Logo Passei Direto
Buscar

GLOBALIZAÇÃO E GOVERNANÇA Prática 1

User badge image
B V

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Depois da análise dos conceitos de interdependência e globalismo, podemos apresentar a globalização como uma categoria analítica das relações internacionais. De modo similar à elaboração que o globalismo trouxe a interdependência, demonstrando a formação de redes de relação não apenas vinculadas a dois atores, mas a ligações multilaterais e multiconcontinentais. Tanto que Keohane aponta a globalização como uma intensificação do globalismo.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, assinale a alternativa que indique corretamente qual é o primeiro sinal da intensificação do globalismo.
A diminuição da quantidade de entraves comerciais
B o aumento da densidade das redes
C universalização cultural por causa das migrações
D aprofundamento das relações diplomáticas
E aumento da densidade demográfica em grandes cidades

A modalidade de teoria de desenvolvida por Waltz (2002) tenta demonstrar como a organização de um domínio atua como uma força constrangedora e inercial para as unidades que interagem em seu interior. Essa teoria prioriza a observação das forças que incidem sobre as unidades que as compõem.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre a Teoria e/ou Abordagem Sistêmica. Depois assinale somente a alternativa correta:
A A abordagem sistêmica investiga o comportamento dos Estados de fora para dentro.
B A teoria ou abordagem sistêmica procura compreender como o Estado pressiona o sistema internacional.
C A abordagem sistêmica considera apenas os fatores econômicos ao analisar as relações internacionais.
D A teoria ou abordagem sistêmica é aplicável apenas aos países que possuem uma relação mais estreita. Por exemplo, aqueles que assinam tratados multilaterais de comércio, como o MERCOSUL.
E Os Estados já não possuem tanta relevância na análise das relações internacionais. A teoria ou abordagem sistêmica defende que outros atores, como movimentos sociais e ONG’s possuem tanta relevância na cena política internacional quanto os Estados.

A hipótese adotada baseia-se no fenômeno da guerra como evidência tanto da irrelevância da globalização quanto da permanência do estado de constante beligerância na qual o sistema internacional se manteve – e ainda se mantém envolvido.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre a premissa que define as relações entre as unidades do sistema internacional. Depois assinale somente a alternativa correta:
A Anarquia é uma premissa que define as relações entre as unidades do sistema internacional.
B Comércio Internacional é uma premissa que define as relações entre as unidades do sistema internacional.
C Acordos Multilaterais são uma premissa que define as relações entre as unidades do sistema internacional.
D Democracia é uma premissa que define as relações entre as unidades do sistema internacional.
E Mercado é uma premissa que define as relações entre as unidades do sistema internacional.

Ao avaliar os dados citados, a constatação a que Kuznets chegou foi de uma forte redução da desigualdade de renda na sociedade americana. Em termos empíricos, a fatia da população norte-americana 10% mais rica recebia entre 45 e 50% da renda nacional. Ao final da década de 1940 havia sido diluído para 30 a 35% da renda, o que significou, em 30 anos, uma diminuição de 5% a cada 10 anos.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre a curva de Kuznets. Depois assinale somente a alternativa correta:
A Segundo a curva de Kuznets, a desigualdade poderia ser descrita na forma de U invertido, o que significaria uma fase de aumento da desigualdade, seguida de uma fase inflexão, na qual a desigualdade cairia progressivamente.
B O sistema torna-se mais inclusivo e a globalização representa menor incerteza ao real alcance das ações individuais.
C O sistema torna-se menos inclusivo e a globalização representa maior incerteza ao real alcance das ações coletivas.
D O sistema torna-se mais desenvolvido e a globalização representa maior incerteza ao real alcance das ações empresariais.

