, organizando nossas informações, gerindo projetos e estabelecendo metas e compartilhando e armazenando informações em meios digitais. O professor dá dicas de como colocar em prática utilizando aplicativos como por exemplo: o Google agenda, o Evernote, o Trello e o Google drive. esses aplicativos poderão ser usados durante meu curso para uma organização melhor do meu tempo me tornando mais produtiva e colocar em prática com os alunos em sala de aula visto que, a cada dia que passa a tecnologia está mais presente na vida de todas as pessoas.

Continue navegando