Buscar

2º Simulado OAB

Prévia do material em texto

2º Simulado OAB 
 
 01) Ricardo, advogado, é professor de Direito do Trabalho vinculado à Universidade Federal da Paraíba. Em determinada situação, resolve atuar em causa própria, pleiteando benefícios tributários em face da União Federal. Diante do caso narrado, em conformidade com o Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a alternativa correta:
A) Ricardo não pode atuar em causa própria, pois a situação caracteriza impedimento, uma vez que há vínculo da Universidade com a União Federal.
B) Ricardo pode exercer a advocacia, inclusive em causa própria, tratando-se de situação peculiar que permite o exercício da advocacia mesmo contra entidade à qual é vinculado.
C) Enquanto durar o exercício do magistério, Ricardo não poderá exercer a advocacia, uma vez que sua inscrição na OAB permanecerá suspensa.
D) Ricardo, por ser o docente em cursos de Direito, não pode exercer a advocacia, uma vez que caracteriza incompatibilidade. 
02) Paulo, advogado, pretendendo despachar uma petição em processo judicial em curso perante a 1ª Vara Cível da Comarca do Recife/PE, ao dirigir-se à sede da vara, foi surpreendido com aviso afixado na porta do cartório, o qual informava que o magistrado somente receberia para despacho petições urgentes, devendo o advogado dirigir-se ao assessor do juiz para uma prévia triagem quanto ao objeto da demanda. Considerando o caso narrado, assinale a alternativa correta:
A) A criação de requisitos de preferência e triagem realizada por assessor do juiz permite melhor eficiência no desempenho da atividade judicial e não contraria as normas estatutárias.
B) Compete ao juiz a organização das varas para bom funcionamento das atividades judiciais, podendo, para tanto, estabelecer padrões de atendimento.
C) A celeridade processual objetivada pelo magistrado permite a criação de triagem para a prática dos atos dos advogados e o exercício dos seus direitos estatutários.
D) Ao advogado é garantido o direito de dirigir-se diretamente ao magistrado no seu gabinete para despachar petições sem prévio agendamento.
03) Bernadete compõe o quadro de sócios da sociedade de advogados Barbosa e Silva Advocacia, atuando em diversos processos do escritório. Apesar de exercer suas atividades profissionais com bastante zelo, Bernadete, no exercício de suas atividades em representação a determinado cliente, despretensiosamente, agindo com culpa, deixou de praticar ato imprescindível à defesa deste cliente em processo judicial, fato que acarretou a condenação em danos materiais e morais. Diante do caso narrado, considerando que o cliente pretende ser ressarcido dos danos sofridos, ajuizando demanda judicial em face do escritório, assinale a alternativa correta.
A) Bernadete e a sociedade de advogados não poderão ser responsabilizadas civilmente pelos danos, pois, o advogado, no exercício profissional, somente responde pelos atos que praticar mediante dolo.
B) Bernadete e a sociedade de advogados poderão ser responsabilizadas civilmente pela omissão decorrente de culpa. No entanto, a responsabilidade civil de Bernadete será subsidiária à da sociedade e ilimitada pelos danos causados aos clientes, sem prejuízo de sua responsabilidade disciplinar.
C) A sociedade de advogados não poderá ser responsabilizada civilmente pelos atos ou omissões praticados pessoalmente por Bernadete. De modo que, somente Bernadete responderá pela sua omissão decorrente de culpa, no âmbito da responsabilidade civil e disciplinar.
D) Bernadete e a sociedade de advogados poderão ser responsabilizadas civilmente pela omissão decorrente de culpa. Sendo a responsabilidade civil de Bernadete solidária à da sociedade e ilimitada pelos danos causados aos clientes, sem prejuízo de sua responsabilidade disciplinar.
04) Amanda, advogada bastante requisitada na cidade onde atua, objetivando ampliar seu escritório, mudou-se para um estabelecimento mais amplo e confortável. Diante da alteração do endereço profissional, Amanda, com fins de dar conhecimento ao público em geral e comunicar a seus clientes e colegas de profissão da referida alteração, veiculou nas redes sociais e enviou correspondência a grande número de pessoas. Diante do caso narrado e em consonância com o Estatuto da OAB e do Código de Ética e Disciplina da OAB, assinale a alternativa correta.
A) Amanda realizou publicidade irregular, pois ao advogado é vedado o envio de correspondência a clientes e veiculação de informações em redes sociais, salvo para tratar de temas que sejam estritamente de interesse do cliente.
B) Amanda não realizou publicidade irregular, pois a publicidade por meio de redes sociais e correspondência é permitida em qualquer caso e para comunicar qualquer tipo de informação.
C) Amanda realizou publicidade irregular, pois ao veicular informações em redes sociais e enviar correspondência a uma coletividade, não agiu com moderação.
D) Amanda não realizou publicidade irregular, pois a informação veiculada tanto nas redes sociais quanto na correspondência em questão, estava apenas comunicando a alteração de seu endereço.
05) Natália e Pedro são advogados e embora não tenham constituído sociedade, atuam em conjunto em diversas demandas judiciais. Ficou acordado entre eles, informalmente, a divisão do trabalho e dos honorários. No entanto, após obterem êxito em demanda de valor expressivo, não chegaram a um consenso acerca da partilha dos honorários, uma vez que cada um considerava que sua participação foi preponderante. Frente à controvérsia, decidiram submeter a questão à Ordem dos Advogados, para dirimir o conflito de interesses. Diante do caso narrado, assinale a alternativa correta.
A) Havendo divergência, a partilha dos honorários entre Natália e Pedro deve ser feita atribuindo-se metade a cada um, pois quando não há prévio acordo, é irrelevante a participação de cada um no processo.
B) Compete à Caixa de Assistência aos Advogados atuar como mediadora na partilha de honorários, podendo indicar mediador que contribua no sentido de que a distribuição se faça proporcionalmente à atuação de cada um no processo.
C) Compete ao juiz da causa em que houve a condenação em honorários especificar o percentual ou o quanto é devido a cada um dos patronos, de modo que a distribuição se faça proporcionalmente à atuação de cada um no processo.
D) compete ao Tribunal de Ética e Disciplina atuar como mediador na partilha de honorários, podendo indicar mediador que contribua no sentido de que a distribuição se faça proporcionalmente à atuação de cada um no processo.
06) Bruno, advogado atuante, foi surpreendido com uma notificação do Conselho de Ética da OAB para esclarecer cometimento de infração ética que foi comunicada ao órgão mediante denúncia anônima. Irresignado com a situação, apresenta sua defesa, requerendo, desde logo, a extinção do processo sob o argumento de que não caberia a instauração de processo disciplinar diante de denúncia anônima. Diante deste caso, em conformidade com as disposições do Código de Ética, é correto afirmar que:
A) Não merece prosperar o argumento levantado por Bruno, uma vez que se admite a instauração do processo disciplinar por denúncia anônima, com fins de resguardar a integridade do representante.
B) Merece prosperar o argumento apesentado por Bruno, uma vez que para a instauração de processo disciplinar é indispensável a identificação do representante.
C) Merece prosperar o argumento apresentado por Bruno, uma vez que o processo disciplinar deve ser instaurado, exclusivamente, de ofício pela autoridade competente.
D) Não merece prosperar o argumento levantado por Bruno, uma vez que para a apuração de infração ética em processo disciplinar, pouco importa o representante, devendo a autoridade competente ater-se somente à apuração dos fatos.
07) Acerca das eleições e mandatos, assinale a alternativa incorreta:
A) A eleição, na forma e segundo os critérios e procedimentos estabelecidos no regulamento geral, é de comparecimento obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB.
B) Consideram-se eleitos os candidatosintegrantes da chapa que obtiver a maioria dos votos válidos.
C) O mandato em qualquer órgão da OAB é de quatro anos, iniciando-se em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da eleição, salvo o Conselho Federal.
D) A chapa para o Conselho Seccional deve ser composta dos candidatos ao conselho e à sua diretoria e, ainda, à delegação ao Conselho Federal e à Diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados para eleição conjunta.
08) Leonardo é presidente de determinado Conselho Seccional da OAB. Durante o regular curso do mandato, Leonardo foi acometido por grave enfermidade que comprometeu drasticamente sua saúde, acabando por levá-lo a óbito. Sobre o caso, assinale a afirmativa correta.
