Buscar

atividade 1 agosto

Prévia do material em texto

I 
 
https://www.google.com.br/
 ATIVIDADE 1 Caro aluno(a),
Na aula 1, tratamos sobre questões ligadas à leitura e à escrita. Para exercitar a leitura, você deverá ler os textos propostos e resolver as questões de interpretação. O valor total da atividade é 10. 
Envie as respostas no prazo determinado, ISTO É, ATÉ 26 DE AGOSTO PARA QUE RECEBA A NOTA ANTES DA PROVA OU ATÉ 1 DE SETEMBRO SEM GARANTIA DE TER A NOTA ANTES DA PROVA. NÃO SERÁ ACEITO REENVIO DO PORTFÓLIO 1, PORTANTO, RESPONDA ÀS QUESTÕES COM BASTANTE ATENÇÃO!!! VOCÊ RECEBERÁ APENAS A NOTA, PORÉM O GABARITO SÓ SERÁ DIVULGADO NO DIA 2 DE SETEMBRO. DEPOIS DO GABARITO PUBLICADO, NÃO SERÁ MAIS ACEITO ENVIO DO PORTFÓLIO 1. Em caso de dúvidas, deixe recado no quadro de avisos.
NOME:
RGM:
POLO:
ATIVIDADES DA AULA 1 – Após responder às questões propostas, passe as respostas para o quadro abaixo. A correção será apenas das respostas dadas no quadro de respostas.
RESPOSTAS
	 1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	
	
