Buscar

ATIVIDADE A3 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE A3 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
VANIEGE BORGES DOS SANTOS
O desenvolvimento da aprendizagem está diretamente relacionado à evolução do ser humano, seja de forma espontânea ou a partir de diferentes estímulos apresentados pelas pessoas com as quais a criança tem contato ou espaços, institucionais ou não, que frequente - seja no campo da educação ou da cultura.  
 A cada fase do desenvolvimento existem características determinantes a serem trabalhadas e que muitas vezes dependem do aproveitamento correto da fase anterior para ocorrerem. No aspecto de motricidade, por exemplo, uma criança passa pelo engatinhar antes do andar. 
 
Com base no exposto, descreva as principais características do desenvolvimento da primeira infância (dos 0 aos 3 anos) nos aspectos físico, intelectual, social e emocional e faça a correlação destes aspectos com as demandas de aprendizagem.
RESPOSTA:
Ao citar os autores MATTA, 2001; NÚÑEZ, 200 5; PAPALIA et al., D IAS, I. S.; CORREIA, S.; MARCELINO ensinam que o ser humano vive num processo que é caracterizado por mudanças constantes desde a concepção no útero materno até ao momento em que ele morre. Este processo de mudança é denominado por desenvolvimento humano, sendo resultante da interação entre as características biológicas e dos fatores contextuais onde o indivíduo se encontra inserido (sociedade e cultura0. Para os autores, o desenvolvimento humano causa mudanças progressivas, contínuas e cumulativas, capazes de provocar na pessoa, reorganizações constantes ao nível das suas estruturas físicas, psicológicas e sociais que evoluem num contínuo faseado e integrativo. Nesse sentido, tem-se a importância de estudar a primeira infância, como sendo a etapa crucial para o desenvolvimento humano. Isso porque ela compreende o desenvolvimento cerebral, e, consequentemente, as conexões necessárias para os ganhos motores, cognitivos e sócio emocionais. Assim, de se conferir principais marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos. 
0 - 1 ano
O bebê se desenvolve intensamente de 0 aos 12 meses. Ao nascer, já é capaz de reconhecer a voo z das pessoas que o cerca, e já pode se recordar de sons que ouvia na vida intrauterina, como a voz materna, por exemplo. Sua visão é desenvolvida ao longo dos meses, se tornando nítida apenas por volta do oitavo mês de vida. Os movimentos, inicialmente desordenados, aos poucos se tornam m ais elaborados, finos, demonstrando interesse e intenção. O desenvolvimento dos tônus posturais possibilita o sustento da cabeça aos três meses, permitindo que a criança sente com apoio aos 6 meses, se em apoio aos 9 meses e possa manter-se em pé quando apoiada aos 11 meses (PONTES, 2020).
Nessa fase, por volta dos quatro meses de idade, o bebê já é capaz de se concentrar no que vê, toca e ouve, sem perder o controle. Conforme Braz Elton, “alguns bebés sorriem e balbuciam naturalmente, absorvendo os sons e imagens, dormindo regularmente e comendo sem problemas” (2006, p. 157). Ele consegue aprender rapidamente a usar e compreender os sinais que são expressos através da expressão corporal, do comportamento e da postura corporal. Além disso, nos primeiros meses de vida, a criança consegue ter grandes oscilações no humor, sendo que, entre as seis e as oito semanas utiliza o sorriso como um meio para captar a atenção dos seus pais (linguagem não-verbal).
1 - 2 ANOS
“Em média, o bebê começa a andar com 1 ano e 3 meses, esse progresso permite que a criança consiga subir em móveis até 1 ano e 6 meses e correr e descer escadas até completar 2 anos. Também, entre esses 12 meses, normalmente ocorre o desmame. A criança mostra -se mais sociável e pode realizar pequenas atividades com ajuda, como se vestir, escovar os dentes, fazer um desenho. Quanto à fala, a criança entre um e dois anos está adquirindo vocabulário, e consegue arriscar alguns sons mais parecidos com palavras logo com 12 meses evoluindo, até aos 24 meses falar poucas palavras pontuais, e formar pequenas frases (PONTES, 2020) ”.
É aos dois anos de idade que o indivíduo é capaz de ordenar e de guardar seus objetos pessoais, além de conseguir construir torr es de sete cubos e de identificar três a cinco desenhos, de examinar e de agarrar pequenos objetos. Nesse período, a criança não tem capacidade para se colocar no ponto de vista do outro e não entende a sua visão, já que sua compreensão está centrada em si mesma. Por fim, de se destacar que é a partir dos dois anos que acriança entusiasma-se com a sua própria linguagem, pois ela passar a gostar de aprender palavras novas, ainda que pronunciadas de forma incorreta, assim como de inventar novas palavras. 
2 – 3
“A criança entre 2 e 3 anos mostra um melhor controle do seu corpo, o que permite o desfralde, que ela se alimente sozinha e tenha predileção pelo lado esquerdo ou direito do corpo. Nesse período, as crianças apresentam um maior domínio e entendimento da fala, assim, aos 3 anos, é comum que as crianças consigam cantar, contar histórias e manter pequenos diálogos. O tempo de concentração aumenta, assim as crianças conseguem aprender alguns conceitos, imaginar histórias e brincar com amiguinhos de forma lúdica e espontânea (PONTES, 2020) ”
Na casa dos três anos, a criança é capaz de utilizar sua imaginação: jogos de faz de conta, por exemplo, é um excelente método educativo intelectual e que ela adora fazer. É nessa fase também que ela se interessa mais pelos outros, além de começar a gostar de brincar em grupo. Por outro lado, é nessa idade que a criança começa a manifestar medo de estranhos, de animais ou mesmo do escuro. Assim, pode-se afirmar que a primeira infância é a base para a vida adulta, pois é nessa fase que “as crianças constroem e lapidam os suportes de confiança e pertencimento, vitais para os anos futuro, portanto os laços de afeto e carinho são tão importantes”. Além disso, conforme estudado, é diante de tantas transformações, que precisa s e ter consciência, enquanto p profissional da educação, do papel da escola e do processo educativo, pois se tornam corresponsáveis em ensinar as habilidades características de cada estágio da criança.
REFERÊNCIAS BIBLIGRÁFICAS
- Material de estudo disponibilizado no AVA. 
- BRAZELTON, T. Berry. O Grande Livro da Criança – o desenvolvimento emocional e do comportamento durante os primeiros anos. (9ª Edição). Lisboa: Editorial Presença,
- D IAS, I. S.; CORREIA, S.; MARCELINO, P. Desenvolvimento na primeira infância: características valorizadas pelos futuros educadores de infância. Revista Eletrônica de Educação. v. 7, n. 3, p.9-24. ISSN 1982-7199. 2013.. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/viewFile/483/288. 
-PONTES, Nathalia. Marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos. Disponível em: https://leiturinha.com.br/blog/marcos-do-desenvolvimento-infantil-de-0-a-3-anos/#:~:text=Nesse%20per%C3%ADodo%2C%20as%20crian%C3%A7as%20apresentam,hist%C3%B3rias%20e%20manter%20pequenos%20di%C3%A1logos 
ATIVIDADE A3 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
 