A) O sucessor de Leonardo deverá ser eleito pelo Conselho Seccional respectivo, dentre seus membros.
B) O sucessor de Leonardo deverá ser eleito pelo Conselho Federal da OAB, dentre os membros do Conselho Seccional respectivo.
C) O sucessor de Leonardo deverá ser eleito por votação direta dos advogados regularmente inscritos perante o Conselho Seccional respectivo.
D) O sucessor de Leonardo deverá ser eleito pela Subseção respectiva, dentre seus membros.
09) O termo Justiça é um dos mais importantes e mais discutidos na esfera da Filosofia do Direito. Platão, em sua obra A República, aborda a Justiça, tanto no sentido individual, como no contexto da sociedade. Diante do exposto, assinale a alternativa correta sobre o conceito de Justiça no entendimento de Platão:
A) A Justiça é a realização do bem para aquele que é seu amigo e o mal para aquele que é seu inimigo.
B) A Justiça tem caráter relativo, tendo em vista a subjetividade das relações humanas.
C) A Justiça para Platão é sempre dar ao outro o que é devido.
D) A Justiça tem caráter absoluto e jamais pode ser entendida como meio de favorecer os mais fortes, pois o mais forte pode estar errado, sem razão.
10) A liberdade é um dos institutos expressamente protegidos pela Constituição Federal, é também um conceito básico da Filosofia do Direito, sendo debatido por diversos estudiosos. Nesse sentido, assinale a alternativa que indica corretamente o conceito de liberdade, aplicado ao mundo jurídico, definido por Montesquieu, em seu livro Do Espírito das Leis:
A) Liberdade é agir conforme seus impulsos e vontades, sendo responsável pelas consequências de seus atos, porém, sem se limitar por imposições legais.
B) Liberdade consiste no homem fazer tudo que as leis o permitem.
C) Liberdade é um ato de protesto contra os governos autoritários.
D) Liberdade é dotada de subjetividade e é um conceito relativo, sofrendo alterações conforme o passar dos anos, pois se baseia no aspecto cultural e não jurídico de um povo.
11) A Constituição Federal de 1988 estabeleceu alguns temas que configuram limitações materiais ao poder de reforma, ainda que sejam feitas por emendas constitucionais. São as chamadas cláusulas pétreas, compostas por temas de relevância constitucional e que são inalteráveis. Diante do exposto, assinale a alternativa que traz corretamente duas dessas cláusulas pétreas:
A) A forma federativa de Estado e o voto direto, secreto, universal e periódico.
B) Os direitos e garantias individuais e coletivos e a separação dos Poderes.
C) O pluralismo político e os direitos e garantias individuais.
D) A separação dos poderes e o voto obrigatório, direto, secreto, universal e periódico.
12) O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está previsto na Constituição Federal e tem como competência o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes. No que se refere ao tema, é correto afirmar que:
A) O Conselho será presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal e, nas suas ausências e impedimentos, pelo Presidente do Superior Tribunal de Justiça.
B) Caberá ao Conselho Nacional de Justiça rever, apenas mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgados há menos de um ano.
C) O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução.
D) Caberá ao Conselho Nacional de Justiça a apreciação, apenas mediante provocação, da legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Poder Judiciário, podendo desconstituí-los, revê-los ou fixar prazo para que se adotem as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, sem prejuízo da competência do Tribunal de Contas da União.
13) O mandado de injunção é um remédio constitucional previsto no art. 5º, LXXI da CF/88 e é o meio no qual uma pessoa ou grupo exige a regulamentação de direitos constitucionais que ainda não foram alvo de leis ordinárias, de modo que a ausência dessa norma regulamentadora torna inviável o exercício do respectivo direito. No que se refere ao tema, é correto afirmar que:
A) A decisão proferida em mandado de injunção terá eficácia subjetiva limitada às partes e produzirá efeitos até o advento da norma regulamentadora, não cabendo eficácia ultra partes ou erga omnes.
B) O mandado de injunção coletivo não induz litispendência em relação aos individuais, mas os efeitos da coisa julgada não beneficiarão o impetrante que não requerer a desistência da demanda individual no prazo de 30 (trinta) dias a contar da ciência comprovada da impetração coletiva.
C) Transitada em julgado a decisão em mandado de injunção, seus efeitos poderão ser estendidos aos casos análogos por decisão colegiada.
D) A norma regulamentadora superveniente produzirá efeitos ex tunc em relação aos beneficiados por decisão transitada em julgado.
14) O Título I da Constituição Federal de 1988 trata sobre os princípios fundamentais que regem a República Federativa do Brasil, abordando os fundamentos, objetivos fundamentais, bem como os princípios que regem as relações internacionais. Dessa maneira, assinale a alternativa que apresenta corretamente dois objetivos fundamentais trazidos pela CF/88:
A) A construção de uma sociedade livre, justa e solidária e a prevalência dos direitos humanos.
B) A dignidade da pessoa humana e a garantia do desenvolvimento nacional.
C) A independência nacional e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.
D) A erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais e a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
15) A Constituição Federal determina que o Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza. No que se refere ao tema, assinale a alternativa correta:
A) O decreto que instituir o estado de defesa indicará, nos termos e limites da lei, restrições aos direitos de reunião, salvo se exercida no seio das associações.
B) O tempo de duração do estado de defesa não será superior a trinta dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, se persistirem as razões que justificaram a sua decretação.
C) Na vigência do estado de defesa, a prisão ou detenção de qualquer pessoa não poderá ser superior a trinta dias, salvo quando autorizada pelo Poder Judiciário.
D) Decretado o estado de defesa, o Presidente da República, dentro de 5 dias, submeterá o ato com a respectiva justificação ao Senado Federal, que decidirá por maioria absoluta.
16) No que se refere às finanças públicas da República Federativa do Brasil, a CF/88 estabeleceu que leis de iniciativa do Poder Executivo serão responsáveis por estabelecer o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais. Sobre o tema, assinale a alternativa que indica corretamente as vedações impostas constitucionalmente:
A) Fica vedada a realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa,aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.
B) A abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, exceto se houver prévia autorização legislativa, ocasião em que o crédito extraordinário será admitido para suprir despesas ordinárias.
C) A transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra não poderão ser admitidos, no âmbito das atividades de ciência, tecnologia e inovação, mediante ato do Poder Executivo, sem prévia autorização legislativa.
D) Fica vedada a utilização, independentemente da existência de autorização legislativa específica, de recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir déficit de empresas, fundações e fundos.
17) Dentro do tema Direitos e Garantias Fundamentais, a Constituição Federal elencou os Direitos Sociais do trabalhador urbano e rural, os quais são importantes diretrizes que visam a melhoria nas condições laborais dos indivíduos. Diante do exposto, assinale a alternativa que não corresponde corretamente a um direito social do trabalhador:
A) Remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em cinquenta por cento à do normal.
B) Assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade em creches e pré-escolas.
C) Licença à gestante, sem prejuízo do emprego e do salário, com a duração de 5 (cinco) meses.
D) Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.
18) O Estatuto de Roma estabelece a competência do Tribunal Penal Internacional para o julgamento de pessoas responsáveis pelos crimes de maior gravidade, com alcance internacional, sendo complementar às jurisdições penais nacionais. A seguir, estão relacionados alguns desses crimes, com exceção de um, assinale-o.
A) Crime de genocídio.
B) Crimes de guerra.
C) Crime de agressão.
D) Crimes contra a segurança mundial.
19) A respeito dos tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos e a disciplina da Constituição Federal, assinale a alternativa incorreta.
A) Segundo jurisprudência do STF, os tratados de direitos humanos serão incorporados pela ordem jurídica brasileira a partir da promulgação, por um decreto executivo do Presidente da República.
B) Desde que o Brasil seja parte, se aplicam no ordenamento jurídico brasileiro os tratados internacionais de direitos humanos de forma imediata.
C) Os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em três turnos, por dois quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.
D) A aprovação pelo Congresso Nacional de um tratado de direitos humanos de acordo com o rito estabelecido no §3º do art. 5º da Constituição Federal não dispensa a ratificação do tratado.
20) O auxílio direto é um meio de cooperação internacional para a comunicação de atos processuais, obtenção de provas, e em alguns casos, medidas cautelares e decisões de tutela antecipada. Sobre o auxílio direto na cooperação internacional, assinale a alternativa correta.
