Buscar

Questões do Sistema da Veia Cava Inferior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Laura Beatriz 
Questões do Sistema Cava Inferior:
1-) As veias superficiais do membro inferior são: Veia Safena Magna e Veia Safena Parva. A Veia Safena Magna é formada pela união da veia dorsal do hálux e o arco venoso dorsal do pé, recebendo ao longo de seu trajeto algumas veias tributárias. A Veia Safena Parva é formada pela união da veia dorsal do quinto dedo e do arco venoso dorsal. 
As veias profundas do membro inferior são: Veias Tibias, Veias Fibulares, Veia Poplítea, Veia Femoral e Veia Ilíaca externa. As Veias Tibiais Anteriores são formadas pelas veias perfurantes. As Veias Fibulares Posteriores e as Veias Tibiais são formadas pelas Veias Plantares Medial e Lateral da face plantar do pé. A união das Veias Tibiais e Fibulares formam a Veia Polplítea, que possui como tributária a Veia Safena Parva e ao passar pelo Canal do Músculos Adutores passa a se chamar Veia Femoral. A Veia Femoral, que possui como tributárias a Veia Femoral Profunda ( formada pela rede venosa dos músculos da coxa) e a Veias Safena Magna, ao passar pelo ligamento inguinal torna-se Veia Ilíaca Externa, sendo essa a responsável pela drenagem do membro inferior como um todo. 
2-) A formação da Veia Cava Inferior é proveniente da união das Veias Ilíacas Comuns ( Direita e Esquerda), sendo que ambas são provenientes da união da Veia Ilíaca Externa e Veia Ilíaca Interna. A Veia Cava Inferior possui como tributárias: Veia Supra Renal Direita, Veia Renal Direito, Veia Gonadal Direita, Veia Renal Esquerda (onde desemboca a Veia Supra Renal Esquerda e a Veia Gonadal Esquerda) e Veia Hepática. 
A formação da Veia Porta é proveniente da união da Veia Esplênica com a Veia Mesentérica Superior. A Veia Esplênica tem como tributárias as Veias Gástricas, Veia Mesentérica Inferior e Veias Pancreáticas.
3-) A Anastomose PortoCava é a comunicação da Veia Hepática com a Veia Cava Inferior, de modo que a drenagem venosa de todas as vísceras abdominais passe do Fígado para a Veia Cava Inferior. Ao penetrar no fígado, a Veia Porta ( união da Veia Mesentérica Superior com a Veia Esplênica) se divide em Sinusóide Hepáticos, de modo a metabolizar as proteínas, carboidratos e lipídios. Depois desse processo, o sangue sai do Fígado por meio da Veia Hepática que é tributária da Veia Cava Inferior. 
4-) Os fatores biodinâmicos da circulação venosa que mais atuam quando se recomenda que pacientes diabéticos devem sempre fazer caminhadas são: Contração Muscular e Coração Venoso Plantar.

Mais conteúdos dessa disciplina