Buscar

ENGC - Seminário Interdisciplinar VI QUESTIONÁRIO 2

Prévia do material em texto

ENGC - Seminário Interdisciplinar VI
QUESTIONÁRIO 2
Questão 1
A brita ou pedra britada é um agregado obtido por meio de um processo industrial de fragmentação de rochas maiores em outras menores. Este processo é chamado de britagem e o produto gerado origina diferentes tamanhos de pedra, as quais também apresentam as mais diversas aplicações.
Sobre o processo de britagem, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A decapagem é executada da rocha natural com uso de explosivos.
b. O transporte é o processo onde a brita é levada até a mina.
c. A brita primária é proveniente dos fragmentos das rochas são descarregados na baia de alimentação da britagem primária.
d. O desmonte é o processo de limpeza do terreno. São feitas as remoções das camadas de impurezas.
e. A decapagem é o processo após a limpeza do terreno.
Questão 2
A escala cartográfica representa a relação entre os territórios e as suas representações gráficas. Dessa forma, é possível dizer que, quanto maior for a escala, _________________. Sendo um mapa de escala 1:500.000 apresenta uma distância de 25 cm entre os pontos A e B. Dessa forma, qual a correta distância entre esses dois pontos, na realidade?
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. menor é a área representada, 125 km.
b. maior é a área representada, 125 km.
c. menor é a área representada, 12500 km.
d. menos evidente é a projeção cartográfica utilizada, 12,5 km.
e. menor é a área representada, 12.500.000 km.
Questão 3
Estruturas tais como vigas, treliças, pórticos e grelhas estão sujeitas à ação de diferentes tipos de carregamentos, tais como, peso próprio, pressão do vento, reação de um pilar ou viga, entre outros.
Em relação às cargas atuantes nas estruturas, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As cargas concentradas, ou pontuais, representam, de forma aproximada, cargas distribuídas em áreas muito reduzidas (em relação às dimensões da estrutura). Um pilar apoiado sobre uma viga, por exemplo, representa uma carga concentrada.
b. As cargas variáveis se apresentam constantes ao longo ou em trechos da estrutura. O peso próprio ou o peso de uma parede sobre a viga são exemplos deste tipo de carregamento.
c. As cargas uniformemente distribuídas apresentam variação em seu valor ao longo ou em trechos da estrutura. As cargas triangulares (como ocorre em paredes de reservatórios de líquidos) são exemplos deste tipo de carregamento.
d. As cargas acidentais podem variar com o tipo de edificação e são de difícil determinação com precisão, sendo previstas a partir de critérios estabelecidos em normas regulamentadoras. O peso próprio da estrutura é um exemplo deste tipo de carga.
e. As cargas permanentes atuam nas estruturas em específicos períodos de tempo da vida útil da edificação. A pressão do vento é um exemplo deste tipo de carregamento.
Questão 4
As rochas, incluindo as sedimentares, sofrem deformações tectônicas após a sua formação e essas deformações são responsáveis pela ocorrência das falhas, dobras e fraturas. Como estes três elementos podem acontecer? Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I – As rochas situadas em regiões mais profundas da crosta deformam-se lentamente, comportando-se de forma plástica e, portanto, formam as dobras.
II – As rochas que se encontram mais próximas à superfície sofrem deformação mais rápida, rompendo-se, logo possuem um comportamento frágil e com isso formam as falhas.
III – As fraturas são diferentes das falhas, pois não há deslocamento relativo dos dois lados do plano de falhamento e a rocha simplesmente se trinca.
Escolha uma:
a. Apenas II está correta.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
d. Apenas I está correta.
e. Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 5
A força de tração causa uma deformação na barra, provocando uma variação positiva no seu comprimento inicial, indicando alongamento. Já uma força de compressão provoca uma variação negativa no comprimento inicial da barra, indicando contração.
Assim, dizemos que "o valor dos componentes da tensão depende do tipo de carga que age sobre o corpo e da orientação do elemento no ponto."
Uma barra, com seção transversal de 40mm de diâmetro, é tracionada por uma força normal de 190kN. O valor para tensão normal na barra é:
Escolha uma:
a. 151,2 MPa.
b. 151,2 kPa.
c. 151,2 Pa.
d. 4,7 kPa.
e. 37,8 MPa.
d = 40 mm
P = 190 kN
i) A = π . d²/4
A = 3,14 . (40 . 10⁻³)²/4
A = 1,256.10⁻³ m²
ii) τ = P/A
τ = 190.10³/1,256.10⁻³
τ = 151,27.10⁶ PA ou 151,27 MPa

Mais conteúdos dessa disciplina