A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
atividade 02

Pré-visualização | Página 1 de 2

Este nível de prevenção considera que a ação do psicopedagogo deve estar voltada para os processos educativos, com o objetivo de diminuir a “frequência dos problemas de aprendizagem” (BOSSA, 2011, p. 25). Diante do fato, sobre qual nível do trabalho preventivo está sendo exposto?
BOSSA, Nadia Aparecida. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2011.
Escolha uma opção:
a.
Terceiro nível de prevenção
b.
Primeiro nível de Prevenção
c.
Quarto nível de prevenção
d.
Segundo nível de prevenção
e.
Primeiro e terceiro nível de prevenção
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 2
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
É a dislexia que nasce com o indivíduo, pode ter as mais variadas causas e tem características próprias. Esta informação se refere a qual tipo de dislexia?
Escolha uma opção:
a.
Adquirida.
b.
Correlata.
c.
Congênita ou inata.
Unidade III – Dislexia
A alternativa está correta, pois dislexia Congênita ou Inata: É a dislexia que nasce com o indivíduo, pode ter as mais variadas causas e tem características próprias, como, por exemplo, uma comprovada alteração hemisférica cerebral, onde os hemisférios encontram-se invertidos ou em igualdade ou até por uma alteração de alguns cromossomos
d.
Primária.
e.
Ocasional.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
A discalculia provoca dificuldades em aprender tudo o que está diretamente relacionado a números. Quando há uma perturbação na utilização de procedimentos aritméticos, como confusões entre operações escritas como: adição, subtração, divisão e multiplicação, é caracterizado por qual tipo de Discalculia?
Escolha uma opção:
a.
Discalculia espacial.
b.
Discalculia Anaritmetrica.
A alternativa está correta, pois de acordo com Farrel (2008) é na Anaritmetria que se encontra a perturbação na utilização de procedimentos aritméticos, como confusões entre operações escritas como: adição, subtração, divisão e multiplicação.
c.
Discalculia practognóstica.
d.
Discalculia gráfica.
e.
Discalculia operacional.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
esenvolvimento, a dificuldade de aprendizagem que se refere como uma desordem estrutural da maturação das capacidades matemáticas, sem manifestar, no entanto, uma desordem nas demais funções mentais generalizadas. Sobre os sintomas da Discalculia, analise as afirmativas abaixo:
 
I - Dificuldades em nomear quantidades matemáticas, os números, os termos e os símbolos.
II - Dificuldade na execução de operações e cálculos numéricos.
III - Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita.
IV - Dificuldades na escrita de símbolos matemáticos.
V - Dificuldades em fazer operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos.
 
GARCÍA, José Nicasio. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática.  Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a.
I, II, III e V.
b.
II, III, IV e V.
c.
I, III, IV e V.
d.
I, II, III, e IV.
e.
I, II, IV e V.
Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas, pois na discalculia verbal: dificuldades em nomear quantidades matemáticas, os números, os termos e os símbolos; Discalculia practognóstica: dificuldades para enumerar, comparar, manipular objetos reais ou em imagens;  Discalculia léxica: dificuldades na leitura de símbolos matemáticos;  Discalculia gráfica: dificuldades na escrita de símbolos matemáticos;  Discalculia ideognóstica: dificuldades em fazer operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos; e Discalculia operacional: dificuldade na execução de operações e cálculos numéricos.
A afirmativa III está incorreta, pois se refere à dislexia
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Pontes (2010), as ações psicopedagógicas nas escolas têm caráter preventivo e de assessoramento das dificuldades de aprendizagem. Sobre a atuação do psicopedagogo escolar, analise as afirmativas abaixo:
I – Realiza um trabalho institucional.
II – Averigua a formação dos professores.
III – Verifica se o currículo que dado está sendo adequado às necessidades dos alunos.
IV - O psicopedagogo assume na escola o papel de mediador somente entre a instituição e o aluno.
V - O psicopedagogo vai intervir na formação do professor, supervisor ou orientador pedagógico.
 
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a.
I, II, III e V
Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas, pois de acordo com Pontes (2010, p. 423-424), o psicopedagogo escolar “ [...] vai fazer um trabalho institucional: averiguar a formação dos professores; o currículo que está sendo dado e se está sendo adequado às necessidades dos alunos. E a partir dessas necessidades, se o professor está ou não preparado para atender ao aluno. O psicopedagogo vai intervir na formação do professor, supervisor ou orientador pedagógico”.
A afirmativa IV está incorreta, pois o psicopedagogo assume na escola o papel de mediador entre a instituição e a família do aluno.
 
PONTES, I. A. M. Atuação psicopedagógica no contexto escolar: manipulação, não; contribuição, sim. Revista Psicopedagogia, v.27, n.84, p.417-427, 2010.
b.
somente em IV
c.
I, III, IV e V
d.
I, II, III e IV
e.
II, III, IV e V
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 6
Completo
Atingiu 0,00 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
A avaliação psicopedagógica envolve as áreas emocionais, cognitiva, motora e pedagógica. Sobre a área motora, analise as alternativas abaixo e assinale a correta
Escolha uma opção:
a.
Avalia-se a presença de erros ortográficos e nas etapas do desenvolvimento do grafismo
b.
Avalia-se a presença de erros em cálculos
c.
Avalia-se o estágio de desenvolvimento dos sistemas nervoso sensorial e motor do sujeito
d.
Avalia-se a maneira como o aluno “desenha” as letras e segura os instrumentos
e.
A observação recai no desenvolvimento da aprendizagem da escrita.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 7
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
É uma dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. [...]”. O excerto citado se refere a qual dificuldade de aprendizagem?
Escolha uma opção:
a.
TDAH.
b.
Discalculia.
c.
Dislexia.
Unidade III – Dislexia
A alternativa está correta, pois segundo o pesquisador Olivier (2013) descreve em um de seus livros que alguns profissionais como Susan Brady, Hugh Catts, Emerson Dickman, Guinevere Eden, Jack Fletcher, Jeffrey Gilger, Robin Moris, Harley Tomey e Thomas Viall, em 2003, entraram em um consenso, colocando a definição da Dislexia, sendo: Dislexia é uma dificuldade de aprendizagem de origem neurológica. É caracterizada pela dificuldade com a fluência correta na leitura e por dificuldade na habilidade de decodificação e soletração. Essas dificuldades resultam tipicamente do déficit no componente fonológico da linguagem que é inesperado em relação a outras habilidades cognitivas consideradas na faixa etária.
d.
Disgrafia.
e.
Disortografia.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 8
Completo
Atingiu 0,00 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
A avaliação faz parte de nossa vida, devido o fato de que sempre é  atribuído valor a algo, a mesma pode acontecer de maneira inconsciente, mas o fato é que avaliamos e somos avaliados constantemente. Sobre a avaliação psicopedagógica analise as afirmativas abaixo:
I - A avaliação psicopedagógica é um processo de coleta e análise de informações relevantes sobre os diferentes elementos que intervêm no processo de ensino e aprendizagem.
II – São analisadas informações relevantes somente das competências do aluno.
III - A avaliação psicopedagógica é um processo de garimpagem pelo qual se busca conhecer os elementos que

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.