Buscar

Atividade Teoria da Contabilidade Principios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Em que data pode ser presumida, aproximadamente, a existência de sinais objetivos de relatórios contábeis (inventários)?
R: A existência dos primeiros relatórios contábeis foi aproximadamente 2000 A.C. os primeiros sinais de inventario foi na bíblia no velho testamento. 
2) Qual o grande fator que possibilitou à contabilidade evoluir para atingir o atual grau de desenvolvimento?
R: A medida que temos a evolução da sociedade e o aumento de acúmulos de suas riquezas a contabilidade também começa a evoluir já que é necessária uma ciência mais eficaz. A contabilidade começa a evoluir rapidamente com o surgimento da moeda. 
3)  Apresente algumas das razões pelas quais as mais avançadas praças em que se praticou a Contabilidade, na Renascença, foram algumas das cidades Italianas, tais como Pisa, Gênova, Florença, Veneza e Etc...
R: Essas cidades tinha um grande fluxo de atividades mercantis, econômicas e culturais.
4) Quais os motivos da queda recente da escola européia e qual foi sua grande contribuição à Contabilidade?
R: A escola europeia teve seu declínio com o avanço da escola norte-americana com suas teoria e práticas contábeis, favorecidas pelo apoio político e econômico. Na relativa falta de pesquisa indutiva sobre a qual efetuar generalizações mais eficazes; preocupar com a demonstração de que a contabilidade é ciência, quando o mais importante é conhecer bem as necessidades informativas dos vários usuários da informação contábil e construir um modelo ou sistema contábil de informação adequado; No uso exagerado das partidas dobradas, inviabilizando, em alguns casos, a flexibilidade, necessária, principalmente, na contabilidade gerencial; Na falta de aplicação de muitas das teorias expostas; Na queda de nível de algumas das principais faculdades super povoadas de alunos, com professores mal remunerados, dando expansão mais à imaginação do que à pesquisa séria de campo e de grupo. 
5) Cite 4 fatores fundamentais sobre os quais se baseiam a estrutura da escola norte-americana de contabilidade.
R: O avanço da economia e da sociedade; O investidor deseja estar bem informado colocando pressão nos elaboradores de demonstrativos financeiros, assim são evidenciadores de tendência. 
6) Quais os pontos fortes e fracos da situação da contabilidade no Brasil atualmente? 
R: Pontos forte: a qualidade das normas e dos promocionais da contabilidade que conseguem editar normas. 
Ponto fraco: a falta de discussão dos princípios das normas contábeis e a falta de profissionais qualificados para implementar as normas
7) Explique quais motivos que possam ter levado o governo a adiantar-se em relação aos contadores quanto a edição de normas e princípios contábeis. 
R: O motivo do governo para a criação é fortalecer a teoria contábil, assim foi criado órgão que fiscalizam a profissão contábil
8) Cite alguns dos autores norte americanos que mais tem contribuído para a evolução recente da contabilidade. 
R: Os principais personagens desta escola foram: Sprague, Hatfield, Paton, Littleton, Moonitz.
9) Cite os méritos principais da obra de Fábio Besta dentro da história da contabilidade. 
R: Fábio Besta admitiu a importância do “controle da riqueza aziendal” Com isso ele queria dizer que a dinâmica da riqueza, afirma que a satisfação das necessidades através dela gera um sem número de fenômenos e que é necessária uma ciência específica para estudá-los. Com essa afirmativa Besta expõe sua primeira diferença ao pensamento personalista que defendia que pelos direitos ou obrigações só ocorrem quando as mesma é dinamizada. Através do pensamento de Besta, fica bem claro o ponto de vista sobre a riqueza, sobre a necessidade de considerá-la como ela mesma. Besta enfatizava a preocupação dos estudos, na Contabilidade, que não deviam estar relacionadas com o direito, mas sim naquela de utilização, para a satisfação das necessidades. As convicções de Besta sobre o valor levou o mesmo a implantar o raciocínio de que as contas não se abrem para pessoas, mas para valores, e segundo Masi, tal forma de pensar deu origem a um Neocontismo que se desenvolveria, inclusive, fora da Itália.Considera os bens como “forças verdadeiras e próprias das aziendas” e admite o lucro ou a perda como comparação de dois estados da mesma riqueza em determinado tempo.Afirma que é pelo controle que tudo se torna relevante e que o estudo das causas e dos efeitos de tais funções são os básicos. A importância, pois, do que representou para a Contabilidade a obra de Besta é deveras muito grande e merece todo o destaque como uma das mais expressivas produções da era Moderna científica. Sua grande reação ao Personalismo, no entender de Masi, tão veemente se fez que deu lugar a uma nova corrente, que seria a neocontista, das “correntes abertas a valor”, como já nos referimos, mas, em verdade, pode-se tomar tal posicionamento mais como uma veemente postura de defesa de um materialismo que Besta herdara de Villa que mesmo a disposição de criar uma escola de pensamentos.
10) Porque é necessário ter uma noção de desenvolvimento e da evolução histórica da disciplina? 
R: A contabilidade é uma ciência social que registra e estuda os patrimônios. Compreender o passado da contabilidade é resgatar parte da evolução humana é compreender a necessidade de controlar os bens e acumulo de riquezas, assim ao compreender a história resgatamos os seus pensadores e as diversas linha de raciocínio e isso nos ajuda a compreender melhor o futuro da contabilidade.

Continue navegando