Buscar

Tecidos Vegetais: Parênquima, Colênquima e Esclerênquima

Prévia do material em texto

PARÊNQUIMA, COLÊNQUIMA E ESCLERÊNQUIMA 
Os tecidos parenquimático, o colenquimático e o esclerenquimático são tecidos simples, presentes no corpo primário da planta, pertencentes ao sistema fundamental, que se desenvolvem a partir do meristema fundamental.
PARÊNQUIMA 
O parênquima é formado por células isodiamétricas, constituído de células vivas, considerado um tecido potencialmente meristemático, conserva a capacidade de divisão celular.
Clorofiliano 
Esse parênquima tem como principal característica de ser fotossintetizante. Esse tipo de parênquima é encontrado no mesofilo, bem como caules jovens e outros órgãos que realizam fotossíntese.
Aerênquima 
Presentes em plantas aquáticas e plantas que habitam ambientes alagados, a especificidade desse tipo de parênquima é de armazenar ar entre suas células. Eles se caracterizam por apresentar parênquima com grandes espaços intercelulares.
Aquífero 
Estão presentes em folhas e caules de plantas suculentas, folhas e raízes de plantas epífitas e xerófilas, bem como plantas sujeitas ao estresse salino. As células deste tecido são especializadas em armazenar água.
O colênquima 
É constituído de células vivas e é capaz de retornar à atividade meristemática. Possui parede primária com espessamento irregular, com campos de pontoação primários. Uma de suas funções é a de sustentação, e ocorre em regiões onde o crescimento é primário ou que estão sujeitas a movimentos constantes.
Colênquima angular 
Esse tipo de colênquima tem as paredes mais espessas na seção longitudinal e nos ângulos, nos pontos de encontro entre três ou mais células.
ESCLERÊNQUIMA 
O tecido do esclerênquima é um tecido de sustentação, e tem como principal característica a presença de paredes secundárias espessas, lignificada ou não, com espessamento homogêneo e regular.
Fibras 
As fibras são células longas e largas, com paredes secundárias espessas e lignificadas, suas extremidades são afiladas. Geralmente são mortas na maturidade, no entanto, quando possuem muitas pontoações e o protoplasto for ativo pode se encontrar fibras vivas na maturidade.
Esclereídes 
As células esclereides são células isoladas ou em grupos esparsos, distribuídas por todo o sistema fundamental da planta. Possuem paredes secundárias espessas, muito lignificadas, com numerosas pontoações simples.

Continue navegando