Buscar

Reino Monera - Bactérias - Lista de Questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

qQuestões- Reino monera- Parte II
1- “A presença de cianotoxinas em mananciais de abastecimento público tem se tornado um problema crescente no Brasil e existe uma preocupação, tanto dos governantes quanto da opinião pública, de que estas toxinas possam afetar a saúde humana, seja através do consumo de água contaminada, seja através do consumo de pescado. A ocorrência de casos de contaminação de humanos por água de abastecimento público já é um fato no Brasil, como a tragédia ocorrida em Caruaru (PE) em 1996 e um episódio de intoxicação de pacientes de hemodiálise no Rio de Janeiro em 2001”.
FERRÃO-FILHO. A.S. et al. Florações de cianobactérias tóxicas no Reservatório do Funil: dinâmica sazonal e consequências para zooplâncton. Oecologia brasiliensis, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 346-365, fev. 2009.
As cianotoxinas são substâncias tóxicas produzidas por cianobactérias. Sobre cianobactérias, é CORRETO afirmar que
A) são sempre organismos marinhos.
B) não fixam nitrogênio, pois não habitam os solos.
C) são autótrofas fotossintetizantes, com clorofila a como pigmento principal.
D) estão incluídas no Reino Plantae, uma vez que cianobactérias ancestrais deram origem aos vegetais terrestres.
E) são organismos eucariontes autótrofos.
2-“Escherichia coli é comum na flora bacteriana do intestino de humanos e de outros animais, mas que em grandes quantidades pode causar problemas como infecção intestinal e infecção urinária, acontecendo principalmente se o indivíduo consumir água ou alimentos contaminados”.
Fonte: KAPER JB, NATARO JP, MOBLEY HLT. Pathogenic Escherichia coli. Nat. Rev. Microbiol., 2: 123-140, 2004
A respeito das bactérias, assinale a alternativa incorreta.
A) Algumas bactérias possuem metabolismos aeróbico, na presença de oxigênio, e outras anaeróbicas, condição sem oxigênio.
B) Apenas uma pequena porcentagem das espécies de bactérias causa doenças ao homem.
C) As bactérias são unicelulares e procariontes e podem viver em formas isolada ou colonial.
D) Bactérias são seres pluricelulares e eucariontes que podem sintetizar diferentes componentes químicos do meio ambiente ou de seus hospedeiros.
E) Na atual classificação dos organismos, a bactéria E. coli está contida no domínio Bactéria.
3-As bactérias são seres vivos que na maioria das vezes são associados a doenças e decomposição da matéria orgânica, como de alimentos. Entretanto, sabemos que elas também são úteis aos seres humanos. A respeito da estrutura desses seres, marque a alternativa que NÃO indica uma característica presente em bactérias.
a-Podem ser autotróficas e heterotróficas.
b-Possuem DNA circular.
c-Apresentam parede celular.
d-São procariontes.
e-Não possuem membrana plasmática.
4-Antibiogramas são exames de diagnóstico que conseguem testar a sensibilidade da bactéria causadora a infecção em um indivíduo e, consequentemente, o antibiótico mais indicado para o seu tratamento. Para obter um antibiograma, uma suspensão de bactérias de cultivo recente é inoculada na superfície de uma placa de ágar, à qual são adicionados discos de papel impregnados com concentrações iguais de antibióticos. Após a incubação em estufa, analisa-se o padrão de crescimento ou inibição ao redor de cada disco.
(www.interlabdist.com.br. Adaptado.)
A figura mostra o resultado de um antibiograma obtido na investigação de uma rinite causada por bactérias.
De acordo com os resultados mostrados no antibiograma, os antibióticos mais indicados para o tratamento dessa rinite são
A) 1 e 4
B) 2 e 6
C) 3 e 5
D) 2 e 3
E) 5 e 6
5-Leia o texto a seguir, publicado na revista Superinteressante
O que arde nem sempre cura
A água oxigenada prejudica a cicatrização de um corte? Sim. No geral, o melhor é deixar o corpo cuidar sozinho do fechamento do talho. Basta limpar bem o local com água ou soro fisiológico, receita a cirurgiã plástica Lydia Massako Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo. A ideia, muito difundida, de que substâncias que fazem a pele arder são boas para a cicatrização é errada. Elas agridem quimicamente a ferida e só devem ser usadas se há risco de infecção, aconselha Lydia. Assim, um corte com lâmina ou um joelho ralado no cimento não precisam mais do que uma boa lavada. A água oxigenada atrapalha a formação das fibras de colágeno que vão preencher o corte, avisa a dermatologista Núbia Rossetti. Ferimentos feitos com objetos enferrujados pedem cuidado maior. Nesses casos, a água oxigenada e outros antissépticos ajudam, mas deve ser avaliada a necessidade também de uma vacina antitetânica. Todas essas substâncias devem ser usadas, com certeza, quando já existe infecção, pois matam os microrganismos.
Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/o-que-arde-nem-sempre-cura>. Acesso em: 06/05/2016.
O texto relata que o uso de água oxigenada (peróxido de hidrogênio) em ferimentos não é interessante, pois sua oxidação poderia roubar elétrons das moléculas de colágeno produzidas pelos fibroblastos, atrapalhando a cicatrização do ferimento. Ainda assim, muitas pessoas utilizam a água oxigenada em ferimentos, buscando seu poder antisséptico. A água oxigenada possui essa ação porque
A) a reação química promovida pela catalase decompõe o peróxido de hidrogênio e isso afeta as bactérias anaeróbias.
B) os peroxissomos bacterianos não toleram a presença do peróxido de hidrogênio e isso leva à morte bacteriana.
C) a decomposição química do peróxido de hidrogênio acidifica a região, levando as bactérias aeróbicas à morte.
D) a catalase bacteriana decompõe a água oxigenada e o oxigênio liberado oxida a parede celular da bactéria, destruindo-a.
E) o peróxido de hidrogênio é uma substância existente no sistema imunológico e é sinalizadora para que macrófagos fagocitem as bactérias do ferimento.
GABARITO
1-RESPOSTA CORRETA: LETRA C. As cianobactérias são SERES procariontes e autótrofos. Possuem clorofila a como principal pigmento fotossintetizante. Esse pigmento localiza-se em dobras da membrana, chamadas lamelas, dispostas no citoplasma.
2- RESPOSTA CORRETA: LETRA D. As bactérias são unicelulares, procariontes.
3- RESPOSTA CORRETA: LETRA E. Todos os seres vivos possuem uma membrana plasmática formada por uma bicamada fosfolipídica. 
4- RESPOSTA CORRETA: LETRA B. Os halos escuros representam lugares onde as bactérias não se desenvolveram. Deste modo, analisando os resultados da placa, os antibióticos mais eficientes foram o de número 2 e o de número 6.
5-RESPOSTA CORRETA: LETRA A. A partir da degradação da água oxigenada há a liberação de gás O2, que é letal para as bactérias anaeróbias (que spobrevivem na ausência de o2) estritas como, por exemplo, a bactéria causadora do tétano (Clostridium tetani).

Continue navegando