Buscar

variola e catapora

Prévia do material em texto

Varíola
· varíola é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus da varíola, um ortopoxvírus.
· A varíola é transmitida de pessoa para pessoa por inalação. Vestuários ou roupas de cama contaminados também podem transmitir a infecção
 A infecção é muito contagiosa durante os primeiros sete a dez dias após o aparecimento do rash cutâneo
· Varíola provoca lesões vesiculopustulosas difusamente distribuídos. As lesões são geralmente mais densas na face e nos membros do que no tronco. Ao contrário de catapora, todas as lesões por varíola estão em um estágio similar de desenvolvimento em uma dada parte do corpo e profundamente incorporadas.
· A infecção nativa foi erradicada
· Nenhum caso de varíola ocorreu no mundo desde 1977 em razão da vacinação mundial, mas ainda há preocupações quanto ao uso por bioterroristas. 
· Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a descontinuação da vacinação rotineira contra varíola. declarou erradicada a infecção natural
Sinais e sintomas
A varíola maior apresenta um período de 10 a 12 dias de incubação (varia de 7 a 17 dias), seguido por 2 a 3 dias de pródromo, com febre, cefaleia, dor lombar e intenso mal-estar. 
 Mortes são resultado de resposta inflamatória maciça, que causa choque e falência de múltiplos órgãos, geralmente na segunda semana da doença.
Tratamento
· Tratamento de suporte
· Isolamento
· Possivelmente cidofovir, brincidofovir (CMX 001) ou tecovirimat (ST-246)
O tratamento é geralmente de suporte, com antibióticos para tratar infecções bacterianas secundárias. O antiviral cidofovir pode ser considerado. Brincidofovir (CMX001) e tecovirimat (ST-246) são medicamentos experimentais, mas foram utilizados para tratar as complicações graves relacionadas com a vacina (antivacínia), e também podem ser úteis para o tratamento. Atualmente, não há nenhum medicamento aprovado para o tratamento da varíola.
O isolamento das pessoas com varíola é essencial. Em epidemias limitadas, pacientes podem ser isolados em hospitais com quartos equipados com pressão-negativa
Catapora
 é uma doença infecciosa altamente contagiosa, causada por um vírus. Antes da vacina, era uma das enfermidades mais comuns da infância.Catapora (ou varicela) é uma doença infecciosa causada pelo vírus Varicela-Zóster.
SINTOMAS
 
Os primeiros sintomas são febre entre 37,5° e 39,5° C, mal-estar, inapetência, dor de cabeça, cansaço. Entre 24 e 48 horas mais tarde, surgem lesões de pele caracterizadas por manchas avermelhadas, que dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquido, sobre as quais, posteriormente, se formarão crostas que provocam muita coceira.
CONTÁGIO
 
A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato direto através da saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada ou por contato com o líquido do interior das vesículas.
O período de incubação dura em média 15 dias e a recuperação completa ocorre de sete a dez dias depois do aparecimento dos sintomas.
TRATAMENTO
 
O tratamento visa basicamente a aliviar os sintomas. Como outras doenças transmitidas por vírus, não há muito o que fazer. O importante é evitar a contaminação das lesões por bactérias, o que complica o quadro.
Não coçar as feridas diminui o risco de infecções e a formação de cicatrizes.
Adultos ou pessoas debilitadas, que se contaminem com o vírus da catapora, requerem cuidados especiais.
 VACINA CONTRA CATAPORA
 
É recomendada para crianças a partir de um ano, a adolescentes e adultos com baixa imunidade ou que passarão por tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
Uma vez adquirido o vírus, a pessoa fica imune por toda a vida. No entanto, ele permanecerá no organismo e, futuramente, poderá provocar uma doença conhecida como herpes-zóster, ou cobreiro.

Continue navegando