Buscar

AVALIAÇÃO DE LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS - LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PÓS GRADUAÇÃO EM LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
AVALIAÇÃO – LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
1. Julgue os textos abaixo em FALSO ou VERDADEIRO:
As políticas públicas visam responder a demandas, principalmente dos setores marginalizados da sociedade, considerados como vulneráveis. Essas demandas são interpretadas por aqueles que ocupam o poder, mas influenciadas por uma agenda que se cria na sociedade civil através da pressão e mobilização social.
Visam ampliar e efetivar direitos de cidadania, também gestados nas lutas sociais e que passam a ser reconhecidos institucionalmente. Outras políticas objetivam promover o desenvolvimento, criando alternativas de geração de emprego e renda como forma compensatória dos ajustes criados por outras políticas de cunho mais estratégico (econômicas).
A. Verdadeira
B. Falsa
2. As políticas públicas traduzem, no seu processo de elaboração e implantação e, sobretudo, em seus resultados, formas de exercício do poder ___________, envolvendo a distribuição e redistribuição de poder, o papel do conflito social nos processos de decisão, a repartição de custos e benefícios sociais. Complete a frase:
A. Social
B. Do povo
C. Político
D. Nenhuma das respostas
3. O poder é uma relação social que envolve vários atores com projetos e interesses diferenciados e até contraditórios, há necessidade de mediações sociais e institucionais, para que se possa obter um mínimo de consenso e, assim, as políticas públicas possam ser legitimadas e obter:
A. Recurso Financeiro
B. Eficácia
C. Lucro
D. Poder
4. Elaborar uma política pública significa definir quem decide o quê, quando, com que consequências e para quem. São definições relacionadas com a natureza do regime político em que se vive, com o grau de organização da sociedade civil e com a cultura política vigente. Nesse sentido, cabe distinguir “Políticas Públicas” de “Políticas Governamentais”. Nem sempre “políticas governamentais” são públicas, embora sejam estatais. Para serem “públicas”, é preciso considerar a quem se destinam os resultados ou benefícios, e se o seu processo de elaboração é submetido ao debate:
A. Político
B. Público
C. Governamental
D. De partido
5. Sobre os objetivos das políticas públicas, podemos afirmar que:
A. As políticas públicas visam responder a demandas, principalmente dos setores marginalizados da sociedade, considerados como vulneráveis.
B. Visam ampliar e efetivar direitos de cidadania, também gestados nas lutas sociais e que passam a ser reconhecidos institucionalmente.
C. Outras políticas objetivam promover o desenvolvimento, criando alternativas de geração de emprego e renda como forma compensatória dos ajustes criados por outras políticas de cunho mais estratégico (econômicas).
D. Todas as respostas estão corretas.
6. Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região, especialmente:
A. Adequação à natureza do trabalho na zona rural.
B. Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural.
C. Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas.
D. Todas as respostas estão corretas.
7. A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns, EXCETO:
A. Avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental
B. Carga horária mínima anual de 1000 (mil) horas, distribuída por um mínimo de 300 (trezentos) dias de trabalho educacional
C. Atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral
D. Controle de frequência pela instituição de educação pé--escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas
8. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Em regime de colaboração, os respectivos órgãos estabeleceram os sistemas de ensino. Quais são esses órgãos.
A. União. Município e o Distrito Federal.
B. Estados, Município e União.
C. Apenas da União.
D. União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
9. A União incumbir-se-á de, exceto:
A. Elaborar o Plano Nacional de Educação, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
B. Assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino;
C. Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação;
D. Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados;
10. Os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas:
A. Comunitárias, confessionais, filantrópicas.
B. Comunitárias, sociais, filantrópicas.
C. Culturais, confessionais, filantrópicas.
D. Sociais, confessionais, filantrópicas.

Continue navegando