Antes de abordarmos propriamente os dados sobre o aumento da desigualdade, vale apresentarmos duas hipóteses da economia política que representam extremos de entendimento sobre a tendência de acréscimo infinito ou de decréscimo da desigualdade. A primeira perspectiva, deriva de um conceito extraído da primeira obra do conjunto de livros que compõem O Capital, escrito pela dupla Karl Marx e Friedrich Engels, 1867.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre o princípio da acumulação infinita. Depois assinale somente a alternativa correta:
A O princípio da acumulação infinita é a tendência da distribuição de renda. Segundo Piketty, a tendência do capitalismo é desconcentração de renda.
B O princípio da acumulação infinita diz que a história é a história da luta de classes. É a partir desse princípio que Marx desenvolve a teoria do materialismo histórico.
C Esse princípio diz que as nações acumulam riquezas para financiar os custos da guerra.
D O princípio da acumulação infinita seria a tendência inexorável do capital de se acumular e de se concentrar nas mãos de uma parcela cada vez mais restrita da população.
E Segundo esse princípio, os salários aumentam de forma infinita no capitalismo. Por isso o nome “princípio da acumulação infinita.”

Em síntese, no livro que representa uma crítica ao método marxista de estudo da economia política clássica, Marx (2008), apontou cinco critérios que podem ser aplicados no âmbito internacional. A constatação do aumento da distância entre capital e trabalho coincide com as preocupações de investigação do marxismo como teoria social, e especialmente, na condição de marco teórica das relações internacionais.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas sobre as diferenças entre o marxismo e o realismo no âmbito das relações internacionais. Depois assinale a alternativa que faz a melhor análise:
I – Os marxistas estão preocupados apenas com os Estados. Não interessa para os marxistas quais classes sociais se beneficiam da globalização.
II – Os realistas estão preocupados em analisar a interação entre a globalização e a estrutura do sistema internacional.
III – Os marxistas direcionam sua investigação para a interação entre a globalização e o sistema capitalista.
IV – Para os realistas os Estados não são autônomos nas relações internacionais. Por isso é preciso identificar quais classes sociais ganham ou perdem com globalização.
A Apenas as assertivas I e IV estão corretas
B Apenas a assertiva III está correta
C Apenas as assertivas I e III estão corretas
D Apenas as assertivas II e IV estão corretas
E Apenas as assertivas II e III estão corretas

A definição procura demonstrar a condição à qual os indivíduos e os Estados estão submetidos, na medida em que as ações dos atores e demais participantes são recíprocas.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas sobre o conceito de interdependência. Depois assinale somente a alternativa correta.
A A interdependência acontece apenas no âmbito das relações comerciais. Não existe interdependência em outros temas, como meio ambiente, cultura e imigração.
B A situação de interdependência acontece apenas quando um país é colônia de outra nação. Como por exemplo, quando o Brasil foi colônia de Portugal.
C A situação de interdependência acontece apenas quando a ação de um país não afeta outras nações.
D A interdependência refere-se a situações nas quais os protagonistas ou os acontecimentos em diferentes partes de um sistema afetam-se mutuamente. Simplificando, significa dependência mútua.
E A interdependência ocorre apenas quando duas nações entram em guerra. Essa é uma situação onde claramente a ação de uma nação afeta a outra. Somente nesse caso podemos falar em dependência mútua.

A tese central do autor atribui à composição anárquica do sistema a causa primária da permanência do conflito e da guerra. De fato, a mudança no nível de análise sugerida por Waltz (2002), acarreta para o estudo crítico da globalização aqui proposto, uma relação direta entre os conceitos de anarquia e globalização perante o desenho do sistema internacional.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre as diferenças entre a Teoria Reducionista e a Teoria Sistêmica. Depois assinale a alternativa que faz a análise correta.
I – Na teoria reducionista, os autores realistas clássicos utilizavam-se da base argumentativa advinda de Thomas More e Nicolau Maquiavel.
II – Teorias que se baseiam nos atributos dos agentes são consideradas reducionistas por não atentarem para a composição estrutural na qual os agentes estão imersos.
III – A teoria reducionista atenta para a composição estrutural no qual os atores estão imersos. Essa teoria não investiga o comportamento das partes.
IV – Para a teoria sistêmica a globalização pouco representou para uma mudança estrutural na recorrência da guerra.
A Apenas as assertivas I e III estão corretas
B Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
C Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
D Apenas as assertivas I e IV estão corretas
E Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas

