Buscar

Bolsa de valores Ibovespa B3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bolsa de valores e sua importância econômica.
 Ao falar em bolsa de valores talvez imaginemos um ambiente caótico com emaranhados de números em telas digitais, pessoas gritando freneticamente termos em um dialeto próprio do mercado e que leigos não entendem o significado, pois é esta imagem que nos foi transmitida nos filme sobre este templo financeiro de negócios e que estaremos explorando ao certo como funciona e qual seu real valor para a economia brasileira. 
 A bolsa de valores ou também chamada mercado de capitais é um local ou ambiente aonde são negociados ações de capital aberto (publicas ou privadas), títulos de renda fixa, títulos públicos federais, moedas, commodities e diversos tipos de derivativos financeiros, como as opções de compra e venda de ações por meio de sua plataforma de negociação ela realiza o registro, a compensação, a liquidação e a listagem de todos os ativos e valores mobiliários negociados com negociações entre investidores que passam pelas corretoras.
No Brasil a principal bolsa de valores é a B3 que surgiu sob o formato atual após a fusão da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP), aprovada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em 22 de março de 2017 e é fiscalizada e regulada por órgãos fiscalizadores.
A Bolsa de Valores é importante para a economia do país porque fomenta o reinvestimento do capital da população na economia e, ao fazer isso também proporciona a geração de emprego, investimentos de recursos na economia do país as empresas melhorando suas práticas de gestão de transparência e governança, pois devem se enquadrar nas regras do mercado financeiro e com isso acontece a alavancagem empresarial, onde as empresas podem crescer contando com novos sócios e abertura de participação societária para pequenos investidores, fazendo com que todas as pessoas interessadas possam participar de grandes empreendimentos. E, ao estimular o crescimento das empresas no país, ocorre o reinvestimento da empresa também, como aumento de produção, maquinário e aumento da geração da receita que volta ao acionista como dividendos, bonificação ou juros sobre capital próprio. Assim, todos saem ganhando. As empresas, os investidores, e a economia do país.
Marcelo Klosouski

Continue navegando