Buscar

Desmatamento no Brasil - Iniciação Científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Desmatamento no Brasil
RESUMO:
 O presente artigo diz respeito ao estudo sobre o desmatamento no Brasil suas causas e consequências.
 Este estudo destaca os problemas que o país enfrenta na atualidade, concluindo que o desflorestamento é uma prática agressiva geralmente realizada pelos seres humanos gerando grandes prejuízos para o meio ambiente e a própria vida das pessoas. A partir disso, a pesquisa tem o objetivo de despertar a consciência ambiental das pessoas para uma necessidade de preservação ambiental, destacando que também é preciso haver uma intervenção do governo buscando estabelecer leis mais rígidas e fiscalizações mais atuantes para combater esse crime.
 Palavras-chave: Desmatamento: meio ambiente; ação humana; Amazônia.
Abstract:
The present article concerns the study on deforestation in Brazil its causes and consequences.
      This study highlights the problems facing the country today, concluding that deforestation is an aggressive practice generally performed by humans, causing great damage to the environment and people's lives. From this, the research aims to raise people's environmental awareness for a need for environmental preservation, highlighting that there is also a need for government intervention seeking to establish stricter laws and more effective inspections to combat this ecological crime.
 Keyboards: Deforestation: environment; human action; Amazon.
1. INTRODUÇÃO:
 O desmatamento é a prática de exploração e desaparecimento completo e permanente de áreas verdes, como florestas, causado principalmente pela ação humana. Embora o conceito se refira quase que exclusivamente às formações de matas e florestas, com árvores de grande porte, hoje o entendimento sobre desmatamento se dá também na perda de formações vegetais diferenciadas, como savanas, campos, Cerrado e outros biomas de vegetação mais esparsa. No Brasil, houve um grande avanço no desmatamento com a chegada dos portugueses em 1500, os quais exploravam o pau-brasil para venda na Europa. Contudo, com a Revolução Industrial do século XVIII, o desmatamento mundial alcançou uma aceleração sem precedentes. 
 O desmatamento pode ser causado por alguns fatores naturais, mas nos níveis mais atuais, apenas a atividade humana consegue ser responsável por tanta devastação. Suas causas podem ser muitas, mas geralmente incluem a necessidade de se explorar as florestas para obter ganhos econômicos, como a obtenção de madeira, frutos e para a construção de estradas e hidrelétricas.
2. DESENVOLVIMENTO:
 O Brasil é o segundo país com a maior cobertura vegetal do mundo, ficando atrás apenas da Rússia. Entretanto, o desmatamento está reduzindo de forma significativa a cobertura vegetal no território brasileiro. São aproximadamente 20 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa desmatada por ano em consequência de derrubadas e incêndio. O desmatamento, embora seja uma ação antrópica (humana), não é feito por acaso. Existem alguns motivos que provocam ou intensificam a ocorrência desse problema, entre os quais, podemos mencionar: a expansão agropecuária onde o avanço das áreas agricultáveis e da fronteira agrícola provoca o avanço das atividades humanas sobre o meio natural, fazendo com que áreas inteiras de matas sejam substituídas por pastagens, campos agrícolas ou áreas rurais à espera de valorização financeira. O crescimento da urbanização que contribui para que as áreas verdes localizadas tanto nas áreas ao redor das cidades quanto dentro dos limites urbanos sejam removidas para a construção de moradias, empreendimentos, prédios, indústrias e muitas outras formas de intervenção do homem sobre o seu espaço e também a maior demanda por recursos naturais onde os bens oferecidos pela natureza são explorados cada vez mais, com destaque para a madeira, o óleo de palma e outros elementos, que, quando retirados, provocam a destruição das florestas.
 Atualmente a Amazônia é área que mais sofre com o desmatamento no Brasil. Em termos atuais, a deflorestação Amazônia já ultrapassou, em área, o território da França. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais detectou aumento de 88% no desmatamento da Amazônia comparando junho de 2019 com junho de 2018. Quase todo esse desmatamento foi registrado em quatro estados. Só em Juara, Mato Grosso, o MapBiomas, que reúne ONGs, universidades e empresas de tecnologia, calcula que foram cortadas mais de 300 mil árvores no mês. Foi o pior resultado para junho desde 2016 de acordo com o sistema de monitoramento de alertas do Inpe, que monitora a Amazônia há mais de 30 anos. Os pesquisadores explicam que grande parte do desmatamento pode estar associada à expansão de atividades na região. Como cita Almeida “A resposta para isso pode estar ligada a uma série de fatores. Efetivamente, há uma expansão de atividades na região, seja por mineração, por grilagem de terra, por expansão agrícola. Enfim, você tem vários atores que podem estar agindo atrás dessa região”. 
 São várias as consequências e impactos gerados pelo desmatamento, haja vista que a intervenção do homem sobre o meio natural fatalmente acarreta desequilíbrios. Dentre tais problemas, podemos citar: a perda da biodiversidade que com a destruição das florestas, o habitat natural de muitas espécies torna-se escasso ou inexistente, contribuindo para a morte de muitos animais e até mesmo a extinção dos tipos endêmicos. A desertificação onde a retirada de matas associada a manejos inadequados do solo, tem causado a desertificação dos ambientes, onde a ausência de vida predomina e por fim o aumento do efeito estufa, pois na queimada das matas praticamente todo o carbono absorvido pelas plantas retorna à atmosfera.
3. CONCLUSÃO:
Uma das possíveis soluções para o desmatamento seria aumentar a presença do governo nas regiões que sofrem com o problema, que geralmente são áreas remotas onde não há fiscalização. Além disso, é necessário que as leis que já existem sejam melhor aplicadas e que sejam criadas mais áreas de proteção integral. Outra medida fundamental é o investimento em incentivos para que as empresas adotem processos produtivos que não desmatem, com cobrança de impostos altos para as atividades econômicas que envolvem uso de recursos naturais. Deve-se apostar, ainda, no desenvolvimento sustentável, incentivando a utilização de recursos naturais que não causem impactos graves ao meio ambiente. Também é de suma importância que a população esteja consciente sobre as graves consequências do processo buscando fazer sua parte no consumo sustentável.
REFERÊNCIAS:
CELI, Renata. Desmatamento: como é no Brasil, causas e consequências. Disponível em: < https://www.stoodi.com.br/blog/2018/11/29/desmatamento-como-e-no-brasil/> Acesso em: 29 de setembro de 2019.
DE CERQUEIRA Wagner, Desmatamento no Brasil. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/desmatamento-no-brasil.htm>. Acesso em: 29 de setembro de 2019.
ALVES, Rodolfo. Desmatamento: causas e consequências. Disponível em: < https://escolakids.uol.com.br/geografia/desmatamento-causas-e-consequencias.htm>. Acesso em: 29 de setembro de 2019.
MAGALHÃES, Lana. Desmatamento. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/desmatamento/>. Acesso em: 29 de setembro de 2019.
ALMEIDA, Cláudio. Inpe registra em junho aumento de 88% de desmatamento na Amazônia. Disponível em < https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/07/04/inpe-registra-em-junho-aumento-de-88percent-de-desmatamento-na-amazonia.ghtml>. Acesso em: 29 de setembro de 2019.
SITE FRAQMAQ. EXISTE SOLUÇÃO PARA O DESMATAMENTO? Disponível em: < https://www.fragmaq.com.br/blog/solucao-desmatamento/>. Acesso em: 29 de setembro de 2019.

Continue navegando