Buscar

Estudo de Caso Desenho Técnico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Caio Cesar Archanjo
Estudo de Caso 
Desenho Técnico 
23 Julho 2021. 
De fato, pode-se dizer que tanto a linguagem falada, quanto a linguagem gráfica são modos de comunicação. A primeira comunica o interlocutor por meio da voz ou por meio de sinais, a segunda o comunica através de desenhos ou de textos. No campo da arquitetura e do urbanismo, a linguagem gráfica é a que melhor pode comunicar suas funções. O desenho para o arquiteto é “equipamento” e “ferramenta” de trabalho. De todo modo, os desenhos na abordagem arquitetônica podem ser artísticos ou técnicos. Geralmente a primeira etapa de apresentação de um projeto é feito com um caráter mais artístico, chamado inclusive de estudo preliminar. Como o próprio nome diz é um estudo, os primeiros traços que irão compor o objeto a ser executado e materializado. Após essa primeira etapa o desenho passa a conferir uma dinâmica técnica e assim, passa usar representações normativas. Tendo em mente os distintos tipos de desenhos – artísticos e técnicos – conceitua-os e descreva as principais diferenças entre eles. Exemplifique sua resposta com imagens que ilustram essas diferentes formas de representação. 
Existem grandes diferenças entre o desenho artístico e o desenho técnico. O desenho artístico mostra os sentimentos de alguém. Ela não tem padrões a ser seguidos. Também, ela pode ser interpretada de acordo com o observador. A função, ou objetivo, desse tipo de arte é entreter, ensinar, fazer refletir ou dar algum tipo de apoio emocional. O artista pode usar telas, o próprio chão ou qualquer outro material que estiver disponível a ele. 
O desenho técnico precisar ter símbolos, numerações e elementos que ajudem alguém a executar o projeto do desenho. Ela segue regras e padrões que, geralmente, chegam através da ABNT. (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Não pode ser interpretada por cada observador. Precisa ser entendida pelo profissional que irá usar o desenho. O profissional que irá fazer uso do desenho técnico precisa ter até mesmo padrão no tipo de folha e outros materiais de uso, como escalímetro, transferidor, esquadros, compasso, etc. Hoje, os profissional também tem acesso a softwares especializados nesse tipo de trabalho, como: QCAD, AutoCAD, etc. 
Em outras palavras, o artista fará seu desenho, ou arte, produzindo suas emoções e retratando seu próprio mundo. O técnico usa traços, elementos, números e símbolos para representar como o leitor do projeto deve realizá-lo. 
EXEMPLOS COMENTADOS DE TIPOS DE DESENHOS
A obra feita por Michelangelo Buonarotti, (Figura 1) entre 1508 e 1512. Essa arte recebeu o nome de “A Criação de Adão”. Michelangelo a desenhou na Capela Sistina, na Cidade do Vaticano. Ela foi desenhada no teto da capela. Percebemos que essa arte tem o modo de visão do artista do relato bíblico da criação do livro de Gênesis. O artista segue padrões ao fazer o desenho e técnicas avançadas de pintura. Mas, o que há de diferente nessa pintura se comparada com um desenho técnico? Michelangelo não usou um papel padronizado, ele fez a obra no teto da capela! O propósito dessa obra não é usar elementos, números ou informação para ajudar o observador a construir um projeto.Figura 1: “A Criação de Adão”
Figura 2: Fonte IFRN
Já a Figura 2 mostra o projeto de uma peça. Perceba como o desenhista segue regras da ABNT de modo rigoroso. As linhas tracejadas representam linhas invisíveis que não podem ser cotadas. Por isso se realiza cortes de seções de modo que as linhas fiquem visíveis. 
Cada tipo de desenho tem uma função. É preciso que entendamos isso para não tentar fazer um desenho técnico para ser interpretado. Ele precisa ser entendido. E, para isso, ele vai precisar seguir todos os requisitos que um desenho técnico exige. 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Qual é a diferença entre desenho técnico e o desenho artístico? CONSELHO REGIONAL DOS TÉCNICOS INDUSTRIAIS DO ESTADO DO REIO DE JANEIRO. Disponível em: https://www.crtrj.gov.br/qual-e-a-diferenca-entre-desenho-tecnico-e-desenho-artistico/; acesso em 23 Jul 2021. 
Qual é a diferença entre desenhos artísticos e desenhos técnicos? DANZA. Disponível em: https://danzaenred.org/qual-e-a-diferenca-entre-desenhos-artisticos-e-desenhos-tecnicos/; acesso em 23 Jul 2021. 
Desenho Técnico. Disponível em https://desenho-tecnico.info/; acesso em 23 Jul 2021.
Anzzelotti, Aline. As 10 pinturas mais famosas do mundo. Disponível em: https://a7ma.art.br/arte/pinturas-famosas/; acesso em 23 Jul 2021. 
Saiba os principais problemas em desenhos técnicos que inviabilizam a fabricação. Disponível em: https://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/problemas-desenhos-tecnicos/; acesso em 23 Jul 2021.

Continue navegando