Buscar

Empresarial III- av2

Prévia do material em texto

Empresarial III- av2
A suspensão do curso da prescrição das obrigações, a suspensão das execuções ajuizadas contra o devedor e a proibição de qualquer forma de retenção, arresto, penhora, sequestro, busca e apreensão e constrição judicial ou extrajudicial valem nas recuperações a partir do deferimento de seu processamento, e nas falências, a partir da decretação da falência. O prazo é improrrogável e, no caso da recuperação, não havendo aceitação do plano, o único caminho possível para os credores é a convolação da recuperação em falência.
Verdadeiro ( )
Falso (x)
Justifique a resposta da questão anterior apontando os textos normativos que a fundamentam e explicando-os.
A primeira parte da questão anterior está correta, pois de acordo com Lei 11.101 a suspensão do curso da prescrição das obrigações, a suspensão das execuções ajuizadas contra o devedor e a proibição de qualquer forma de retenção, arresto, penhora, sequestro, busca e apreensão e constrição judicial ou extrajudicial valem nas recuperações a partir do deferimento de seu processamento, e nas falências, a partir da decretação da falência. (art6°, caput, incisos I, II e III). Contudo, a segunda parte da questão está incorreta. A segunda parte diz: O prazo é improrrogável e, no caso da recuperação, não havendo aceitação do plano, o único caminho possível para os credores é a convolação da recuperação em falência. De acordo com o art. 6°, § 4º, a partir do deferimento do processamento da recuperação, o prazo é prorrogável por igual período, uma única vez, em caráter excepcional, desde que o devedor não haja concorrido com a superação do lapso temporal. Ou seja, o prazo é prorrogável e tem finalidade dupla, permitindo a formulação do plano de recuperação e sua submissão à assembleia de credores e evitando abusos que possam lesar os direitos dos credores. Ademais, tanto o recuperando quanto os credores podem propor um plano de recuperação, caso não aceito nenhum dos dois, aí sim que a empresa entra em falência. 
O juiz competente para as ações que versam sobre obrigações ilíquidas e modificação/exclusão/retificação de crédito poderá determinar a reserva da importância que estimar devida na recuperação judicial ou na falência, e, uma vez reconhecido líquido o direito, será o crédito incluído na classe própria. *
Verdadeiro (x)
Falso ( )
O juiz poderá antecipar total ou parcialmente os efeitos do Stay Period, desde que observados os critérios para concessão de tutela de urgência nos termos do CPC. *
Verdadeiro (x)
Falso ( )	
Sobre as relações entre o procedimento da Lei 11.101/05 e a natureza dos créditos tributários pode-se dizer que: 
( ) A suspensão do curso da prescrição das obrigações, a suspensão das execuções ajuizadas contra o devedor e a proibição de qualquer forma de retenção, arresto, penhora, sequestro, busca e apreensão e constrição judicial ou extrajudicial não se aplicam às execuções fiscais, dada a natureza de crédito extraconcursal ratificada no art. 187 do CTN, valendo somente as disposições do parágrafo único do art. 186 do mesmo código.
( x) A suspensão do curso da prescrição das obrigações, a suspensão das execuções ajuizadas contra o devedor e a proibição de qualquer forma de retenção, arresto, penhora, sequestro, busca e apreensão e constrição judicial ou extrajudicial não se aplicam às execuções fiscais, dada a natureza de crédito extraconcursal ratificada no art. 187 do CTN, admitida, todavia, a competência do juízo da recuperação judicial para determinar a substituição dos atos de constrição que recaiam sobre bens de capital essenciais à manutenção da atividade empresarial até o encerramento da recuperação judicial.
( ) A suspensão do curso da prescrição das obrigações, a suspensão das execuções ajuizadas contra o devedor e a proibição de qualquer forma de retenção, arresto, penhora, sequestro, busca e apreensão e constrição judicial ou extrajudicial não se aplicam às execuções fiscais, dada a natureza de crédito extraconcursal ratificada no art. 187 do CTN, admitida, todavia, a competência do juízo da recuperação judicial para determinar a suspensão dos atos de constrição que recaiam sobre bens de capital essenciais à manutenção da atividade empresarial até o encerramento da recuperação judicial.
( ) A suspensão do curso da prescrição das obrigações, a suspensão das execuções ajuizadas contra o devedor e a proibição de qualquer forma de retenção, arresto, penhora, sequestro, busca e apreensão e constrição judicial ou extrajudicial se aplicam às execuções fiscais, ainda que considerada a natureza de crédito extraconcursal firmada no art. 187 do CTN, valendo para o caso da falência, as disposições do parágrafo único do art. 186 do mesmo código.

Continue navegando