Você acertou! Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas: (i) na teoria reducionista, os autores realistas clássicos utilizavam-se da base argumentativa advinda de Thomas More e Nicolau Maquiavel; (ii) teorias que se baseiam nos atributos dos agentes são consideradas reducionistas por não atentarem para a composição estrutural na qual os agentes estão imersos (iii) para a teoria sistêmica a globalização pouco representou para uma mudança estrutural na recorrência da guerra.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre as características constitutivas do globalismo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I – Rede de inter-relações (e não relações únicas e bilaterais)
II – Redes continentais
III – Redes multicontinentais (e não apenas redes regionais)
IV – A características marcante do globalismo são as relações bilaterais
A Apenas as assertivas I e III estão corretas
B Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas
C Apenas as assertivas II e III estão corretas
D Apenas as assertivas III e IV estão corretas
E Apenas as assertivas II, III e IV

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Depois da análise dos conceitos de interdependência e globalismo, podemos apresentar a globalização como uma categoria analítica das relações internacionais. De modo similar à elaboração que o globalismo trouxe a interdependência, demonstrando a formação de redes de relação não apenas vinculadas a dois atores, mas a ligações multilaterais e multiconcontinentais. Tanto que Keohane aponta a globalização como uma intensificação do globalismo.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, assinale a alternativa que indique corretamente qual é o primeiro sinal da intensificação do globalismo.
A diminuição da quantidade de entraves comerciais
B o aumento da densidade das redes
C universalização cultural por causa das migrações
D aprofundamento das relações diplomáticas
E aumento da densidade demográfica em grandes cidades

A modalidade de teoria de desenvolvida por Waltz (2002) tenta demonstrar como a organização de um domínio atua como uma força constrangedora e inercial para as unidades que interagem em seu interior. Essa teoria prioriza a observação das forças que incidem sobre as unidades que as compõem.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre a Teoria e/ou Abordagem Sistêmica. Depois assinale somente a alternativa correta:
A A abordagem sistêmica investiga o comportamento dos Estados de fora para dentro.
B A teoria ou abordagem sistêmica procura compreender como o Estado pressiona o sistema internacional.
C A abordagem sistêmica considera apenas os fatores econômicos ao analisar as relações internacionais.
D A teoria ou abordagem sistêmica é aplicável apenas aos países que possuem uma relação mais estreita. Por exemplo, aqueles que assinam tratados multilaterais de comércio, como o MERCOSUL.
E Os Estados já não possuem tanta relevância na análise das relações internacionais. A teoria ou abordagem sistêmica defende que outros atores, como movimentos sociais e ONG’s possuem tanta relevância na cena política internacional quanto os Estados.

A hipótese adotada baseia-se no fenômeno da guerra como evidência tanto da irrelevância da globalização quanto da permanência do estado de constante beligerância na qual o sistema internacional se manteve – e ainda se mantém envolvido.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre a premissa que define as relações entre as unidades do sistema internacional. Depois assinale somente a alternativa correta:
A Anarquia é uma premissa que define as relações entre as unidades do sistema internacional.
B Comércio Internacional é uma premissa que define as relações entre as unidades do sistema internacional.
C Acordos Multilaterais são uma premissa que define as relações entre as unidades do sistema internacional.
D Democracia é uma premissa que define as relações entre as unidades do sistema internacional.
E Mercado é uma premissa que define as relações entre as unidades do sistema internacional.

Ao avaliar os dados citados, a constatação a que Kuznets chegou foi de uma forte redução da desigualdade de renda na sociedade americana. Em termos empíricos, a fatia da população norte-americana 10% mais rica recebia entre 45 e 50% da renda nacional. Ao final da década de 1940 havia sido diluído para 30 a 35% da renda, o que significou, em 30 anos, uma diminuição de 5% a cada 10 anos.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre a curva de Kuznets. Depois assinale somente a alternativa correta:
A Segundo a curva de Kuznets, a desigualdade poderia ser descrita na forma de U invertido, o que significaria uma fase de aumento da desigualdade, seguida de uma fase inflexão, na qual a desigualdade cairia progressivamente.
B O sistema torna-se mais inclusivo e a globalização representa menor incerteza ao real alcance das ações individuais.
C O sistema torna-se menos inclusivo e a globalização representa maior incerteza ao real alcance das ações coletivas.
D O sistema torna-se mais desenvolvido e a globalização representa maior incerteza ao real alcance das ações empresariais.

