Buscar

RESUMO TEORIA DOS JOGOS - professor MAURICIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO
Teoria dos jogos e dilema do prisioneiro
Acadêmico: Deusdete Lopes da Cunha Junior – FC20120474
Professor: Mauricio Araujo Castilho
	Logo no início do vídeo o narrador relata que o dilema do prisioneiro é uma forma de aplicação da teoria dos jogos. Para entender a teoria dos jogos precisamos entender os jogos empresariais, que são ações tomadas por empresas em determinados momentos que podem ser tipos de posicionamento no mercado e as possíveis reações que suas concorrentes podem tomar em contrapartida, e assim por diante as demais aplicações das estratégias para sempre estar buscando o sucesso. O narrador fala ainda sobre as modalidades de escolhas, que são as simultâneas e sequenciais. Sendo as escolhas simultâneas as que as duas empresas colocam podem colocar em pratica ao mesmo tempo alguma estratégia de mercado; E as escolhas sequenciais onde a partir das ações do concorrente são avaliadas as possibilidades para se defender. 
	O narrador explica ainda sobre as estratégias e os termos chave, onde são a estratégia dominante, dominada, ponto de equilíbrio e opção ótima. 
	Podemos dizer que estratégia dominante é quando a empresa opta por uma estratégia que a concorrência não conseguirá acompanhar. Estratégia dominada é quando a empresa aceita que não tem condições de se defender da sua concorrente. Ponto de equilíbrio trata-se de uma opção em que as duas empresas escolhem a opção que é melhor para si e a opção ótima trata-se de uma estratégia onde as empresas se comuniquem e escolham juntas o que pode ser mais benéfico para ambas.
	O autor fala sobre o dilema do prisioneiro dando um exemplo prático onde a polícia prende dois suspeitos que descobrem que não existem provas suficientes para incrimina-los, porém os mesmos não podem se comunicar e precisam encontrar um ponto de equilíbrio para que ambos sejam beneficiados. Entende-se que na pratica as empresas devem buscar decisões e posicionamentos estratégicos em que mesmo que não seja possível uma comunicação com suas concorrentes, as possíveis reações tanto do mercado quando outros posicionamentos das concorrentes sejam menos prejudiciais para si, ou seja, prever qual pode ser o posicionamento do seu concorrente e elaborar uma solução em que não saia em desvantagem.

Outros materiais