Buscar

reprodução assexuada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TIPOS DE REPRODUÇÃO
Reprodução é a capacidade que um organismo tem de gerar indivíduos semelhantes a si mesmo. É ela que garante aos seres vivos a sobrevivência de sua espécie: novos indivíduos substituem os que inevitavelmente morrem.
 
REPRODUÇÃO ASSEXUADA E REPRODUÇÃO SEXUADA
No mundo vivo existem duas formas básicas de reprodução: assexuada e sexuada. Na reprodução assexuada, um único genitor dá origem a descendentes geneticamente idênticos a ele. Na reprodução sexuada, dois genitores contribuem para gerar descendentes geneticamente diferentes.
 
PROCESSOS ASSEXUADOS DE REPRODUÇÃO
DIVISÃO BINÁRIA
 A maioria dos organismos unicelulares reproduz-se por divisão binária, processo que consiste na divisão da célula, originando dois novos indivíduos.
ESPORULAÇÃO
Alguns seres multicelulares, como algas e fungos, reproduzem-se assexuadamente por meio de esporos. Um esporo é uma célula que se liberta do corpo do organismo e, ao encontrar um ambiente favorável, multiplica-se, originando de um novo indivíduo geneticamente idêntico ao que o produziu.
BROTAMENTO
Muitas algas, fungos, animais invertebrados e plantas formam brotos na superfície do corpo que se desprendem e passam a ter vida independente, constituindo novos indivíduos geneticamente idênticos ao genitor.
FRAGMENTAÇÃO
Alguns animais invertebrados, como platelmintos (vermes achatados), anelídeos (minhocas), equinodermos (estrelas-do-mar), e também algumas plantas podem reproduzir-se assexuadamente por fragmentação. Nesse processo, fragmentos destacam-se do corpo do indivíduo e regeneram novos seres, geneticamente idênticos ao genitor. 
GEMULAÇÃO
Esponjas de água doce podem produzir estruturas denominadas gêmulas. Estas são formadas por grupos de células que se isolam e se desprendem do corpo de um organismo; ao encontrar um ambiente favorável, desenvolvem-se, transformando-se em novos indivíduos. 
As gêmulas e os esporos são resistentes às condições desfavoráveis do meio (falta de água, altas temperaturas etc.) e só germinam quando tais condições são satisfatórias. 
PARTENOGÊNESE
O que caracteriza a partenogênese é o desenvolvimento do óvulo sem fecundação. Esse tipo de reprodução assexuada ocorre em alguns vermes, insetos e mesmo em vertebrados, como certas espécies de peixes, de anfíbios e de répteis. 
Fonte: AMABIS, José Mariano. MARTHO, Gilberto Rodrigues. Fundamentos da biologia moderna. 2. ed. rev. São Paulo: Moderna. 1997. p.179.

Continue navegando