NOTA: 
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
TEXTO I para questão 1.
Livros
Caetano Veloso
Tropeçavas nos astros desastrada
Quase não tínhamos livros em casa
E a cidade não tinha livraria
Mas os livros que em nossa vida entraram
São como a radiação de um corpo negro
Apontando pra a expansão do Universo
Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso
(E, sem dúvida, sobretudo o verso)
É o que pode lançar mundos no mundo.
Tropeçavas nos astros desastrada
Sem saber que a ventura e a desventura
Dessa estrada que vai do nada ao nada
São livros e o luar contra a cultura.
Os livros são objetos transcendentes
Mas podemos amá-los do amor táctil
Que votamos aos maços de cigarro
Domá-los, cultivá-los em aquários,
Em estantes, gaiolas, em fogueiras
Ou lançá-los pra fora das janelas
(Talvez isso nos livre de lançarmo-nos)
Ou o que é muito pior por odiarmo-los
Podemos simplesmente escrever um:
Encher de vãs palavras muitas páginas
E de mais confusão as prateleiras.
Tropeçavas nos astros desastrada
Mas pra mim foste a estrela entre as estrelas.
1 – ANALISE AS AFIRMAÇÕES A SEGUIR
I – De acordo com o texto, só os livros levam à evolução do Universo e, por isso, podemos amá-los ou odiá-los.
II – O tema tratado nos versos acima é sobre a importância dos livros e da leitura.
III - Caetano entende que livros, ao tocá-los, são apenas objetos de prazer e jamais um canal para descarga emocional.
IV – O poeta deixa claro que a leitura leva à evolução e aponta, no oitavo e no nono verso da primeira estrofe, sua preferência pelos poemas.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I, II, III
b) I, II, IV
c) II, III, IV
d) II, IV
e) I, II, III e IV
TEXTO II para questão 2
“Pois o fato incomparavelmente mais importante, mais excitante e mais especial daquele período foram os serões de leitura com minha mãe e as conversas que se seguiam. Já não consigo reproduzir essas conversas em detalhes, pois fazem parte de mim. Se existe uma substância espiritual que se recebe nos primeiros anos de vida, a que se refere constantemente e da qual nunca nos libertamos, então a minha foi aquela motivada pelas leituras com minha mãe. Eu estava imbuído de confiança cega em minha mãe; os personagens sobre os quais ela me fazia perguntas e depois me falava tornaram-se o meu mundo de tal forma que deles nunca mais consegui me separar. Pude tomar distância de qualquer influência posterior que recebi. Mas aqueles personagens formam comigo uma unidade compacta e indissolúvel. (…) Foram o pão e o sal de meus primeiros anos. São eles a verdadeira e secreta vida de meu intelecto”. — Elias Canetti. A língua absolvida. São Paulo: Cia das Letras, 1993, p.104-5)
2 – Analise as afirmações a seguir:
I - Canetti fala de livros como objetos de amor ou de ódio, da leitura e da relação afetiva que esta lhe proporcionou.
II – O autor vê as histórias contadas pela mãe como responsáveis pela dificuldade que ele sente em definir sua personalidade, formada pela mistura de muitos personagens.
III – O autor atribui a formação de seus sólidos valores aos modelos que encontrou nas várias personagens das histórias lidas em família.
IV – Depreende-se do texto que a leitura tem papel fundamental na formação do intelecto e do caráter da criança e que a família pode ser a mola propulsora para despertar o gosto pela leitura. 
Está correto apenas o que se afirma em
a) I, II, III
b) I, II, IV
c) I, III, IV
d) III, IV
e) I, II, III e IV
TEXTO III para questões 3 e 4
Desde quando me tornei escritora, suspeitei que as pessoas que escrevem ficção estão inebriadas num diabólico jogo, no qual seduzem porque foram seduzidas. Quer dizer, alguém lê um livro, fica enfeitiçado pelo poder das palavras de tal forma que passa a escrever um livro para seduzir os leitores. E sempre observei, as pessoas mais fascinantes eram aquelas que tinham o dom da palavra ou escrita ou falada. Quantas vezes me vi arrebatada por uma frase, muito mais do que por um olhar ou uma paisagem, quantas mil vezes apaixonada por um texto que despertou em mim um sentimento qualquer. [...] A sedução pela palavra parecia-me um convite para penetrar um outro mundo[...] 
Um de meus livros prediletos é o Flores da Escrivaninha. Não se trata de um volume de poesias, como o título sugere. Tampouco é uma novela para moças [...]. É um livro de ensaios sobre literatura, publicado há alguns anos, com uma capa que lhe dá um tom lírico, uns rabiscos vermelhos que sugerem flores e folhas, leve toque oriental. Sua leitura é como entrar em um jardim encantado e descobrir flores de nomes maravilhosos [...] (MIRANDA, Ana. O Estado de S. Paulo, 27/07/97.)
3 - Analise as afirmações a seguir:
I – Ana Miranda, assim como os autores dos textos I e II tem como tema central a importância da leitura.
II – Para a autora, as palavras seduzem o leitor que, por sua vez, ao escrever, também seduzirá.
III – Ler e escrever, segundo Miranda, fazem parte da mesma engrenagem. Ela escreve porque leu; seduz com palavras porque foi seduzida por elas.
IV – Assim como Caetano, no texto I, a autora revela seu encanto pelas palavras, deixando-se seduzir pela literatura tratada na obra “Flores da escrivaninha”.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I, II, III
b) II, III
c) I, III, IV
d) II, III, IV
e) I, II, III e IV
4 - Alguém lê um livro, fica enfeitiçado pelo poder das palavras de tal forma que passa a escrever um livro para seduzir os leitores.
O trecho destacado acima estabelece uma relação de sentido com o restante da frase. Essa relação de sentido pode ser definida como:
a) simultaneidade b) consequência c) oposição d) causa e) temporalidade
5 – Os autores dos TEXTOS I, II E III são escritores profissionais e são conscientes do papel da leitura e da escrita para a vida do homem em sociedade. 
