Buscar

Análise e Viabilidade de Projetos - Apol1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Análise de Viabilidade de Projetos (E)
Sabemos que investir um capital em um projeto não é das mais fáceis tarefas. O investidor, seja ele interno ou externo, precisa estar respaldado com o maior número de informações possíveis para tomar a decisão da melhor forma possível, com base nas informações que ele possui no momento. Para somar na gama de indicadores para a análise de viabilidade em projetos, além do VPL, Valor Presente Líquido temos o Payback simples e descontado. Leia as sentenças abaixo e responda com a alternativa que julgar mais adequada no que tange o conceito de Payback:
Nota: 20.0
	
	A
	O Payback consiste basicamente em saber em quanto tempo o capital investido no momento zero do projeto será recuperado.
Você acertou!
A sentença correta é a A, pois explana de forma simples e objetiva o conceito de Payback, que faz uma conta de quantos períodos de retorno são necessários para um montante ser recuperado. Um exemplo é o investimento de R$ 5.000,00 no momento zero do projeto e a cada ano a expectativa de retorno é de R$ 1.000,00, logo em 5 períodos, ou seja, 5 anos o capital será investido. Toda esta análise foi feita com base nos conceitos de payback, e, da forma em que foi calculado o método que se encaixa nesta conta é o Payback simples.
	
	B
	O Payback consiste basicamente em uma comparação com o retorno do investimento e um possível investimento considerando a taxa mínima de atratividade de retorno.
	
	C
	O Payback consiste basicamente em uma comparação do Valor Presente Líquido com a Taxa Mínima de Atratividade. Caso do VPL seja maior que a TMA o projeto é considerado viável.
	
	D
	O Payback consiste basicamente em uma comparação sobre o retorno do investimento em períodos, sempre respaldado pela Taxa Mínima de Atratividade, ou seja, quanto o mercado está pagando em outros locais além do projeto em questão.
Questão 2/5 - Análise de Viabilidade de Projetos (E)
Quando falamos de Payback sabemos que existem dois modelos que fornecem detalhes ao investidor para que o mesmo possa tomar a melhor decisão diante da gama de informações que ele possuir na mão na hora desta decisão. Com base no texto exposto e na Rota 4, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. (   ) Se o tempo de retorno que o investidor quer seu capital novamente for maior do que o tempo informado pelo Payback seja ele simples ou descontado significa que o projeto é inviável.
II. ( ) Se o tempo de retorno que o investidor quer seu capital novamente for maior do que o tempo informado pelo Payback seja ele simples ou descontado significa que o projeto é viável do ponto de vista da análise de viabilidade em projetos levando em consideração o Payback seja ele simples ou descontado.
III. (   ) A análise do Payback tanto simples como descontado deve levar em consideração o tempo em que o investidor quer que seu dinheiro retorne ao seu bolso. Por exemplo, se o investidor quer o retorno do seu investimento em 3 anos e o retorno do investimento é menor que isso, significa que o projeto é viável do ponto de vista da análise de viabilidade em projetos de acordo com o cálculo do Payback.
IV. (   ) Após o cálculo do payback simples, um resultado será alcançado, este resultado deverá ser comparado com o retorno que o investidor pretende ter seu investimento recuperado.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	II, III e IV
Você acertou!
As afirmativas II, III e IV são verdadeiras, pois explanam a viabilidade em projetos partindo da análise dos resultados do payback, seja ele, simples ou descontado.
	
	D
	III e IV
Questão 3/5 - Análise de Viabilidade de Projetos (E)
Todo o planejamento de projeto envolve diversas ramificações, dentre elas a comunicação e as aquisições de projetos, por exemplo. Uma parte deste planejamento é a questão financeira do mesmo. E junto com esta preocupação financeira do projeto é a fonte de recursos, ou seja, da onde virá o capital necessário para o projeto ser colocado em prática. Com base nas discussões da Rota 2, analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas:
I. A fonte de financiamento interno consiste na aprovação e liberação de recursos da própria organização, ou seja, de um diretor ou até mesmo do dono da empresa em que o projeto será colocado em prática.
II. A fonte de financiamento interna consiste em que um membro do projeto, ou seja, da equipe interna irá aprovar o projeto e, consequentemente liberar a verba para a execução do mesmo, não precisando passar por outra apresentação de um diretor ou de algum gerente da área financeira da empresa.
III. Uma das fontes de financiamentos para projetos e o financiamento externo via instrumentos híbridos, que mescla dívida adquiridas de capital de terceiros quando capital próprio.
IV. A fonte de financiamento externa consiste na busca de um capital fora da organização para a execução do projeto. Essa busca pode ser em um investidor que se interesse pelo projeto em questão ou um banco, por exemplo.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	III e IV
	
