Buscar

Atividade Complementar Unip Pedagogia Livro O Curioso Caso de Benjamim Button

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome do aluno e RA: 
Atividade Complementar: Livro Autor: Francis Scott Fitzgerald 
Editora: Dracaena Ano de publicação: 2015 Título do Livro: O Curioso Caso de Benjamin Button
Disciplina de relação: Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital, Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem, Psicologia Construtiva e Pedagogia Sóciointeracionista.
INTRODUÇÃO
O Curioso Caso de Benjamin Button é um conto emocionante e memorável. Escrito em 1922 por Francis Scott Fitzgerald, o livro conta a curiosa história de um bebê que contrarie a lei natural da vida, bem como, a medicina e a ciência. 
DESENVOLVIMENTO
Em 1860 Mr. Button, um respeitado membro da sociedade, espera ansiosamente junto á sua esposa a chegada do primeiro filho: Benjamim Button. O grande dia finalmente chega e para surpresa da família e da sociedade, Benjamim nasce com a aparência de um idoso de 70 anos, mas com o cognitivo de uma criança, e conforme o tempo vai passando, em vez de Benjamim envelhecer, ocorre um retrocesso na idade e nível psicomotor, porém o seu cognitivo se desenvolve naturalmente, o livro não explica como é o parto ou como ele nasce, já que se trata de um homem adulto, mas salienta que o caso é um grande mistério para a medicina e em tal época não havia recursos para entender tal acontecimento. 
Deste ponto em diante começamos a acompanhar a vida emocionante de Benjamin Button, vivemos suas emoções como se estivesse na pele do personagem, Benjamim passa por variados sentimentos como amor, medo, solidão e perdas. A descoberta de cada sentimento e emoção conforme vai ficando mais novo traz um aprendizado e um entendimento sobre o desenvolvimento.
“Para as coisas importantes, nunca é tarde demais, ou no meu caso, muito cedo, para sermos quem queremos. Não há um limite de tempo, comece quando quiser. Você pode mudar ou não. Não há regras. Podemos fazer o melhor ou o pior. Espero que você faça o melhor. Espero que veja as coisas que a assustam. Espero que sinta coisas que nunca sentiu antes. Espero que conheça pessoas com diferentes opiniões. Espero que viva uma vida da qual se orgulhe. Se você achar que não tem, espero que tenha a força para começar novamente.”
CONCLUSÃO
Assim sendo, o filme é um ótimo exemplo de acontecimentos que ocorrem no âmbito escolar, tais como, lidar e abraças ás diferenças, que são um forte tema tratado na escola para evitar casos de bullying, os mecanismos de inteiração social que cada criança utiliza, o livro ainda nos traz o medo do desconhecido, do novo, do diferente, como por exemplo a entrada na vida escolar, que apavora tantos os pequenos. Além disso, a história mostra uma perspectiva diferente do desenvolvimento, pois de certa forma ele se inverte, pois há evoluções do nível físico e, contrariamente uma evolução no sentido oposto ao nível cognitivo.
"Esta é minha ultima vontade em testamento. Não tenho muito pra deixar, algumas posses e pouco dinheiro. Vou deixar esse mundo da mesma maneira que cheguei, só e sem nada. Tudo que tenho é minha história e estou escrevendo enquanto me lembro. O meu nome é Benjamin, Benjamin Button."

Continue navegando