Buscar

Seminario Uniasselvi

Prévia do material em texto

3
INTRODUÇÃO A PESQUISA CIENTÍFICA
VANESSA MARIA DOS SANTOS
PROFº ALLAN PABLO FONTES FILANOVA FONTES
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
RESUMO:
A pesquisa científica é o meio pelo qual o conhecimento pode chegar até os alunos universitários seja qual for o curso, de forma a contribuir de maneira mais adequada com o saber no meio universitário, tendo a universidade como uma base legal que vai traduzir conhecimentos aos alunos como forma de produzir resultados em sua formação acadêmica. O que pode ser visto aqui é a contribuição no sentido de gerar conhecimentos para a estrutura de um projeto e de um relatório de pesquisa como um guia para levantamentos bibliográficos. Os assuntos aqui abordados com todos os tópicos que foram apresentados, não constitui uma fórmula única, mas uma contribuição para um entendimento desse tema. Desenvolver uma pesquisa é se utilizar de muitas leituras, procurar muitos conteúdos e mergulhar na reflexão desses conhecimentos mesmo quando são contraditórios.
Palavras-chaves: pesquisa científica, trabalho científico, técnicas de pesquisa, informação científica, iniciação científica..
1 INTRODUÇÃO
A pesquisa científica tem sua relevância e importância dentro do meio universitário, para gerar conhecimentos e assim cumprir o seu papel de construção de uma sociedade mais justa, trazendo uma luz e direção às pessoas de uma nação como forma de evolução. Cabe ao professor universitário estimular o espírito científico, cultivar entre os alunos a pesquisa da ciência, fortalecendo o saber e gerando novas ideias e pensamentos como forma de crescimento do ser humano.
A ciência em sua prática regular leva as pessoas a desenvolverem características importantes para o seu crescimento enquanto ser humano pensante e que pode interferir de forma positiva na sociedade em que vive. Ter um raciocínio fluente e prático, exercer a criação como forma de contribuição, pensar antes de agir e ter um relacionamento eficaz com as pessoas. Levando assim a se tornar um profissional que efetivamente participa da sua 
história e modifica na medida em que pensa e age de forma lúcida e não se deixa envolver por paradigmas, dogmas, símbolos e informações prontas.
A pesquisa científica é o meio pelo qual o conhecimento pode chegar até os alunos universitários seja qual for o curso, de forma a contribuir de maneira mais adequada com o saber no meio universitário, tendo a universidade como uma base legal que vai traduzir conhecimentos aos alunos como forma de produzir resultados em sua formação acadêmica. O que pode ser visto aqui é a contribuição no sentido de gerar conhecimentos para a estrutura de um projeto e de um relatório de pesquisa como um guia para levantamentos bibliográficos. 
Segundo Pádua (1996) a partir de conceitos básicos de uma pesquisa, o aluno deverá desenvolver o assunto de forma mais estrita direcionando os conhecimentos ao tema abordado, para que possa se aprofundar no curso escolhido e ter um bom desempenho do aluno universitário e um profissional de qualificação na sua área. De uma forma mais geral, o que se pode entender como pesquisa, é toda atividade que se propõe a resolver problemas, nesse sentido busca os questionamentos, o enfrentamento da realidade, e que relacionado à ciência, poderá produzir conhecimento ou muitos conhecimentos, para que dessa forma possa orientar e direcionar de forma consciente nas ações que são tomadas pelo homem.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PESQUISA CIENTÍFICA
2.1.1 Generalidades
A pesquisa científica é o resultado final e concreto de um estudo que foi investigado com planejamento e desenvolvido seguindo as regras da metodologia que são utilizadas pela ciência. Tem como objetivo dar uma solução ou resposta a um determinado assunto que foi investigado de forma sistemática, gerando novas informações e até novos problemas que irão de uma forma direta contribuir para os conhecimentos da humanidade. Nesse sentido a pesquisa se torna crucial uma vez que poderá fornecer informações e conclusões gerais e sequenciadas da realidade, pois através da pesquisa a ciência continua em plena evolução. (RUIZ, 1985).
2.1.2 Características da pesquisa científica e do pesquisador
· Pesquisa
Segundo Marconi (1996) o problema é o ponto central de uma pesquisa. Por isso uma pesquisa dever estar focada e concentrada em um problema, não necessariamente para resolver ou dar algum tipo de solução rápida. Na sequência serão abordados alguns aspectos importantes relacionada à pesquisa:
· Utilizar da criatividade em todas as fases do trabalho com ênfase na curiosidade científica;
· Descobrir generalizações: através da pesquisa utiliza-se da indução no sentido de transferir informações através de uma amostra para toda uma comunidade. O cuidado com a forma geral de uma pesquisa é importante e deve-se fazer alguma interferência, somente se as informações coletadas forem confiáveis cientificamente.
