Buscar

Situações Liquidas Patrimoniais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Situações Liquidas Patrimoniais
	A Situação Líquida Patrimonial (SLP) representa a diferença entre o Ativo real (ativo total) e o Passivo real (passivo exigível, capital de terceiros). Eis uma equação para representar o conceito da situação de uma organização: 
Passivo Exigível é tudo aquilo que se trata de obrigações com terceiros, ou seja, é contas a pagar, títulos a pagar, etc. E terá seu vencimento após o encerramento do próximo exercício financeiro, assim quando vencerem, serão exigidas (reclamadas).
 SL = A – PE
Ou seja, Situação Líquida = Ativo – Passivo Exigível.
1. Ativo Real: São forma de ativos que se referem a bens físicos, direitos e valores, relacionados à economia real. Deste modo corresponde também que o Ativo Real é a soma do Ativo Financeiro com o Ativo Permanente. 
1. Passivo Real: É a forma passiva da entidade, referi- se as somas de todas obrigações, em um determinado tempo de vencimento. Assim, o passivo real é a soma do Passivo Financeiro com o Passivo Permanente.
 O Saldo Patrimonial ou Situação Líquida Patrimonial corresponde à diferença entre Ativo Real e Passivo Real. Se for positivo é chamado de Ativo Real Líquido. Se for negativo, de Passivo Real a Descoberto.
1. Passivo Não Exigível: Inclui as contas que são as obrigações com os proprietários da empresa que não serão reclamadas. E no âmbito do balanço patrimonial é onde e está inserido o patrimônio líquido da empresa. Este, no que lhe concerne, é composto pela diferença entre os ativos e os passivos da companhia. Assim, ele não implica em uma dívida a ser paga.
Conheça agora às três situações líquidas possíveis em uma entidade: 
	Situação Líquida Patrimonial Positiva, favorável ou superavitária: É quando o Ativo (Bens e Direitos) supera o valor total do Passivo (Obrigações). Assim, tendo um valor de Ativo superior, dando a empresa uma situação de normalidade. 
Situação Líquida Positiva ou Superavitária: Ativo > Passivo Exigível.
	Situação Líquida Patrimonial Negativa, desfavorável ou deficitária: É quando o valor total do Passivo (Obrigações) é “descoberto”, ou seja, está acima do valor total do Ativo (Bens e Direitos). Ou seja, a empresa não está conseguindo suprir o valor total de suas dívidas e despesas, com o valor referente a que tem em caixa, assim, ficando com mais contas a pagar, do que receber.
Situação Líquida Negativo ou Deficitário: Ativo < Passivo Exigível. 
	Situação Líquida Patrimonial Nula ou Inexistente: É o momento em que a empresa, está com o valor total do Ativo (Bens e Direitos) iguais ao valor total do Passivo (Obrigações). 
Situação Líquida Nula ou Inexistente: Ativo = Passivo Exigível.

Continue navegando