A) O Ministério Público poderá requerer em juízo a medida solicitada pela via do auxílio direto passivo, nos casos em que for autoridade central.
B) O auxílio direto é procedimento de jurisdição contenciosa que deve tramitar obrigatoriamente perante o Superior Tribunal de Justiça, assegurando às partes as garantias do devido processo legal.
C) Cabe auxílio direto quando a medida decorrer diretamente de decisão de autoridade jurisdicional estrangeira a ser submetida a juízo de delibação no Brasil.
D) Recebido o pedido de auxílio direto passivo, a autoridade central o encaminhará à Procuradoria Geral da República, que requererá em juízo a medida solicitada.
21) Considere a seguinte situação hipotética: a esposa de Romero, brasileiro domiciliado na Itália, propôs, na justiça italiana, ação de interdição por profusão em face do marido, sendo esta considerada causa de interdição absoluta naquele país.
De acordo com a narrativa, é correto afirmar que:
A) Romero, por ser brasileiro, poderá requerer ao judiciário italiano a aplicação da lei brasileira.
B) tendo em vista que a lei que rege a capacidade é aquela do domicílio da pessoa, Romero, por ser domiciliado na Itália, será considerado como absolutamente incapaz.
C) como a lei que rege a capacidade é aquela da nacionalidade da pessoa, Romero, por ser brasileiro, será considerado como relativamente incapaz.
D) a autoridade judiciária italiana é incompetente para julgar o caso, pois Romero possui nacionalidade brasileira.
22) Clarissa possui um estabelecimento comercial, localizado ao lado de sua residência, voltado à venda de bebidas, no Município X. Clarissa, porém, precisará se mudar em breve e, por conta disso, decidiu alienar seu estabelecimento comercial a Pedro. Pedro mudou a razão social do comércio, porém manteve o local como ponto de venda de bebidas. Clarissa, 4 meses depois, decide abrir um novo estabelecimento comercial, também para venda de bebidas, perto de sua nova residência. No que se refere ao pagamento de tributos, assinale a alternativa que aponta corretamente a responsabilidade de Pedro com o estabelecimento adquirido por ele:
A) Pedro é responsável integralmente pelos tributos devidos até a data do ato de alienação do estabelecimento comercial.
B) Pedro é responsável integralmente pelos tributos devidos apenas após a data do ato de alienação do estabelecimento comercial.
C) Pedro é responsável subsidiariamente com Clarissa pelos tributos devidos até a data do ato de alienação do estabelecimento comercial.
D) Pedro é responsável subsidiariamente com Clarissa pelos tributos devidos apenas após a data do ato de alienação do estabelecimento comercial, permanecendo Clarissa responsável por 6 (seis) meses.
23) Lançamento tributário é o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível. No que se refere ao tema, assinale a alternativa correta:
A) No lançamento de ofício, o contribuinte informa à autoridade administrativa as informações necessárias para que ocorra o cálculo do tributo e a consequente exigência do pagamento.
B) No lançamento por declaração, a autoridade administrativa, com as informações que possui sobre o contribuinte, identifica o fato gerador, calcula o tributo e cobra o pagamento.
C) No lançamento por homologação, é o próprio contribuinte, sujeito passivo, que realiza o cálculo do tributo e executa o respectivo pagamento. A autoridade administrativa então pode homologar de imediato o pagamento, extinguindo a obrigação tributária.
D) Se a lei não fixar prazo para homologação, será ele de dois anos, a contar da ocorrência do fato gerador.
24) Maria foi notificada pelo Fisco acerca de um débito tributário referente a um fato gerador por ela não reconhecido. Desse modo, Maria ajuizou uma ação ordinária e teve concedida a antecipação da tutela pelo magistrado. Assinale a alternativa que indica corretamente a consequência da antecipação da tutela sobre o crédito tributário objeto da lide:
A) Exclusão do crédito tributário
B) Extinção do crédito tributário
C) Remissão do crédito tributário
D) Suspensão da exigibilidade do crédito tributário
25) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir seus tributos, em regra, através de lei ordinária. Porém, a Constituição Federal determinou que alguns tributos apenas poderão ser criados por meio de lei complementar. Desse modo, assinale a alternativa que NÃO aponta um tributo criado por lei complementar:
A) Contribuição de melhoria
B) Empréstimos Compulsórios
C) Imposto sobregrandes fortunas
D) Contribuições Sociais residuais
26) A Constituição Federal de 1988 traz uma série de regras que impõem limitações ao poder de tributar. Considerando esse tema e se atendo ao texto constitucional e ao que dispõe o Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa correta:
A) Norma legal que altera o prazo de recolhimento de obrigação tributária também se sujeita ao princípio da anterioridade.
B) A imunidade tributária referente aos livros, jornais, periódicos e o papel destinado à sua impressão também se aplica à importação e comercialização, no mercado interno, do livro eletrônico, e-book.
C) É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, permitida, apenas, distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida.
D) Qualquer subsídio ou isenção, redução de base de cálculo, concessão de crédito presumido, anistia ou remissão, relativos a impostos, taxas ou contribuições, só poderá ser concedido mediante lei complementar.
27) José dos Santos Carvalho Filho classifica os atos administrativos com relação aos seguintes critérios: destinatários, prerrogativas, liberdade de ação, intervenção da vontade administrativa, efeitos, retratabilidade e executoriedade. Dessa forma, pode-se afirmar que:
A) quanto aos destinatários, os atos podem ser classificados como vinculados e discricionários.
B) quanto às prerrogativas, os atos podem ser classificados como revogáveis e irrevogáveis.
C) quanto aos efeitos, os atos podem ser classificados como constitutivos, declaratórios e enunciativos.
D) quanto à executoriedade, os atos podem ser classificados como simples, composto e complexo.
28) Maria, que ocupa cargo em comissão de uma prefeitura, cometeu ato de improbidade administrativa ao revelar fato de que tinha ciência em razão de suas atribuições e que deveria permanecer em segredo. Neste caso, considerando as disposições da Lei nº 8.429/92, assinale a alternativa correta.
A) A ação judicial em face de Maria pode ser proposta até cinco anos após a prática de improbidade administrativa e estará ela sujeita, dentre outras sanções, ao pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida.
B) A ação judicial em face de Maria pode ser proposta até três anos após a prática de improbidade administrativa e estará ela sujeita, dentre outras sanções, a perda da função pública.
C) A ação judicial em face de Maria pode ser proposta até cinco anos após o término do exercício de cargo em comissão e estará ela sujeita, dentre outras sanções, a suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos.
D) A ação judicial em face de Maria pode ser proposta até três anos após o término do exercício de cargo em comissão e estará ela sujeita, dentre outras sanções, a proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de 5 anos.
29) Os servidores estatutários de uma autarquia previdenciária resolveram decretar greve por melhores condições de trabalho. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A) A administração pública poderá agir discricionariamente para escolher se desconta da remuneração dos servidores os dias parados.
B) A greve poderá ser declarada legal, porém a administração pública deverá, em regra, descontar da remuneração dos servidores os dias parados.
C) A greve será, de pronto, ilegal, visto que ainda não foi editada lei que regulamente a greve no serviço público.
D) A greve poderá ser considerada legal se o Estado der causa à deflagração, assim como ocorreria no caso de servidores policiais civis.
30) Assinale a alternativa correta sobre como são classificados os órgãos públicos em que a exteriorização da vontade do dirigente do órgão é suficiente para demonstrar a vontade do próprio órgão.
A) Órgãos de representação estatutária.
B) Órgãos de representação unitária.
C) Órgãos de representação plúrima.
D) Órgãos unipessoais.
31) Uma das características fundamentais dos contratos administrativos é a presença das chamadas cláusulas exorbitantes. São regras que conferem poderes contratuais especiais, projetando a Administração Pública para uma posição de superioridade diante do particular contratado. Nesse sentido, são cláusulas necessárias em todo contrato administrativo, exceto:
A) o regime de execução ou a forma de fornecimento.
B) o crédito pelo qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica.
C) a obrigação do contratado de manter, durante a assinatura do contrato, em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação.
D) as condições de importação, a data e a taxa de câmbio para conversão, quando for o caso.
32) Os autores costumam classificar os diversos tipos de bens públicos a partir de três critérios diferentes: 1) quanto à titularidade; 2) quanto à disponibilidade; 3) quanto à destinação. Quanto à destinação, os bens públicos podem ser de três tipos: de uso comum do povo, de uso especial e dominicais. Sobre os bens públicos de uso especial, assinale a alternativa correta.
