Buscar

história da America 2

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	História da América (HIS26)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:662495) ( peso.:1,50)
	Prova:
	35083738
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Segundo Congresso Continental da Filadélfia foi composto por uma convenção de delegados das Treze Colônias que se reuniram após o início das lutas a favor da Independência dos Estados Unidos. Os objetivos desse congresso foram decisivos para o desfecho do conflito no país. Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O congresso articulou as retaliações promovidas pelo governo metropolitano inglês.
	 b)
	A reunião dos congressistas oficializou as perseguições políticas àqueles que se manifestavam contrários às medidas metropolitanas.
	 c)
	O Segundo Congresso Continental da Filadélfia oficializou a utilização de mão de obra escrava entre os colonos do norte.
	 d)
	O congresso articulou a separação política das Treze Colônias na América do Norte.
	2.
	O processo de independência dos EUA atendeu aos interesses dos colonos contra a exploração da metrópole e foi influenciado pelos ideais do Iluminismo. Um dos fatores que desencadearam o processo de independência, foram as chamadas "Leis Intoleráveis", medidas repressoras aos protestos que se seguiram na tentativa da Inglaterra de recuperar os gastos com a Guerra dos Sete Anos à custa de suas colônias. Sobre essas medidas impopulares a que os colonos convocaram o Primeiro e o Segundo Congresso Continental da Filadélfia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Primeiro Congresso assumiu um caráter separatista.
(    ) No Primeiro Congresso, as diferentes colônias se uniram.
(    ) O Segundo Congresso teve a intenção de conciliação.
(    ) No Segundo Congresso, há um acirramento do conflito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	3.
	As Leis Intoleráveis que prepararam o terreno para o conflito entre Inglaterra e a América inglesa apertaram os laços coloniais com as Treze Colônias. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Lei do Selo.
II- Lei do Açúcar.
III- Lei do Chá.
(    ) Envolve o monopólio da Companhia Britânica das Índias Orientais.
(    ) Obrigação de identificar todos os documentos que circulavam na colônia.
(    ) Impedir que os colonos americanos comercializassem com outras regiões.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - II - I.
	 d)
	III - I - II.
	4.
	Até meados do século XVIII, a figura do rei era vista como uma divindade na terra, e desta forma ovacionada e respeitada. No entanto, ainda no século XVIII, surgiu um movimento com o objetivo de garantir maior liberdade e igualdade entre os populares, questionando a figura do rei e os poderes que este obtinham. Este movimento denominado "Iluminismo" ultrapassou as barreiras da Europa, chegando também na América. Sobre a influência das ideias iluministas na América, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A influência do Iluminismo nas questões políticas dos Estados Unidos limitou-se ao processo de independência, sendo que, após este fato, as ideias iluministas não influenciaram nenhum tipo de decisão em qualquer país.
	 b)
	É fato que as ideias iluministas não influenciaram a independência dos Estados Unidos, pois as concepções dos iluministas não condiziam com o objetivo da Independência dos Estados Unidos.
	 c)
	As ideias iluministas influenciaram os nativos da América, trazendo concepções de liberdade, dando base para uma revolta contra os europeus.
	 d)
	As ideias iluministas, postulando a igualdade e a liberdade, influenciaram a independência dos Estados Unidos.
	5.
	Em 1815, no Congresso de Viena, é estabelecida a Santa Aliança, uma coligação de monarcas europeus que colocam o princípio do Legitimismo acima do princípio dos Direitos dos Povos. Apenas oito anos depois o Congresso norte-americano promulga a Doutrina Monroe em reação às pretensões europeias de manterem suas colônias nas Américas. Essa doutrina viria a ser o pilar que guiaria as relações dos EUA com o resto do mundo dali para frente. Quanto à Doutrina Monroe, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Por essa doutrina, o continente só poderia ser recolonizado com a aprovação dos EUA.
(    ) A partir da Doutrina Monroe, os EUA interveem nos negócios internos da Europa.
(    ) Por essa doutrina, os EUA proíbem a intervenção europeia nos países das Américas.