· Ter um domínio sobre um fenômeno: a pesquisa tem a função de explorar minunciosamente um fenômeno ou situação específica, através de novos conhecimentos, novas situações, levando um maior entendimento do fenômeno em sua forma geral, com vistas às generalizações;
· Utilização de método científico: uma pesquisa séria e de qualidade necessita utilizar de métodos e técnicas científicas que tem como fundamento a ciência. Por isso deve-se escolher o método de acordo com cada pesquisa com bastante cuidado;
· As informações devem ser precisas: ter clareza e exatidão deve ser algo constante e a qualidade da informação depende das definições. E como ciência deve ter precisão. Ter um cuidado minucioso com as terminologias utilizando de termos técnicos bem atualizados. Os materiais e métodos utilizados na pesquisa devem ter critérios rígidos e com critérios claros e corretos.
· Pesquisador
· Espírito científico: o pesquisador deve ser alguém com maturidade para fazer as análises, questionamentos e julgar a validade e fundamentações das soluções que foram encontradas. Esse posicionamento de humildade até certo ponto vem da confiança na evolução das ciências e de cada pessoa;
· Disciplina: um trabalho científico deve ter muita dedicação, persistência, pois necessita às vezes repetir várias as atividades que foram planejadas para atingir os objetivos;
· Raciocínio rápido: uma pesquisa científica exige que se tenha uma inteligência com objetividade, perspicácia que consegue avaliar várias informações semelhantes, analisando e fazendo uma conexão entre si para chegar às conclusões possíveis;
· Exigência maior na ciência: utilizar metodologias com o mesmo padrão, sempre buscar métodos melhores e condições adequadas na coleta de dados. De real importância o rigor com o tratamento e análises das informações, como também o formato da apresentação dos resultados;
· Criatividade: em um trabalho científico a criatividade é um aspecto importante na elaboração de hipóteses e num processo de pesquisa;
· Amor ao trabalho: esse amor aqui está relacionado a afinidade e aptidão ao trabalho que está sendo feito e por acreditar nos seus propósitos. (MARCONI, 1996).
· Conceitos básicos
· Método racional: se desenvolve pelo pensamento dedutivo, sempre partindo do geral para o específico, sempre em informações verdadeiras e é utilizado pelas ciências que estudam as ideias como filosofia e matemática;
· Método experimental: trabalha-se com o pensamento indutivo, que parte da observação das informações para o geral. É utilizado pelas ciências que estudam os fatos, ciências naturais como química, física, nutrição como também das ciências humanas como psicologia e sociologia;
· Tema (objeto da pesquisa): Seria o assunto principal a ser desenvolvido, a ser estudado, a problemática, um questionamento a ser analisado com o objetivo de recolher informações.
· Hipótese: é a relação que pode haver entre os fatos estudados, entre as variáveis, ou uma solução provisória do problema que está sendo estudado, por isso deve ser verificado com cuidado. A hipótese tem o objetivo de guiar o pesquisador paraseguir em suas investigações conclusivas. (CAMPANA, 1995).
· Método: Um conjunto de técnicas que tem como propósito criar um padrão nos procedimentos, levantar questões, criar problemáticas, hipóteses, observações e dessa forma registrar as informações, gerar explicações, generalizar as conclusões e prever os resultados. Um método que funcione bem deve ter algumas características como: ter um padrão que possa ser utilizado em diversas situações; ser confiável, que pode ser experimentado e ter os mesmos resultados; ter resultados semelhantes ao repetir e ser específico com uma validação ao objeto estudado.
· Tipos de pesquisa
De acordo com Ruiz (1985) são muitas as classificações das pesquisas vinculadas ao seu objetivo, tipo de abordagem, natureza etc. Em relação à natureza pode-se classificar em dois grupos:
1. Pesquisa Experimental: Seria uma pesquisa que provoca uma ação no sentido de intervir sobre um ou mais aspectos independentes, levando a uma causa, como também a verificação dos efeitos sobre aspectos dependentes vinculados a hipóteses definidas. São necessários dois grupos, um experimental e um grupo de controle e também unidades experimentais com semelhanças de características e escolhidas de forma aleatória. Utilizam-se de laboratórios, através de modelos de cultura de células ou tecidos, animais ou indivíduos, sendo esses dois últimos analisando diversos tipos de material biológico.
2. Pesquisa não experimental: são todos os outros tipos de pesquisa, que podem ser as que estudam causa e feito sem o controle de variável independente, como também aquelas que são feitas através de levantamento de dados e que estabelecem uma conexão com as variáveis ou categoria de informações.
Segundo Lakatos (1991) em relação ao propósito das pesquisas, de um modo geral podem ser dividas em três tipos:
1. Pesquisa exploratória: esse tipo de pesquisa se torna o primeiro estágio da pesquisa científica, quando o problema ainda não é bem conhecido e as hipóteses não estão muito claras. As informações são analisadas de forma qualitativa e narrativa. E a coleta de dados é feita pela observação ou através de entrevista com indivíduos.