A) Bens públicos de uso especial são aqueles que constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades.
B) Bens públicos de uso especial são os rios, mares, estradas, ruas e praças.
C) Bens públicos de uso especial são os edifícios ou terrenos destinados a serviço ou estabelecimento da administração federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias.
D) Bens públicos de uso especial são aqueles pertencentes às pessoas jurídicas de direito público a que se tenha dado estrutura de direito privado.
33) O Inquérito Civil é um instrumento pré-processual, de utilização exclusiva do Ministério Público Federal ou Estadual, que pode culminar ou não com a instauração da Ação Civil Pública em defesa do meio ambiente.
Sobre o inquérito civil ambiental, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.
A) O membro do Ministério Público que instaurou o inquérito civil pode arquivá-lo, se concluir pela ausência de responsabilidade, estando seu ato sujeito a homologação ou rejeição pelo Conselho Superior do Ministério Público.
B) É um instrumento indispensável para o exercício da ação civil pública em defesa do meio ambiente.
C) Caso haja representante da Delegacia do Meio Ambiente, o inquérito civil deverá ser por este presidido.
D) O inquérito civil, procedimento administrativo de caráter inquisitorial cujo objetivo é realizar atividades investigativas preparatórias, está sujeito ao princípio da ampla defesa, consistindo o desrespeito a esse princípio vício capaz de eivar de nulidade a ação civil pública ambiental nele embasada.
34) Considerando a legislação que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Lei nº 12.305/10, assinale a afirmativa correta.
A) Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
B) O disposto nesta Lei aplica-se tanto aos resíduos sólidos, como aos rejeitos radioativos.
C) Para os efeitos desta Lei, entende-se por coleta seletiva o instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
D) Os resíduos sólidos têm a seguinte classificação quanto à origem: resíduos da construção civil que são aqueles gerados na atividade de pesquisa, extração ou beneficiamento de minérios.
35) Segundo a lei, possuidor é aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade. Logo, ao ter de fato tal exercício, terá um direito à posse.Tanto isto é verdade que, de acordo com a legislação, a posse se adquire desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome próprio, de qualquer dos poderes inerentes à propriedade. Neste sentido, sobre os efeitos da posse, assinale a alternativa correta:
A) A alegação da exceção de propriedade no juízo possessório obsta à manutenção ou reintegração na posse.
B) O possuidor de má-fé responde por todos os frutos colhidos e percebidos, mas não pelos que deixou de perceber, desde o momento em que se constituiu de má-fé; tem direito às despesas da produção e custeio.
C) O direito de retenção consiste em poder o possuidor de boa-fé conservar a coisa em seu poder, até ser reembolsado do valor das benfeitorias necessárias e úteis.
D) O possuidor de má-fé não responde pela perda ou deterioração da coisa, a que não der causa.
36) A curatela, em sua figura básica, visa a proteger a pessoa maior, padecente de alguma incapacidade ou de certa circunstância que impeça a sua livre e consciente manifestação de vontade, resguardando-se, com isso, também, o seu patrimônio, como se dá, na mesma linha, na curadoria (curatela) dos bens do ausente.
Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
A) A curatela afetará tão somente os atos relacionados aos direitos de natureza negocial, alcançando, porém, o direito ao trabalho e à privacidade.
B) Na nomeação de curador para a pessoa com deficiência, o juiz poderá estabelecer curatela compartilhada a mais de uma pessoa.
C) Estão sujeitos à curatela aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade; os ébrios habituais e os viciados em tóxico; os deficientes mentais; e os deficientes visuais.
D) A interdição do pródigo o privará de emprestar, transigir, dar quitação, alienar, hipotecar, demandar ou ser demandado, e praticar, em geral, os atos que sejam de mera administração, ainda que tenha um curador.
37) A noção jurídica de responsabilidade pressupõe a atividade danosa de alguém que, atuando a priori ilicitamente, viola uma norma jurídica preexistente (legal ou contratual), subordinando-se, dessa forma, às consequências do seu ato (obrigação de reparar). Nesse sentido, com relação à responsabilidade civil prevista no Código Civil de 2002, podemos afirmar que:
A) aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, ainda que o causador do dano seja descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz.
B) existe uma única cláusula geral de responsabilidade civil baseada na culpa.
C) se da ofensa resultar defeito pelo qual o ofendido não possa exercer o seu ofício ou profissão, ou se lhe diminua a capacidade de trabalho, a indenização, além das despesas do tratamento e lucros cessantes até ao fim da convalescença, incluirá pensão correspondente à importância do trabalho para que se inabilitou, ou da depreciação que ele sofreu.
D) o princípio da reparação integral não encontra qualquer exceção no Direito Civil brasileiro.
38) Paula e André estavam discutindo sobre o domicílio das pessoas naturais. Segundo Paula, de acordo com o Código Civil, se a pessoa exercer a profissão em vários lugares, cada um deles constituirá domicílio para as relações que lhe corresponderem. André, porém, afirmou que se a pessoa exercer a profissão em vários lugares, apenas o principal deles constituirá domicílio para as relações que lhe corresponderem.
De acordo com o Código Civil, podemos afirmar que:
A) Paula tem razão.
B) André tem razão.
C) ambos têm razão.
D) ambos estão equivocados.
39) Por meio de um contrato de mandato, Maria recebe de Pedro poderes para, em seu nome, praticar atos.
Sobre a hipótese, assinale a alternativa correta:
A) faz se necessária a outorga de poderes especiais e expressos para transigir, alienar ou praticar outros atos que exorbitem da administração ordinária.
B) se Maria for maior de dezesseis e menor de dezoito anos não emancipada não poderia ser mandatária.
C) pode o mandato ser outorgado por instrumento público ou particular, mas o substabelecimento deve ser feito obrigatoriamente mediante instrumento público.
D) Em caso algum, se admite o mandato verbal. A outorga do mandato está sujeita à forma exigida por lei para o ato a ser praticado.
40) Imagine que a Lei "A", que disciplinava o serviço de limpeza pública de coleta de resíduos sólidos domiciliares comuns da municipalidade, tenha sido revogada pela Lei "B", que, após certo período, perdeu sua vigência. Nessa situação, é correto afirmar que:
A) a Lei “A” somente será restaurada caso nenhuma outra lei seja editada para tratar da mesma matéria, isto é para o fato de não haver lacuna jurídica.
B) salvo disposição em contrário, a Lei “A” não será restaurada, automaticamente.
C) a Lei “A” será, automaticamente, restaurada, salvo disposição expressa em contrário da Lei “B”.
D) caso a Lei “B” tenha sido editada para vigorar temporariamente, a lei "A" será restaurada automaticamente.
41) De acordo com o art. 79 do Código Civil, são considerados bens imóveis o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificialmente.
Assim, consideram-se imóveis para os efeitos legais, exceto:
A) As edificações que, separadas do solo, mas conservando a sua unidade, forem removidas para outro local.
B) Os materiais provisoriamente separados de um prédio, para nele se reempregarem.
C) Os direitos pessoais de caráter patrimonial e respectivas ações.
D) O direito à sucessão aberta.
42) O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que medidas de proteção serão aplicadas quando os direitos das crianças e dos adolescentes forem ameaçados ou violados. Uma dessas medidas de proteção é o acolhimento institucional. Sobre tal medida, assinale a alternativa correta.
A) O acolhimento institucional é medida de proteção irrevogável e excepcional, que atribui à criança acolhida a condição de filho.
B) O acolhimento institucional é medida de proteção provisória, utilizada como forma de adaptação da criança à família para posterior adoção.
C) O acolhimento institucional é medida de proteção irrevogável, utilizada como medida para posterior colocação em família substituta.
D) Assim como o acolhimento familiar, o acolhimento institucional é medida de proteção provisória e excepcional, utilizada como forma de transição para reintegração familiar ou colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade.
43) De acordo com a Lei nº 8.069/90, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, a remissão como forma de suspensão ou extinção do processo compete a (ao):
A) Defensoria Pública.
B) Conselho Tutelar.
C) Ministério Público.
D) Autoridade Judiciária.
44) A Lei nº 8.078/90 separou um capítulo específico para tratar das sanções administrativas a serem aplicadas, conforme o caso, aos fornecedores de produtos e serviços que pratiquem infrações as normas de defesa do consumidor. Com relação a essas sanções, assinale a alternativa correta.