Antes de abordarmos propriamente os dados sobre o aumento da desigualdade, vale apresentarmos duas hipóteses da economia política que representam extremos de entendimento sobre a tendência de acréscimo infinito ou de decréscimo da desigualdade. A primeira perspectiva, deriva de um conceito extraído da primeira obra do conjunto de livros que compõem O Capital, escrito pela dupla Karl Marx e Friedrich Engels, 1867.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre o princípio da acumulação infinita. Depois assinale somente a alternativa correta:
A O princípio da acumulação infinita é a tendência da distribuição de renda. Segundo Piketty, a tendência do capitalismo é desconcentração de renda.
B O princípio da acumulação infinita diz que a história é a história da luta de classes. É a partir desse princípio que Marx desenvolve a teoria do materialismo histórico.
C Esse princípio diz que as nações acumulam riquezas para financiar os custos da guerra.
D O princípio da acumulação infinita seria a tendência inexorável do capital de se acumular e de se concentrar nas mãos de uma parcela cada vez mais restrita da população.
E Segundo esse princípio, os salários aumentam de forma infinita no capitalismo. Por isso o nome “princípio da acumulação infinita.”

Em síntese, no livro que representa uma crítica ao método marxista de estudo da economia política clássica, Marx (2008), apontou cinco critérios que podem ser aplicados no âmbito internacional. A constatação do aumento da distância entre capital e trabalho coincide com as preocupações de investigação do marxismo como teoria social, e especialmente, na condição de marco teórica das relações internacionais.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas sobre as diferenças entre o marxismo e o realismo no âmbito das relações internacionais. Depois assinale a alternativa que faz a melhor análise:
I – Os marxistas estão preocupados apenas com os Estados. Não interessa para os marxistas quais classes sociais se beneficiam da globalização.
II – Os realistas estão preocupados em analisar a interação entre a globalização e a estrutura do sistema internacional.
III – Os marxistas direcionam sua investigação para a interação entre a globalização e o sistema capitalista.
IV – Para os realistas os Estados não são autônomos nas relações internacionais. Por isso é preciso identificar quais classes sociais ganham ou perdem com globalização.
A Apenas as assertivas I e IV estão corretas
B Apenas a assertiva III está correta
C Apenas as assertivas I e III estão corretas
D Apenas as assertivas II e IV estão corretas
E Apenas as assertivas II e III estão corretas

A definição procura demonstrar a condição à qual os indivíduos e os Estados estão submetidos, na medida em que as ações dos atores e demais participantes são recíprocas.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas sobre o conceito de interdependência. Depois assinale somente a alternativa correta.
A A interdependência acontece apenas no âmbito das relações comerciais. Não existe interdependência em outros temas, como meio ambiente, cultura e imigração.
B A situação de interdependência acontece apenas quando um país é colônia de outra nação. Como por exemplo, quando o Brasil foi colônia de Portugal.
C A situação de interdependência acontece apenas quando a ação de um país não afeta outras nações.
D A interdependência refere-se a situações nas quais os protagonistas ou os acontecimentos em diferentes partes de um sistema afetam-se mutuamente. Simplificando, significa dependência mútua.
E A interdependência ocorre apenas quando duas nações entram em guerra. Essa é uma situação onde claramente a ação de uma nação afeta a outra. Somente nesse caso podemos falar em dependência mútua.

