Buscar

GAB_teste_REAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Economia Brasileira
GABARITO - Teste
Explique os efeitos (positivos e/ou negativos) do Plano Real sobre:
Mercado de trabalho	
O Plano Real teve um impacto negativo no mercado de trabalho com aumento de desemprego e queda dos trabalhadores formais (com carteira assinada)
Uma das bases do Plano (a chamada “âncora cambial”) era a valorização da moeda o que terminava barateando os bens importados. Cambio baixo junto a abertura da economia (processo já iniciado no final da década de 80) aumentou a concorrência de importados. As empresas que não conseguiram concorrer fecharam aumentando o nível de desemprego e informalidade. As empresas que conseguiram se mantiver fizeram ajustes na folha de pagamento, tentando reduzir custos trabalhistas. Uma das alternativas era a terceirização da mão de obra, uma forma precária de emprego pois não teria mesmas condições de pessoal contratado diretamente com carteira assinada. 
Estabilidade dos preços
O Plano Real foi bem sucedido ao obter a estabilidade de preços. Podemos mencionar outros efeitos positivos como:
- Diminuição da desigualdade social: estabilidade de preços preservava o poder de compra dos salários, melhorando padrão de vida das classes de renda mais baixa. Além do mais, a concorrência de importados segurava preços de bens comercializáveis (“tradeables”) que pesam mais na cesta de consumo desse grupo. Por outro lado, os serviços tiveram reajustes de preços acima da média da inflação (seja pelo fato de não ter concorrência ou pelo fato de que os contratos de privatização de serviços de utilidade pública permitiam reajuste de tarifas que acompanhavam ou ficavam acima da inflação. 
-Inflação controlada aumentava previsibilidade do futuro, permitindo compras parceladas em montante fixo, elevando níveis de consumo e aumentando níveis de atividade econômica.
Efeitos negativos:
-Contas públicas eram favorecidas pela inflação alta (receita eras corrigidas e pagamento das despesas eram “atrasadas” ou corrigidas abaixo da inflação, o chamado Efeito Tanzi ao contrário). O governo precisaria de outras fontes de arrecadação o que provocou um aumento da carga tributária ( criação de novos impostos que não estariam sujeitos às obrigações estabelecidas pela Constituição de 1988, o que daria mais folga para o governo).
-Crise bancária provocada por problemas em instituições que não se adaptaram às condições estabilidade de preços

Outros materiais

Outros materiais