VANIEGE BORGES DOS SANTOS
 
 
O desenvolvimento da aprendizagem está diretamente relacionado à evolução 
do ser humano, seja de forma espontânea ou a partir de diferentes estímulos 
apresentados pelas pessoas com as quais a c
riança tem contato ou espaços, 
institucionais ou não, que frequente 
-
 
seja no campo
 
da educação ou da 
cultura.
 
 
 
A cada fase do desenvolvimento existem características determinantes a 
serem trabalhadas e que muitas vezes dependem do aproveitamento correto
 
da fase anterior para ocorrerem. No aspecto de motricidade, por exemplo, uma 
criança passa pelo engatinhar antes do andar.
 
 
 
 
Com base no exposto, 
?
descreva as principais características do 
desenvolvimento da primeira infância (dos 0 aos 3 anos) nos aspec
tos físico, 
intelectual, social e emocional e faça a correlação destes aspectos com as 
demandas de aprendizagem.
 
RESPOSTA:
 
Ao citar os autores MATTA, 2001; NÚÑEZ, 200 5; PAPALIA et al., D IAS,I. S.; 
CORREIA, S.; MARCELINO ensinam que o ser humano vive num
 
processo 
que
 
é 
caracterizado por mudanças constantes desde a concepção no útero 
materno até ao
 
momento em que ele morre
. 
Este processo de mudança é 
denominado por
 
desenvolvimento 
humano, sendo resultante da int
eração entre 
as características biológicas
 
e dos fatores contextuais onde o indivíduo se 
encontra inserido (sociedade e cultura0. 
Para os autores, o desenvolvimento 
humano causa mudanças progressivas
, 
contínuas e cumulativas, capazes de
 
provocar na
 
pessoa, reorganizações
 
constantes ao
 
nível das 
suas estrutur
as 
físicas, psicológicas e soci
ais que evoluem num contínuo fa
seado 
e integrativo
. 
Nesse sentido
, tem
-
se a importância
 
de estudar a primeira
 
infância, como
 
sendo a etapa crucial para o desenvolvimento humano
. 
Isso porque ela 
compreende o
 
desenvolvimento cerebral, e, consequentemente, 
as conexões
 
necessárias para os ganhos motores, cognitivos e 
sócio 
emocionais. Assim, de 
se conferir principais marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos. 
 
