Buscar

fórum química

Prévia do material em texto

A respeito dos elementos químicos que compõe a Tabela Periódica, cite 5 elementos que utilizamos no nosso dia-a-dia, a forma de obtenção deles, e a origem/descoberta deles.
A Química é uma ciência experimental, cujos reflexos se percebem, através de distintas maneiras em nosso dia a dia. Estando presente ativamente em vários setores de nossa modernidade, por e exemplo: combustíveis, plásticos, tintas, saúde, alimentos, petroquímica, corantes, adesivos, bebidas, materiais de limpeza, etc. Sabendo aproveitá-la do melhor modo possível, nos trará grandes benefícios, como o aperfeiçoamento dos confortos humanos, declínio do número de mortes devido a evolução da medicina.
· Sódio – Na
O sódio é um elemento químico de símbolo Na (Natrium em latim), seu número atômico é 11 e sua massa atômica 23.É considerado um elemento químico essencial, alcalino, sólido na temperatura ambiente, macio, untuoso, de coloração branca, ligeiramente prateada. Foi isolado em 1807 por Sir Humphry Davy por meio da eletrólise da soda cáustica fundida. Atualmente é obtido pela eletrólise ígnea do cloreto de sódio fundido a 808°C, procedimento mais econômico que os usados anteriormente. É um metal barato. O composto mais abundante de sódio é o cloreto de sódio, o sal comum de cozinha. Também se encontra presente em diversos minerais como anfíbolas, trona, halita, zeólitos e outros. O sódio metálico emprega-se em síntese orgânica como agente redutor. O sódio é essencial para o corpo humano é responsável pelos movimentos e ligamentos dos músculos. Pode ser utilizado em ligas antiatrito com o chumbo para a produção de balas (projéteis), na produção de aditivos antidetonantes para as gasolina; Na fabricação de detergentes combinando-o com ácidos graxos; Na purificação de metais fundidos; A liga NaK é empregada como transferente de calor. O sódio também é usado como refrigerante; É empregado na fabricação de células fotoelétricas; Na iluminação pública, através das lâmpadas de vapor de sódio; Na produção de diversos reagentes químicos, como o peróxido de sódio e o cianeto de sódio; Na indústria de borracha sintética; Na obtenção de titânio e zircônio a partir dos seus cloretos ou óxidos.
· Ferro – Fe
O ferro (do latim ferrum) é um elemento químico de símbolo Fe, seu número atômico é 26 e sua massa atômica 56u. Há indícios do uso do ferro em aproximadamente 5000 a.C., no Egito. O surgimento do ferro extraído de minerais é registrado em torno de 1500 a.C., na Ásia Menor, onde hoje é a Turquia. A descoberta de técnicas de extração, aplicação e uso do elemento agregou à região poder político e econômico. O ferro está associado à Revolução Industrial, que teve início no meio do séc. XVIII onde teve nesse período, o uso abundante do ferro e suas ligas metálicas, especialmente o aço, por sua maleabilidade e resistência. Em 1778, foi construída a primeira ponte feita totalmente de ferro. Em 1818 o ferro começou a ser utilizado no setor de transporte marítimo e na fabricação de navios, e o uso do metal foi cada vez mais se difundindo no estilo de vida de povos do mundo inteiro, em temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro que, depois de passado para o estágio de ferro-gusa, através de processos de transformação, é usado na forma de lingotes. Controlando-se o teor de carbono, dá-se origem a vários tipos de aço. Apesar de ser o quarto elemento mais abundante na crosta terrestre, não se encontra o ferro isolado na natureza, mas somente em minérios, sendo que os principais são: hematita (Fe2O3 – imagem abaixo), magnetita (Fe3O4), siderita (FeCO3), limonita (Fe2O3.H2O) e pirita (FeS2). Suas aplicações podem ser encontradas em ligas metálicas, que compõem peças automotivas, de maquinários industriais, ferramentas, elementos da construção civil, entre outros. O ferro e os óxidos, cloretos e sulfetos de ferro são também utilizados como reagentes. Cloreto de ferro (III), por exemplo, é usado no tratamento de água e esgoto. Suplementos alimentares são fabricados com sulfato de ferro (II) para tratamento da anemia, doença causada pela deficiência de ferro no organismo. O ferro também pode ser encontrados em alimentos que atuam como fontes de ferro, por exemplo : fígado, carne seca, cereais matinais enriquecidos com ferro, feijão, passas, pão, ovos, lentilha, ervilha, beterraba, folhas escuras, tais como espinafre, couve, agrião e brócolis; além de peixes.
· Mercúrio – Hg
O mercúrio é um elemento químico de símbolo Hg, seu número atômico é 80 e sua massa atómica 200,5 u. Também é conhecido como hidrargírio, azougue e prata-viva, entre outras denominações. Seu nome homenageia o deus romano Mercúrio, que era o mensageiro dos deuses. Essa homenagem é devida à fluidez do metal. O símbolo Hg vem do grego latinizado ‘hydrargyrum’ que significa prata líquida. O Mercúrio é um metal líquido à temperatura ambiente. Normalmente utilizado em instrumentos de medidas (termômetros e barômetros), lâmpadas fluorescentes e como catalisador em reações químicas. Este metal pode ser encontrado em reservas minerais de Cinábrio, também conhecido por sulfeto de mercúrio (HgS) tendo em torno de 86% do metal em sua composição. Além do desgaste da crosta terrestre que produz vapor de mercúrio. Podendo estar também associado aos hidrocarbonetos, compostos orgânicos, no petróleo e no carvão mineral. Pode ser usado em termômetros, barômetros, lâmpada fluorescentes, medicamentos, espelhos, detonadores, corantes, pilhas e outros.