(    ) A Doutrina Monroe só tinha validade para os países que já eram independentes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	O processo de independência da América espanhola tem na figura de Simon Bolívar um dos seus maiores nomes. Fazendo parte da elite colonial, Bolívar fez sua formação acadêmica na metrópole, onde foram expostas as ideias Iluministas. Bolívar sonhava com uma América forte, unida e independente, mas embora essa tenha sido bem sucedida em se emancipar do domínio colonial, hoje se apresenta fragmentada e em uma posição periférica em relação à geopolítica mundial. Ficou evidente o fracasso das pretensões de Bolívar a partir de fatores específicos do processo de independência na América do Sul. Com relação às causas do fracasso dos planos de Bolívar, analise as seguintes afirmativas:
I- As pretensões de Bolívar ao despotismo levaram a uma forte oposição a ele.
II- A união da América Espanhola representava uma ameaça à economia inglesa.
III- Os Estados Unidos temiam perder mercado consumidor para seus produtos.
IV- A relutância de Bolívar em promover uma reforma agrária o levou ao fracasso.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	7.
	Diante das "leis intoleráveis", os colonos britânicos na América do Norte se reuniram no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, que tinha o objetivo de estabelecer a liberdade nas colônias. Reivindicando liberdade comercial e mais flexibilidade nas relações econômicas com a metrópole, os colonos deixaram claro que essa era a única saída para a paz com a Inglaterra. É evidente a influência de uma ideologia. Os colonos sofreram por causa de qual ideologia?
	 a)
	Comunismo.
	 b)
	Anarquismo.
	 c)
	Socialismo.
	 d)
	Iluminismo.
	8.
	O processo de independência das colônias espanholas nas Américas encontra alguns paralelos com o processo de independência dos EUA. As colônias espanholas, a exemplo das inglesas na América do Norte, estavam insatisfeitas com a opressão e o domínio da metrópole. Entretanto, ao contrário do que havia acontecido aos EUA e depois no Brasil, as colônias espanholas nas Américas se fragmentaram após a independência. Quanto às causas da fragmentação política da América Espanhola após a independência, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A enorme diversidade sociocultural e a escassez populacional contribuíram na fragmentação.
	 b)
	Os colonos se dividiram em razão da discordância quanto ao destino a ser dado aos escravos.
	 c)
	A divisão dos colonos entre os adeptos do capitalismo e do socialismo levou à fragmentação.
	 d)
	A Inglaterra não tinha interesse na fragmentação política da América Espanhola.
	9.
	A América Espanhola apresenta a particularidade de ter como resultado de seu processo de independência, a fragmentação de seu território. Embora a independência da região sul-americana sob controle espanhol tenha se dado em paralelo com o processo de independência brasileiro, aqui se logrou a integridade do território emancipado, enquanto que lá observamos a divisão em diferentes países da área outrora sob domínio colonial. Devemos a esse quadroa especificidade do processo de independência dessa região e a influência de interesses de nações estrangeiras nela. Quanto às causas da fragmentação da América Espanhola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os interesses comerciais da Inglaterra são uma das causas dessa fragmentação.
(    ) Era ausente na região um tipo de produção que pudesse integrar os mercados.
(    ) As fortes divergências em torno da libertação dos escravos dividiu a elite local.
(    ) As tentativas brasileiras de conquistar territórios na região acabou por dividi-la.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	Com relação à ocupação geográfica e à história das colonizações do Continente Americano, podemos perceber que a maioria dos países são de origem espanhola. Sobre os motivos que ocasionaram a fragmentação política da América colonial hispânica, analise as sentenças a seguir:
I- A influência inglesa, cuja hegemonia comercial seria mais facilmente exercida numa América dividida e, consequentemente, enfraquecida.
II- O território estava representado por diversas divisões tribais e linguísticas, a comunicação era difícil e as populações rarefeitas.
III- A luta pela emancipação foi resultado da ação de diferentes grupos de uma mesma oligarquia, organizada em locais diferentes e com interesses diferentes, portanto, incapaz de aglutinar interesses políticos que levassem a uma unidade política.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
Parte inferior do formulário

Continue navegando