Buscar

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PÓS GRADUAÇÃO EM LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
AVALIAÇÃO – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
1. História da Educação Brasileira não é uma História difícil de ser estudada e compreendida. Ela evolui em rupturas marcantes e fáceis de serem observadas. A primeira grande ruptura travou-se com a chegada mesmo dos portugueses ao território do _______________. Não podemos deixar de reconhecer que os portugueses trouxeram um padrão de educação próprio da ______________, o que não quer dizer que as populações que por aqui viviam já não possuíam características próprias de se fazer educação. E convém ressaltar que a educação que se praticava entre as ______________ _________________não tinha as marcas repressivas do modelo educacional europeu. Complete a afirmativa:
A. Novo Mundo, Europa, populações indígenas.
B. Novo Mundo, Inglaterra, populações indígenas.
C. Índio, Europa, populações indígenas.
D. Novo Mundo, Europa, populações escravas.
2. De 1549 a 1759, quando uma nova ruptura marca a História da Educação no Brasil: a expulsão dos jesuítas por Marquês de Pombal. Se existia alguma coisa muito bem estruturada em termos de educação o que se viu a seguir foi o mais absoluto caos. Tentou-se as aulas régias, o subsídio literário, mas o caos continuou até que a Família Real, fugindo de Napoleão na Europa, resolve transferir o Reino para o Novo Mundo. Este método funcionou absoluto durante:
A. 310 anos
B. 250 anos
C. 210 anos
D. Nenhuma das alternativas está correta
3. A educação, no entanto, continuou a ter uma importância secundária. Basta ver que enquanto nas colônias espanholas já existiam muitas universidades, sendo que em 1538 já existia a Universidade de São Domingos e em 1551 a do México e a de Lima, a nossa primeira Universidade só surgiu em:
A. 1934 em Rio de Janeiro
B. 1934 em São Paulo
C. 1934 em Porto Seguro
D. 1934 em Vitoria
4. O período anterior, _____________________, talvez tenha sido o mais fértil da história da educação brasileira. Neste período atuaram educadores que deixaram seus nomes na história da educação por suas realizações. Neste período atuaram educadores do porte de Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, Carneiro Leão, Armando Hildebrand, Pachoal Leme, Paulo Freire, Lauro de Oliveira Lima, Durmeval Trigueiro, entre outros. Complete a afirmativa:
A. 1946 ao princípio do ano de 1960
B. 1940 ao princípio do ano de 1964
C. 1930 ao princípio do ano de 1964
D. 1946 ao princípio do ano de 1964
5. O Regime Militar espelhou na educação o caráter anti-democrático de sua proposta ideológica de governo: professores foram presos e demitidos; universidades foram invadidas; estudantes foram presos, feridos, nos confronto com a polícia, e alguns foram mortos; os estudantes foram calados e a União Nacional dos Estudantes proibida de funcionar; o Decreto-Lei calou a boca de alunos e professores; o Ministro da Justiça declarou que “estudantes tem que estudar” e “não podem fazer baderna”. Marque o decreto a qual a afirmativa se refere:
 
A. Decreto – Lei 477
B. Decreto – Lei 444
C. Decreto – Lei 446
D. Decreto – Lei 440
6. É no período mais cruel da ditadura militar, onde qualquer expressão popular contrária aos interesses do governo era abafada, muitas vezes pela violência física, que é instituída a Lei 5.692, A característica mais marcante desta Lei era tentar dar a formação educacional um cunho profissionalizante. Dentro do espírito dos “slogans” propostos pelo governo, como “Brasil grande”, “ame-o ou deixe-o”, “milagre econômico”, etc., planejava-se fazer com que a educação contribuísse, de forma decisiva, para o aumento da produção brasileira. A afirmativa refere-se a:
 
A. Lei 5.693 a lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, em 1964.
B. Lei 5.694 a lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, em 1970.
C. Lei 5.692 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1971.
D. Lei 5.691 a lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, em 1996.
7. Dentre as Ordens religiosas existentes no período, a de maior importância foi a:
A. Carmelitas
B. Companhia de Jesus
C. Beneditinos
D. Franciscanos
8. A ordem Religiosa Companhia de Jesus foi criada criada por ________________em 1540. Os primeiros padres inacianos chegaram ao Brasil em 1549. Esta data é tida como marco do início da história da educação no Brasil. Complete a afirmativa:
A. Padre Manoel da Nóbrega
B. Padre Samuel da Nóbrega
C. Armando Hildebrand
D. Inácio de Loyola
9. Com a queda do Estado Novo em 1945, e um cenário mundial de pós-guerra, anunciava-se, segundo Ghiraldelli, “uma nova era de construções de governos populares e democráticos na Europa” (2001, p. 105). O movimento popular cresceu, e dois aspectos foram marcantes do período. O instrumento que normatizou este período foi a Constituição da República promulgada em 18 de setembro de 1946, característica das democracias em vigor, pautada em princípios liberais. Referendada no documento acima mencionado, a política educacional do período de 1947 a 1961 se voltou a discussões em torno de uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que norteasse todos os níveis de ensino do território Nacional. Neste propósito de integração do sistema educacional, entrou em vigor em:
A. 20 de dezembro de 1961, a Lei 4.024
B. 30 de dezembro de 1961, a Lei 4.024
C. 20 de dezembro de 1961, a Lei 4.042
D. 30 de dezembro de 1961, a Lei 4.042
 10. Durante este período de maior repressão do regime, é implantada em 11 de agosto de 1971 a nova Lei de Diretrizes e Base para o Ensino de 1º e 2º Graus, Lei ______________, a qual agrupou o curso primário e o ciclo ginasial em Ensino de 1º grau, extinguindo o exame de admissão, atendendo alunos de 7 a 14 anos. Já o ciclo colegial tornou-se integralmente profissionalizante como 2º grau, com 130 habilitações técnicas a serem escolhidas conforme a necessidade regional. Complete a afirmativa:
A. Lei 4.024
B. Lei 5.692
C. Lei 9.394
D. Lei 5.540

Continue navegando