A tese central do autor atribui à composição anárquica do sistema a causa primária da permanência do conflito e da guerra. De fato, a mudança no nível de análise sugerida por Waltz (2002), acarreta para o estudo crítico da globalização aqui proposto, uma relação direta entre os conceitos de anarquia e globalização perante o desenho do sistema internacional.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre as diferenças entre a Teoria Reducionista e a Teoria Sistêmica. Depois assinale a alternativa que faz a análise correta.
I – Na teoria reducionista, os autores realistas clássicos utilizavam-se da base argumentativa advinda de Thomas More e Nicolau Maquiavel.
II – Teorias que se baseiam nos atributos dos agentes são consideradas reducionistas por não atentarem para a composição estrutural na qual os agentes estão imersos.
III – A teoria reducionista atenta para a composição estrutural no qual os atores estão imersos. Essa teoria não investiga o comportamento das partes.
IV – Para a teoria sistêmica a globalização pouco representou para uma mudança estrutural na recorrência da guerra.
A Apenas as assertivas I e III estão corretas
B Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
C Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
D Apenas as assertivas I e IV estão corretas
E Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas

Você acertou! Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas: (i) na teoria reducionista, os autores realistas clássicos utilizavam-se da base argumentativa advinda de Thomas More e Nicolau Maquiavel; (ii) teorias que se baseiam nos atributos dos agentes são consideradas reducionistas por não atentarem para a composição estrutural na qual os agentes estão imersos (iii) para a teoria sistêmica a globalização pouco representou para uma mudança estrutural na recorrência da guerra.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre as características constitutivas do globalismo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I – Rede de inter-relações (e não relações únicas e bilaterais)
II – Redes continentais
III – Redes multicontinentais (e não apenas redes regionais)
IV – A características marcante do globalismo são as relações bilaterais
A Apenas as assertivas I e III estão corretas
B Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas
C Apenas as assertivas II e III estão corretas
D Apenas as assertivas III e IV estão corretas
E Apenas as assertivas II, III e IV

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - GLOBALIZAÇÃO E GOVERNANÇA
Depois da análise dos conceitos de interdependência e globalismo, podemos apresentar a globalização como uma categoria analítica das relações internacionais. De modo similar à elaboração que o globalismo trouxe a interdependência, demonstrando a formação de redes de relação não apenas vinculadas a dois atores, mas a ligações multilaterais e multicontinentais. Tanto que Keohane aponta a globalização como uma intensificação do  globalismo. 
Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, CAPÍTULO 1, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina,  assinale a alternativa  que indique corretamente qual é o primeiro sinal da intensificação do globalismo.
 
Nota: 10.0
	
	A
	diminuição da quantidade de entraves comerciais 
	
	B
	o aumento da densidade das redes
Você acertou!
A definição proposta por Keohane aponta para a globalização como uma intensificação do globalismo e o primeiro sinal dessa intensificação é o aumento da densidade das redes. Isso idica efeitos sistêmicos custosos e intensos entre os múltiplos pontos das redes  Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 33, CAPÍTULO 1.
 
	
	C
	universalização cultural por causa das migrações
	
	D
	aprofundamento das relações diplomáticas
	
	E
	aumento da densidade demográfica em grandes cidades
Questão 2/10 - GLOBALIZAÇÃO E GOVERNANÇA
A modalidade de teoria de desenvolvida por Waltz (2002) tenta demonstrar como a organização de um domínio atua como uma força constrangedora e inercial para as unidades que interagem em seu interior. Essa teoria prioriza a observação das forças que incidem sobre as unidades que as compõem. 
Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, CAPÍTULO 2.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre a Teoria e/ou Abordagem Sistêmica.
Depois assinale somente a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A abordagem sistêmica investiga o comportamento dos Estados de fora para dentro.
Você acertou!
Nesse contexto, a abordagem sistêmica investiga o comportamento dos Estados de fora para dentro. A construção metodológica estuda a maneira como o sistema pressiona os Estados, invertendo a lógica tradicional de investigação realista (de dentro para fora).
Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 59, CAPÍTULO 2, adaptado.
	
	B
	A teoria ou abordagem sistêmica procura compreender como o Estado pressiona o sistema internacional.
	
	C
	A abordagem sistêmica considera apenas os fatores econômicos ao analisar as relações internacionais.
	
	D
	A teoria ou abordagem sistêmica é aplicável apenas aos países que possuem uma relação mais estreita. Por exemplo, aqueles que assinam tratados multilaterais de comércio, como o MERCOSUL.
	
