Buscar

BIOLOGIA CELULAR LISTA 1 - CURSINHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BIOLOGIA CELULAR – LISTA 1
MEMBRANA E CITOPLASMA
Questão 1) A estrutura e funcionalidade próprios da membrana plasmática conferem a ela muitas possibilidades especiais. Dentre elas destaca-se a capacidade de selecionar o que deve atravessar do compartimento celular para o meio e vice-versa. Sobre os diferentes tipos de transporte de substâncias através da membrana, observa-se como correto:
a) Transporte ativo se dá quando um soluto atravessa a membrana de um meio hipotônico para um hipertônico.
b) O englobamento de partículas sólidas pelas células está envolvido no processo de defesa e é chamado de pinocitose.
c) O transporte de solutos a favor do gradiente de concentração é chamado de transporte ativo.
d) A fagocitose é um tipo de endocitose com englobamento de líquidos e macromoléculas dissolvidas em água.
e) A difusão facilitada ocorre por meio de um aparato enzimático com gasto de energia.
Questão 2) Quando em 1665 o pesquisador inglês Robert Hooke cunhou o termo "célula" (que em latim significa algo como "quarto pequeno"), ele associou a imagem das células mortas de cortiça aos pequenos quartos onde os monges viviam. Por meio dos avanços na utilização de técnicas de microscopia, pôde-se constatar que estas "celas" não estavam vazias e, então, as organelas das células dos organismos vivos puderam ser observadas e suas funções foram sendo elucidadas ao longo das décadas. A respeito dos componentes celulares, suas características e funções, pode-se afirmar:
a) A presença de membrana, citoplasma e núcleo é característica inerente à célula de todos os seres vivos.
b) As mitocôndrias possuem dupla membrana e atuam na respiração celular.
c) Os lisossomos agem na digestão de substâncias provenientes apenas do meio externo.
d) O retículo endoplasmático granuloso possui ribossomos aderidos em sua membrana e participa da síntese de lipídios.
e) Células procarióticas possuem um compartimento nuclear distinto, envolvido por uma membrana chamada carioteca.
Questão 3)Em um dia de trabalho no laboratório, certo pesquisador especialista em Citologia adicionou um corante azul com afinidade por proteínas à uma suspensão de células vegetais e as observou ao microscópio. Estando estas células em intensa atividade de síntese protéica, qual das organelas listadas a seguir pôde ser visualizada mais fortemente corada em azul?
a) Cloroplasto
b) Mitocôndria
c) Retículo endoplasmático
d) Lisossomo
e) Peroxissomo
Questão 4)
Uma das funções da membrana plasmática é a delimitação dos espaços extra e intracelular. Apesar de resguardarem características distintas, estes dois meios devem se comunicar para que haja troca de substâncias e, para isso, a membrana deve selecionar o que pode entrar ou sair da célula. A esta capacidade dá-se o nome de permeabilidade seletiva. A molécula de água, com todas as características que a tornam tão peculiar, atravessa livremente a membrana plasmática por transporte passivo, nesse caso, também chamado de:
a) Pinocitose
b) Osmose
c) Difusão facilitada
d) Transporte eletrolítico
e) Bomba de íons
Questão 5) Uma indústria está escolhendo uma linhagem de microalgas que otimize a secreção de polímeros comestíveis, os quais são obtidos do meio de cultura de crescimento. Na figura podem ser observadas as proporções de algumas organelas presentes no citoplasma de cada linhagem.
Perfil celular das linhagens de microalgas
Qual é a melhor linhagem para se conseguir maior rendimento de polímeros secretados no meio de cultura?
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V
Questão 6) A cal (óxido de cálcio, CaO), cuja suspensão em água é muito usada como uma tinta de baixo custo, dá uma tonalidade branca aos troncos de árvores. Essa é uma prática muito comum em praças públicas e locais privados, geralmente usada para combater a proliferação de parasitas. Essa aplicação, também chamada de caiação, gera um problema: elimina microrganismos benéficos para a árvore.
Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 1 abr. 2010 (adaptado).
A destruição do microambiente, no tronco de árvores pintadas com cal, é devida ao processo de
a) difusão, pois a cal se difunde nos corpos dos seres do microambiente e os intoxica.
b) osmose, pois a cal retira água do microambiente, tornando-o inviável ao desenvolvimento de microrganismos.
c) oxidação, pois a luz solar que incide sobre o tronco ativa fotoquimicamente a cal, que elimina os seres vivos do microambiente.
d) aquecimento, pois a luz do Sol incide sobre o tronco e aquece a cal, que mata os seres vivos do microambiente.
e) vaporização, pois a cal facilita a volatilização da água para a atmosfera, eliminando os seres vivos do microambiente.
Questão 7) Uma equipe de investigadores da Universidade de Coimbra acaba de ser contemplada com uma Bolsa da Sociedade Portuguesa de Transplantação, no valor de 12 500 euros, para avaliar justamente em órgãos humanos a função mitocondrial em todo o percurso – desde o momento da colheita do órgão até a sua reimplantação no paciente.
Na realidade, o transplante de fígado envolve um complexo conjunto de ocorrências intracelulares que podem ser determinantes para o sucesso da cirurgia. O papel desempenhado pelas mitocôndrias em todo o processo é fundamental para evitar um conjunto de complicações. [...] A função mitocondrial permite avaliar o estado do fígado que, no decorrer do percurso, é exposto a várias agressões, podendo sofrer lesões celulares irreversíveis. [...]
INVESTIGADORES de Coimbra querem melhorar prognóstico do transplante de fígado. Ciência Hoje, 30 dez. 2014.
Disponível em: <http://www.cienciahoje.pt/>. Acesso em: 18 fev. 2015. (adaptado)
A investigação do estado da atividade mitocondrial das células hepáticas na referida situação é importante, pois
a) as lesões no fígado causadas pelas várias agressões a que o órgão é submetido durante o percurso entre o doador e o receptor não se constituem um problema que inviabilize o transplante.
b) as mitocôndrias controlam o metabolismo celular por meio do controle do ciclo celular. Assim, a atividade mitocondrial permite a regeneração das células hepáticas danificadas devido ao uso abusivo de álcool e infecções virais.
c) a homeostase das células hepáticas é controlada pela atividade das mitocôndrias. Dessa forma, metabólitos, água, sais e nutrientes permanecem em equilíbrio dinâmico através de mecanismos controlados por tais organelas.
d) o paciente deverá ter a garantia de que o órgão transplantado não possui alterações significativas no seu DNA nuclear, já que mutações ocorridas durante o percurso entre o doador e o receptor poderiam inviabilizar seu aproveitamento.
e) as mitocôndrias são as organelas responsáveis pela respiração celular – processo bioquímico no qual ocorre síntese de energia sob a forma de ATP –, necessária para que as células realizem suas atividades vitais e mantenham o órgão em funcionamento.
Questão 8)
O destino das células
As células-tronco, que constituem o corpo dos seres pluricelulares, podem ser induzidas, por meio de estímulos químicos, a se transformar em células ósseas, cartilaginosas ou adiposas. Durante o processo de amadurecimento, certos tipos celulares especializam-se em acumular energia. Com base nisso, um grupo de pesquisadores verificou que alterações nas mitocôndrias auxiliam a definir o papel das células.
Rotas de especialização
Alterações nas mitocôndrias ajudam a definir o papel das células
	
	ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. O destino das células. Pesquisa Fapesp, São Paulo, n. 238, dez. 2015. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br>. Acesso em: 29 mar. 2016.