2. Pesquisa teórica: Ou pesquisa básica, visa dar uma maior amplitude as generalizações, desenvolver teorias, melhorar sistemas. Com estudos que podem usar da reflexão e sintetizar as hipóteses gerando novas hipóteses pela dedução lógica. Importante salientar que a pesquisa básica não visa um país ou nação, mas é para a ciência pura, para a universalidade dos conhecimentos.
3. Pesquisa aplicada: É um tipo de pesquisa que procura se desenvolver a partir da pesquisa básica para expandir e transformar em algo útil, por isso muito utilizada na área da saúde. Busca comprovações das hipóteses através de uma investigação profunda, trazendo os modelos da teoria a prática para a solução imediata de problemas. Sua contribuição vai depender de cada local e é aplicada baseada nas características e necessidades daquele local. 
2.2 ETAPAS DA PESQUISA
2.2.1 Escolha de um item do tema e do problema
É necessário escolher um tópico do tema, para que possa estudar de maneira mais profunda e para essa escolha é importante escolher profissionais e pesquisadores em teses, monografias e trabalhos científicos através de vários recursos disponíveis. (LAKATOS, 1991).
2.2.2 Pesquisa bibliográfica e tópico do assunto
Utiliza-se de uma pesquisa através de vários autores, fazendo uma revisão da literatura desenvolvendo o tema através dos conhecimentos obtidos relacionados ao problema. Seleciona, fazem-se leituras, anotações de autores e assuntos do interesse e depois faz um resumo, para então chegar ao objeto do estudo. Essa etapa de uma importância muito grande para que se possa desenvolver bem o assunto do tema.
2.2.3 Elaboração do projeto de pesquisa
O projeto de pesquisa é uma estrutura de trabalho, que deve ser elaborado com cuidado, de maneira racional e praticável com um prazo a ser definido e todas as etapas desse trabalho científico. Alguns aspectos são importantes para elaboração de um projeto como: os objetivos, os métodos, coleta de dados, transformação dos dados em resultados. 
2.2.4 Coleta de informações
Essa etapa da pesquisa é necessária escolher as amostras para iniciar o estudo e para isso deve ter controle da qualidade na coleta de informações e fazer todos os registros necessários para que se tenham informações precisas no resultado final, por isso o controle das amostras deve ser bastante rígido.
2.2.5 Processamentos dos dados e análise dos resultados
Essa é a etapa em que as informações coletadas vão ser transformadas de forma a chegar a resultados e são apresentados em tabelas, quadros ou gráficos. Os dados são processados e sintetizados em dados qualitativos, são elaboradas porcentagens, cálculos e uma estatística mostrando vários aspectos importantes. (RUIZ, 1985).
2.2.6 Interpretação dos resultados
Segundo Marconi & Lakatos (1996) nessa etapa ao pesquisador cabe uma exigência maior, pois necessita fazer comparações entre hipóteses, avaliar critérios científicos, analisar resultados e fazer comparações com outros autores que abordam o mesmo tema. 
2.2.7 Apresentação dos resultados da pesquisa
Finalmente chegando à divulgação dos resultados da pesquisa, entende-se a importância dessa etapa, até mesmo quando da produção da pesquisa, e isso pode elevar o grau de crescimento do pesquisador e também para a ciência. Essa apresentação pode ser de duas formas: escrita como um relatório, tese ou monografia, e através de painéis, slides Datashow, sendo falada.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este trabalho teve como objetivo fazer uma explanação geral sobre a questão da pesquisa científica, seguindo as regras da ABNT/BR 6023.
Os assuntos aqui abordados com todos os tópicos que foram apresentados, não constitui uma fórmula única, mas uma contribuição para um entendimento desse tema. Desenvolver uma pesquisa é se utilizar de muitas leituras, procurar muitos conteúdos e mergulhar na reflexão desses conhecimentos mesmo quando são contraditórios.
Um estudo científico exige uma série de normas e regulamentos, porém não se pode esquecer um equilíbrio entre essa parte racional e a questão da criatividade e da emoção.
Esses conhecimentos aqui abordados estarão aguardando novas complementações, outros conceitos e aspectos que possam enriquecer e expandir cada vez mais a questão da pesquisa científica.
A pesquisa científica tem um grau de importância na vida acadêmica dos alunos universitários, pois através dessa prática poderão evoluir enquanto alunos e se tornarem profissionais eficientes e capazes, como também essas experiências são fundamentais para o exercício da cidadania de uma forma correta e plena.
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: referências bibliográficas. Rio de Janeiro, 1989a. 19p.
CAMPANA, A.O. Introdução à investigação clínica. São Paulo: Trianon, 1995. 158p.  
LAKATOS, E.M., MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 1991. 270p. 
MARCONI, M. de A., LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 3.ed. São Paulo: Atlas,1996. 231p.    
PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas: Papirus, 1996. 94p.
RUIZ, J.A. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 1985. 170p.

Continue navegando