Buscar

Atividade de Pesquisa - Sistemas Contábeis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
Sistemas Contábeis
Aluno
 
(a):
 TANIA RODRIGUES PEDRO
Data
 
11 / 06 /21
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES
:
Esta Atividade
 
vale 10 
pontos.
 
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar gr
ave o arquivo com o nome Atividade de Pesquisa 
(nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
)
1. Defina o que é sistema e explique seus principais componentes.
Um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou parte que interagem formando um todo mais complexo. Seus componentes são os objetivos, entradas, processo de transformação, saídas, controle, avaliação e retroalimentação.
2. Conceitue tecnologia da informação.
Tecnologia da informação (conhecida também pela sigla TI) é uma área que utiliza a computação como um meio para produzir, transmitir, armazenar, aceder e usar diversas informações. É utilizada para fazer o tratamento da informação, auxiliando o usuário a alcançar um determinado objetivo.
3. Qual o papel da contabilidade dentro de um ERP?
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que significa Sistema Integrado Gestão Empresarial. 
 É um software capaz de controlar todas as Informações de uma empresa, integrando dados, recursos e processos, das áreas de Vendas, Finanças, Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras, Produção e Logística. Com o ERP, as demandas contábeis são mais facilmente administradas. Ao integrar todos os setores da empresa — do processo de compras aos fechamentos fiscais —, o sistema confere mais transparência e segurança às transações internas e externas.
4. Quais os conceitos fundamentais de um ERP?
Objetivo fundamental a integração, consolidação e aglutinação de todas as informações necessárias para a gestão do sistema empresa. SIGE – sistema integrados de gestão empresarial também tem sido denominados de ERP – Planejamento de recursos empresariais.
5. Explique a relação da estruturação do sistema contábil com a visão estratégica da empresa.
A estruturação do sistema de informação contábil compreende a definição das informações que serão fornecidas pelo sistema e a preparação do mesmo para atender essas necessidades. Para tanto, faz-se necessário, primeiro, um levantamento ordenado das informações que todos os gestores necessitam do sistema de informação contábil para, posteriormente, estruturar a conta e o plano de contas contábil.
6. Explique o conceito de conta contábil ampliada.
A estrutura do plano de contas ampliado deve criar relações dos segmentos e necessidades informacionais das empresas com a estrutura do plano de contas contábil tradicional (Pado veze, 2015). Pela tecnologia da informação, esse conceito permite a adoção do conceito de conta contábil ampliada Empresa, Unidade de 
Negócio, Divisão/Fábricas, Centro de custo, Subcentro de custo Conta contábil, Subconta contábil (Despesas e Receitas), Conta gerencial, Ordem de trabalho Produto e linhas de produtos, Quantidade 1, Quantidade 2, Quantidade 3, Recusa.
7. Caracterize o objetivo e a abrangência do sistema de informação contábil.
O objetivo e a abrangência do sistema de informação contábil são: atender todas as necessidades da contabilidade financeira (a contabilidade tradicional) e da contabilidade gerencial. Abrange várias técnicas como contabilidade financeira, contabilidade de custos, analise financeira e de balanços, e com a aplicação dessas 
técnicas irão contribuir para os administradores nas tomadas de decisões. 
8. Explique o que vem a ser operacionalidades de um sistema de informação.
É uma importante ferramenta, fundamental para o sistema de informação. A operacionalidade apresenta dados reais significativos, práticos e objetivos. Através da operacionalidade são disponibilizados os períodos e banco de dados, Criação e fechamento de períodos, Controle patrimonial como banco de dados. Para esse sistema contábil, talvez essa seja a operacionalidade mais importante. Fundamentalmente, é necessário que o sistema permita, para cada bem ou direito controlado, o arquivamento em forma de banco de dados, de todas as informações 
necessárias para sua gestão e para todas as áreas da empresa.
 
9. Identifique as diferenças de atuação entre auditoria interna, auditoria externa, controle interno e controladoria.
De forma global, o trabalho executado pela Auditoria Interna é idêntico aquele executado pela Auditoria externa. Ambas realizam seus trabalhos utilizando -se das mesmas técnicas de auditoria, ambas têm sua atenção voltada para o controle interno como ponto de partida de seu exame. Entretanto, os trabalhos executados pelos Auditores Internos e Externos têm suas diferenças básicas caracterizadas por: Auditoria Interna: Realizada por um funcionário da Empresa Auditoria Externa: Realizada através de contratação de um profissional independente. Controle interno é um procedimento de garantia do cumprimento dos objetivos do instituto federal contra riscos de descumprimento ou desvirtuação interna é um procedimento de avaliação da qualidade dos controles e, portanto, da capacidade de um instituto federal alcançar seus objetivos. 
 
10. Qual a relação das análises contábeis com o controle interno.
A Análise Contábil e o controle Interno são os principais instrumentos de controle de uma organização, para subsidiar a tomada de decisões. A análise das demonstrações financeiras consiste num processo específico para de talhar a situação econômico-financeira de uma organização, fornecendo subsídios para o processo decisório e a melhoria contínua. A análise contábil operacional é o procedimento fundamental e conclusivo para avaliação dos controles internos. Portanto, a análise contábil é um dos instrumentos que compõe o conjunto de controles internos.

Outros materiais