Buscar

História Contemporânea II

Prévia do material em texto

História Contemporânea II
Prova AV
	1a Questão (Ref.: 201301596297)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"As operações de uma economia capitalista jamais são suaves, e flutuações variadas, muitas vezes severas, fazem parte integral dessa forma de reger os assuntos do mundo. O chamado ¿ciclo do comércio¿, de expansão e queda era conhecido de todo homem de negócios do século XIX. Esperava-se que se repetisse, com variações, a cada período de sete a onze anos". (HOBSBAWM, 1995, p. 91) Apresente as principais causas da crise econômica de 1929 e seu impacto social.
		
	
Resposta: Foram devido a superprodução agrícola fez com que diminuissem a compra e venda dos produtos, assim ocasionando o fechamento de empresas e indústrias; o aumento da especulação financeira que ocacionou a falência dos bancos. Com isso, o impacto social foi aumento do desemprego, da miséria e da fome.
	
Gabarito: O aluno deverá destacar as características da crise de 1929.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301648842)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na década de 1920, a situação da Itália não era das melhores. Além de passar por desemprego e uma economia em declínio, os Estados italianos eram assolados por:
		
	
	Intervenção estrangeira
	
	Manipulação de finanças
	
	Conflitos com os Estados germânicos
	 
	Interferência em sua política interna.
	 
	Greves trabalhistas
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301139608)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(Adaptada de concurso público) Sobre a expansão do capitalismo e as tensões ligadas à eclosão da Primeira Guerra mundial, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	Os anos iniciais do século XX ficaram conhecidos também como o período da "paz armada", por ter registrado o avanço da produção de armamentos pesados e o crescimento dos efetivos militares.
	
	As ambições imperialistas, ligadas à expansão capitalista, caracterizavam a política externa de nações que tinham alcançado plena industrialização e cuja produção extrapolava a capacidade de consumo de suas próprias populações.
	 
	A adoção de uma política de alianças, nos anos antecedentes à Primeira Guerra Mundial, decorreu da necessidade de conter o avanço de interesses capitalistas norte-americanos no mercado europeu, combatendo, assim, a Política do Big Stick.
	
	O pan-eslavismo, o pangermanismo e o revanchismo francês constituíram movimentos nacionalistas responsáveis, entre outros fatores, por fomentar todo um clima internacional de tensões e agressividade
	
	A concorrência desmedida por territórios e novos mercados, além da adoção de políticas internas protecionistas ajudaram a favorecer o clima belicoso entre as nações europeias, nos primeiros anos do século XX.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301139195)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	(Adaptada de concurso público) Dentre os antecedentes da Revolução Russa de 1917, está o chamado "Ensaio Geral da Revolução", revoltas populares que arrancaram concessões do Czar, como a ampliação do direito de voto e a convocação de uma Assembleia Legislativa, a Duma. Dentre os fatores da política externa czarista que levaram à insatisfação popular, podem-se destacar:
		
	
	O rompimento da Rússia com a monarquia inglesa
	 
	As derrotas sofridas pelos russos frente ao Japão
	 
	A entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial
	
	A saída da Rússia da Liga das Nações
	
	A aliança entre os russos czaristas e a Alemanha
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301282145)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O principal fator por trás da crise de 1929 nos Estados Unidos foi :
		
	
	O acúmulo de capital pelos banqueiros.
	 
	A especulação financeira que atraiu diversos investidores para o mercado de ações.
	
	Forte entrada de libras esterlinas no país.
	
	Disputa com a URSS no campo financeiro.
	
	Forte aquisição de terrenos pelos bancos privados.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301139049)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(Adaptada de concurso público) Analise as afirmações abaixo.
I. Os Estados Unidos da América e a União Soviética, apesar de adotarem sistemas políticos e econômicos diferentes, se uniram durante a Segunda Guerra Mundial, contra as nações do Eixo.
II. Os Estados Unidos da América, durante a Segunda Guerra Mundial, combateram a União Soviética, uma das nações do Eixo.
III. Os Estados Unidos e União Soviética foram os grandes vencedores da Segunda Guerra Mundial. Terminado o conflito, foram dividindo o mundo entre si.
IV. Entre as conseqüências da Segunda Guerra Mundial podemos apontar o fortalecimento dos movimentos nacionalistas na Ásia e na África.
Assinale a alternativa que indica as afirmações corretas.
		
	
	As afirmações I, II, III e IV
	
	Somente as afirmações II e III
	
	Somente as afirmações I e II
	 
	Somente as afirmações I, III e IV
	
	Somente as afirmações I, II e III
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301139807)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(Adaptada de concurso público) Para a Europa, o legado da Segunda Guerra Mundial foi devastador, com uma terrível destruição em termos de vidas e de bens materiais e uma profunda crise ideológica e moral. A Grã-Bretanha sai esgotada da Guerra, perdendo sua posição hegemônica mundial. Nesse cenário, a ascensão soviética, contrabalançada pela dos Estado Unidos, aponta para novas esferas de influência e conflitos, que sinalizam para o que se denomina:
		
	 
	Guerra Fria, polarizando o mundo entre o bloco socialista e o capitalista
	
	Guerra do Golfo, sinalizando para a cobiça de nova superpotência no Oriente
	
	Guerra do Vietnã, demonstrando o combate norte- americano aos interesses soviéticos
	
	Tratado de Versalhes, imputando à Alemanha as causas e despesas da Guerra
	
	Tratado de Potsdam, no qual se decidiu que o território alemão seria partilhado pelas potências aliadas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301139061)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Adaptada de concurso público) Durante a Guerra Fria, o engajamento de alguns Estados da Europa Oriental no bloco soviético caracterizou-se por dois traços essenciais, garantindo a hegemonia de Moscou na manutenção do bloco socialista no leste europeu. Estas duas características essenciais eram:
		
	
	a inexistência de posições independentes no mundo socialista e a formação de sindicatos livres
	
	a participação de todos os países socialistas na Coexistência Pacífica e de uma corrida armamentista
	 
	a adoção do regime político de partido único e o alinhamento político-militar ao Pacto de Varsóvia
	
	a formação de um bloco econômico socialista, o COMECON, com a implantação de uma ampla liberdade econômica nos países participantes
	
	as reformas liberalizantes adotadas inicialmente pela Hungria e Tchecoslovaquia e a adoção do socialismo real soviético
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301139091)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Explique o significado do Plano Marshall, relacionando-o as influências norte americanas da Guerra Fria.
		
	
Resposta: O Plano Marshal era a ajuda econômica norte-americana aos países do bloco capitalista que foram devastados pela Segunda Guerra Mundial.
	
Gabarito: O aluno deve relacionar a ajuda aos paises europeus implementada pelo Plano MArshal a busca or áreas de influência para o Capitalismo, durante a Guerra Fria.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301263631)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A desintegração da União Soviética foi o resultado de uma sequência de acontecimentos que se iniciaram primordialmente nos anos 1980, com as reformas empreendidas por um governo que buscava salvar o país do fracasso iminente, a Glasnost e a Perestroika. Essas medidas foram implementadas no governo de :
		
	
	Boris Yeltsin
	
	Konstantin Chernenki
	
	Nikita Krushchev
	 
	Michail Gorbatchev
	
	Leonid Brezhnev

Continue navegando