Buscar

ESTUDO DIRIGIDO Sistema Cardiovascular e Respiratorio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA GERAL
___________________________________________________________________________ 
SISTEMA CARDIOVASCULAR
1. Operar a circulação do sangue no organismo, garantindo, dessa forma, que oxigênio e nutrientes sejam levados até as células e que os resíduos metabólicos sejam transportados até seu local de eliminação. Além disso, também permite, indiretamente, que nosso corpo seja capaz de proteger-se contra infecções, uma vez que é no sangue que encontramos células e proteínas de defesa.
2. Na circulação pulmonar: o sangue é levado do coração até o pulmão e, posteriormente, volta ao coração. Essa circulação inicia-se quando o sangue sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar em direção aos pulmões. A artéria pulmonar ramifica-se e segue cada uma para um pulmão. Nesse órgão elas se ramificam em artérias de pequeno calibre até os capilares que envolvem os alvéolos pulmonares. Nos alvéolos, ocorrem as trocas gasosas (hematose), que se caracterizam pela passagem do gás carbônico do sangue para o interior dos alvéolos e do oxigênio presente nos alvéolos para o interior do capilar. Após o processo de hematose, o sangue segue pelas vênulas e, posteriormente, para as veias pulmonares. Essas veias são responsáveis por levar o sangue novamente para o coração. O sangue chega a esse órgão pelo átrio esquerdo.
Na circulação sistêmica: o sangue é levado do coração para os tecidos e, depois, é levado novamente para o coração. Essa circulação inicia-se quando o sangue sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta. Dessa artéria, partem ramos que irrigam o corpo todo. Nos capilares sanguíneos, o sangue faz trocas gasosas com as células do tecido e torna-se rico em gás carbônico. Após as trocas gasosas, o sangue é coletado pelas vênulas que levam o sangue até as veias cavas superior e inferior. As veias cavas levam o sangue para o coração, desembocando no átrio direito.
3. Cavidades relacionadas à circulação pulmonar : átrio esquerdo e ventrículo direito : átrio esquerdo recebe sangue oxigenado, através da veia pulmonar, do pulmão e ventrículo direito manda o sangue venoso, através da artéria pulmonar, para o pulmão.
4. Cavidades relacionadas à circulação sistêmica: átrio direito e ventrículo esquerdo: átrio direito recebe sangue venoso vindo do corpo através das veias cavas, e ventrículo esquerdo manda o sangue oxigenado para todo o corpo através da artéria aorta.
5. O coração humano localiza-se na parte central da caixa torácica, pouco inclinado para a esquerda. Situa-se entre os pulmões e atrás dele encontram-se o esôfago e a artéria aorta.
6. A sístole é a fase do ciclo cardíaco em que o coração está contraído. No estágio de sístole, o coração se contrai, bombeando o sangue do coração para a aorta e para a artéria pulmonar. A diástole é a fase do ciclo cardíaco em que o coração está relaxado. No estágio de diástole o coração relaxa, permitindo que as câmaras cardíacas sejam preenchidas com sangue, que vem das veias pulmonares e veias cavas.
7. Válvulas mitral e tricúspide: Sua função é a de evitar o refluxo de sangue do ventrículo para o átrio esquerdo. Como acontece no lado direito com a válvula tricúspide, a válvula mitral se fecha no início da contração ventricular. Válvulas Semilunares: permitem a saída de sangue dos ventrículos para as artérias. São as válvulas Pulmonar e Aórtica. As válvulas cardíacas são estruturas de material fibroso posicionadas na entrada e saída de ambos os ventrículos.
8. Pericárdio ;
9. A excitação cardíaca começa no nodo sinoatrial, situado na parede atrial direita, inferior a abertura da veia cava superior.
10.  Vaso sanguíneo: desempenha uma função dentro do sistema circulatório. Enquanto as veias são mais finas e levam sangue do corpo para o coração. As artérias: são mais espessas e saem do coração, levando sangue para o corpo.
11. Nos alvéolos: ocorrem as trocas gasosas (hematose), que se caracterizam pela passagem do gás carbônico do sangue para o interior dos alvéolos e do oxigênio presente nos alvéolos para o interior do capilar.
12. Artérias.
13. Capilares.
14. Veias.
SISTEMA RESPIRATÓRIO
1. O sistema respiratório é responsável por garantir a captura do oxigênio do meio ambiente e a liberação do gás carbônico para o meio externo. O sistema respiratório é o sistema responsável por garantir a captação de oxigênio do meio ambiente e a liberação do gás carbônico.
2. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia.
3. Orifício anterior: narina; orifício posterior: coana
4. As conchas nasais (cornetos) que são divididas em superior, média e inferior.
5. A parte óssea do nariz consiste em ossos nasais, processos frontais das maxilas, parte nasal do frontal e sua espinha nasal, e partes ósseas do septo nasal. A parte cartilagínea do nariz é formada por cinco cartilagens principais: duas cartilagens laterais, duas cartilagens alares e uma cartilagem do septo.
6. A faringe é dividida em três regiões anatômicas: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. A porção superior d a faringe, denominada parte nasal ou nasofaringe, tem as seguintes comunicações: duas com as coanas, dois óstios faríngeos das tubas auditivas e com a orofaringe. A tuba auditiva se com única com a faringe através do osteo faríngeo d a tuba auditiva, que por sua vez conecta a parte nasal da faringe com a cavidade média timpânica do ouvido. A parte intermediária da faringe, a orofaringe, situa-se atrás da cavidade oral e estende-se do palato mole até o nível do hioide. A parte da orofaringe tem comunicação com a boca e serve de passagem tanto para o ar com o para o alimento. A laringofaringe estende-se para baixo a partir do osso hioide, e conecta-se com o esôfago (canal do alimento) e anteriormente com a laringe (passagem de ar) . Como a parte oral da faringe, a laringofaringe é um a via respiratória e também uma via digestória.
7. LARINGE: Atua com o passagem para o ar durante a respiração; Produz som, ou seja, a voz (por esta razão é chamada de caixa de voz); Impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (com o a traqueia).

Outros materiais