	E
	Os Estados já não possuem tanta relevância na análise das relações internacionais. A teoria ou abordagem sistêmica defende que outros atores, como movimentos sociais e ONG’s possuem tanta relevância na cena política internacional quanto os Estados.
Questão 3/10 - GLOBALIZAÇÃO E GOVERNANÇA
“A hipótese adotada baseia-se no fenômeno da guerra como evidência tanto da irrelevância da globalização quanto da permanência do estado de constante beligerância na qual o sistema internacional se manteve – e ainda se mantém envolvido."
Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, CAPÍTULO 2.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre a premissa que define as relações entre as unidades do sistema internacional. Depois assinale somente a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Anarquia é uma premissa que define as relações entre as unidades do sistema internacional.
Você acertou!
Desse agregado de conceitos, a anarquia é considerara tanto por realistas quanto por neo-realistas como definidora das relações entre unidades do sistema internacional.
Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 56, CAPÍTULO 2, adaptado.
	
	B
	Comércio Internacional é uma premissa que define as relações entre as unidades do sistema internacional.
	
	C
	Acordos Multilaterais são uma premissa que define as relações entre as unidades do sistema internacional.
	
	D
	Democracia é uma premissa que define as relações entre as unidades do sistema internacional.
	
	E
	Mercado é uma premissa que define as relações entre as unidades do sistema internacional.
Questão 4/10 - GLOBALIZAÇÃO E GOVERNANÇA
Ao avaliar os dados citados, a constatação a que Kuznets chegou foi de uma forte redução da desigualdade de renda na sociedade americana. Em termos empíricos, a fatia da população norte-americana 10% mais rica recebia entre 45 e 50% da renda nacional. Ao final da década de 1940 havia sido diluído para 30 a 35% da renda, o que significou, em 30 anos, uma diminuição de 5% a cada 10 anos. 
Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, CAPÍTULO 2.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre a curva de Kuznets. Depois assinale somente a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Segundo a curva de Kuznets, a desigualdade poderia ser descrita na forma de U invertido, o que significaria uma fase de aumento da desigualdade, seguida de uma fase inflexão, na qual a desigualdade cairia progressivamente.
Você acertou!
Em uma conferência intitulada Crescimento Econômico e Desigualdade de Renda, publicada em 1955, Kuznets apresentou a síntese de sua teoria: a curva de Kuznets, a desigualdade poderia ser descrita na forma de U invertido, o que significaria uma fase de aumento da desigualdade, seguida de uma fase inflexão, na qual a desigualdade cairia progressivamente.
Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 69, CAPÍTULO 2.
	
	B
	Segundo a curva de Kuznets, no capitalismo a desigualdade aumenta sempre, independentemente da implantação de políticas que tentem evitar isso. Na verdade, as políticas sociais apenas diminuem o ritmo de crescimento da desigualdade.
	
	C
	A curva de Kuznets informa que apenas os países socialistas conseguiram distribuir renda.
	
	D
	A curva de Kuznets mostra que crescimento econômico e distribuição de renda no capitalismo são duas coisas incompatíveis.
	
	E
	A curva de Kuznets mostra que quanto maior a intervenção estatal na economia, maior será a desigualdade social.
Questão 5/10 - GLOBALIZAÇÃO E GOVERNANÇA
Em síntese, o trabalho de Bar-Yam (2015) demonstra como o grau de densidade das redes pode provocar efeitos não lineares e até mesmo catastróficos de fenômenos criados em uma parte do sistema, os quais produzem efeitos impactos generalizados no sistema como um todo e não podem ser medidos pela simples soma de ações individuais.  
Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, CAPÍTULO 1, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, assinale somente a alternativa que aponte corretamente um dos resultados do aumento da densidade das redes:
Nota: 10.0
	
	A
	O sistema torna-se mais homogêneo e a globalização representa maior certeza ao real alcance das ações individuais 
	
	B
	O sistema torna-se menos previsível  e a globalização representa maior incerteza ao real alcance das ações individuais 
Você acertou!
Como resultado do aumento da densidade de redes - que representa um dos aspectos em que a globalização se diferencia do globalismo- o sistema torna-se, em geral, menos previsível. A globalização. portanto, representa maior incerteza quanto ao real alcance dos efeitos individuais. 
Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 36, CAPÍTULO 1.
	