· Alumínio – Al
O alumínio é um elemento químico de símbolo Al, seu número atômico é 13 e a sua massa 27 u, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. É dado a Friedrich Wöhler o reconhecimento do isolamento do alumínio, em 1827. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduz sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário. O alumínio puro é mais dúctil em relação ao aço , porém suas ligas com pequenas quantidades de cobre, manganês, silício, magnésio e outros elementos apresentam uma grande quantidade de características adequadas às mais diversas aplicações. Estas ligas constituem o material principal para a produção de muitos componentes dos aviões e foguetes. Quando se evapora o alumínio no vácuo, forma-se um revestimento que reflete tanto a luz visível como a infravermelha, sendo o processo mais utilizado para a fabricação de refletores automotivos , por exemplo. Como a capa de óxido que se forma impede a deterioração do revestimento, utiliza-se o alumínio para a fabricação de espelhos de telescópios, em substituição aos de prata. Devido à sua grande reatividade química é usado, quando finamente pulverizado, como combustível sólido para foguetes e para a produção de explosivos. Ainda usado como ânodo de sacrifício e em processos de aluminotermia para a obtenção de metais. O alumínio pode ser utilizado no meios de Transporte: Como elementos estruturais em aviões, barcos, automóveis, bicicletas, tanques, blindagens e outros; na Europa têm sido utilizado com frequência para formar caixas de trens; nas embalagens: Papel-alumínio, latas, embalagens Tetra Pak e outras; na construção civil: Janelas, portas, divisórias, grades e outros”; em bens de uso: Utensílios de cozinha, ferramentas e outros; na Transmissão elétrica: Ainda que a condutibilidade elétrica do alumínio seja 60% menor que a do cobre, o seu uso em redes de transmissão elétricas de alta tensão é compensado pelo seu menor custo e densidade, permitindo maior distância entreas torres de transmissão, onde é aplicado revestindo um feixe de arame de aço que suporta a força de estiramento e deixa o conjunto insensível aos ventos; como recipientes criogênicos até -200 °C e, no sentido oposto, para a fabricação de caldeiras;
· Ouro - Au
O ouro (do latim aurum,"brilhante") é um elemento químico de símbolo Au, seu número atómico é 79 e a sua massa atómica 197 u. Os arqueólogos sugerem que o primeiro uso do ouro começou com as primeiras civilizações no Oriente Médio. É possível que tenha sido o primeiro metal utilizado pela humanidade. Na natureza, o ouro é produzido a partir da colisão de duas estrelas de nêutrons, o ouro é extraído por um processo denominado lixiviação com cianeto. O uso do cianeto facilita a oxidação do ouro formando-se (CN)22- em dissolução. Para separar o ouro da solução procede-se a redução empregando, por exemplo, o zinco. Tem-se tentado substituir o cianeto por outro ligante devido aos problemas ambientais que gera, porém não são rentáveis ou também são tóxicos. Por ser relativamente inerte, pode-se encontrá-lo como metal, às vezes como pepitas grandes, mas geralmente se encontra em pequenas inclusões em alguns minerais, como quartzo, rochas metamórficas e depósitos aluviares originados dessas fontes. O ouro está amplamente distribuído, e amiúde encontra-se associado ao quartzo e pirita. É comum como impureza em muitos minérios, de onde é extraído como subproduto. Como mineral é encontrado na forma de calaverita, um telureto de ouro. A África do Sul é o principal produtor de ouro, extraindo aproximadamente dois terços de toda a procura mundial deste metal. O ouro é utilizado em joias onde tem o maior consumo para fabricação de joias devido a sua cor, brilho, durabilidade e a tradição do uso desse metal, faz com que uma joia que contém ouro seja valiosa. Também é utilizada nas Ligas metálicas como moedas, as primeiras moedas de ouro foram fabricadas em 560 a.C. pela ordem do rei Croesus de Lídia (uma região da atual Turquia), existem também as barras de ouro que ainda são uma forma de investimento de algumas instituições, devido à facilidade de manuseio e o armazenamento. Já a sua utilização nos eletrônicos se dá pelo fato de ser resistente à corrosão e possuir alta condutibilidade, o ouro é utilizado em eletrônicos que usam correntes e tensões muitos baixas, conferindo confiabilidade ao material. Sofisticados dispositivos eletrônicos, como celulares, GPS (Sistema de Posicionamento Global) e calculadoras possuem uma pequena quantidade de ouro em sua composição.
· Referências 
Disponível em: https://www.infoescola.com. Acesso em: 18 de Junho de 2021.
Disponível em https://www.monografias.com/pt/docs/A-importancia-da-quimica-em-nossa-vida-PKM76G8H8LJP . Acesso em: 18 de Junho de 2021.
Disponível em https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal. Acesso em: 18 de Junho de 2021

Continue navegando