O desenvolvimento inicial dos seres pluricelulares é caracterizado pela proliferação de células embrionárias. Essas células se diferenciam para produzir células especializadas que constituem os tecidos e órgãos desses seres. Além dos genes e do ambiente, estruturas celulares internas influenciam as funções que as células desempenham depois de maduras. As mitocôndrias são exemplos dessas estruturas, e, de acordo com o experimento laboratorial,a) são orgânulos estáticos e imutáveis no meio intracelular.
b) são monomórficas nos processos de diferenciação celular descritos.
c) têm formas e tamanhos que influenciam na respiração celular, dependendo do tecido.
d) revelam que a evolução independe da variedade de células que constitui o organismo animal.
e) fazem com que as células cartilaginosas expressem maior atividade metabólica que as ósseas.
Questão 9) O gráfico a seguir representa a diferença de potencial de membrana de uma célula nervosa (neurônio) determinante do potencial de ação. A diferença de potencial é determinada pelo movimento de íons, por meio de proteínas-canal, através da membrana plasmática.
Com base no gráfico, os eventos 1 e 2 indicam, respectivamente, abertura de canais de
a) cálcio e de magnésio.
b) sódio e de potássio.
c) potássio e de cálcio.
d) cloreto e de cálcio.
e) Iodeto e de sódio.
Questão 10) Mitocôndrias são organelas citoplasmáticas em que ocorrem etapas do processo de respiração celular. Nesse processo, moléculas orgânicas são transformadas e, juntamente com o O2, são produzidos CO2 e H2O, liberando energia, que é armazenada na célula na forma de ATP.
Na espécie humana, o gameta masculino (espermatozoide) apresenta, em sua peça intermediária, um conjunto de mitocôndrias, cuja função é
a) facilitar a ruptura da membrana do ovócito.
b) acelerar sua maturação durante a espermatogênese.
c) localizar a tuba uterina para fecundação do gameta feminino.
d) aumentar a produção de hormônios sexuais masculinos.
e) fornecer energia para sua locomoção.
Questão 11) Quando colocados em água, os fosfolipídeos tendem a formar lipossomos, estruturas formadas por uma bicamada lipídica, conforme mostrado na figura. Quando rompida, essa estrutura tende a se reorganizar em um novo lipossomo.
Disponível em: http://course1.winona.edu. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).
Esse arranjo característico se deve ao fato de os fosfolipídios apresentarem uma natureza
a) polar, ou seja, serem inteiramente solúveis em água.
b) apolar, ou seja, não serem solúveis em solução aquosa.
c) anfotérica, ou seja, podem comportar-se como ácidos e bases.
d) insaturada, ou seja, possuírem duplas ligações em sua estrutura.
e) anfifílica, ou seja, possuírem uma parte hidrofílica e outra hidrofóbica.
Questão 12) Alimentos como carnes, quando guardados de maneira inadequada, deterioram-se rapidamente devido à ação de bactérias e fungos. Esses organismos se instalam e se multiplicam rapidamente por encontrarem aí condições favoráveis de temperatura, umidade e nutrição. Para preservar tais alimentos é necessário controlar a presença desses microrganismos. Uma técnica antiga e ainda bastante difundida para preservação desse tipo de alimento é o uso do sal de cozinha (NaCℓ).
Nessa situação, o uso do sal de cozinha preserva os alimentos por agir sobre os microrganismos,
a) desidratando suas células.
b) inibindo sua síntese proteica.
c) inibindo sua respiração celular.
d) bloqueando sua divisão celular.
e) desnaturando seu material genético.
Questão 13) Para a identificação de um rapaz vítima de acidente, fragmentos de tecidos foram retirados e submetidos à extração de DNA nuclear, para comparação com o DNA disponível dos possíveis familiares (pai, avô materno, avó materna, filho e filha). Como o teste com o DNA nuclear não foi conclusivo, os peritos optaram por usar também DNA mitocondrial, para dirimir dúvidas. Para identificar o corpo, os peritos devem verificar se há homologia entre o DNA mitocondrial do rapaz e o DNA mitocondrial do(a)
a) pai.
b) filho.
c) filha.
d) avó materna.
e) avô materno.

Outros materiais