A) A pena de multa, graduada de acordo com a gravidade da infração, a vantagem auferida e a condição econômica do fornecedor, será aplicada independentemente de procedimento administrativo.
B) A pendência de ação judicial na qual se discuta a imposição de penalidade administrativa não afasta a reincidência na esfera administrativa para fins de aplicação de sanção administrativa.
C) Os órgãos oficiais poderão expedir notificações aos fornecedores para que, sob pena de desobediência, prestem informações sobre questões de interesse do consumidor, resguardado o segredo industrial.
D) A sanção administrativa de suspensão de fornecimento de produtos ou serviço será cominada quando o fornecedor incorrer na prática de publicidade enganosa ou abusiva.
45) Imagine que empresas concessionárias de veículos tenham efetuado a cobrança indevida de valores referentes a fretes de veículos novos, adquiridos por inúmeros consumidores. Essa situação, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, se enquadra no conceito de:
A) Interesses ou direitos difusos.
B) Interesses ou direitos coletivos em sentido estrito.
C) Interessesou direitos individuais homogêneos.
D) Interesses ou direitos individuais heterogêneos.
46) De maneira geral, os títulos de crédito são classificados, quanto à sua circulação, em título ao portador e título nominal. No primeiro caso, não há identificação do beneficiário, ao possuidor é conferido o direito de crédito ainda que não haja seu nome, pois a mera posse é legítima. Já o título nominal é aquele que contém o nome do beneficiário no documento. No que se refere aos títulos de crédito nominativos (quando o nome do beneficiário não está no título, mas deve estar no registro do emitente), assinale a alternativa correta:
A) Não pode o título nominativo ser transformado em à ordem ou ao portador a pedido do proprietário, ainda que à sua custa.
B) Caso o título original contenha o nome do primitivo proprietário, tem direito o adquirente a obter do emitente novo título, em seu nome, devendo a emissão do novo título constar no registro do emitente.
C) O emitente que, ainda que de boa-fé, fizer a transferência do título nominativo por endosso, não ficará desonerado de responsabilidade.
D) Qualquer negócio ou medida judicial, que tenha por objeto o título, produz efeito perante o emitente ou terceiros, independente de averbação no registro do emitente.
47) Após perder seu emprego por conta dos desdobramentos econômicos causados pela pandemia, Fátima decide iniciar seu próprio negócio. Após reunir todas as suas economias, Fátima fez sua inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis e deu início a sua loja de calçados. Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
A) Caso Fátima decida abrir uma filial de sua empresa em outro estado, será necessária uma nova inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis, não cabendo, nesse caso, averbação em sua primeira inscrição, por se tratar de estabelecimentos distintos.
B) Se Fátima resolver admitir sócios em sua empresa, será necessário o encerramento de sua empresa individual para que seja feita uma nova inscrição societária no Registro Público de Empresas Mercantis.
C) Caso Fátima decida abrir uma filial de sua empresa em outro estado, será necessária apenas a averbação da constituição do novo estabelecimento na inscrição da empresa sede.
D) Se Fátima resolver admitir sócios em sua empresa, poderá solicitar ao Registro Público de Empresas Mercantis a transformação de seu registro de empresário individual para registro de sociedade empresária.
48) A empresa TecnoTudo Eletrônicos LTDA, diante da pandemia que assolou o mundo, viu seus rendimentos diminuírem e, sem alternativas, entrou em recuperação judicial. Para conduzir o processo, foi nomeado um administrador judicial. No que se refere à atuação do administrador judicial, assinale a alternativa correta:
A) O administrador judicial que não apresentar, no prazo estabelecido, suas contas ou qualquer dos relatórios previstos nesta Lei, será intimado pessoalmente a fazê-lo no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de desobediência.
B) O juiz fixará o valor e a forma de pagamento da remuneração do administrador judicial, o qual não excederá 15% (quinze por cento) do valor devido aos credores submetidos à recuperação judicial.
C) A remuneração do administrador judicial fica reduzida ao limite de 2% (dois por cento), no caso de microempresas e de empresas de pequeno porte.
D) O administrador que tiver suas contas desaprovadas sofrerá um abatimento de 50% (cinquenta por cento) no valor de sua remuneração.
49) Cláudia sempre teve interesse em construir seu próprio negócio. Conversando com uma amiga, Cláudia recebeu a sugestão de abrir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, tendo em vista ser um tipo empresarial que comporta apenas um sócio. Pesquisando sobre o assunto, Cláudia descobriu que:
A) A empresa individual de responsabilidade limitada será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País.
B) O nome empresarial poderá ser formado pela inclusão da expressão "EIRELI" após a denominação social da empresa individual de responsabilidade limitada, porém não se constitui como uma exigência para o regular funcionamento da empresa.
C) A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em até 2 (duas) empresas dessa modalidade.
D) A empresa individual de responsabilidade limitada não poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária num único sócio.
50) João, Daniel e Hugo são sócios da empresa, recém criada, Jogos Conectados Ltda e ainda estão iniciando nesse ramo empresarial. Para tirar algumas dúvidas, eles chamaram uma advogada amiga dos três para explicar melhor sobre os direitos e obrigações dos sócios. Assinale a alternativa que aborda corretamente o tema:
A) Quando um dos sócios promover a cessão parcial ou total de sua quota, até três anos depois de averbada a modificação do contrato, responde o cedente solidariamente com o cessionário, perante a sociedade e terceiros, pelas obrigações que tinha como sócio.
B) Os sócios são obrigados, na forma e prazo previstos, às contribuições estabelecidas no contrato social, e aquele que deixar de fazê-lo, nos quinze dias seguintes ao da notificação pela sociedade, responderá perante esta pelo dano emergente da mora.
C) Salvo estipulação em contrário, o sócio participa dos lucros e das perdas, na proporção das respectivas quotas, inclusive aquele cuja contribuição consiste em serviços.
D) O sócio que, a título de quota social, transmitir domínio, posse ou uso, responde pela evicção; e pela solvência do devedor, aquele que transferir crédito.
51) O objetivo da edição da Lei nº 12.153 de 2019 foi acelerar e reduzir o formalismo exagerado existente no procedimento comum ordinário nos processos em que a Fazenda Pública figura como parte ré.
De acordo com a referida Lei, analise as alternativas a seguir e assinale a opção correta.
A) Nas causas submetidas aos Juizados Especiais da Fazenda Pública, haverá reexame necessário.
B) A entidade ré deverá fornecer ao Juizado a documentação de que disponha para o esclarecimento da causa, apresentando-a na contestação.
C) Se o valor da execução ultrapassar o estabelecido para pagamento independentemente do precatório, o pagamento far-se-á, sempre, por meio do precatório, sendo facultada à parte exequente a renúncia ao crédito do valor excedente, para que possa optar pelo pagamento do saldo sem o precatório.
D) Podem ser partes, como réus, os Estados, o Distrito Federal, os Territórios e os Municípios, bem como autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, a eles vinculadas.
52) Trata-se a ação monitória de procedimento especial que tem como finalidade o pagamento de quantia em dinheiro, a entrega de coisa fungível ou infungível ou de bem móvel ou imóvel ou, ainda, o adimplemento de obrigações de fazer ou de não fazer com base em prova escrita desprovida de eficácia de título executivo, desde que o devedor (réu no plano do processo) seja capaz.
Sobre a ação monitória, assinale a alternativa correta.
A) Cabe a citação por edital em ação monitória, mas não é admissível a ação monitória fundada em cheque prescrito.
B) O juiz condenará o autor de ação monitória proposta indevidamente e de má-fé ao pagamento, em favor do réu, de multa de até dez por cento sobre o valor da causa.
C) Não cabe ação monitória em face da Fazenda Pública.
D) A reconvenção é cabível na ação monitória, após a conversão do procedimento em ordinário, bem como o oferecimento de reconvenção à reconvenção.
53) A reconvenção é uma nova ação, uma vez que aciona o judiciário a proferir uma resposta às pretensões formuladas pelo réu. A peculiaridade reside em que não forma um novo processo. A ação principal e a reconvenção terão um processamento conjunto e serão julgadas por uma só sentença. Haverá duas ações em um único processo.
A respeito da reconvenção, é correto afirmar que.
A) A desistência da ação ou a ocorrênciade causa extintiva que impeça o exame de seu mérito obsta ao prosseguimento do processo quanto à reconvenção.
