Buscar

Receptores Gustativos e Transdução do Paladar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GUSTAÇÃO
RECEPTORES GUSTATIVO
As experiências gustativas resultam numa interação de estímulos gustativos e células receptoras localizadas em órgãos sensitivos denominados botões gustativos. Encontram-se na cavidade orofaríngea, mas principalmente na língua.
O botões gustativos possuem várias células receptoras cujas terminações apicais são recobertas por microvilos e se estendem para um poro gustativo. O poros geram um contato dos microvilos ao meio externo e com isso há acesso aos estímulos (neles também estão proteínas).
As células receptoras estão em constante renovação e se originam de células basais poligonais, sendo que estas não estão envolvidas também na transdução do paladar.
As fibras aferentes gustativas formam o elemento pós-sináptico de sinapse química próxima à base da célula receptora gustativa. 
BOTÕES GUSTATIVOS LINGUAIS
São encontrados na língua, exclusivamente, em estruturas especializadas denominadas papilas, das quais existem 3 tipos: 
- papilas fungiformes: presentes nos dois terços anteriores da língua, espalhadas entre as papilas filiforme (que não são gustativas) e que são variadas quanto a tamanho, forma e numero de papilas.
- papilas valadas: localizadas na superfície dorsal da língua, sendo que em cada uma há papila central rodeada por uma fenda que contem botões gustativos. 
- papila foliácea: de cada lado na língua formando uma fenda nas margens laterais da língua.
As papilas valadas e foliáceas estão associadas a glândula salivar e quando estão estimuladas influenciam ela a secretar saliva. Todas as qualidades gustativas são detectadas em todas as regiões da língua.
BOTÕES GUSTATIVOS EXTRALINGUAIS
Estão localizados no palato mole, orofaringe, faringe laríngea, laringe e porção superior do esôfago. Os botões nessas regiões não vão estar nas papilas, mas sim situados no epitélio. 
TRANSDUÇÃO DO PALADAR
Em gral, ela tem inicio quando substancias químicas solúveis se difundem através do poro gustativo, interagindo com receptores dos microvilos. Essa interação resulta na despolarização e também na hiperpolarização dos microvilos. Na despolarização os potenciais de ação aumentam os níveis de cálcio que resultaram na liberação de transmissores químicos para sinapses aferentes, induzindo um potencial de ação na fibra aferente. 
Estímulos para o gosto salgado, alguns azedos e amargos estão relacionados a canais iônicos específicos, sendo que a via responsável pela transdução de alguns estímulos azedos e amargos é o bloqueio de canais de potássio. 
Para o gosto doce, receptores estimulam uma via secundaria de mensageiros que ativam a proteína G e que ativam a produção de cAMP, fechando os canais de potássio e levando a despolarização de células receptoras gustativas. 
VIAS GUSTATIVAS PERIFERICAS
Os dois terços ventrais da língua são inervados pelo nervo fácil, a superfície dorsal pelo nervo glossofaríngeo e toda a língua também pelo hipoglosso. Fibras aferentes que inervam botões orofaríngeos seguem pelos nervos facial, glossofaríngeo e vago. A corda do tímpano (ramo facial) inerva papilas fungiformes, nervo petroso superficial maior (ramo do facial) inerva o palato mole, nervo lingual-tonsilar (nervo glossofaríngeo) inerva papilas valadas e foliáceas e nervo faríngeo superior (nervo vago) inerva a epiglote e o esôfago. (qual inervação realmente é necessária saber?). 
O núcleo do trato solitário é o principal núcleo aferente visceral do tronco cerebral, sendo ele dividido em parte rostral (gustativo) e caudal (visceral ou cardiorrespiratório). As fibras que trafegam os nervos 7,9 e 10 terminam nas porções rostrais seguindo até o tálamo e daí até o córtex (como o orbitofrontal posterior lateral). Essa informação também é transmitida a partir de células do núcleo do trato solitário para conexões com reflexos bulbares que influenciam na secreção salivar. 
Seus distúrbios podem ser de perda do paladar (ageusia), paladar diminuído (hipogeusia) por distúrbios psiquiátricos, infecções virais. Também podem ocorrer alterações na sensação gustativas por tumores desencadeando sensações gustativas desagradáveis (cacogeusia).

Continue navegando