	C
	O sistema torna-se mais inclusivo e a globalização representa menor incerteza ao real alcance das ações individuais 
	
	D
	O sistema torna-se menos inclusivo e a globalização representa maior incerteza ao real alcance das ações coletivas
 
	
	E
	O sistema torna-se mais desenvolvido e a globalização representa maior incerteza ao real alcance das ações empresariais 
Questão 6/10 - GLOBALIZAÇÃO E GOVERNANÇA
“Antes de abordarmos propriamente os dados sobre o aumento da desigualdade, vale apresentarmos duas hipóteses da economia política que representam extremos de entendimento sobre a tendência de acréscimo infinito ou de decréscimo da desigualdade. A primeira perspectiva, deriva de um conceito extraído da primeira obra do conjunto de livros que compõem O Capital, escrito pela dupla Karl Marx e Friedrich Engels, 1867.”
Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, CAPÍTULO 2.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre o princípio da acumulação infinita. Depois assinale somente a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O princípio da acumulação infinita é a tendência da distribuição de renda. Segundo Piketty, a tendência do capitalismo é desconcentração de renda.
	
	B
	O princípio da acumulação infinita diz que a história é a história da luta de classes. É a partir desse princípio que Marx desenvolve a teoria do materialismo histórico.
	
	C
	Esse princípio diz que as nações acumulam riquezas para financiar os custos da guerra.
	
	D
	O princípio da acumulação infinita seria a tendência inexorável do capital de se acumular e de se concentrar nas mãos de uma parcela cada vez mais restrita da população.
Você acertou!
O princípio da acumulação infinita seria a “tendência inexorável do capital de se acumular e de se concentrar nas mãos de uma parcela cada vez mais restrita da população, sem quem houvesse um limite natural para esse processo”.
Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 68, CAPÍTULO 2, item 2.2.
	
	E
	Segundo esse princípio, os salários aumentam de forma infinita no capitalismo. Por isso o nome “princípio da acumulação infinita”.
Questão 7/10 - GLOBALIZAÇÃO E GOVERNANÇA
“Em síntese, no livro que representa uma crítica ao método marxista de estudo da economia política clássica, Marx (2008), apontou cinco critérios que podem ser aplicados no âmbito internacional. A constatação do aumento da distância entre capital e trabalho coincide com as preocupações de investigação do marxismo como teoria social, e especialmente, na condição de marco teórica das relações internacionais”. 
Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, CAPÍTULO 2, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas sobre as diferenças entre o marxismo e o realismo no âmbito das relações internacionais. Depois assinale a alternativa que faz a melhor análise:
I – Os marxistas estão preocupados apenas com os Estados. Não interessa para os marxistas quais classes sociais se beneficiam da globalização.
II – Os realistas estão preocupados em analisar a interação entre a globalização e a estrutura do sistema internacional.
III – Os marxistas direcionam sua investigação para a interação entre a globalização e o sistema capitalista.
IV – Para os realistas os Estados não são autônomos nas relações internacionais. Por isso é preciso identificar quais classes sociais ganham ou perdem com globalização
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas
	
	B
	Apenas a assertiva III está correta
	
	C
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas II e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
Você acertou!
Apenas as assertivas II e III estão corretas: (i) os realistas estão preocupados em analisar a interação entre a globalização e a estrutura do sistema internacional; (ii) os marxistas direcionam sua investigação para a interação entre a globalização e o sistema capitalista.
Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 78, CAPÍTULO 2, item 2.2, adaptado.
Questão 8/10 - GLOBALIZAÇÃO E GOVERNANÇA
A definição procura demonstrar a condição à qual os indivíduos e os Estados estão submetidos, na medida em que as ações dos atores e demais participantes são recíprocas. 
Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, CAPÍTULO 1.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas sobre o conceito de interdependência. Depois assinale somente a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A interdependência acontece apenas no âmbito das relações comerciais. Não existe interdependência em outros temas, como meio ambiente, cultura e imigração.
	