B) Proposta a reconvenção, o autor será intimado pessoalmente para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.
C) Se o autor for substituto processual, o reconvinte deverá afirmar ser titular de direito em face do substituído, e a reconvenção deverá ser proposta em face do autor, também na qualidade de substituto processual.
D) Não se admite a reconvenção sem a presença da contestação.
54) Seguindo o procedimento comum, o advogado de Ana ingressou com uma ação de indenização por danos morais em face de João, sendo este regularmente citado para oferecer resposta.
Com relação à citação de João, tendo em vista o disposto no Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta.
A) Se João for pessoa incapaz, não será cabível a citação feita pelo correio.
B) Se for necessário realizar a citação de João em comarca contigua, deverá ser expedida carta precatória para que o juízo deprecante realize a citação.
C) Se o Oficial de Justiça, após comparecer três vezes ao local, não conseguir citá-lo, mas tiver suspeita de que João se oculta, será feita a citação por edital.
D) Se a citação ocorrer por meio eletrônico e seu conteúdo não for acessado no prazo de dez dias, deverá ocorrer a citação ficta do João.
55) Suponha que existam duas ações conexas e que as mesmas tramitam perante juízos diferentes com competência territorial diversa. Nessa situação, tendo em vista a necessidade de reunião das ações para julgamento conjunto, o juízo prevento será aquele em que:
A) tiver, ao tempo da arguição da conexão, praticado o maior número de atos processuais.
B) foi feita a primeira citação válida.
C) se proferiu o primeiro despacho liminar positivo.
D) primeiro foi distribuída a petição inicial.
56) Marta ajuizou ação em face de Marcos com vistas a receber o valor de 10 mil reais em razão da venda de um imóvel. A ação foi proposta no Juizado Especial Cível, sendo a audiência de conciliação designada para data oportuna.
Sobre a hipótese, assinale a alternativa correta.
A) Caso não compareça a audiência, Marcos sofrerá a penalidade de multa por ato atentatório à dignidade da justiça, prosseguindo-se o feito para a fase de instrução do processo.
B) Marcos poderá, em comum acordo com Marta, manifestar desinteresse pela audiência de conciliação, caso em que esta será dispensada.
C) Marcos deverá comparecer a audiência, não podendo a sua ausência ser suprida pelo comparecimento de seu advogado, sob pena de revelia.
D) Caso queira, Marcos poderá não comparecer a audiência, não se falando em revelia, caso seu advogado protocole contestação dentro do prazo legal.
57) O advogado de Felipe, réu em uma determinada ação, ofereceu contestação no quarto dia do prazo em que tinha para formular a defesa de seu cliente. Ocorre que após o protocolo da ação, o advogado se recordou de uma tese defensiva favorável a Felipe, mas que não havia mencionado na contestação e a mesma não poderia ser reconhecida ex officio pelo magistrado. Assim, o advogado decidiu oferecer nova contestação, tendo a mesma sido protocolada no décimo terceiro dia após a juntada do mandado de citação.
A respeito da situação descrita, assinale a alternativa correta.
A) Em razão da preclusão consumativa, deve o juiz deixar de receber a segunda contestação.
B) Em razão da preclusão temporal, deve o Juiz deixar de receber a segunda contestação.
C) Em razão da preclusão lógica, deve o juiz deixar de receber a segunda contestação.
D) Em homenagem às garantias da ampla defesa e do contraditório, deve o juiz receber a segunda contestação.
58) José era procurador de seu pai Francisco e, por este motivo, após a morte dele, José passou a receber, durante dois anos e meio, em sua conta bancária, uma pensão previdenciária. Acontece que o fato foi descoberto pela autoridade policial, vindo José a ser denunciado pelo Ministério Público pela prática do crime de apropriação indébita. Após o regular prosseguimento do feito, o juiz, na sentença, reconheceu que José, em razão da sua pouca vivência, não tinha o conhecimento de que sua conduta era ilícita.
Neste caso, é correto afirmar que:
A) temos o reconhecimento do erro sobre elemento do tipo, que exclui o dolo.
B) temos o reconhecimento da descriminante putativa.
C) temos o reconhecimento do erro de proibição.
D) temos o reconhecimento do erro sobre o objeto.
59) Caio, funcionário de uma empresa contratada para imprimir as provas de um processo seletivo para ingresso no ensino superior, divulgou para o seu irmão, que se submeteria ao exame, todo o conteúdo da prova.
Diante dos fatos apresentados, é correto afirmar que Caio:
A) cometeu o crime de fraude em certames de interesse público.
B) cometeu o crime de revelação do segredo profissional.
C) cometeu o crime de corrupção passiva.
D) cometeu o crime de violação de sigilo funcional.
60) Considere a seguinte situação hipotética: Mariana realizou compras em uma loja de artigos para casa. Porém, no momento do pagamento, Mariana fez uma enorme confusão, fingiu ter pago pelas compras e induziu o operador do caixa a lhe devolver troco.
Neste cenário, é possível afirmar que Mariana praticou o crime de:
A) roubo.
B) estelionato.
C) furto.
D) furto mediante fraude.
61) A tentativa é a realização incompleta do tipo penal, do modelo descrito na lei. Na tentativa, há prática de ato de execução, mas o sujeito não chega à consumação por circunstâncias independentes de sua vontade.
Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
A) O crime na forma tentada deverá reunir todos os elementos de sua definição legal.
B) Tentativa inacabada é impunível, pois nela é impossível a consumação delitiva pela ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto material.
C) O crime tentado será punido com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída pela metade.
D) A tentativa é possível nos crimes formais, se plurissubsistentes.
62) O instituto da legítima defesa apresenta um duplo fundamento: de um lado, a necessidade de defender bens jurídicos perante uma agressão injusta; de outro lado, o dever de defender o próprio ordenamento jurídico, que se vê afetado ante uma agressão ilegítima.
Com relação à legítima defesa, é correto afirmar que:
A) quem exerce função de guarda ou vigilância privada não pode alegar legítima defesa.
B) estará caracterizada quando o agente pratica fato para salvar de perigo atual, direito próprio ou alheio, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar.
C) exclui a antijuridicidade da conduta quando repele agressão injusta que esteja ocorrendo ou em vias de ocorrer, desde que a ação defensiva seja moderada e utilize os meios necessários.
D) A doutrina é pacífica no sentido de que os ofendículos - meios defensivos para a proteção da propriedade e de outros bens jurídicos, como, por exemplo, arame farpado, cerca elétrica e cacos de vidro sobre muros - têm natureza jurídica de legítima defesa preordenada.
63) A imputabilidade é a capacidade ou aptidão para ser culpável, embora, convém destacar, não se confunda com responsabilidade, que é o princípio segundo o qual o imputável deve responder por suas ações.
Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
A) Emoção e paixão excluem a imputabilidade.
B) Não responde o agente, portador de doença mental, que era, ao tempo da ação, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato.
C) A embriaguez voluntária ou a culposa não excluem a imputabilidade penal, segundo a actio libera in causa. Da embriaguez culposa, contudo, só pode advir um crime culposo.
D) Embriaguez completa e fortuita é causa excludente de imputabilidade.
64) A Lei nº 13.964/19 (Pacote Anticrime) promoveu significativas alterações na Lei de Interceptação Telefônica (Lei nº 9.226/96), uma delas foi a inclusão do art. 8º-A para ampliar a abrangência da lei também para os casos de captação ambiental de sinais eletromagnéticos, ópticos ou acústicos, o que inclui a interceptação ambiental e a escuta ambiental.A esse respeito, assinale a alternativa correta.
A) A captação ambiental poderá ser autorizada pelo juiz, a requerimento da autoridade policial, como forma de complementação das provas já utilizadas na investigação criminal.
B) A captação ambiental poderá ser autorizada pelo juiz, a requerimento do Ministério Público, quando houver elementos probatórios razoáveis de autoria e participação em infrações criminais cujas penas máximas sejam superiores a 5 (cinco) anos.
C) O requerimento poderá descrever circunstanciadamente o local e a forma de instalação do dispositivo de captação ambiental.
D) A captação ambiental não poderá exceder o prazo de 15 (quinze) dias, renovável por decisão judicial por iguais períodos, se comprovada a indispensabilidade do meio de prova e presente atividade criminal permanente.
