Buscar

AVALIAÇÃO TRATAMENTOS EM ACUPUNTURA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – TRATAMENTOS EM ACUPUNTURA
1) Sobre a Acupuntura:
 I- A acupuntura foi nomeada como Medicina Tradicional e Alternativa nos países onde a principal forma de medicina praticada é alopática.
II- Além do sentido específico de agulhamento, a palavra acupuntura pode ter sentido mais amplo, o do estímulo do acuponto segundo as várias técnicas disponíveis (agulhamento, alterações de temperatura, pressão e outras).
III- A acupuntura é denominada medicina tradicional no contexto dos países que utilizam essas práticas tradicionais e populares como a principal forma de atenção à saúde.
IV- A palavra ACUPUNTURA, foi extraída dos radicais grego acus e pungere, que significam agulha e puncionar, respectivamente.
V- A acupuntura visa à terapia e cura das enfermidades pela aplicação de estímulos através da pele, com a inserção de agulhas em pontos aleatórios, chamados acupontos.
 
· Apenas a informação IV está correta.
· (F) Apenas as informações I e III estão incorretas.
· Apenas as informações II e III estão corretas.
· Apenas as informações I e V estão incorretas.
2) A acupuntura faz parte de um conjunto de conhecimentos teórico-empíricos, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que inclui as seguintes técnicas, EXCETO.
· Massagem (Tui-Na),
· Exercícios respiratórios (Chi-Gung),
· Orientações espirituais (Shu-Shieh)
· Farmacopéia chinesa
3) Qual é o principal foco do tratamento pela acupuntura?
· O todo da pessoa e não o alívio de sintomas
· O sistema respiratório
· O sistema digestivo
· O alívio da dor
4) Marque (V) verdadeiro ou (F) falso
(  ) No Brasil, a prática da MTC se iniciou com a vinda dos primeiros imigrantes japoneses para o Rio de Janeiro, em 1810. Em 1908, os imigrantes chineses inseriram a acupuntura chinesa, embora restrita à colônia.
(  ) No Brasil, a acupuntura é considerada uma especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina, o qual defende a exclusividade de sua prática por médicos.
(  ) A Acupuntura tem sido exercida por uma gama variada de profissionais que inclui acupunturistas com formação no exterior, práticos com formação em cursos livres no Brasil, técnicos em acupuntura e especialistas em acupuntura.
(  ) Na década de 1970, a acupuntura ainda sofria uma importante resistência por parte dos conselhos de medicina, que a classificavam como “charlatanismo” e “crendice”.
(  ) No Brasil, apenas na década de 90, iniciou-se um crescente interesse pela população brasileira sobre o uso das Terapias Alternativas e Complementares (TAC). Esse interesse devia−se principalmente a alguns fatores: o preço elevado da assistência médica privada, o alto custo de medicamentos, precariedade da assistência dos serviços de saúde pública, eficácia da terapêutica e menores efeitos colaterais.
· V,V,V,V,V
· F,V,V,V,V
· V,V,F,V,V
· F,V,V,V,F
5) Marque a alternativa correta.
· No Brasil, a prática da acupuntura foi introduzida na tabela do Sistema de Informação Ambulatorial - SIA/SUS em 1989, através da Portaria nº 1230/GM2, e sua prática reforçada pela Portaria 971, publicada pelo Ministério da Saúde em 2016, que aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).
· No Brasil, a prática da acupuntura foi introduzida na tabela do Sistema de Informação Ambulatorial - SIA/SUS em 1999, através da Portaria nº 1230/GM2, e sua prática reforçada pela Portaria 971, publicada pelo Ministério da Saúde em 2006, que aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).
· No Brasil, a prática da acupuntura foi introduzida na tabela do Sistema de Informação Ambulatorial - SIA/SUS em 1989, através da Portaria nº 1230/GM2, e sua prática reforçada pela Portaria 971, publicada pelo Ministério da Saúde em 1996, que aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).
· No Brasil, a prática da acupuntura foi introduzida na tabela do Sistema de Informação Ambulatorial - SIA/SUS em 1999, através da Portaria nº 1230/GM2, e sua prática reforçada pela Portaria 971, publicada pelo Ministério da Saúde em 2016, que aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).
6) Relacione as informações a seguir com seus respectivos anos, referente a evolução do processo da legalização da prática da acupuntura no Brasil.
 – 2ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações em Saúde à MNPC (Atual Práticas Integrativas e Complementares) – incluída como nicho estratégico de pesquisa dentro da Agenda Nacional de Prioridades em Pesquisas.
 – 8ª Conferência Nacional de Saúde – Práticas Integrativas e Complementares no sistema de saúde que fixaram normas e diretrizes para o atendimento em homeopatia, acupuntura e fitoterapia.
 – 10ª Conferência Nacional de Saúde – aprova a “incorporação ao SUS, em todo o País, de práticas de saúde como a fitoterapia, acupuntura e homeopatia, contemplando as terapias alternativas e práticas populares”.
 – 12ª Conferência Nacional de Saúde – delibera pela efetiva inclusão da MNPC no SUS (Atual Práticas Integrativas e Complementares).
 