	D
	I, III e IV
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras, pois relatam de forma correta as fontes de financiamento interna, híbrida e externa. Já a afirmativa 2 está incorreta, pois trata o financiamento interno como a aprovação de alguém do projeto para liberar os recursos, não tendo a necessidade da aprovação de ninguém da cúpula ou da parte financeira da empresa, caso o projeto seja para aplicação dentro de uma organização.
Questão 4/5 - Análise de Viabilidade de Projetos (E)
Considerando as discussões sobre o histórico e os conceitos de gerenciamento de projetos presentes na Rota 1, analise as afirmativas a seguir:
I. Diante de tantos feitos do homem ao longo dos tempos fica difícil cravar uma data sobre quando começou a se utilizar os conceitos de gerenciamento de projetos.
II. Diante de um cenário cada vez mais competitivo em nosso país, organizações que procuram se planejar antes de realizar possíveis projetos possuem uma vantagem competitiva em relação as empresas que simplesmente colocam em prática seus projetos, sem elaborar o mínimo de planejamento que tais investimentos necessitam.
III. Podemos afirmar que o gerenciamento de projetos é algo novo, que virou ciência a partir dos anos 90, através da compilação das melhores práticas mundiais em um instituto de projetos, nos Estados Unidos.
IV. Podemos afirmar que o principal objetivo de qualquer organização da esfera privada seja o lucro e, com estudos prévios de viabilidade de projetos isto de torna mais facilmente alcançado, pois tudo estará no papel antes de ser colocado em prática, pois cenários serão criados antes de colocar os projetos em andamento dentro de uma organização, por exemplo.
 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
	
	C
	II e IV
	
	D
	I, II e IV
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras. Pois conforme explanado na Rota 1, autores e livros como Oliveira (2013), Valle (2007), PMBOK (2013) e Valleriano (2011) dão o suporte necessário para as sentenças I, II e IV serem verdadeiras.
Questão 5/5 - Análise de Viabilidade de Projetos (E)
Em um mercado tão acirrado e competitivo e com os recursos cada vez mais escassos, cabe aos investidores terem o máximo de assertividade possível na hora de decidir sobre onde aplicar seu capital. E por esta questão da competitividade e pela disputa pelos clientes é que levou empresas e seus investidores a profissionalizarem sua gestão. Profissionalizar a gestão nada mais é do que aplicar técnicas e ferramentas já disseminadas no mercado ou inovadoras para poder sair em vantagem perante a concorrência. O Valor Presente líquido é um importante indicador no que tange a análise da viabilidade ou não de um projeto. Com base no texto explanado, no fluxo de caixa abaixo e nas discussões da Rota 3 assinale a sentençaque julgar correta no que tange o Valor Presente Líquido:
Nota: 20.0
	
	A
	Valor Presente Líquido é um importante indicador dentro da análise de viabilidade em projetos. Através dele é possível mandar o valor presente para todos os períodos futuros do projeto, sendo que igualado os períodos (geralmente o último de retorno do projeto), os valores podem ser comparados entre eles, pois estarão na mesma data para este efeito.
	
	B
	Valor Presente Líquido é um importante indicador dentro da análise de viabilidade em projetos. Através dele o valor investido no projeto é trazido para o momento zero do projeto, podendo ser assim comparado com os retornos provenientes dos períodos subsequentes do projeto.
	
	C
	Valor Presente Líquido é um importante indicador dentro da análise de viabilidade em projetos. Através da soma de todos os retornos dos períodos futuros é possível fazer uma comparação com o montante investido no momento zero do projeto.
	
	D
	Valor Presente Líquido é um importante indicador dentro da análise de viabilidade em projetos. Através dele todos os valores futuros são trazidos para o momento do investimento do projeto, ou seja, um valor futuro do primeiro período de retorno após o investimento não pode ser comparado com o montante investido no momento zero do projeto, pois o dinheiro perde valor ao longo do tempo.
Você acertou!
A alternativa D é a correta no que tange o significado do VPL, Valor Presente Líquido, importante indicador dentro da análise da viabilidade em projetos.

Outros materiais

Outros materiais