65) Maria e João estão juntos há quase 5 anos. O rapaz, porém, é muito ciumento e ao ver a companheira cumprimentar o seu colega de trabalho, logo fica enfurecido e começa a ameaçá-la de morte. Maria, com medo de que João pudesse concretizar as ameaças, comparece a uma unidade policial e narra todo o episódio.
Sobre a hipótese e considerando as disposições da Lei nº 11.340/06, assinale a alternativa correta.
A) O juiz poderá conceder imediatamente as medidas protetivas de urgência, caso em que não se fará necessária a comunicação ao ministério público.
B) A relação de namoro entre Maria e João impossibilita a aplicação da Lei nº 11.340/06, ainda que o crime tenha sido praticado em razão de violência de gênero.
C) Como se trata de crime de ação penal pública condicionada a representação da vítima, Maria poderá, caso deseje, renunciar à representação, mas, desde que o faça antes do recebimento da denúncia, em audiência especialmente designada com tal finalidade, na presença do juiz e ouvido o Ministério Público.
D) Maria deve ser notificada apenas das decisões relativas às medidas protetivas, não sendo necessária sua notificação com relação aos demais atos processuais relativos ao agressor.
66) Assim como o habeas corpus, o Mandado de Segurança (MS), ação autônoma de impugnação, também é admitido no processo penal, porém de maneira subsidiária. Nesse sentido, analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa correta.
A) Concedido o mandado de segurança pelo Superior Tribunal de Justiça, cabe recurso ordinário constitucional dirigido ao Supremo Tribunal Federal.
B) No mandado de segurança impetrado pelo Ministério Público contra decisão proferida em processo penal, é obrigatória a citação do réu como litisconsorte passivo.
C) É possível a impetração de mandado de segurança quando o processo for manifestamente nulo.
D) Admite-se a impetração de mandado de segurança quando extinta a punibilidade.
67) Caio, condenado por diversos crimes, cujas penas máximas cominadas ultrapassam os 40 anos de reclusão, foi incluído em estabelecimento penal federal de segurança máxima para cumprimento da pena. A medida de inclusão do preso no referido estabelecimento se justificou no interesse da segurança pública.
Sobre a hipótese, e considerando as alterações promovidas pela Lei nº 13.964/19 (Pacote Anticrime) na Lei nº 11.671/08, que dispõe sobre a transferência e inclusão de presos em estabelecimentos penais federais de segurança máxima, é correto afirmar que o Caio:
A) será recolhido em cela com até duas pessoas, no máximo.
B) terá visita do cônjuge, do companheiro, de parentes e de amigos somente em dias determinados, por meio virtual ou no parlatório.
C) terá direito ao banho de sol três vezes por semana.
D) será monitorado em todos os meios de comunicação, com exceção da correspondência escrita.
68) O delegado Manoel, que comanda equipe que investiga infrações penais ligadas às organizações terroristas, representa ao juiz competente pela autorização de infiltração de agentes de polícia como meio legal para obtenção de provas.
Sobre a hipótese e considerando as disposições previstas na Lei nº 12.850/13, assinale a alternativa correta.
A) A infiltração de agentes será autorizada pelo prazo de um ano, vedada sua renovação.
B) Antes de o juiz decidir pela infiltração de agentes, deverá cientificar o Ministério Público.
C) Será punido o agente infiltrado que cometer crimes durante a infiltração.
D) No curso do inquérito policial, o Ministério Público poderá requisitar, a qualquer tempo, relatório da atividade de infiltração.
69) A acareação (acareamento, careação ou confrontação) é o ato pelo qual se colocam frente a frente duas ou mais pessoas cujas declarações sobre fatos ou circunstâncias relevantes sejam conflitantes, a fim de que expliquem os pontos de divergência.
MOUGENOT, Edilson. Curso de processo penal, São Paulo: Saraiva Educação, 2019.
Sobre este meio de prova, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta.
A) Não é admitida entre acusados, em razão de seu direito constitucional ao silêncio, sendo possível, apenas, entre acusado ou testemunha e a pessoa ofendida.
B) A acareação é prova eminentemente processual não comportando ser utilizada pela Autoridade Policial no curso do inquérito.
C) Se da acareação resultar comprovado ter uma das testemunhas mentido durante seu depoimento, o resultado da acareação terá valor absoluto quando da valoração da prova em sentença.
D) É válida a acareação realizada sem a presença de alguma das testemunhas que divergiram, em suas declarações, sobre fatos ou circunstâncias relevantes.
70) Paulo é empregado da empresa JN Barros Ltda. e exerce a função de motociclista, realizando as entregas do estabelecimento. Neste caso, de acordo com as disposições da CLT, Paulo faz jus ao adicional de:
A) Insalubridade, no percentual de 20% sobre o salário base.
B) Periculosidade, no percentual de 40% sobre o salário base, por se tratar de trabalhador em motocicleta.
C) Penosidade, no percentual de 30% sobre o salário-mínimo, pela exposição à agentes climáticos.
D) Periculosidade, no percentual de 30% sobre o salário base, por se tratar de trabalhador em motocicleta.
71) Bruna foi admitida pela empresa ABC, tendo entregado sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ao seu empregador para anotação. Na ocasião, Bruna questionou o prazo para devolução de sua CTPS com a devida anotação. Diante desta situação, assinale a alternativa que responde corretamente o questionamento de Bruna.
A) O empregador terá o prazo de 5 dias úteis para anotar a CTPS, após a anotação, Bruna deverá ter acesso às informações da sua CTPS no prazo de até 48 horas.
B) O empregador terá o prazo único de 48h para anotar a CTPS e devolvê-la à Bruna.
C) O empregador terá o prazo de 48h para anotar a CTPS, após a anotação, Bruna deverá ter acesso às informações da sua CTPS no prazo de até 5 dias úteis.
D) O empregador terá o prazo de 5 dias úteis para anotar a CTPS e entregá-la a Bruna.
72) Mário é empregado da empresa Luz Divina Ltda, desgostoso com seu trabalho, movido por interesse pessoal de crescimento profissional em outro ramo, pretende celebrar acordo com seu empregador para que seja rescindido seu contrato de trabalho por mútuo consentimento. Nesta modalidade de rescisão contratual, Mário deverá estar ciente que receberá as seguintes verbas:
A) Na integralidade as verbas trabalhistas, não sendo permitido apenas a habilitação no Programa de Seguro-Desemprego.
B) Na integralidade o aviso prévio, se indenizado e a multa rescisória sobre o saldo do FGTS e por metade, as demais verbas trabalhistas. Assim como, a movimentação de 100% do saldo do FGTS, facultada a habilitação no Programa de Seguro-Desemprego.
C) Por metade o aviso prévio, se indenizado e a multa rescisória sobre o saldo do FGTS e na integralidade, as demais verbas trabalhistas. Assim como, movimentação de 80% do saldo do FGTS, não sendo permitido a habilitação no Programa de Seguro-Desemprego.
D) Por metade o aviso prévio, se indenizado e na integralidade, as demais verbas trabalhistas, inclusive a multa rescisória sobre o saldo do FGTS. Assim como, movimentação de 80% do saldo do FGTS, permitido a habilitação no Programade Seguro-Desemprego.
73) Jorge foi admitido na empresa BCE Soluções Ltda. mediante contrato de experiência de 45 (quarenta e cinco) dias, com a possibilidade de prorrogação automática do contrato. Após quatro meses de trabalho, Jorge foi demitido. Deste modo, caberá ao empregador:
A) Pagar metade das verbas rescisórias, considerando o término do contrato de experiência.
B) Pagar todas as verbas rescisórias como se o contrato tivesse sido celebrado por tempo indeterminado.
C) Pagar as verbas rescisórias pertinentes ao término do contrato de experiência.
D) Prorrogar o contrato de trabalho por mais 45 dias para somente assim rescindir o contrato por término do período de experiência.
74) Fabrício é empregado do Sabor do Nordeste, um grande restaurante que, devido ao grande movimento, só encerra suas atividades por volta das 23h. Sendo assim, a jornada de trabalho de Fabrício é de 12h às 23h com 1h de intervalo. No entanto, apesar desta jornada, Fabrício observou no seu contracheque que recebe apenas o salário base contratual. Diante do caso narrado, Fabrício faz jus ao:
A) Recebimento somente do adicional noturno com acréscimo de, pelo menos, 20% sobre a hora diurna, computando a hora noturna como 52 minutos e 30 segundos.