	B
	A situação de interdependência acontece apenas quando um país é colônia de outra nação. Como por exemplo, quando o Brasil foi colônia de Portugal.
	
	C
	A situação de interdependência acontece apenas quando a ação de um país não afeta outras nações.
	
	D
	A interdependência refere-se a situações nas quais os protagonistas ou os acontecimentos em diferentes partes de um sistema afetam-se mutuamente. Simplificando, significa dependência mútua.
Você acertou!
A interdependência refere-se a situações nas quais os protagonistas ou os acontecimentos em diferentes partes de um sistema afetam-se mutuamente. Simplificando, interdependência significa dependência mútua (NYE JR., 2009, p. 250, grifo nosso).
Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 18, CAPÍTULO 1.
	
	E
	A interdependência ocorre apenas quando duas nações entram em guerra. Essa é uma situação onde claramente a ação de uma nação afeta a outra. Somente nesse caso podemos falar em dependência mútua.
Questão 9/10 - GLOBALIZAÇÃO E GOVERNANÇA
A tese central do autor atribui à composição anárquica do sistema a causa primária da permanência do conflito e da guerra. De fato, a mudança no nível de análise sugerida por Waltz (2002), acarreta para o estudo crítico da globalização aqui proposto, uma relação direta entre os conceitos de anarquia e globalização perante o desenho do sistema internacional. Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 58, CAPÍTULO 2.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre as diferenças entre a Teoria Reducionista e a Teoria Sistêmica. Depois assinale a alternativa que faz a análise correta. 
I –  Na teoria reducionista, os autores realistas clássicos utilizavam-se da base argumentativa advinda de Thomas More e Nicolau Maquiavel.
II – Teorias que se baseiam nos atributos dos agentes são consideradas reducionistas por não atentarem para a composição estrutural na qual os agentes estão imersos.
III – A teoria reducionista atenta para a composição estrutural no qual os atores estão imersos. Essa teoria não investiga o comportamento das partes.
IV – Para a teoria sistêmica a globalização pouco representou para uma mudança estrutural na recorrência da guerra.
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
	B
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas
	
	E
	Apenas asassertivas I, II e IV estão corretas
Você acertou!
Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas: (i) na teoria reducionista, os autores realistas clássicos utilizavam-se da base argumentativa advinda de Thomas More e Nicolau Maquiavel; (ii) teorias que se baseiam nos atributos dos agentes são consideradas reducionistas por não atentarem para a composição estrutural na qual os agentes estão imersos (iii) para a teoria sistêmica a globalização pouco representou para uma mudança estrutural na recorrência da guerra.
Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 58, CAPÍTULO 2.
Questão 10/10 - GLOBALIZAÇÃO E GOVERNANÇA
Como um aprimoramento da definição de interdependência, o termo globalismo indica “um estado do mundo que envolve redes de interdependência em distâncias multicontinentais ligadas por fluxos e influências de capitais e bens, informações e ideias, pessoas e força, assim como substâncias ambiental e biologicamente relevantes (KEOHANE, 2002, p. 229, tradução nossa). 
Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, CAPÍTULO 1.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine as assertivas abaixo sobre as características constitutivas do globalismo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I – Rede de inter-relações (e não relações únicas e bilaterais)
II – Redes continentais
III – Redes multicontinentais (e não apenas redes regionais)
IV – A características marcante do globalismo são as relações bilaterais
Nota: 0.0
	
	A
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
Duas características são constitutivas do globalismo: (i) redes de inter-relações (e não relações únicas e bilaterais); (ii) redes multicontinentais (e não apenas redes regionais). Fonte: FROTA, A.; SENS, D. F. Globalização e Governança Internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: Intersaberes, 2017, p. 26, CAPÍTULO 1.
	
	B
	Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas
	
	C
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
	
	D
	Apenas as assertivas III e IV estão corretas
	
	E
	Apenas as assertivas II, III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina