Buscar

apol 3

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sociologia Organizacional
Karl Marx afirmou que a consciência que os homens têm não corresponde às reais condições que se apresentam na vida social. Para ele, é necessário distinguir as transformações materiais das condições econômicas de produção das formas pelas quais os homens tomam consciência da realidade. Ou seja, os homens têm uma visão distorcida da realidade. Que conceito Marx associa a esse pensamento?
 
Nota: 20.0
	
	A
	Ideologia
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "A", de acordo com a obra PAIXÃO, Alessandro Ezequiel da. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. Capítulo 03, p.98
A ideologia é o conjunto das representações características de uma época e de uma sociedade, produzidas pela prática social. Contudo, segundo Marx, essas representações não correspondem à realidade tal qual ela é; elas são, sim, uma aparência da realidade. A ideologia é como uma “cortina de fumaça” que distorce a visão que os homens têm da realidade. (p. 98)
	
	B
	Materialismo histórico
	
	C
	Classes sociais
	
	D
	Capitalismo
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
Marx dizia que as relações que se estabelecem nas trocas dos valores de uso não se dão entre aqueles que produzem e aqueles eu necessitam de um produto qualquer. Isso porque o produto não pertence àquele que o produziu; logo a relação não se dá entre os produtores de mercadorias, mas entre as mercadorias. No sistema de corporações, era o próprio mestre artesão que vendia seu produto a outra pessoa. No capitalismo, a mercadoria é vendida no mercado e já não tem mais nenhuma relação com quem a produziu. Uma cadeira passa a ser igual a um valor em uma determinada moeda. Ou seja, as mercadorias criam vida, e o homem se torna uma “coisa”, um objeto, a força de trabalho que confere valor à mercadoria. Como Marx chama esse fenômeno?
 
Nota: 20.0
	
	A
	Ideologia
	
	B
	Estrutura econômica da sociedade
	
	C
	Fetichismo da mercadoria e reificação do homem.
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "C", de acordo com a obra PAIXÃO, Alessandro Ezequiel da. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. Capítulo 03, p.102
As mercadorias criam vida, e o homem se torna uma “coisa”, um objeto, a força de trabalho que confere valor à mercadoria. A isso Marx chama de fetichismo da mercadoria e reificação do homem (p. 102)
	
	D
	Forças produtivas
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
O capitalismo é a história da expropriação do trabalhador, que, com isso, fica dependente do capitalista. O trabalhador atual não percebe que foi expropriado do seu saber, pois essa relação se dá de forma encoberta pela ideologia. O trabalhador vê como normal o fato de trabalhar, receber um salário no final do mês e não ser dono daquilo que produz nem dos meios de produção que utiliza para produzir, enquanto o capitalista fica com o lucro da produção. O trabalhador é separado do saber do seu trabalho e também do resultado dele, mas não percebe sua condição. Trata-se de um trabalho alienado.
Essas considerações foram desenvolvidas por qual sociólogo?
 
Nota: 20.0
	
	A
	Émile Durkheim
	
	B
	Auguste Comte
	
	C
	Nicolau Maquiavel
	
	D
	Karl Marx
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "D", de acordo com a obra PAIXÃO, Alessandro Ezequiel da. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. Capítulo 03, p.100
Essas considerações foram desenvolvidas por Karl Marx, que afirmava que o trabalhador atual não percebe que foi expropriado do seu saber, pois essa relação se dá de forma encoberta pela ideologia. (p. 100)
Questão 4/5 - Teorias Econômicas Aplicadas à Contabilidade
Cada vez mais os países estão interligados e interdependentes. O comércio entre as nações mais que duplicou nos últimos 30 anos, e atualmente acima de um terço de tudo que é produzido no mundo é comercializado entre nações.
Quais os fatores que determinam as trocas internacionais?
 
Assinale a opção, que contem alguns dos motivos que promovem a expansão do comércio, para além das fronteiras de cada pais.
Nota: 20.0
	
	A
	Igualdade de dotação de recursos naturais – Assimetria em atributos construídos – diversificação ampla de fatores de produção – não integração de cadeia produtiva.
	
	B
	Diferenças de dotação de recursos naturais – Assimetria em atributos construídos – Qualificação de fatores de produção – Relação entre fatores de produção.
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "B", de acordo com a obra OLIVEIRA, Erico Michels Ney; WOLLENHAUPT. Fundamentos da Economia. Curitiba: Intersaberes, 2013. Capítulo 08, p. 133 e 134
	
	C
	Assimetria em atributos construídos – Relação entre fatores de produção, desigualdade de recursos naturais – desintegração de cadeia produtiva
	
	D
	Diferenças de dotação de recursos naturais – Assimetria em atributos construídos – falta de fatores de produção
	
	E
	Relatividade em atributos construídos – ausência de recursos naturais – ausência de fatores de produção.
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
Em sua obra, Karl Marx procura fazer uma análise do capitalismo com o objetivo de não apenas saber como funciona, mas poder transformar a sociedade, produzir uma nova realidade a partir das contradições do capitalismo.
Analise as seguintes proposições a respeito da visão de Marx sobre o capitalismo.
I. O capitalismo pode ser entendido como a história da expropriação dos trabalhadores, em que eles vão gradativamente perdendo a propriedade dos meios de produção e dos produtos, além do seu saber sobre o trabalho.
II. A ideologia faz com que os homens percebam a sua situação como normal e natural, impedindo-os de perceberem a realidade como realmente se apresenta.
III. Os modos de produção se transformam ao longo da história, mas não exercem muita influência na organização total da sociedade.
IV. Ao contrário de Durkheim, Marx não consegue estabelecer em sua obra uma “lei geral” que explique como a sociedade se organiza e se desenvolve.
V. Uma das principais contradições do capitalismo ocorre entre o desenvolvimento das forças produtoras e as relações sociais e produção.
 
São verdadeiras as seguintes proposições:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e V
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "A", de acordo com a obra PAIXÃO, Alessandro Ezequiel da. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. Capítulo 03
As afirmações I, II e V estão corretas. Marx mostra como a produção da vida exerce grande influência em toda a sociedade (p. 104). A pretensão de Marx se assemelha à de Durkheim, ou seja, descobrir as leis gerais que movem a sociedade. Para ele, o que move a história é a luta de classes (p. 88).
	
	B
	I e V
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	I, II, III e IV

Continue navegando