B) Recebimento do adicional de horas extras no importe de, pelo menos, 50% superior à da hora normal e recebimento do adicional noturno com acréscimo de, pelo menos, 25% sobre a hora diurna, computando a hora noturna como 50 minutos e 30 segundos.
C) Recebimento somente do adicional de horas extras no importe de, pelo menos, 50% superior à da hora normal.
D) Recebimento do adicional de horas extras no importe de, pelo menos, 50% superior à da hora normal e recebimento do adicional noturno com acréscimo de, pelo menos, 20% sobre a hora diurna, computando a hora noturna como 52 minutos e 30 segundos.
75) Acerca do Dano Extrapatrimonial tutelado pela CLT, assinale a afirmativa correta:
A) A imagem, a marca, o nome, o segredo empresarial e o sigilo da correspondência apesar de serem inerentes à pessoa jurídica, não são bens juridicamente tutelados pela legislação trabalhista.
B) São responsáveis pelo dano extrapatrimonial apenas o autor da ofensa ao bem jurídico tutelado, não cabendo a responsabilização àqueles que colaboraram para a ofensa.
C) A imagem, a marca, o nome, o segredo empresarial e o sigilo da correspondência são bens juridicamente tutelados inerentes à pessoa jurídica.
D) A reparação por danos extrapatrimoniais não pode ser pedida cumulativamente com a indenização por danos materiais quando decorrentes do mesmo ato lesivo.
76) A empresa X foi condenada ao pagamento de verbas rescisórias e acúmulo de função em reclamação trabalhista proposta por um ex-empregado. Diante disto, interpôs recurso ordinário, comprovando tempestivamente o recolhimento das custas e depósito recursal. Não obstante, quando da análise dos pressupostos de admissibilidade, pelo juízo a quo, o MM. juízo negou seguimento ao recurso, sob a fundamentação de que não houve o preparo recursal. Diante do caso narrado, assinale a medida processual cabível a ser adotada pela empresa X.
A) Mandado de Segurança
B) Agravo de Instrumento
C) Embargos de Declaração
D) Agravo de Petição
77) No processo do trabalho é permitido que as partes, por espontânea vontade, submetam um acordo firmado entre elas à homologação judicial. Acerca deste procedimento de jurisdição voluntária, assinale a alternativa correta.
A) O processo de homologação de acordo extrajudicial terá início por petição conjunta, sendo facultado às partes valer-se do jus postulandi.
B) A petição de homologação de acordo extrajudicial suspende o prazo prescricional da ação quanto aos direitos nela especificados.
C) Por se tratar de procedimento de jurisdição voluntária, as partes poderão ser representadas por advogado comum.
D) A homologação de acordo extrajudicial afasta a aplicação da multa por atraso no pagamento, prevista no §8º do art. 477 da CLT.
78) Vitor ajuizou reclamação trabalhista em face do seu ex-empregador, requerendo o benefício da justiça gratuita, pagamento de verbas rescisórias e adicional de insalubridade. Diante disto, requereu, entre outras provas, a realização de perícia técnica com fins de comprovar o alegado. Não obstante, quando da prolação da sentença, o MM. juízo concedeu o benefício da justiça gratuita e condenou a reclamada ao pagamento das verbas rescisórias, mas julgou improcedente o adicional de insalubridade, uma vez que a perícia não constatou o labor em ambiente insalubre. Diante do caso narrado, considerando as disposições contidas na CLT acera do honorário pericial, assinale a alternativa correta:
A) Vitor não deverá arcar com os honorários periciais, uma vez que é beneficiário da justiça gratuita.
B) Vitor deverá arcar com os honorários periciais, uma vez que foi sucumbente na pretensão objeto da perícia.
C) A reclamada deverá arcar com os honorários periciais por ser a parte hiperssuficiente da relação trabalhista.
D) A reclamada deverá arcar com os honorários periciais, independentemente de sucumbência quanto ao pedido.
79) Antônia laborou por dez anos na empresa A C Dourado Ltda, sem que houvesse a anotação do vínculo trabalhista em sua CTPS, mas ao ser desligada da empresa, recebeu corretamente suas verbas trabalhistas. Passados 3 anos do encerramento do contrato, visando o reconhecimento do vínculo empregatício para cômputo na sua aposentadoria junto ao INSS, Antônia ingressou com uma ação trabalhista em face de sua ex-empregadora, unicamente com este fim. Ao analisar o pleito, o MM. juiz, de ofício, extinguiu o processo com resolução do mérito sob o fundamento de que o direito por ela pretendido estava prescrito. Diante do caso narrado, assinale a alternativa correta.
A) Agiu equivocadamente o juiz, pois a prescrição não se aplica às ações que tenham por objeto anotações para fins de prova junto à Previdência Social.
B) Agiu corretamente o juiz, pois Antônia não observou a prescrição bienal para propositura de ações trabalhistas.
C) Agiu corretamente o juiz, uma vez que a prescrição é matéria de ordem pública e pode ser conhecida de ofício, ainda que a ação tenha por objeto anotação para fins de prova junto à Previdência Social.
D) Agiu equivocadamente o juiz, pois o prazo para a propositura da ação é de cinco anos contato do encerramento do contrato de trabalho, como Antônia ingressou com a reclamação após três anos, não há que se falar em prescrição.
80) A empresa A M Barros Ltda. foi condenada em reclamação trabalhista proposta por um ex-empregado. Irresignada com a respeitável decisão, interpôs Recurso Ordinário, objetivando a reforma do julgado. Apesar de amplamente demonstrados os argumentos jurídicos pertinentes, após regularmente processado e julgado o recurso ordinário, o acórdão proferido manteve a decisão de primeiro grau. Entretanto, o referido acórdão afronta diretamente e literalmente a Constituição Federal. Considerando o caso narrado, assinale a medida judicial a ser adotada pela empresa:
A) Embargos de Declaração
B) Agravo Interno
C) Recurso de Revista
D) Agravo de Instrumento
Gabarito: sua resposta
	1 -
	2 -
	3 - 
	4 - 
	5 - 
	6 - 
	7 - 
	8 - 
	9 - 
	10 - 
	11 - 
	12 - 
	13 - 
	14 - 
	15 -
	16 - 
	17 - 
	18 - 
	19 - 
	20 - 
	21 - 
	22 -
	23 - 
	24 - 
	25 -
	26 -
	27 - 
	28 - 
	29 - 
	30 - 
	31 - 
	32 - 
	33 - 
	34 - 
	35 -
	36 - 
	37 - 
	38 - 
	39 - 
	40 - 
	41 -
	42 - 
	43 - 
	44 - 
	45 -
	46 - 
	47 - 
	48 - 
	49 - 
	50 - 
	51 - 
	52 - 
	53 - 
	54 - 
	55 -
	56 - 
	57 - 
	58 - 
	59 - 
	60 - 
	61 - 
	62 - 
	63 - 
	64 - 
	65 - 
	66 -
	67 - 
	68 - 
	69 - 
	70 - 
	71 - 
	72 - 
	73 - 
	74 - 
	75 -
	76 - 
	77 - 
	78 - 
	79 - 
	80 - 
GABARITO OFICIAL: 
	1 - B
	2 - D
	3 - B
	4 - D
	5 - D
	6 - B
	7 - C
	8 - A
	9 - D
	10 - B
	11 - A
	12 - C 
	13 - B
	14 - D 
	15 - B 
	16 - A
	17 - C
	18 - D
	19 - C 
	20 - A
	21 - B
	22 - C
	23 - C
	24 - D
	25 - A 
	26 - B
	27 - C
	28 - C
	29 - B
	30 - B
	31 - C
	32 - C
	33 - A
	34 - A
	35 - C
	36 - B
	37 - C
	38 - A
	39 - A
	40 - B
	41 - C
	42- D
	43 - D
	44 - C
	45 - C
	46 - B
	47 - D
	48 - C
	49 - A
	50 - D
	51 - C
	52 - B
	53 - C
	54 - A
	55 - D
	56 - C
	57 - A
	58 - C
	59 - A
	60 - B
	61 - D
	62 - C
	63 - B 
	64 - D
	65 - C
	66 - B
	67 - B
	68 - D
	69 - D
	70 - D
	71 - A
	72 - C
	73 - B
	74 - D
	75 - C
	76 - C
	77 - B
	78 - B
	79 - A
	80 - C

Continue navegando