· 1986; 1995; 1996; 2000
· 2006; 1986; 1996;2003
· 2004; 1986; 1996; 2003
· 2003; 1995; 2000; 2004
7) De acordo com o conteúdo estudado, a aplicação da Acupuntura tem sido realizada em diversos casos, , EXCETO:
· Depressão pós-parto
· Gastrite
· (V) Hiperatividade e déficit de atenção
· Esclerose múltipla
8) Sobre o tratamento de pacientes com zumbido, através da acupuntura:
I- Alguns estudos confirmam uma maior prevalência do zumbido na população masculina, assim como na população de expostos a ruído e indivíduos de baixa renda.
II- Acredita-se que a manutenção e a interferência desse sintoma na qualidade de vida da pessoa estão muito relacionadas com padrões de equilíbrio global do paciente, características físicas e, principalmente, emocionais.
III- Na MTC, a acupuntura é recomendada para o alívio do zumbido, apesar de faltarem provas científicas nesta área. Estudos mostram que o estímulo realizado com as agulhas promove uma introdução de carga elétrica que desencadeia potenciais de ação a fim de reequilibrar o sistema.
IV- Em razão da diversidade na sua origem, o tratamento deste sintoma continua a ser um desafio, mas diferentes métodos vêm sendo empregados com sucesso, dentre eles está a Acupuntura.
 
· Apenas a afirmativa II é verdadeira
· Apenas a afirmação III Falsa
· Apenas as afirmações II e IV são verdadeiras.
· Apenas a afirmação I é Falsa.
9) Assinale a alternativa verdadeira, em relação as inúmeras práticas terapêuticas que têm sido empregadas por diversos profissionais e seus respectivos resultados no manejo das dores do parto.
 
· A terapia floral pode ser utilizada, no trabalho de parto, para auxiliar no relaxamento, na dilatação, na indução e aceleração;
· A cromoterapia, para relaxar durante as contrações ao passo que suaviza as sensações fortes da expulsão, quando aplicada diretamente sobre a vulva;
· A acupuntura abaixa o nível de ansiedade, ajuda a lidar com o medo, tranquiliza, acalma e permite uma percepção mais aguçada, reforçando a resistência física e emocional.
· A homeopatia pode ser usada para alívio da tensão, indução e aceleração do parto.
10) “A ansiedade aumenta quando a energia está reduzida, quando há deficiência por falta de sono e descanso, excesso de trabalho, estresse, doença e nutrição deficiente, além de outros fatores. A deficiência do qi do coração e do rim, do yin do coração e do rim, e do sangue do coração e do baço podem dar origem à ansiedade, já que o qi, o yin e o sangue são necessários para manter o espírito estável”.
O texto acima refere-se à:
· Ansiedade por excesso
· Ansiedade por deficiência
· Ansiedade por estagnação
· Ansiedade por conflitos

Continue navegando