Buscar

TICS - TESTE DO PÉZINHO


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: GRADUAÇÃO EM MEDICINA 2021.1 (TURMA 34)
SHEYLLA RAQUEL DINIZ CAVALCANTE AGUIAR
TRIAGEM NEONATAL
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC’s)
TERESINA – PIAUÍ
2021
1. Quais as diferenças entre o teste do pezinho realizado pelo SUS e o oferecido pela rede privada?
Existem 3 tipos de teste do pezinho:
Básico: É obrigatório e gratuito em todo o país, ofertado pelo SUS. Pode detectar 6 doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.
Mais ou Ampliado: É oferecido gratuitamente na maioria dos hospitais e maternidades particulares. Pode detectar até 10 doenças. Além das seis já detectadas pelo teste básico, também pode indicar deficiência de G-6-PD, galactosemia, leucinose e toxoplasmose congênita.
Super ou Expandido: É o mais completo dos exames disponíveis no Brasil. Pode detectar até 48 doenças. É oferecido apenas em laboratórios, hospitais e maternidades particulares.
ONLINE, Crescer (ed.). Teste do pezinho básico ou ampliado? Entenda a diferença: O exame ajuda a identificar certas doenças ainda nos primeiros dias de vida do bebê. o diagnóstico precoce facilita o tratamento e traz mais qualidade de vida às famílias. 24 de julho 2018. Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Cuidados-com-o-recem-nascido/noticia/2018/07/teste-do-pezinho-basico-ou-ampliado-entenda-diferenca.html. Acesso em: 13 maio 2021.
2. Liste cinco tipos de alimentos que devem ser evitados pelos pacientes portadores de Fenilcetonúria.
Carne, peixe, ovo, milho, amendoim, farinha de trigo, aveia, feijão etc.
3. Relação com a APG S14P2 – 13.05.2021 
O assunto se correlaciona com a APG abordada na semana que trouxe como tema a doença supracitada, a fenilcetonúria, que é uma enfermidade rara na qual a pessoa nasce sem a capacidade de quebrar adequadamente moléculas de um aminoácido chamado fenilalanina, ocorrendo o acúmulo dessa substância, que é tóxica para o sistema nervoso. É uma doença com caráter autossômico recessivo, portanto para nascer com a doença o pai e a mãe passam para o filho o gene alterado. A fenilcetonúria pode ser detectada pelo teste do pezinho, as crianças afetadas por essa doença são normais ao nascerem, mas não conseguem desenvolver o sistema neurológico se não forem tratadas adequadamente, podendo causar retardo mental grave, convulsões e hiperatividade.