Analise as afirmações I e II e a relação que se estabelece entre elas.
I – Os autores falam sobre leitura e escrita, revelando a importância da alfabetização, enquanto processo técnico, que exige apenas decodificação de sinais e depende de treinamento específico, normalmente iniciado na escola, e suficiente para percepção e compreensão dos diferentes contextos que podem modificar o sentido de um texto.
PORQUE
II – O ensino da leitura e da escrita envolve um processo psicológico, social e histórico. Ler um texto é inteirar-se com ele; é desenvolver a habilidade de compreender as revelações que ele oferece e, a partir daí, criar novas ideias, conceitos, valores. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa verdadeira da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
d) A asserção I é uma proposição falsa,e a II é uma proposição verdadeira. 
e) As asserções I e II são proposições falsas.
TEXTO 4 para questão 6
6 – “ Aprender a ler é ter acesso a um mundo distinto daquele em que a oralidade se instala e se organiza. O mundo da escrita não se limita a simples registros das manifestações orais. [...] Aprender a ler e a escrever são necessidades tão gritantes que sua rejeição indica que o alheamento do sujeito é tão forte quanto a recusa de alimento, quanto a aceitação da família ou quanto a aceitação de bens sociais. [...] Dominar a leitura e a escrita pode instrumentalizar o sujeito para a própria vida, franquear-lhe possibilidades de sobrevivência, que, de outro modo lhes estarão vedadas”. (Haquira Osakabe, 1995, p.17-18 adaptado).
Analise as afirmações a seguir e marque V (verdadeiro) ou F (falso).
1 – Ainda que os autores dos textos anteriores não mencionem a alfabetização nem o letramento, sabemos que são condições para que se tenha amplo domínio sobre o texto seja enquanto autores, seja enquanto leitores. ( )
2 – Para que se desperte o prazer pela leitura e pela escrita, fatores como o estímulo gerado pelo ambiente, pela família, o envolvimento pessoal e o conteúdo dos textos precisam estar em sintonia com os interesses e com a idade da criança.( )
3 – O gosto pela leitura não é inato e a criança o desenvolverá, desde que o texto seja adequado, melhor ainda se o professor tiver formação específica e o hábito da leitura. ( )
4 – O trabalho de leitura e escrita nunca é solitário, em sentido amplo, pois envolve quem escreve e para quem escreve; autor e leitor(es) estão envolvidos em um trabalho coletivo. ( )
5 – Fala-se, atualmente, em “analfabeto funcional”, ou seja , aquela pessoa que não foi alfabetizada na escola, mas lê e compreende bem a ponto de desenvolver suas funções sociais e laborais, sem grandes entraves. ( )
Marque a alternativa que corresponda às suas respostas, de cima para baixo.
a) 1V; 2F; 3F; 4V; 5F
b) 1V; 2V; 3V; 4V; 5F
c) 1F; 2F; 3F; 4F; 5V
d) 1V;2V; 3F; 4V; 5F
e) 1F; 2V; 3F; 4V;5F
TEXTO 5 para questão 7
7 – Comadre, estou precisando escrever uma carta para minha mãe, lá no Norte. 
A miúda Francisca, que não sabe escrever, e a corpulenta Sofia, que fez até a 4ª série, são comadres de Inhapi, Alagoas. Atualmente, moram na região metropolitana de São Paulo. Elas se entendem sem precisar falar muito. Numa tarde de domingo, na laje superior do sobrado de uma delas em Ermelino Matarazzo, Zona Leste da capital, Sofia e Francisca dão início a uma comunicação silenciosa e de fina sintonia. Graças a Deus, ninguém precisa dar assunto não, Deus me livre!, diz Sofia, a escrevedora, ao contar que ninguém precisa ditar-lhe o que quer escrito. Eu já sei o que colocar, faço tudo sozinha. Só homem é que não me pede para fazer cartas, acho que é porque têm cisma de não saber escrever. 
De fato. Sem que a comadre Francisca precise dizer mais nada, Sofia ajeita na coxa o caderno espiral, concentra-se e não levanta mais a cabeça. Vai preenchendo linha por linha, frente e verso, tudo sem pontuação. Acrescenta um inspirado Vire a carta, mas não o pensamento, no pé da primeira página. Ao final de quinze minutos, pára e anuncia que vai ler, para a comadre ter certeza de que a carta ficou ao gosto. Começa uma leitura: Saudade da minha querida mamãe que está tão distante... peço uma bênção para eu ser bem feliz na vida... mamãe, eu não durmo só pensando na senhora e na tia... No meio da leitura a escrevedora lembra da própria mãe, do pai e sua voz vai amiudando, os olhos transbordando. De mansinho, Sofia começa a chorar em cima de uma carta que nem sequer é sua. Chora de saudade, saudade da vida, saudade de tudo. Francisca, sentada a seu lado, chora junto, e forte. Sofia retoma a leitura. Um instante ;dona Luiza... termino por falta de assunto... Ao final dobra a folha para fazê-la caber num envelope, endereçado com um Vai para a senhora Luiza Tereza da Conceição. Se tudo correr bem, a carta chegará em três, quatro dias, entregue à senhora Luiza pelo carteiro de Inhapi, que não sabe ler. (VEJA, 8/4/98)
Sabemos que ler e escrever envolvem processos afetivos, psicológicos, históricos e sociais. Dessa forma, de acordo com o texto acima, 
I – ser analfabeta não faz de Francisca uma pessoa solitária por não conseguir se comunicar com a mãe porque consegue se comunicar, com facilidade, com a comadre Sofia.
II - ser analfabeta faz de Francisca uma pessoa dependente, uma vez que precisa que a comadre escreva a carta e não decide sequer o conteúdo do texto.
III – terem a mesma condição social e rotinas semelhantes faz com que conheçam as dores uma da outra e se entendam sem precisar falar muito.
IV – A diferença de nível intelectual faz com que a “escrevedora”, a corpulenta Sofia, que fez até a 4ª série, ganhe um ar de superioridade traduzido até pela descrição física, em oposição à miúda Francisca. 
 Está correto apenas o que se afirma em
a) I, II, III
b) II, III, IV
c) I, III, IV
d) II, III
e) I, II, III e IV
 