0 
-
 
1
 
ano
 
O bebê se desenvolve intensamente 
de 0 aos 12 meses. Ao nascer, já é capaz de 
reconhecer a voo z das pessoas que o cerca, e já pode se recordar de sons que ouvia 
na vida intrauterina, como a voz materna, por exemplo. Sua visão é desenvolvida ao 
longo dos meses, se tornando nítida apenas p
or volta do oitavo mês d
e vida. Os 
movimentos, ini
cialmente desordenados, aos poucos se tornam m ais elaborados, finos, 
demonstrando 
interesse e intenção
. 
O desenvolvimento dos tônus posturais possibilita 
o
 
sustento da cabeça aos três meses, permitindo q
ue a criança sente com apoio
 
aos 6 
meses, 
se
 
em apoio
 
aos 9 m
eses e possa 
manter
-
se em pé qu
ando apoiada aos 11 
meses (PONTES, 2020).
 
ATIVIDADE A3 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 
VANIEGE BORGES DOS SANTOS 
 
O desenvolvimento da aprendizagem está diretamente relacionado à evolução 
do ser humano, seja de forma espontânea ou a partir de diferentes estímulos 
apresentados pelas pessoas com as quais a criança tem contato ou espaços, 
institucionais ou não, que frequente - seja no campo da educação ou da 
cultura. 
 A cada fase do desenvolvimento existem características determinantes a 
serem trabalhadas e que muitas vezes dependem do aproveitamento correto 
da fase anterior para ocorrerem. No aspecto de motricidade, por exemplo, uma 
criança passa pelo engatinhar antes do andar. 
 
Com base no exposto, ?descreva as principais características do 
desenvolvimento da primeira infância (dos 0 aos 3 anos) nos aspectos físico, 
intelectual, social e emocional e faça a correlação destes aspectos com as 
demandas de aprendizagem. 
RESPOSTA: 
Ao citar os autores MATTA, 2001; NÚÑEZ, 200 5; PAPALIA et al., D IAS, I. S.; 
CORREIA, S.; MARCELINO ensinam que o ser humano vive num processo 
que é caracterizado por mudanças constantes desde a concepção no útero 
materno até ao momento em que ele morre. Este processo de mudança é 
denominado por desenvolvimento humano, sendo resultante da interação entre 
as características biológicas e dos fatores contextuais onde o indivíduo se 
encontra inserido (sociedade e cultura0. Para os autores, o desenvolvimento 
humano causa mudanças progressivas, contínuas e cumulativas, capazes de 
provocar na pessoa, reorganizações constantes ao nível das suas estruturas 
físicas, psicológicas e sociais que evoluem num contínuo faseado e integrativo. 
Nesse sentido, tem-se a importância de estudar a primeira infância, como 
sendo a etapa crucial para o desenvolvimento humano. Isso porque ela 
compreende o desenvolvimento cerebral, e, consequentemente, as conexões 
necessárias para os ganhos motores, cognitivos e sócio emocionais. Assim, de 
se conferir principais marcos do desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos. 
0 - 1 ano 
O bebê se desenvolve intensamente de 0 aos 12 meses. Ao nascer, já é capaz de 
reconhecer a voo z das pessoas que o cerca, e já pode se recordar de sons que ouvia 
na vida intrauterina, como a voz materna, por exemplo. Sua visão é desenvolvida ao 
longo dos meses, se tornando nítida apenas por volta do oitavo mês de vida. Os 
movimentos, inicialmente desordenados, aos poucos se tornam m ais elaborados, finos, 
demonstrando interesse e intenção. O desenvolvimento dos tônus posturais possibilita 
o sustento da cabeça aos três meses, permitindo que a criança sente com apoio aos 6 
meses, se em apoio aos 9 meses e possa manter-se em pé quando apoiada aos 11 
meses (PONTES, 2020).

Continue navegando

Outros materiais