Buscar

Anatomia e Fisiologia do Sistema Musculo-Esquelético - Revisão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

[Type text]	[Type text]	[Type text]
QUESTÕES DE REVISÃO
REFERÊNCIAS: SILVERTHORN, D. U. Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada, 7ª Ed., 2017
TORTORA, G. J.; DERRICKSON, B. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 14ª Ed., 2016
FEITAS POR: LUCAS ALVES
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA MUSCULO-ESQUELÉTICO I
1. O que é uma Sutura Coronal, onde se localiza? Classifique esta articulação estrutural e funcionalmente? A sutura é uma articulação fibrosa composta de uma fina camada de tecido conjuntivo denso não modelado; as suturas ocorrem entre os ossos do crânio. Um exemplo de sutura é a sutura coronal entre os ossos parietal e frontal.
2. O que é uma sindesmose? Qual sua principal importância no membro inferior? A sindesmose é uma articulação fibrosa na qual existe uma distância maior entre as faces articulares e mais tecido conjuntivo denso não modelado do que em uma sutura. O tecido conjuntivo denso não modelado é tipicamente arranjado como um feixe (ligamento), possibilitando que a articulação tenha movimento limitado.
3. O que são articulações cartilaginosas? Defina e exemplifique. A articulação cartilagínea não apresenta cavidade articular e possibilita pouco ou nenhum movimento. Neste caso, os ossos integrantes da articulação estão fortemente ligados por cartilagem hialina ou fibrocartilagem. Os dois tipos de articulações cartilagíneas são as sincondroses e as sínfises.
4. Utilizando a ilustração abaixo, nomeie os componentes de uma articulação sinovial:
1- Cavidade articular
2- Cartilagem articular
3- Osso da articulação
4- Periósteo
5- Membrana Fibrosa da CA
6- Membrana Sinovial da CA
7- Osso da articulação
5. Descreva os Seis subtipos de Cartilagem articulares: 
Articulações planas — permitem deslizamento, ou movimentos de deslizamento, quando um osso se move pela superfície de outro (p. ex., articulação acromioclavicular).
Articulações em gínglimo — permitem movimento em torno de um eixo que passa transversalmente pela articulação; permitem flexão e extensão (p. ex., articulação do cotovelo [umeroulnar]).
Articulações trocóideas — permitem movimento em torno de um eixo que passa longitudinalmente ao longo da diáfise do osso; permitem rotação (p. ex., articulação atlantoaxial).
Articulações elipsóideas — permitem movimento em torno de dois eixos que estão em ângulo reto um com o outro; permitem flexão, extensão, abdução, adução e circundução (limitada) (p. ex., articulação radiocarpal).
Articulações selares — permitem movimento em torno de dois eixos que estão em ângulo reto um com o outro; as superfícies articulares têm forma de sela; permitem flexão, extensão, abdução, adução e circundução (p. ex., articulação carpometacarpal do polegar).
Articulações esferóideas — permitem movimento em torno de múltiplos eixos; permitem flexão, extensão, abdução, adução, circundução e rotação (p.ex.,articulação do quadril).
6. Quais são as principais funções do Sistema Muscular? Produzir movimentos. Estabilizar posições corporais. Armazenar e mover substâncias dentro do corpo. Gerar calor (termogênese).
7. Nomeie e descreva os tipos de tecido muscular existentes no corpo humano? O músculo esquelético forma a maior parte do tecido muscular no corpo. Ele consiste em feixes paralelos de longas fibras multinucleadas com estrias transversais, é capaz de contrações poderosas e é inervado por nervos motores somáticos e branquiais. Esse músculo é usado para mover ossos e outras estruturas, fornece suporte e dá forma ao corpo. Músculos esqueléticos individuais são muitas vezes denominados com base em sua forma (p. ex., músculo romboide maior), fixações (p. ex., músculo esterno-hióideo), função (p. ex., músculo flexor longo do polegar), posição (p. ex., músculo interósseo palmar) ou orientação das fibras (p. ex., músculo oblíquo externo).
O músculo cardíaco é o músculo estriado encontrado apenas nas paredes do coração (miocárdio) e em alguns dos grandes vasos, próximo de onde eles se unem ao coração. Ele consiste em uma rede ramificada de células individuais ligadas elétrica e mecanicamente para funcionar como uma unidade. Suas contrações são menos potentes que as do músculo esquelético, e ele é resistente à fadiga. O músculo cardíaco é inervado por nervos motores viscerais. 
O músculo liso (ausência de estrias) consiste em fibras alongadas ou fusiformes capazes de contrações lentas e sustentadas. Ele é encontrado nas paredes dos vasos sanguíneos (túnica média), associado a folículos pilosos na pele, localizado no bulbo do olho, e também nas paredes de várias estruturas associadas aos sistemas digestório, respiratório, urinário e genital. O músculo liso é inervado por nervos motores viscerais.
8. Nomeie e descreva os principais padrões morfológicos (forma) de organização dos fascículos musculares? São feixes de fibras musculares envoltos por um tecido conjuntivo chamado perimísio, logo, cada fibra é uma Célula longa e cilíndrica coberta por endomísio e sarcolema; contém sarcoplasma, miofibrilas, muitos núcleos localizados na periferia, mitocôndrias, túbulos transversos, retículos sarcoplasmáticos e cisternas terminais. A fibra tem aspecto estriado. As miofibrilas são elementos contráteis filamentosos dentro do sarcoplasma da fibra muscular que se estendem por todo comprimento da fibra; composta por filamentos.
9. De o exemplo de um músculo esquelético estriado que não possui controle voluntário e sua ação dependa da concentração de determinados gases respiratórios? Que nome damos a este tipo de contração? Contração reflexa. Embora os músculos esqueléticos também sejam denominados músculos voluntários, alguns aspectos da sua atividade são automáticos (reflexos) e, portanto, não são controlados pela vontade. Os exemplos são os movimentos respiratórios do diafragma, controlados na maioria das vezes por reflexos estimulados pelos níveis sanguíneos de oxigênio e dióxido de carbono (embora possa haver controle voluntário dentro de limites), e o reflexo miotático, que resulta em movimento após alongamento muscular produzido pela percussão de um tendão com um martelo de reflexo.
10. O que é um reflexo miotático, exemplifique? Reflexo Miotático é o reflexo motor que ocorre em resposta ao estiramento de um músculo, pode ocorrer em todos os músculos esqueléticos do corpo. O exemplo mais famoso de reflexo miotático é o reflexo patelar
11. O que é uma contração Tônica? Mesmo quando os músculos estão em repouso, em geral eles ainda apresentam certa tensão. Essa tensão é conhecida como tônus muscular. Como normalmente a fibra muscular esquelética não se contrai sem que ocorra um potencial de ação para estimulá-la, os tônus do músculo esquelético resultam inteiramente de baixa frequência de impulsos nervosos vindos da medula espinal
12. Defina contrações Isotônicas e Isométricas? A contração isotônica tem lugar quando a força da contração muscular é superior à carga e a tensão do músculo permanece constante durante a contração; quando o músculo é contraído, se encurta e move a carga. A contração isométrica ocorre quando a carga é maior que a força da contração muscular; o músculo gera tensão ao se contrair, mas o comprimento total do músculo não varia. (a) Contração Concêntrica: o músculo se encurta e traciona outra estrutura, como um tendão, reduzindo o ângulo de uma articulação. Ex: Trazer um livro que estava sobre a mesa ao encontro da cabeça. b) Contração Excêntrica: quando aumenta o comprimento total do músculo durante a contração. Ex: idem anterior, porém quando recolocamos o livro sobre mesa.)

Continue navegando