TEXTO 6 para questão 8
Vou começar tratando de algumas verdades incômodas que todos conhecem, mas que vou relembrar.  A primeira delas seria que  a maior  parte  da  população  brasileira é funcionalmente analfabeta. Um analfabeto funcional é aquele que sabe escrever o próprio nome sabe  reconhecer  o  nome,mas  que  não  seria  capaz  de  tirar  informação  de  uma  página escrita, mesmo que seja um  tipo de  informação que ele dominaria  facilmente em  forma  oral,  uma  notícia  de  jornal,  por  exemplo.  Esse leitor  é  aquele  que  não  integra  o  significado de um texto apresentado na forma escrita. [...]    O analfabeto funcional é uma pessoa especialmente indefesa por muitas razões: [...]  
(Mário Alberto Perini. In: Marcia Abreu (org.). Leituras no Brasil: antologia comemorativa pelo 10º. Cobe. Campinas: Mercado de Letras.)8– Perini entende que o analfabeto funcional “é indefeso por muitas razões”. Marque a única opção que está de acordo com essa afirmação.
a) o analfabeto funcional tem condições de atualizar-se, por meio do texto escrito, sobre acontecimentos e obter informações relevantes para o seu dia a dia.
b) o analfabeto funcional , por ser capaz de assinar o nome, pode assinar documentos, com segurança, sem passar por constrangimentos, tais como usar a digital como assinatura . 
c) o analfabeto funcional torna-se refém do mercado digital, visto que, ao adquirir, por exemplo, um aparelho celular, não consegue compreender as orientações do manual de instrução.
d) o analfabeto funcional, consegue juntar letras e compreende o sentido geral de uma notícia e, por isso, não se sente isolado de grupos que conversem sobre o assunto em questão.
e) o analfabeto funcional, por não compreender os pressupostos e o que deve estar subentendido em um texto, deixa de perceber sutilezas que compõem algumas mensagens, porém isso não o impede de ter a informação. 
9 – “[...] a escola, além de não ser uma garantia incondicional de letramento, não é a única instância para sua conquista. [...] se queremos ensinar a ler e a escrever, temos que cuidar da qualidade da escola, mas também do ‘antes e depois’ do período de escolaridade, isto é, do acesso e da permanência no universo letrado”. (COLELLO,2010, P.111)
Analise as afirmações a seguir e as relações que se estabelecem entre elas.
I –Um alto grau de letramento é mais facilmente atingido por aqueles que, de alguma forma, já participam da sociedade letrada (pais escolarizados que proporcionam mais acesso às experiências sociais de escrita, independentemente da escola). É nas classes média e alta que encontramos leitores que dominam a escrita, são capazes de relacionar textos, de ajustar a escrita ou a fala aos objetivos estabelecidos.
PORQUE
 II – Aprender a ler e a escrever pode, desde sempre, estar associado a um contexto motivacional que, nos anos subsequentes, faz toda a diferença para a vida escolar, sendo função da escola dar continuidade, de forma sistematizada, ao processo que a criança realiza naturalmente pelas diversas práticas sociais de que participa (ver alguém fazer lista de compras, fazer uma receita de bolo ou ler jornal). 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa verdadeira da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
e) As asserções I e II são proposições falsas.
10 - Diante de cada novo texto temos de identificar as estruturas básicas para compreender seu funcionamento. Analise as afirmações a seguir e a relação que se estabelece entre elas.
I – Como a escrita do texto informativo é para ser lida e compreendida a distância, sem interferência direta do autor no momento da leitura, sua elaboração exige uma estrutura exata, precisa, clara, que assegure ao leitor uma decodificação correta e adequada.
PORQUE
II – Quanto mais compromisso o texto tem com a informação exata, menos espaço deixa para os acréscimos e interpretações do leitor, como é o caso da publicidade, dos textos literários, da poesia, nos quais a pluralidade de significados predomina.
Considerando-se as assertivas acima, é correto afirmar que: 
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II justifica a I.
b) As asserções I e II são proposições falsas 
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
OBS. LEIA E RELEIA OS TEXTOS E AS QUESTÕES!!!! Não será aceito reenvio do portfólio 1.
Preencha, com atenção, o quadro de respostas.

Continue navegando